quarta-feira, 20 de abril de 2011

Relatório de Sustentabilidade da GOL. Uma tremenda bola nas costas.


Olá Amigos,

Acabamos de ler o relatório da GOL.

Digo um negócio para vocês, em termos de rede social eles trabalham bem rápidos, pois encaminhei um e-mail para a coordenadora de rede social da empresa pedindo o relatório de sustentabilidade e em poucos minutos recebi a resposta. Parabéns pelo excelente atendimento.

No entanto, quando o assunto é sustentabilidade, a Gol tomou uma tremenda bola nas costas. Com certeza este foi um dos mais fracos relatórios que já li, acredito que empata com o relatório do Corinthians quando o assunto é aprofundamento dos resultados apresentados.

O dito relatório de "sustentabilidade" é basicamente um relatório financeiro simplista com uma pitada de Greenwashing.

Notei que a empresa apresentou dados muito fracos se comparado com as afirmações que veicularam.

Um ponto de destaque é ver que o sustentabilidade é um valor para a empresa, no entanto, isto não é comprovado de maneira efetiva na gestão da empresa, ao ponto de sua análise de risco contemplar somente aspectos financeiros, basicamente deixando de lado questões sociais e ambientais.

Espero que a empresa apresente uma resposta aos questionamentos e que isto aconteça o quanto antes, pois sei que o pessoal de rede sociais são bem rápidos para atender.

Segue abaixo os nossos questionamentos:

Bom dia Thalita,

Acabo de ler o relatório de vocês e tenho algumas dúvidas.

Vocês podem nos responder ?

Segue abaixo os questionamentos:

1- Por que nenhum destaque no relatório no ano de 2009 foi no campo social ou ambiental ? A empresa não se dedicou a isto neste ano ? (pag 4)

2- Qual a visão social da administração da empresa (pag 6) no campo da sustentabilidade ? Pois em sua carta nada foi falado.

3- Vocês podem definir o que quer dizer a palavra sustentabilidade nos valores da empresa. O termo ficou um tanto quanto solto e sem explicação. É como uma empresa dizer que possui em seus valores a palavra ética e não definir qual é a sua ética, pois até bandido tem código de ética, então seria bom definir bem o que é sustentabilidade para GOL como um valor.

4- Vocês podem apresentar dados quantitativos e não só citações sobre a redução do consumo de combustível nos últimos 4 anos para se ter uma comparação ?

5- Existe um plano para a redução de combustível não só em pousos e decolagens, mas em todo o voo ? Existe um plano de compensação de carbono ? Quantas árvores deverão ser plantadas por voo para zerar esta relação ?

6- Vocês poderiam explicar o tema "inserir a sustentabildade no DNA da empresa" ? Pois os resultados não estão condizentes com esta afirmação.

7- Vocês podem encaminhar também a tabela 2007 e 2008 de residuos gerados pelo centro de manutenção para efeito de comparação ?

8- Por que o consumo de água aumenta tanto em out/nov/dez e o volume de efluentes tratados cai (principalmente em novembro) ?

9- Vocês podem apresentar os números de reciclagem e reuso de 2007 e 2008 para efeito de comparação (pag 29) ?

10- Qual foi o valor financeiro investido no projeto Florestas do futuro e quanto representa este investimento no faturamento da empresa ?

11- Por que na gestão de risco vocês não consideram de maneira clara os riscos sociais e ambientais da empresa ? Como vocês podem afirmar que sustentabilidade é uma valor para a empresa se essas questão não estão inclusas no modelo de gestão ?

12- Vocês chamam seus colaboradores de time de águias, mas não apresentam os índices de satisfação deste time. Vocês possuem pesquisas de clima organizacional ? Se sim, qual o resultados dos últimos 3 anos ?

13- O projeto aprendiz atinge somente o número de beneficiados previstos em lei ou a empresa da um plus e contrata mais do que a legislação pede ?

14- Quanto foi investido em treinamento per capta no ano 2009, 2008 e 2007 ?

15- Gostei da mudança do projeto Copa Social. Parabéns !

16- Quantos % dos fornecedores foram contratados em 2009 com base no projeto sustentável citado.

17- Quanto foi investido em projeto social no ano de 2008 e 2009 ? Quantos porcento do faturamento os projetos sociais representam ? Qual é o investimento per capta dos projetos sociais da GOL ?

18- Por que a GOL não oferece previdencia privada aos empregados ?

19- Por que a Gol investe 0 em educação e cultura com os empregados ?

20- Para uma empresa que se diz sustentável com uma receita de 6 bi. Vocês não acham muito pouco o investimento de apenas 483 mil reais no meio ambiente ?

21- Uma relação de 292 entre a maior e menor remuneração da empresa não é uma política um tanto quanto excludente ?

22- De acordo com o IBASE vocês afirmam que os empregados possuem previdência privada, mas foi investido zero ? Como isto acontece ?

Gostaria de um prazo para as respostas.

Desde já obrigado.

Atenciosamente,

Roberto Leite


Para a minha surpresa, em poucas horas o Diretor de Comunicação da Gol me respondeu. Parabéns pela agilidade. Nisto eles fizeram um gol de placa, agora esperaremos a qualidade das respostas.

Roberto, tudo bem?

A Thalita me encaminhou suas perguntas. Como temos que checar alguns itens com outras áreas da companhia, vamos levar algum tempo para  ter as respostas, considerando também que esta é uma semana curta.  Te escrevo até o fim da próxima semana. Se você tiver alguma dúvida ou quiser algum tipo de informação, use esse mail ou os contatos abaixo.

Grande abraço

 Hélio Muniz

Diretor de Comunicação e Sustentabilidade – SAODS

VRG Linhas Aéreas S.A - Grupo GOL



Um comentário: