quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Livro muito legal. Recomendo





Olá Amigos,

Este post é um pouquinho diferente do convencional.Gostaria de compartilhar com vocês a leitura de um livro que fiz esta semana que se chama "Conversas com Líderes Sustentáveis" do Jornalista Ricardo Voltolini e editado pela Editora Senac.

O livro me chamou atenção pela proposta de entrevistar presidentes de grandes empresas com operação no Brasil para descorrerem sobre o tema sustentabilidade.Ao folear o livro naqueles passeios vespertinos pela livraria, achei interessante comprar este livro, pois muitos entrevistados são presidentes de empresas que nosso blog testou os limites recentemente.

De uma maneira geral, o livro é bem legal, com uma linguagem simples e leve a publicação revela em sua primeira parte conceitos sobre sustentabilidade, preparando o leitor para o encontro e discussão sobre o tema com as lideranças entrevistadas.

Gostei muito do livro, pois revelou o lado humano de gestores, muitas vezes encastelados e escondindos em prédios de vidro blindex e rodeado de secretárias e assessores que controlam o nosso acesso a essas pessoas.

Ao ler o relato desses lideres e cruzar com os dados dos relatórios de sustentabilidade das empresas, vi perfeitamente, em muitos casos, como pessoas idealistas, com um forte propósito com o bem comum e muito poderosa ainda não conseguem transformar completamente suas pretensões em resultados reais dentro da organização.

Costumo acreditar nas pessoas, e pela profundidade da discussão apresentada no livro, não acredito que esses líderes tenham um discurso totalmente vazio e atrelado a uma modinha de sustentabilidade, eles falam com propriedade e amor sobre o tema.Assim, noto que por mais um líder seja importante e tenha respeito no seu meio, são as pessoas comuns dentro as organizações que fazem a diferença. 

De nada adianta um líder ter um sonho se isto não é compartilhado por todos dentro de uma organização.Vejo ao ler os relatos muito disto em alguns casos, pois os dados dos relatórios não condizem com o discurso do líder, mas é a vontade dessas pessoas que podem fazer alguma coisa diferente acontecer.

Destaco entre todos os entrevistados, o posicionamento de Guilherme Leal, presidente da Natura. Achei excelente a sua política ética e decente, atrelado a um compromisso ambiental responsável. 

O discurso de Leal foi um dos poucos em que realmente encontramos de maneira completa suas ideias no relatório de sustentabilidade da empresa. A Natura com certeza merece destaque nesta vereda.

Um dos pontos que mais gostei do livro foi o momento em que o filho de Leal tenta justificar ao pai o fato de ser músico e não um empresário super famoso até com um certo receio e Leal sabiamente responde:

"Um mundo em que o consumismo efêmero de bens produzidos à custa do desgaste dos recursos da Terra, com desperdício de energia, emissões de carbono e geração de resíduos, energia, deixe de ser regra, abrindo espaço para outros tipos de sentido e prazeres, como, por exemplo, ouvir uma boa música, ver uma bela obra de arte, ler um bom livro. Você quer um projeto mais importante que esse? Perto disso, os meus são muito pequenos"  

Parabéns ao Ricardo Voltolini pela ideia do livro e espero que ele escreva outros com esta mesma pegada.

Com certeza recomendo a leitura.

6 comentários:

  1. Leite, vocês já viram o ranking das 500 melhores empresas em sustentabilidade, segundo a Newsweek?

    http://www.thedailybeast.com/newsweek/features/green-rankings/2011/international.html

    ResponderExcluir
  2. Não, mas vou dar uma olhada.

    Valeu pela dica

    ResponderExcluir
  3. Que lista maluca.

    Achei estranha esta lista.

    ResponderExcluir
  4. Creio que vcs vão gostar dessa lista, do mesmo autor do livro, Ricardo Voltolini. http://www.ideiasustentavel.com.br/lideres/o-que-ler/a-minha-lista-de-25-livros-imprescindiveis-em-sustentabilidade/

    ResponderExcluir