quarta-feira, 27 de abril de 2011

Carrefour - Un rapport très pauvres



Olá Amigos,

Nossa equipe acaba de concluir a leitura de mais um relatório de uma rede de supermercados.

É muito interessante quando trabalhamos com empresas que possuem ligação direta com o consumidor, pois podemos comprovar grandes partes das informações discutidas no relatório na prática.

Desta vez lemos o relatório do Carrefour. E a conclusão que chegamos é que como aconteceu com o Walmart este relatório no bom francês "est très pauvre".

Confesso que esperava mais de uma empresa que vem de um país cujo o princípio norteador é a Liberdade, Igualdade e Fraternidade.

Como o relatório de muitas outras empresas que lemos, o do Carrefour também é um monte de frases soltas e de boas intenções, mas sem dados concretos que comprovem tais afirmações.

Não diferente de várias outras empresas, o Carrefour também não disponibiliza nenhum canal para dúvidas sobre sustentabilidade, tendo que novamente nossa equipe recorrer a Assessoria de Imprensa.

Assim, encaminhamos os seguintes questionamentos a equipe de comunicação do Carrefour :

Prezada Karina,

Sou Roberto Leite editor do Blog "Testando os Limites da Sustentabilidade" e te escrevo pois a Sra foi o único contato do Carrefour que encontrei na rede.

Li o balanço social da empresa e o mesmo me apresentou uma série de dúvidas e gostaria e muito que fossem respondidas.

Assim, segue abaixo os questionamentos e gostaria muito de ter um prazo para as respostas, se não for possível, gostaria de pelo menos receber oficialmente uma negativa.

Agradeço pela atenção.

Segue abaixo as perguntas:

1- Vocês poderiam apresentar dados quantitativos do programa pró-ética ?

2- Quantas ligações ou demandas de um modo geral vocês recebem por ano. Que tipo de reclamação é mais recorrente ?
Qual o tratamento dado ? Quantos % das reclamações são dadas como procedente ? Vocês afirmam que o projeto possui resultados positivos. Como isto pode ser provado ?

3- Vocês possuem dados de pesquisa que provam que as campanhas de conscientização do Carrefour sobre consumo consciente está dando resultado ? Como vocês comprovam a mudança de comportamento do consumidor ?

4- Vocês podem disponibilizar os dados do SAC dos últimos 3 anos para efeito de comparação ?

5- Sobre as sacolas retornáveis. Vocês possuem algum estudo que comprove uma melhora no comportamento do consumidor Carrefour com relação a isto ou vocês afirmam somente com base na redução do consumo de sacolas apresentado nas tabelas ?

6- Qual a tiragem da revista Pense Bem ? Como esta revista é distribuída e como chega as informações nela contida na sociedade de maneira efetiva ?

7- Sobre as estações de coleta seletiva. Vocês possuem um estudo de como está a atitude do consumidor com relação a este projeto ? Há um aumento na coleta com o passar dos anos ou isto é somente um projeto conceito sem a preocupação com resultados ?

8- Quantos litros de biodiesel foram gerados com a reciclagem do óleo nos supermercados ?

9- Existe um projeto do Carrefour para aumentar os produtos com garantia de origem ?  180 fornecedores em 30 mil que vocês possuem, não é muito pouco ? Vocês possuem metodologia para avaliar o retorno social, ambiental e econômico deste projeto ?

10- Quantos % dos empregados do Carrefour são das comunidades do entorno das lojas ?

11- Vocês poderiam explicar porque o Carrefour possui um turn over altíssimo de 34% se o ambiente de trabalho é afirmado com algo tão bom ?

12- Vocês não possuem dados de pesquisa de clima organizacional ?

13- Vocês possuem dados que comprovem o retorno das ações de conscientização promovidas pela área de RH ?

14- Pelo fato do Carrefour possuir no Brasil 599 lojas. Vocês não acham muito pouco ter somente 15 projetos sociais e atingir somente 15 mil pessoas ? Existe um plano de aumentar essas ações ?

15- Quanto é investido em projetos sociais do Carrefour em 2009 ? Quantos % do faturamento da empresa estes projetos representam ? Qual o custo per capta de todos os projetos ?

16- O programa de voluntariado é uma ação pontual (único dia) ou um projeto sistêmico de trabalho ?

17- No caso do lixo eletrônico, o Carrefour não pode fazer uma campanha permanente de recolhimento ou dar desconto para quem traz o aparelho usado em troca de um novo ?

18- Ao ler a tabela de consumo de energia, vi que a data está decrescente. 2009, 2008 e 2007. Este consumo aconteceu antes de cristo ou vocês pretendiam disfarçar que o consumo de energia subiu de 2007 para 2009 ? Se subiu, qual foi a razão ?

19- Por que o consumo de água subiu tanto de 2008 para 2009 ?

20- Por que a emissão de CO2 subiu tanto em 2009 ?

21- O item 3.7 do GRI diz : Declaração sobre quaisquer limitações específicas quanto ao escopo ou ao
limite do Relatório - Vocês afirmaram como não aplicável. Pergunto.... Vocês realmente acreditam que o relatório apresentado por vocês não está limitado nas informações ?

22- Por que o item a seguir não está disponível ?

EC5 Variação da proporção do salário mais baixo comparado ao salário mínimo
local em unidades operacionais importantes

23- O Carrefour classifica fornecedor regional por país como revela a afirmação abaixo:

EC6 Políticas, práticas e proporção de gastos com fornecedores locais em
unidades operacionais importantes - 98% de todos os produtos comercializados no
Carrefour são produzidos no Brasil

Isto não é um disparate ? Como o carrefour classifica como regional um país de dimensões continentais ? Não seria melhor dividir pelo menos por região do Brasil para uma melhor gestão ?

24- Por que vocês não disponibilizam os dados de Taxas de lesões, doenças ocupacionais, dias perdidos, absenteísmo e
óbitos relacionados ao trabalho, por região. Isto não denota uma falta de gestão de segurança no trabalho e saúde do trabalhador ?

25- Com relação ao Item So5 do GRI, por que uma empresa com a presença tão forte na comunidade, não participa da elaboração de políticas públicas ?

Desde já agradeço pela atenção e aguardo um posicionamento. 

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