sexta-feira, 29 de julho de 2011

Petrobras - Passou pelo teste mais difícil do nosso blog. Parabéns.


Olá Amigos,


Conforme compromisso firmado com nossa equipe, a Petrobras apresentou suas respostas com relação ao relatório de sustentabilidade da empresa.


Ficamos muito felizes com a atenção e o respeito que esta empresa teve com o nosso blog, pois são atitudes assim que garantem o bom relacionamento da empresa com seus públicos de interesse e garantem a efetividade do processo de Accountability .


Com certeza pelo porte e importância da empresa, este foi o post em que a equipe literalmente buscou testar os limites. As perguntas apuradas foram condizentes com o nível do relatório apresentado.


Reforçamos que de um modo geral o relatório de 2009 foi melhor e mais completo. Muitos leitores da nossa equipe ao ler o relatório e ver as respostas concordam que faltou detalhar melhor no relatório (material onde devem estar as informações) onde estavam as informações, pois a empresa apresentou em suas respostas muitos dados que já estavam disponíveis e que dispensaria nossos questionamentos, faltou uma orientação clara no documento.


De um modo geral as respostas da Petrobras nos atendeu, as justificativas foram condizentes com a qualidade que esperávamos desta empresa. Temos apenas algumas ressalvas:


1- Que o presidente seja mais claro com as questões de sustentabilidade na sua carta, pois revela o compromisso da empresa e pessoal dele para com esta questão.


2- Que a matriz de materialidade volte ao modelo de 2009, pois era muito melhor. Uma empresa não pode divulgar somente parte do que foi discutido com a sociedade.


3- As questões sociais e ambientais devem estar mais claras nas estratégias corporativas, pois está muito solta quando as questões de sustentabilidade ficam somente no discurso e não está internalizado no sistema de gestão da empresa, fica impossível cobrar dos executivos uma postura mais clara.


4- Separar melhor o que é projeto social e ambiental voluntário dos compromissos legais, pois o que é legal já não é mais responsabilidade social, mas responsabilidade legal. Seria interessante uma empresa socialmente responsável nunca precisar de um TAC, pois se uma empresa assina um Termo de Ajustamento de Conduta com o Ministério Público é que a conduta dela não está boa.


5- Melhorar o sistema de gestão do relacionamento com as comunidades, pois faltam dados mais claros sobre esta questão. Uma empresa prioritariamente de petróleo deve dar uma atenção especial a esta questão. Vejo que investir em Responsabilidade Social vai além do investimento social privado, passa por um sistema de gestão integrado.


6- Já que a empresa vai entrar em outro patamar na área de construção e montagem, que a gestão de segurança seja melhorada para evitar acidentes.


7- Que o batente das multas seja um valor menor (500 mil por exemplo) pois isto daria uma noção maior da gestão ambiental da empresa.


8- Que os investimentos sociais fossem separados dos incentivos fiscais, pois o investimento propriamente dito é quando a empresa aplica o seu dinheiro no social, ambiental ou cultural com base em seus critérios. Já o incentivo fiscal é quando a empresa investe o NOSSO dinheiro com base em seus critérios, daí a importância de prestar contas do resultado muda de figura.


Reforçamos os PARABÉNS a empresa por ter aceitado pela segunda vez o nosso desafio. No ano que vem estamos de volta.


Segue a resposta da Petrobras aos nossos questionamentos.


Boa Leitura.


1- Por que na carta do presidente da Petrobras em nenhum momento ele diz de maneira clara e com "fatos e dados" os ganhos sociais e ambientais que a empresa proporcionou. Vocês não acreditam que a fala do presidente Gabrielli ficou muito economicista? Parece que ele está falando só para o mercado financeiro e não para a sociedade como um todo. Está correta esta percepção?
Pergunto isto, pois vocês afirmam que a empresa trabalha em 3 pilares: Crescimento, Rentabilidade e Responsabilidade Social, mas a Resp Social não ficou evidente nesta carta.

