quarta-feira, 13 de abril de 2011

Queremos saber tudo. Tim Tim por Tim Tim

Olá Amigos,

Acabo de ler o balanço de sustentabilidade da TIM. Para variar..... não é um relatório que mereça um elogio por parte da nossa equipe.

Além de ser fraco nos dados apresentados, o trabalho no campo ambiental e principalmente social é decepcionante pelo porte da empresa.

O que me deixou mais triste foi o fato deles colocarem a culpa do fato de não atingirem a maioria das metas sociais aos empregados tercerizado, como se fosse um erro ser um profissional desta categoria. Fiquei decepcionado.

Apesar disto tenho esperança de vir uma resposta boa, assim, encaminhei o e-mail abaixo para a equipe de sustentabilidade da empresa e espero receber uma posição condizente com os preceitos de governança da empresa e que chegue tudo; Tim Tim por Tim Tim.

Segue abaixo nosso e-mail:

 Prezados profissionais da TIM.

Sou Roberto Leite, editor do blog "Testando os Limites da Sustentabilidade" e acabo de ler o relatório de vocês e noto que o mesmo está muito fraco de informações e apresentam dados inconsistentes.

Assim, partindo da própria informação do relatório que diz :

"A Companhia conduz seus negócios com boa fé, lealdade, veracidade e, ainda, baseando-se em quatro importantes princípios gerais:

(I) liberdade de decisão;
(II) acesso à informação;
(III) igualdade de tratamento;
(IV) transparência."

Gostaria de receber as respostas aos questionamentos abaixo e desde já agradeço pela atenção.

1- Como vocês podem comprovar que o plano infinity pode efetivamente reduzir a emissão de CO2, como afirma o presidente da empresa "Ao ampliar a oferta de serviços que alteram o padrão de mobilidade das pessoas, como a chamada Infinity, que viabiliza chamadas longas em DDD ao preço de ligação local, a necessidade de deslocamento é reduzida e reflete na queda das emissões de CO2, um dos gases do efeito estufa responsáveis pelo aquecimento global."Como vocês efetivamente provam esta afirmação ?

2- Vocês afirmaram que possui consciência do impacto da troca de aparelhos, mas vocês pararam de oferecer este tipo de "brinde" aos cliente em troca de fidelidade ?

3- Qual a metodologia para a avalição de sustentabilidade dos fornecedores ? Achei muito estranho atingir 90 % dos fornecedores em apenas um ano de ação quando a meta era 30 % . Não está sendo realizada uma avaliação muito simplista ? Como vocês auditam esses fornecedores ?

4- Por que a empresa não realizou uma pesquisa de satisfação de funcionários em 2009 ? Como uma empresa busca ser sustentável se nem interessada nas opiniões dos empregados ela está ?

5- Vocês afirmaram que nas lojas terceirizadas houve um volume significativo de desligamentos. A empresa teve algum plano de recolocação no mercado de trabalho dessas pessoas ou simplesmente foram demitidas ?

6- Vocês poderiam explicar melhor esta justificativa sobre a falta de treinamentos para os funcionários ?

7- Vocês afirmam que distribuiram para os empregados equipamentos funcionais mais modernos. O que foi feito com os equipamentos antigos desses funcionários ?

8- Quanto é investido no projeto Tim Musica nas escolas ? Isto é realmente investimento ou oriundo de alguma política de dedução fiscal ?

9- Por que na matriz de materialidade a empresa não da a devida importância para as comunidades, visto que o próprio presidente da empresa alega que causa impactos para a sociedade, principalmente com as ERB´s (Estações Rádio Base).

10- Qual era o consumo de energia elétrica nos escritórios em 2008 para que possamos comparar com os resultados apresentados de 2009 ?

11- Qual era o consumo de água nos escritórios em 2008 para que possamos comparar com os resultados apresentados de 2009 ?

12- Vocês poderiam explicar a frase "Para 2010, não foi fixada meta em relação à aquisição de papel para escritórios, pois esta prática já está incorporada à cultura da Empresa." Não seria o mesmo que dizer.... Não vamos propor metas de venda no ano que vem, pois vocês venderam bem este ano ?

13- Por que o consumo oriundo de energias fósseis subiu de 73.818 para 84.744 Giga Jaules de 08 para 09 ?

14- Vocês poderiam explicar por que vocês consideram o aumento de 26 Toneladas de residuos gerados pela empresa entre 08 e 09 como não significativos ?

15- Qual a razão da empresa ter 12,6% (índice alto) de desligamentos voluntários ? Vocês possuem algum estudo que indique a razão que leva os empregados a pedirem para sair da empresa ?

16- Por que uma empresa que patrocina tanto a cultura e ações sociais culturais investe ZERO em cultura com os empregados ?

17- Por que os investimentos em capacitação cairam pela metade ?

18- Por que os casos de doenças ocupacionais subiram de 47 para 61 de 08 para 09 ?

19- Vocês poderiam detalhar a metodologia da pesquisa semestral de satisfação dos clientes ?

20- Ao analisar o quadro de ligações, nota-se que o volume de ligações caiu de 152.744.614 em 2008 para 148.206.990 em 2009, no entanto, as reclamações subiram de 10.930.536 em 2008 para 15.140.423 em 2009. Ao ver os números nota-se que as reclamações registradas subiram de 7,15% em 2008 para 10,21% em 2009. Este raciocínio está correto ? Se sim, isto não denota uma piora no atendimento de um ano para o outro ?

21- Qual a razão de todos os investimentos sociais privados da TIM cairem de 46 milhões para 16 milhões de 2008 para 2009. Isto não denota uma falta de compromisso social da empresa ? Qual a razão desta grande queda ?




Um comentário:

  1. Parabens pelo trabalho Roberto, fiquei super curiosa para ver as respostas da Tim. Eu não vi o relatório deles ainda, mas pelos pontos levantados da pra ver que eles devem achar os clientes um tanto quanto bobos ou desinteressados pela sustentabilidade. Sou cliente Tim e realmente não vejo destaque nas nessas ações.

    ResponderExcluir