segunda-feira, 11 de abril de 2011

A BR foods é do Peru !!!



Olá Amigos,


Fiquei muito feliz esta semana com o e-mail que recebi. Isto prova que o trabalho do nosso blog já está dando frutos.


Recebi um e-mail de duas estudantes (Cintia e Regiane) que leram o relatório de sustentabilidade da BR Foods e encaminharam as perguntas a empresa. Para a surpresa delas e não nossa, elas receberam aquela famosa resposta evasiva sem lé com cré. 


Elas acharam isto um absurdo e escreveram pedindo apoio ao nosso blog para conseguir as respostas.


Para quem não sabe quem é a BR Foods é a empresa dona de marcas famosas como Sadia e Perdigão.


Segue abaixo a resposta recebida pelas estudantes que motivou a nossa intervenção, desprezo total ao estudante brasileiro. VIVA A EDUCAÇÃO.


Prezada Cintia ,  


Antes de mais nada, muito obrigado por seu interesse em conhecer melhor a Sadia. Ficamos honrados com sua solicitação.
Gostaríamos de esclarecer que os dados oficiais disponíveis sobre a companhia são somente aqueles que você encontra ao acessar o site http://www.sadia.com.br. Nele, você poderá conhecer a história resumida da empresa, os destaques importantes de sua trajetória, os mais novos lançamentos de produtos, iniciativas promocionais, campanhas publicitárias etc.
Dados mais detalhados sobre a Sadia, no que se refere à sua organização, suas políticas internas, financeiras, mercadológicas, operacionais e administrativas, suas estratégias comerciais, logísticas e publicitárias, seus processos de produção, entre outros que regem o seu negócio são considerados estratégicos e fundamentais, e, por conseqüência, não estão disponíveis.
A empresa não disponibiliza atendimento personalizado de solicitações para trabalhos estudantis, para preenchimento de questionários e pesquisas, não se compromete e não assina nenhum documento de compromisso ou parceria em trabalhos escolares, bem como não pode disponibilizar seus profissionais para entrevistas voltadas a tais finalidades.
Obrigado mais uma vez por seu prestigioso contato.

Serviço de Informação ao Consumidor



Assim, 


Com base nesta resposta da empresa, encaminhamos o seguinte questionamento para a empresa.


Prezada Sra Rosa Baptistella e Sr Miguel Jimenez

Sou Roberto Leite, editor do Blog "Testando os Limites da Sustentabilidade" e hoje acabo de receber um e-mail de duas estudantes que fizeram perguntas pertinentes ao grupo BR foods sobre o relatório de sustentabilidade da empresa.

Para minha infelicidade elas receberam uma resposta que , acredito eu, não esteja condizente com as normas e políticas de uma empresa que busca ser transparente e que diz ter um processo de gestão sustentável frente a sociedade.

Assim, escrevo para a equipe de assessoria de imprensa para saber se seria possível receber uma resposta verdadeira de vocês sobre os questionamentos ou uma negativa direta, pois as perguntas encaminhadas por essas alunas são muito interessantes e por isto vamos publicar em nosso blog tanto as perguntas quanto as possíveis respostas.

Certos que receberemos a atenção devida como consumidores e integrantes da sociedade brasileira, aguardamos com muito interesse as repostas.

Segue abaixo os questionamentos das duas estudantes.

Atenciosamente,

Roberto Leite.



1- Capacitação Técnica e Comportamental – com relação a este assunto, gostaríamos de saber se este programa de desenvolvimento e treinamento é oferecido também aos estagiários e terceirizados?
 2- Apesar de todo o investimento em capacitação profissional, cerca de 45%, isto é, 9.146 funcionários, se desligaram voluntariamente da empresa . Isso ocorreu devido a falta de oportunidade na empresa?
3-  Programa de aposentadoria - O quadro de funcionários que representa 0,03% da empresa com idades superiores a 50 anos fazem parte do programa de aposentadoria, como é feita esta abordagem? É voluntariada ou selecionada?
4- Treinamento de SSMA em implantação – antes da implantação do treinamento, qual era o índice de acidentes? E por qual motivo não foi divulgado o relatório?
5-  Consumo de energia – Em 2008 a empresa não utilizava como fonte de energia o gás natural. Porque a partir de 2009 a empresa passou a utilizar, já que ha grande esforço por parte da empresa na utilização de energia renovável?
6-  Impacto ambiental de produtos e serviços - com toda a otimização de matéria prima, porque também não é utilizada a reciclagem de papelão e de embalagens rígidas, pois as mesmas não fornecem contato direto com os alimentos?
7- Funcionários – tomamos conhecimento através da internet, que foi ajuizada uma ação contra a BRF porque a empresa não queria autorizar os auditores fiscais do trabalho a fazer o registro fotográfico e audiovisual . Qual o motivo da BRF não autorizar o registro fotográfico e audiovisual dos fatos fiscalizados pela superintendência do trabalho ? Existem irregularidades que a empresa não quer evidenciar ?
8- Fornecedores – existe a informação no relatório de que a empresa compartilha conhecimentos, valoriza fornecedores locais e estimula permanentemente a adoção de práticas ambiental e socialmente corretas. Além disso, os integrados participam de programas de capacitação, e a BRF disponibiliza ao integrado uma série de conceitos de qualidade para serem aplicados em toda a propriedade, melhorando a produtividade e a renda dos produtores. De que forma a BRF verifica se os fornecedores estão agindo de acordo com os conceitos de qualidade aplicados pela empresa. Os fornecedores são auditados periodicamente ? Existem evidências que comprovem tal ação ?
9- Pesquisa de satisfação – a empresa diz no relatório que realizou uma pesquisa no telefone para medir a satisfação dos consumidores, e demonstrou no relatório apenas os resultados. Sendo assim questionamos: qual a metodologia aplicada na pesquisa ? quantos clientes foram entrevistados, quantas perguntas foram feitas ( entre abertas e semiabertas), qual o critério utilizado na escolha dos clientes a serem entrevistados ? qual o período da realização da pesquisa ? esta pesquisa foi feita por uma empresa especializada neste tipo de trabalho ou foi feita pelo próprio call center ?
10- Comunidade – Foi informado em relatório que a empresa tem um programa que tem como finalidade melhoria na qualidade de vida das comunidades próximas as unidades da Brasil Foods, facilitando o acesso a serviços nas áreas da saúde, cidadania, e educação, além de atividades voltadas para a cultura, lazer e prática de esportes. Questionamos se existem documentos que evidenciem tais atendimentos? Foi feito algum tipo de pesquisa com as pessoas beneficiadas para saber o grau de satisfação do programa ? quais foram os critérios utilizados na escolha da parceria adequada para a realização deste projeto ? Atualmente quantas instituições e empresas fazem parte deste projeto ? é possível nos disponibilizar uma lista dos parceiros? Qual é o valor de investimento por pessoa beneficiada ?
11- Diversidade - Admirável a conduta da empresa em ter um programa especificamente voltado para a inserção de pessoas da reserva indígena Cacique Doble. Entretanto, sabendo que a empresa tem 129.504 funcionários, apenas 9 contratados na reserva indígena não é um número significativamente pequeno? A empresa não tem intenção de contratar mais pessoas ?


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