A responsabilidade social e ambiental na Petrobras é abordada de forma extensa ao longo do Relatório, inclusive em sua versão on-line. Sua importância justifica-se no fato de ser um dos fatores de sustentabilidade da estratégia corporativa da companhia, ou seja, ela está presente em todos os segmentos de negócios.
Apesar da grande expectativa dos públicos pela Mensagem do Presidente, seu texto deve ser sucinto e direto, com foco nos principais destaques relativos ao exercício do ano em questão. Não cabe à Mensagem do Presidente ser apenas um simples resumo do Relatório. Deste modo, além dos principais fatos que marcaram o ano de 2010 por área de negócios, o texto trata de alguns temas como: a participação do Índice Dow Jones de Sustentabilidade; o compromisso em continuar a participar do Pacto Global da ONU; o Relatório de Sustentabilidade como instrumento de promoção da responsabilidade social; investimentos em pesquisa e desenvolvimento; e o aumento do número de empregados.


2- Por que a Matriz de Materialidade ficou tão enxuta este ano? No ano passado ela foi mais completa e podíamos compreender melhor o que a empresa e a sociedade via de importante, agora tudo é prioritário. Qual a razão para esta decisão?

A Matriz de Materialidade, apresentada na página 4, lista os dez temas considerados mais relevantes para a companhia, a partir do cruzamento das percepções de seus públicos de interesse. A finalidade é tornar o Relatório de Sustentabilidade mais objetivo e deixar seu foco mais bem definido. Estes dez temas receberam especial atenção e dedicação na consistência, análise e contextualização das informações reportadas.
Foi trabalhado um total de 48 temas, definidos a partir das principais referências do setor de óleo e gás, os desafios e oportunidades para empresas atuantes no contexto brasileiro, as Diretrizes GRI, ISO 26000, Pacto Global e o avanço na materialidade da Petrobras.
Além dos dez prioritários, os demais temas também são abordados no Relatório de Sustentabilidade, mas sem a mesma ênfase.


3- Vocês afirmam na página 5: “Em 2010, não houve modificações significativas de escopo ou abrangência em relação ao relatório de sustentabilidade anterior da companhia". Não houve? Este relatório está incipiente de dados se compararmos com 2009. Está correta esta minha percepção?

A informação citada é resposta ao indicador 3.7 da Global Reporting Initiative (GRI) quanto ao escopo da publicação. Entende-se por escopo “a gama de temas de sustentabilidade contidos em um relatório”.
Em relação ao relatório anterior, são utilizados para sua elaboração os mesmos critérios, como a versão G3 da GRI, além dos mesmos indicadores e temas, relacionados no índice remissivo da página 94.


4- Quando na página 12 vocês citam a frase "a caminho da transparência". Posso compreender que a empresa ainda não é transparente? Se não for, o que falta para ser?

Na verdade, o título que abre o eixo sobre a Governança Corporativa é “O caminho da transparência”, pois a Petrobras considera que possui uma atuação transparente. Desta forma, no capítulo são relatados os procedimentos e as práticas que a companhia adota para reafirmar os princípios éticos que norteiam suas ações, e a participação em iniciativas que visam à promoção da transparência e ao combate à corrupção.


5- Quais padrões internacionais citados garantem que a Petrobras possui as práticas de governança corporativa e os mais avançados sistemas de gestão do mundo. Como vocês podem provar esta afirmação?

A Petrobras segue diversas exigências legais no Brasil e nos demais países onde atua. Por ser uma empresa de economia mista, atende a normas, leis e outros requisitos legais específicos, como o Código de Conduta da Alta Administração Federal, por exemplo. Além disso, tem suas atividades regularmente auditadas pelo Tribunal de Contas da União.
A Petrobras tem ações negociadas em diversos mercados. Deste modo, está sujeita a diferentes regras internacionais, definidas pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM), BM&FBovespa, Securities and Exchange Commission (SEC), Nyse, entre outros.
Estas exigências e outras ações desenvolvidas colaboram para aprimorar a governança corporativa e sistemas de gestão da companhia, tornando-a referência internacional.
Dentre algumas práticas de governança adotadas pela companhia, destacam-se:
- vinculação da unidade de Auditoria Interna diretamente ao Conselho de Administração (CA), assegurando independência e imparcialidade;
- vinculação da Ouvidoria Geral diretamente ao CA, assegurando transparência na análise e apuração das demandas recebidas;
- prazo de gestão do Conselho de Administração não superior a um ano, admitida a reeleição. A Lei das S.A. exige a gestão de três anos, permitida a reeleição. Porém, a companhia estipulou um prazo menor, a fim de garantir uma prestação de contas mais atualizada e transparente.


6- Vocês poderiam detalhar como será realizado o curso da ISO 26000 em parceria com o SEBRAE relatado na página 13 do relatório?

A Petrobras está formatando uma avaliação e capacitação específica para os fornecedores, incluindo as pequenas e médias empresas, a partir dos princípios e diretrizes da Norma Internacional ISO 26000. As iniciativas estão previstas para o segundo semestre de 2011 e início de 2012.



O processo para definição do empregado que integrará o Conselho de Administração da Petrobras ainda está sendo discutido internamente na companhia. Após oficializada, esta informação será divulgada pelos canais de comunicação da Petrobras.
Esta exigência é definida pela Lei nº 12.353, de 28 de dezembro de 2010, publicada no Diário Oficial da União de 29 de dezembro de 2010, e refere-se à Portaria MOG (Ministério de Planejamento, Orçamento e Gestão) nº 26, de 11 de março de 2011, publicada no Diário Oficial da União de 14 de março de 2011.


8- Vocês podem disponibilizar os dados de atendimento da ouvidoria? Existem dados quantitativos de reclamações por tipo e como foram tratadas? Esta parte tão importante no relatório está muito vaga.

A Ouvidoria Geral divulga anualmente um balanço quantitativo estratificado por categorias (denúncias, reclamações, solicitações de informações, pedidos e sugestões). Os balanços de 2003 a 2010 são públicos e podem ser consultados no endereço: http://ouvidoria.petrobras.com.br/




9- Na página 18 na seção transparência e prestação de contas vocês afirmam "Após apuradas as denúncias, o resultado das investigações é encaminhado aos responsáveis pelas unidades, que, de acordo com a gravidade do apurado, estipulam sanções e medidas específicas." Visto que a Petrobras busca ser transparente e sendo uma empresa pública, vocês poderiam ser mais claros na disponibilização dessas informações?
Que sanções e medidas são aplicadas e quantas denúncias foram apuradas em 2010 e quantas foram procedentes?

As sanções são estabelecidas com base na gravidade da infração cometida, da norma ou diretriz da empresa descumprida, do nível de dolo à empresa ou às pessoas e do histórico do empregado, dentre outros aspectos. As sanções e medidas são aquelas previstas na legislação brasileira: advertência oral, advertência escrita, suspensão e demissão.
Quanto ao número de denúncias recebidas, o total é informado no site da Ouvidoria (http://ouvidoria.petrobras.com.br/). Todas as demandas são tratadas, mas a informação publicada não discrimina a natureza ou procedência.


10- Na página 19 vocês apresentam os pilares da estratégia corporativa da Petrobras, mas em nenhum momento estão claras as questões sociais e ambientais nessa estratégia. Onde posso incluir esses pontos tão relevantes para a sustentabilidade do negócio dentro desses pilares?

A Responsabilidade Social e Ambiental, como fator de sustentabilidade na estratégia corporativa, é tão fundamental para os negócios da Petrobras quanto o crescimento integrado e a rentabilidade. Ela não é tratada de forma independente e isolada, mas contemplada em todas as atividades da companhia, incluindo os pilares de nossa estratégia, encontrados na página 19. No segmento de biocombustíveis, por exemplo, este modo de atuação é bem claro: “atuar no Brasil e no exterior no segmento de biocombustíveis de forma integrada no Sistema Petrobras, com sustentabilidade.”.


