terça-feira, 6 de setembro de 2011

Unimed RJ - Como ser sustentável mercantilizando a vida ?

Olá Amigos,

A pedidos dos cariocas, acabamos de ler o relatório da Unimed Rio.

O material é bem bonito e interessante, mas esta empresa trabalha de maneira muito próxima com uma complexa relação VIDA X MERCANTILIZAÇÃO.

Realmente é um trabalho árduo desenvolver ações sustentáveis dentro desta vereda. O que é maior que a vida, não é verdade ? Uma empresa deste porte decide, mesmo que indiretamente, se uma pessoa vai viver ou morrer, sendo autorizando ou não um procedimento, exame ou cirurgia.

Lemos com muita atenção os argumentos da empresa e muitas vezes parece que a culpa dos problemas de uma empresa que lida com a saúde é de todo mundo, menos dela.

A culpa é do cliente que não possui uma vida com hábitos mais saudáveis, o médico que pede muitos exames, a imprensa que denuncia, a Agência Nacional de Saúde Suplementar que regula demais (esta é a obrigação dela) ou o judiciário que "judicializa a medicina" como eles mesmos afirmam.

Claro que em alguns pontos eles estão até que com uma certa razão, mas eles deveriam se inserir como parte do problema também, não como vítimas. 

Com base na leitura do relatório desta empresa, segue abaixo os nossos questionamentos:

1- Vocês afirmam que 30% dos americanos não retiram seus exames. Isto acontece com os clientes da Unimed ? 

2- Vocês poderiam detalhar melhor este discurso da cultura das pessoas pelos exames de alta complexidade frente aos tratamentos médicos ?

3- A Unimed Rio apesar de ser uma cooperativa, se comporta em seu discurso como uma empresa, excluindo cooperados do processo e muitas vezes os responsabilizando pelos problemas econômicos relatados. Esta visão está correta ?

4- Vocês afirmam "Tem sido frequente o uso dos veículos de comunicação como instrumentos de pressão por parte dos clientes". Vocês não acreditam que para o cliente chegar ao ponto de se expor perante a imprensa é que a prestadora de serviço atendeu pessimamente uma pessoa frágil com problemas de saúde envolvendo o indivíduo ou a sua família ? 

5- Vocês afirmaram sobre as ações de prevenção que "Além dos benefícios para os clientes, livres do ambiente hospitalar, e do conforto para as famílias, cerca de R$ 2,4 milhões deixaram de ser mensalmente empregados em diárias hospitalares – cabe sempre ressaltar o esgotamento da rede privada na cidade." Não seria interessante oferecer um benefício mais paupável para as pessoas que entrarem no programa como descontos progressivos ?

6- Vocês falaram não houve entrada de novos sócio. Hoje ninguém pode mais ser cooperado Unimed ? Isto não é preocupante visto que o número de beneficiários subiu de 771.309 em 2009 para 819.154 em 2010 ? Isto não gera um colapso no atendimento ?

7- Qual a razão da Sinistralidade cair de 91,4 em 98 para 76,2 em 2010 ? Qual a razão desta drástica queda mesmo com todos os problemas por vocês anunciados ?

8- Com tantos problemas relatados com imprensa, orgão de fiscalização, cliente e poder judiciário, por que vocês querem chegar a 1 milhão de clientes e aumentar o problema ? Isto é uma atitude sustentável ?

9- Vocês poderiam explicar melhor o termo "Judicialização da Medicina" ? Pois apesar de ler seus argumentos, vejo o outro lado. Ninguém prefere a justiça neste país então ir para ela significa um ato até de desespero e que pode acarretar a vida ou morte de uma pessoa. Assim, a judicialização da medicina não acontece porque a Unimed leva as pessoas a isto ?

10- Quais são os principais problemas financeiros que os clientes reclamam na justiça contra a UNIMED e que correspodem a 14% das ações ?

11- Parabéns pelo trabalho de ouvidoria. Realmente o díalogo resolve muitos problemas.

12- Dentre os empregados, vocês aplicam pesquisas de clima organizacional ? Qual o resultado ?

13- A Sinistralidade está caindo ao longo dos anos porque ? Aumento de clientes ou maior rigor na hora de conceder os benefícios previstos em contrato ?

14- Parabéns pelo trabalho com os clientes. Os números revelam uma boa melhora de 2009 para 2010.

15- Sobre patrocínios culturais, a empresa só investe em projetos de sucesso garantido como o Tropa de Elite 2 ou busca apoiar também projetos com um risco maior ?

16- Vocês não possuem um indicador que mede o índice de satisfação dos médicos cooperados da Unimed ? Como é medida a satisfação deste público tão importante para o negócio da empresa ?

17- Vocês sabem por que a percepção da Unimed Rio em ser mais honesta saiu da citação de 2009 para 2010 ?

18- Quanto a Unimed investe em ações de responsabilidade social na comunidade sem ser por incentivo fiscal ?

19- Na questão ambiental, como a Unimed trata a gestão de resíduos hospitalares dentro do grupo ?

20- Por que a doação de papel reciclado caiu tanto de 2009 para 2010 ?

21- Por que os terceirizados em 2009 recebiam vale transporte e alimentação e agora não recebem mais ?

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