quarta-feira, 6 de abril de 2011

Alcoa - Apresenta uma proposta interessante de relacionamento com a sociedade.



Olá Amigos,

Tenho uma notícia interessante para passar a todos vocês. 

Na semana passada recebemos o convite da mineradora Alcoa para fazer parte de uma pesquisa com públicos de interesse para avaliar o relatório de sustentabilidade da empresa.

Achei a proposta bem interessante por parte da empresa, pois ela realmente está interessada em ouvir as pessoas.

Motivado pelo convite resolvi ler o relatório desta empresa e de uma maneira geral achei realmente bem interessante o modelo de ouvir e divulgar a opinião das pessoas sobre a empresa no relatório, no entanto, o relatório em si não está legal.

Como leitor de relatório eu procuro dados que comprovem determinadas informações e isto poucas vezes eu encontrei. É um material interessante, mas com uma forte carga de boa intenção que realmente ações concretas.

Parece que as pessoas querem realmente fazer algo, querem que a empresa se desenvolva e se destaque, mas o "sistema" não deixa.

Faltaram dados..... O trabalho conceitual é muito bom, mas faltam ações efetivamente práticas que comprovem o que foi idealizado.

Assim, segue abaixo os questionamentos encaminhados para a Alcoa. Ficamos no aguardo.

Olá Eliane,

Acabo de ler o relatório 2009 de vocês e surgiram várias dúvidas que iremos publicar no blog. Vocês poderiam responder ?

1-      O presidente da Alcoa afirma que :
“ Em todos os casos a Alcoa demonstrou que crescimento responsável é possível sim, tornando realidade o engajamento dos stakeholders, além de buscar, de forma inteligente e agressiva, a minimização da nossa pegada ambiental. Em vários momentos e oportunidades ocorreram, nesse sentido, reconhecimentos de respeitáveis organizações e entidades que muito nos orgulharam.”
No entanto no relatório não vimos isto de uma maneira tão clara.
Vocês poderiam passar os dados concretos de melhora social e empregabilidade do Centro de Oportunidades e Informações ? Vocês poderiam apresentar toda a pesquisa Ibope realizada em Juruti - PA ?
2-      Qual a porcentagem de compras efetuadas junto a fornecedores da própria localidade ? Vocês afirmam que possuem um indicador, mas não apresenta.

3-      Qual o critério de seleção de pessoas para participar do Conselho Regional de Relações Comunitárias ?

4-      Vocês falam muito do Instituto Alcoa mas quanto efetivamente é investido por ano neste instituto e qual a relação com o faturamento da empresa ?

5-      Por que somente 18% dos cargos gerenciais da empresa são de mulheres ? Não pode ser mais ?

6-      Vocês afirmam : “O grande desafio da Alcoa é nivelar as percepções a respeito dos perigos e riscos de suas atividades para funcionários de empresas contratadas e Alcoanos, pois somente dessa forma nosso sistema de gestão da segurança atingirá níveis excelentes. Como isto é feito ?  Existe alguma evidência que comprove a eficácia na gestão deste grande desafio ?

7-      O aumento da taxa de gravidade dos acidentes de 2008 para 2009 de 6,99 para 21,17 foi devido a morte do empregado ?

8-      Porque a taxa de lesões subiu de 0,25 para 0,31 ?

9-      Vocês afirmam que as vídeos-conferência sobre incidentes estão ajudando a reduzir os incidentes, mas parece que isto não é verdade, pois os acidentes aumentaram. Será que não se está perdendo muito tempo com conversas e as ações não estão ocorrendo ?

10-   Vocês realmente acreditam que 67% de satisfação dos empregados é um índice alto ? Não seria ideal um percentual maior ou igual a 75% para ser ideal ?

11-   Para a Alcoa, a consciência ambiental com relação a reciclagem de aluminio não é uma ameaça ao negócio ? Pergunto isto pois o alumínio é o mineral mais fácil de se reciclar, o que pode reduzir consideravelmente a venda da bauxita. Como vocês analisam esta questão ? Como o negócio pode sobreviver dentro deste conceito ?

12-   Vocês possuem dados concretos sobre o relacionamento com fornecedores (dados quantitativos) pois o que foi apresentado no relatório está mais no nível de proposta.

13-   Por que uma empresa do porte da ALcoa apresenta um relatório somente nível B+ ?

14-   Em 2009 o lucro líquido foi de 10 milhões de prejuízo ? foi isto mesmo ?

15-   Por que a produção está caindo de 2007 para 2009 ?

16-   Por que aumentou-se o consumo de carvão mineral e caiu o consumo de GNL ? Isto não é um posicionamento sustentável. Vocês não concordam ?

17-   Por que está aumentando as emissões de NOx e de mercúrio ?

18-   Por que aumentou tanto os resíduos de bauxita de 08 para 09 ?

19-   Vocês não responderam... Qual o PERCENTUAL de empregados treinados nas políticas e procedimentos anticorrupção ?

20-   Não entendi bem este termo: "A Empresa pode decidir fazer contribuições financeiras para apoiar ou derrotar iniciativas públicas que possam afetar os negócios da empresa de forma substancial" Achei muito estranho.... vocês poderiam explicar ? O link dado como justificativa não responde minha dúvida.

21-   Uma multa de 1 milhão é visto como algo insignificativo para vocês (SO 8) ? Para quem teve um prejuízo de 10 mi acho que 1 mi deve valer alguma coisa.

22-   A resposta dada ao item: HR 2 Percentual de empresas contratadas e fornecedores críticos submetidos a avaliações referentes a direitos humanos e as medidas tomadas. Não foi a resposta condizente com a pergunta. Vocês poderiam rever as respostas ?

Nenhum comentário:

Postar um comentário