11- Vocês afirmam na página 20 que irão investir 212,3 bilhões de reais, sendo 95% no Brasil. Pergunto... Com tanto investimento, porque a empresa proporcionalmente investiu somente R$ 199,3 milhões em projetos sociais e R$ 257,7 Milhões em projetos ambientais. Isto não é muito pouco em relação à magnitude dos investimentos num setor tão impactante tanto no âmbito social como ambiental?

O valor citado de US$ 212,3 bilhões a serem investidos no Brasil, 95% do total, é destinado para os cinco anos de vigência do Plano de Negócios 2010-2014 e aplicado nas atividades de exploração e produção, refino, transporte e comercialização, gás e energia, distribuição, biocombustíveis, petroquímica e corporativo. Neste total, estão contemplados os grandes projetos de negócios da companhia para o período, como a produção do polo Pré-Sal, por exemplo.
Já o total de investimentos externos, destinados a projetos da sociedade civil por meio de convênios ou patrocínios, é apenas uma parte do valor total de investimentos da companhia e é divulgado anualmente. A Petrobras é a empresa que mais investe em projetos sociais, culturais, ambientais e esportivos no Brasil. Somente em 2010, foram investidos R$ 707,9 milhões em 1.770 iniciativas. Este valor não contempla outros investimentos realizados no ano como dispêndios e gastos em proteção ambiental, que somaram mais de R$ 2,1 bilhões.


12- Os projetos culturais e esportivos são realmente investimentos ou são políticas de dedução fiscal como a lei Rouanet. Se forem dedução, como a empresa contabilmente afirma que são investimentos ?

A Petrobras investe em projetos sociais, ambientais, culturais e esportivos que resultem, de forma efetiva, em contribuição ao desenvolvimento sustentável. Uma pequena parcela do investimento total é realizada por meio de leis que incentivam a promoção dessas iniciativas da sociedade.
A Petrobras, assim como grande parte das empresas, também utiliza a Lei Rouanet, que permite a dedução de até 4% de seu imposto de renda em patrocínios culturais a instituições sem fins lucrativos e empresas, além da Lei de Incentivo ao Esporte, repasses ao Fundo para a Infância e Adolescência, e incentivos estaduais e municipais.
Vale ressaltar que, em 2010, por exemplo, a maioria dos recursos investidos não estava vinculada a nenhuma lei de incentivo.


13- Na página 28 vocês falam de uma pesquisa SISMICO (Sistema de monitoramento da imagem corporativa). Vocês podem disponibilizar os dados quantitativos dos últimos 5 anos para comparação? Esses dados são só citados, mas não apresentados.

O Sismico é baseado em uma metodologia desenvolvida especificamente para monitoramento da imagem corporativa da Petrobras diante de seus diversos públicos. A disponibilização dos números em si só faz sentido quando há entendimento prévio da metodologia, que, por representar uma vantagem competitiva para a organização, não é divulgada.
Contudo, compartilhamos aqui algumas conclusões obtidas na análise da série histórica do estudo, diante dos públicos de interesse da empresa.
- Observa-se que, em todos os públicos estudados no Brasil, a imagem da Petrobras é extremamente positiva, baseada, sobretudo, nos sentimentos de orgulho em relação à empresa, na qualidade de seus produtos e em sua competência técnica.
- A percepção da Petrobras como uma empresa de energia tem evoluído positivamente, fortemente baseada nos investimentos da empresa em upstream e downstream. Observa-se, ainda, uma oportunidade de aumentar o conhecimento sobre a atuação e presença da Petrobras em outros segmentos de negócio, como é o caso dos biocombustíveis e da atuação vertical na cadeia de gás.
- O conjunto de pesquisas mostra elevado reconhecimento da atuação da empresa nos temas de responsabilidade social e ambiental e demonstra uma oportunidade de qualificar ainda mais o conhecimento dos públicos sobre projetos e iniciativas desenvolvidos ou patrocinados pela empresa.
- No histórico das pesquisas, indicadores relacionados a temas como transparência, ética e governança têm apresentado evolução extremamente positiva e reiteram a necessidade de continuidade e ampliação do diálogo da Petrobras com seus diversos seus públicos de interesse.


14- Sobre os chamados "Públicos de interesse" da Petrobras, vocês afirmam na página 29 que "A classificação contribuiu para avaliar os relacionamentos e guiar os esforços da companhia diante das necessidades de cada um”. Vocês poderiam detalhar os esforços de cada um com dados quantitativos das ações? Ficou vaga a informação.

Na versão on-line do Relatório de Sustentabilidade encontram-se detalhados informações sobre as formas de engajamento com nossos públicos de interesse. Além das práticas de relacionamento adotadas pela companhia, há também um quadro com os principais temas e preocupações levantados pelos públicos e as medidas tomadas.


15- Vocês podem disponibilizar a metodologia e alguns dados relativos a Petrobras oriundos do "Monitor de Responsabilidade Social Corporativa (RSC)"?

O Monitor de Responsabilidade Social Corporativa, desenvolvido pelo Instituto de Pesquisas Market Analisys, é composto por uma pesquisa quantitativa junto a consumidores, por meio de entrevistas face-a-face domiciliares, em diversas capitais brasileiras. O objetivo do estudo é levantar percepções, expectativas e atitudes dos consumidores sobre o tema Responsabilidade Social Corporativa, considerando o universo de empresas no país.
O desempenho da Petrobras em RSC é favorável, já que a maior parte dos respondentes consumidores avaliam como positiva a atuação da empresa em RSC. Alguns dos principais temas que sustentam esta avaliação positiva referem-se à atuação ambiental e social da companhia, à contribuição da empresa para a economia e aos patrocínios culturais e esportivos.
Mais informações sobre Monitor RSC podem ser obtidas no site do instituto responsável pelo produto: www.marketanalysis.com.br.


16- Qual é o nível de satisfação dos clientes Petrobras? No relatório isto não foi divulgado.

O IQPC (Índice da Qualidade Percebida pelo Cliente) monitora a qualidade que os clientes percebem em relação a atributos de valor relacionados à Petrobras. Os dados são obtidos a partir da avaliação individual de cada entrevistado, podendo ser desdobrados por região ou produto.
O valor do IQPC 2011 da área de Abastecimento (que responde por cerca de 90% do total de produtos comercializados) foi 8,23 (referente ao desempenho em 2010), numa escala de 0 a 10, superando a meta estabelecida (8,16).


17- Vocês afirmam na página 56 que "Antes de iniciar uma atividade, avaliamos os possíveis impactos nas comunidades do entorno das operações e criamos ações de mitigação e compensação de impactos negativos e multiplicação dos impactos positivos, com o objetivo de proporcionar benefícios sociais, ambientais e econômicos para essas áreas”. Vocês poderiam dar exemplos reais de ações deste tipo que são desenvolvidas em Ipojuca - PE e Bacabeiras-MA?

Conforme legislação, em todas as áreas dos empreendimentos, a Petrobras realiza o Estudo de Impacto Ambiental (EIA) e o Relatório de Impacto Ambiental (RIMA) para fins de licenciamento.  Nesses estudos, são levantados os impactos ambientais que a construção e operação do empreendimento trarão para a região, além de serem propostas medidas mitigadoras e compensatórias.
Em Ipojuca (PE), para implantação da Refinaria Abreu e Lima, o EIA/RIMA foi realizado em 2006 pela UFPE. No estudo foram propostas medidas mitigadoras e compensatórias, programas de monitoramento e acompanhamento dos impactos e, programas de compensação ambiental.  Entre eles podemos citar: Programa de educação patrimonial; Programa de monitoramento dos solos, das águas subterrâneas, das emissões atmosféricas e da qualidade do ar; e Plano de manejo de resíduos sólidos. Alguns desses programas já foram implementados e outros estão em fase de implementação.
Visando mitigar os impactos sociais na região, estão sendo realizados projetos sociais, tais como: Programas de Erradicação do Analfabetismo, Elevação de Escolaridade, Qualificação Profissional (pode-se destacar o Enter Jovem Plus e cursos ligados ao Prominp) e Geração de Renda; Projetos voltados para a Saúde (Diálogos para o Desenvolvimento Social de Suape e Saúde de Cabo de Santo Agostinho). Além disso, serão construídas agendas 21 comunitárias nas áreas de influência, por meio do Programa Petrobras Agenda 21, que abrirá espaço de debate e busca de soluções para as dificuldades locais.
Para a implantação da Refinaria Premium I, foram realizados os estudos de impacto ambiental nos municípios de Bacabeira, Santa Rita, Rosário e São Luis, coordenados pela UFMA. No estudo foram propostos programas, planos e medidas ambientais, dentre os quais podemos citar: Programa de educação ambiental; Programa de Comunicação Social; Programa de Prospecção, Resgate Arqueológico e Preservação do Patrimônio Histórico-Cultural; Programa de Recuperação de Áreas Degradadas; Programa de Resgate/ Afugentamento da Fauna; Programa de Monitoramento Socioeconômico; e Programa de Monitoramento da Biota Aquática e da Fauna Terrestre. Esses programas estão em fase de implantação, tendo em vista que o empreendimento se encontra na fase inicial da terraplanagem. Antecipando os potenciais impactos sociais causados pela migração de mão-de-obra de outros estados, a mão-de-obra local está sendo qualificada por meio dos cursos do Prominp.
A Petrobras também realiza, através de parceria com o Sebrae, o desenvolvimento da cadeia produtiva local nas regiões onde novos empreendimentos estão sendo implantados.


18- Na página 5 vocês afirmam que o limite do relatório da Petrobras é o Brasil e mais 29 países e ao ler o trabalho de vocês notei um projeto chamado agenda 21. Devido ao tamanho da Petrobras, este projeto não é algo muito pequeno (14 cidades) para ser considerado de referência para a empresa? O que efetivamente é feito nas comunidades? Não está claro isto no relatório. Vocês possuem trabalho com comunidades indígenas da América latina? Eles estarão no Agenda 21?

Os 14 municípios mencionados referem-se apenas à área de abrangência do Comperj. Somente em 2010, foram envolvidas mais de 200 comunidades em cerca de 100 municípios brasileiros.
O Programa Petrobras Agenda 21 é a nova fase do Programa De Olho No Ambiente, criado em 2004. Essa iniciativa busca sistematizar as práticas de relacionamento comunitário e estabelecer um processo de diálogo permanente com as comunidades das áreas de influência, implementando os princípios e ações de Agenda 21.
Atualmente, por meio desta ação, a Petrobras apoia as comunidades localizadas nas áreas de influência de suas unidades de operação e subsidiárias no Brasil, construindo e implementando as Agendas 21 Comunitárias, estabelecendo condições para organização, capacitação, acompanhamento e apoio à construção desse processo. Fortalece ainda o desenvolvimento da democracia participativa, estimulando o envolvimento dos diversos segmentos da sociedade.
Mais informações sobre o Programa Petrobras Agenda 21 estão disponíveis em www.petrobras.com.br/agenda21.


19- No quadro da pagina 58 vocês falam de um serviço de SAC na comunidade. Vocês podem disponibilizar os dados de quantas reclamações foram realizadas pelas comunidades com relação a Petrobras e quais são os principais problemas?

O quadro citado lista algumas ações para avaliar impactos nas comunidades e receber suas demandas, incluindo o Serviço de Atendimento ao Cliente Petrobras (SAC).
O SAC é uma importante prática para mensurar a satisfação dos clientes e recebe as manifestações não só desse, mas também dos demais públicos da companhia. O serviço é unificado e não há uma versão específica para comunidades.
Algumas demandas das comunidades em 2010, levantadas não apenas por meio do SAC, estão apresentadas no quadro da página 59.


20- Neste mesmo quadro (exemplos de avaliação de impactos e demandas da comunidade). O que é efetivamente iniciativa voluntária e o que é obrigação legal oriunda de TAC (Termo de ajuste de conduta), por exemplo.

Os processos citados são desenvolvidos em diversas atividades da companhia e podem abranger diferentes fases de seus empreendimentos, além de ter influência em um grande número de comunidades no Brasil e demais países onde a companhia atua. Os planos e programas listados englobam diversas ações, oriundas ou não de determinações legais. A realização de uma mesma ação pode ser condicionante para operação em uma determinada comunidade e ser voluntária em outra.
Uma das diretrizes corporativas de Segurança, Meio Ambiente e Saúde (SMS), específica para relacionamento com a comunidade, define que é dever da empresa “zelar pela segurança das comunidades onde atua, bem como mantê-las informadas sobre impactos e/ou riscos eventualmente decorrentes de suas atividades”.


21- Vocês podem quantificar em percentual as principais demandas da comunidade expostas no quadro da página 59?

Por conta das diversas ações de relacionamento desenvolvidas pela Petrobras com as comunidades nas áreas de influência de suas unidades de operação, boa parte das demandas é recebida e devidamente tratada diretamente pela unidade em questão. Por este motivo, não há um número consolidado de todo o Sistema Petrobras.


22- Com o investimento total de R$ 199.275,3 milhões (é muito dinheiro) em projetos sociais em 2010, vocês irão atingir a audaciosa meta de 2012?

Não houve, até o momento, nenhuma revisão das metas do Programa Petrobras Desenvolvimento & Cidadania a serem alcançadas até 2012.
A Petrobras reforça a cada ano seu compromisso em apoiar projetos que promovam desenvolvimento com igualdade de oportunidades e valorização das potencialidades locais.


23- Por que a taxa de acidentes fatais subiu tanto de 2009 (0,81) para 2010 (1,08)?

Em respeito ao seu compromisso com a transparência das informações, a Petrobras relata na pagina 72 do Relatório de Sustentabilidade que das dez fatalidades ocorridas em 2010, cinco foram registradas em atividades de construção e montagem. Ainda na página 72, no parágrafo seguinte, é destacado que “o número de casos decorrentes de acidentes na área de construção e montagem pode ser atribuído ao crescimento do número de empreendimentos em implantação. Um indicador desse crescimento é o aumento da participação da força de trabalho engajada em atividades de construção e montagem no total de homens-hora da Petrobras, que passou de 28% em 2008 para 39% em 2009 e 2010”.


24- Idem para os acidentes com afastamento.

Mais abaixo, na página 72 do Relatório, é registrado que “um dos fatores relevantes para esse desempenho foi o incremento da atividade de construção naval, que registrou alta incidência de acidentes nos estaleiros. Várias ações foram implementadas pela Petrobras em 2010 para reverter esta tendência. Destacam-se a elaboração de plano de ação para melhoria do sistema de gestão, a realização de auditorias e até a reestruturação do quadro profissional de um dos estaleiros”.


25- Vocês afirmam que "Para a Petrobras, a responsabilidade social é a forma de gestão integrada, ética e transparente dos negócios e atividades e das suas relações com todos os públicos de interesse, promovendo os direitos humanos e a cidadania, respeitando a diversidade humana e cultural, não permitindo a discriminação, o trabalho degradante, o trabalho infantil e escravo, contribuindo para o desenvolvimento sustentável e para a redução da desigualdade social”.
Ao ler esta definição, notei que é um conceito muito amplo. Assim pergunto:
Como vocês garantem que os seus funcionários possuem este grau de conhecimento para afirmarem categoricamente que cerca de 75% (relatório completo)dos seus empregados são comprometidos com responsabilidade social. Será que alguns empregados que afirmaram ser comprometidos com Resp Social não acham que a empresa levar o Papai Noel no orfanato seja Resp Social?

O Nível de Comprometimento em Responsabilidade Social (NCRS) avalia em que medida os empregados se mostram comprometidos com as iniciativas de responsabilidade social desenvolvidas pela companhia. O índice é gerado a partir da Pesquisa de Ambiência, cuja participação de cada empregado é voluntária e confidencial. São questionados diversos aspectos, como o conhecimento do empregado sobre a política de responsabilidade social da companhia e as iniciativas que ela desenvolve.
Há vários anos, a Petrobras promove discussões sobre responsabilidade social e ambiental de modo a evitar o desconhecimento ou a má interpretação do conceito, oferecer condições para que a força de trabalho atue de forma socialmente responsável em suas atividades e informar sobre as iniciativas desenvolvidas pela companhia.
No sentido de não apenas divulgar, mas traduzir a Política de Responsabilidade Social para os empregados e contratados do Sistema Petrobras são coordenadas diversas iniciativas pela companhia. São realizadas campanhas internas de sensibilização, além de cursos oferecidos pela Universidade Petrobras nos quais a Política é contemplada no conteúdo programático. A Política é, ainda, discutida durante os treinamentos realizados para todos os novos empregados e novos gerentes na companhia.


26- Por que as emissões de gases de efeito estufa que estava estável desde 2008 subiu em 2010?

No próprio Relatório de Sustentabilidade 2010, nas páginas 84 e 85 é destacado que “o aumento das emissões diretas, em comparação ao ano anterior, deve-se à inclusão dos dados da Refinaria de Pasadena, nos Estados Unidos, e ao aumento do despacho de energia elétrica pelas usinas termelétricas; em contrapartida, houve significativa redução da queima de gás natural em tochas na área de E&P”.


27- Por que houve um aumento nas emissões tanto de CO2 como de N2O em 2010?

Essas emissões estão contempladas na questão anterior.


28- Por que aumentou tanto a captação de água que caiu bem em 2009?

O aumento observado para a captação de água doce da companhia em 2010, em relação aos valores apresentados em 2009, deve-se basicamente ao aumento do regime operacional das usinas termelétricas da área de Gás e Energia, com geração de energia maior do que a de 2009.


29- Qual a razão do volume total de vazamentos de 2010 (668 m³) extrapolou o limite máximo admissível que era de 619 m³?

O limite máximo admissível (LMA) foi ultrapassado em função de eventos extraordinários. Foram três ocorrências sequenciais em uma mesma locação que, no conjunto, resultaram em vazamento de 250 m3 de petróleo. Os incidentes ocorreram em um oleoduto, sendo que os dois últimos eventos ocorreram durante o comissionamento do duto para seu retorno à operação. O óleo foi contido nas proximidades dos pontos de vazamento, não tendo atingido corpos d’água ou causado danos a propriedades, próprias ou de terceiros.
Foi criado um grupo de trabalho para a análise desses incidentes, que apresentou propostas de melhoria no que diz respeito à construção, montagem e manutenção de dutos similares ao que foi a origem dos vazamentos em pauta.


30- Qual a razão da Petrobras não considerar as multas ambientais inferiores a R$ 1 milhão? Uma dúvida... Se a empresa tomar duas multas de 500 mil ao invés de uma de um milhão. Esta não vai para o relatório? É isto mesmo?

Por utilizar as diretrizes da Global Reporting Initiative (GRI) para elaboração de relatórios de sustentabilidade, a Petrobras deve esclarecer que limites foram utilizados na resposta aos indicadores. O tema mencionado refere-se ao indicador EN28, sobre “o valor monetário de multas significativas por não conformidade com leis e regulamentos ambientais”.
Cabe a cada empresa definir o que se caracteriza como “multa significativa”. Devido ao porte da Petrobras, desde 2007, são apresentadas no Relatório apenas as multas cujo valor individual é superior a R$ 1 milhão.
Todas as multas, independente do valor, são tratadas e registradas em sistemas de controle interno da companhia.  

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