quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Basf. Se busca ser sustentável.... Transparência é o primeiro passo.


Olá Amigos,

Na semana passada, dentro do prazo acordado e com um excelente atendimento por parte da equipe de comunicação da Basf, recebemos a resposta.

Obviamente, não foi a resposta que gostaríamos de receber, mas foi algo. Melhor que ser ignorado (não é mesmo VIVO ?).

Pois bem.... Ao ler as respostas da empresa, vimos que em muitos aspectos o resultado foi um tanto quanto "sabão". As respostas nada têm haver com o que perguntamos.

Dados solicitados não foram apresentados, justificativas sobre determinados posicionamentos não ficaram claros e principalmente informações relativas a investimentos sociais foram categoricamente excluídos da conversa.

Muitas empresas não compreendem, mas quando uma organização ousa publicar um relatório de sustentabilidade ou qualquer coisa do gênero, o princípio da transparência deve nortear todo o processo, principalmente informações relativas a investimento social e ambiental.

O fato de alegar que a empresa não pode informar quanto investe no social revela quanto o processo circula num limbo dentro da organização e que para isto não é dada a devida importância.

Nossa equipe lê os relatórios de sustentabilidade como contadores leem os balanços financeiros, pois somente com esses dados que podemos compreender quantos % do faturamento é investido no social ou se o valor investido condiz ou não com o porte da empresa e dos seus impactos, mas isto  não está claro por parte da Basf, sem falar na justificativa o uso de transgênicos, que foi horrível !!!!! 

Como uma semente criada e atrelada a um pagamento de royalties e que produz frutos estéreis pode acabar com a fome no mundo ????? Esta papo não cola mais.

Também não ficou claro os dados sofre a satisfação dos empregados. Dizer que a empresa ganhou o prêmio de uma revista não garante nada. Até o Mc Donald´s com um turn over de 80% recebe este prêmio..... Como vamos acreditar ? Quem não deve não teme e esses dados são importantes de serem disponibilizados a título de análise do que a empresa prega.

Outro ponto de destaque foi a falta de uma justificativa mais clara sobre os processos de segurança industrial, a resposta da empresa não traz a segurança necessária frente esta questão se compararmos com os dados veiculados na imprensa.

Na questão ambiental, a empresa apresentou bons argumentos frente aos nossos questionamentos, mas os dados devem ficar mais claros nos próximos anos.

Segue abaixo a resposta encaminhada pela empresa. 

Boa leitura.

Porta-voz: Gislaine Rossetti, diretora de Comunicação e Sustentabilidade da BASF


1- Vocês poderiam sintetizar em dados concretos e ações sólidas e integradas a frase: “Combinamos sucesso econômico à responsabilidade social e à proteção ambiental”

A sustentabilidade do planeta Terra exige ações integradas de todos os atores na vida global. No caso da BASF, o sucesso é comprovado pela sua permanente inclusão no Dow Jones Sustainability Index.

Este é um dos indicadores de nossa performance responsável e compromisso com a busca da sustentabilidade. Estamos listados pelo 11º ano consecutivo no DJSI, indexado à bolsa de Nova Iorque. O índice reúne apenas as empresas que  considera capazes de criar valor para os acionistas, a longo prazo, por meio de uma gestão dos riscos associados tanto a fatores econômicos, como ambientais e sociais.

Temos diversas ações concretas, sólidas e integradas, que podem ser conhecidas na publicação anexa: “Inovação e Megatendências – BASF Brasil 100 anos”.


2- Quais produtos e serviços da Basf são sustentáveis? Perguntamos isto tendo como base a afirmação contida nas diretrizes corporativas da empresa. “Para nós, desenvolvimento sustentável significa combinar sucesso econômico com responsabilidade ambiental e social. Incorporamos a sustentabilidade à nossa estratégia corporativa e à nossa organização. Com produtos e serviços sustentáveis, criamos vantagens competitivas para a BASF e os seus clientes.”

Nosso portfólio de produtos contribui para sociedade ao considerar os três pilares, como por exemplo no aspecto social, ao economizar recursos escassos da sociedade, como água e energia; nas questões ambientais, como reduzir as emissões de CO2; e no econômico, uma vez que o objetivo da empresa é obter lucro com a comercialização dos nossos produtos.

Exemplos concretos dos produtos e serviços constam na publicação em anexo “Inovação e Megatendências - BASF Brasil 100 anos”.

 3- Qual o aspecto prático do projeto argentino CasaE, a primeira casa de Eficiência Energética da BASF na América do Sul ? É como se fosse um stand ? Só isto ?

A CasaE é um novo conceito de construção. Ela apresenta uma diversidade de soluções aplicadas em uma moradia eficiente, sustentável, inovadora e confortável. O objetivo é promover uma nova cultura construtiva na região levando em consideração: eficiência energética, materiais de alta performance, arquitetura e decoração.

As tecnologias aplicadas na CasaE da BASF oferecem às empresas construtoras, aos desenvolvedores e aos arquitetos a possibilidade de analisar diferentes modos de projetar prédios ou casas sustentáveis, e com custos competitivos em relação à construção tradicional. Estas soluções asseguram edificações resistentes e eficientes quanto ao consumo diário de energia.


4- Vocês afirmaram que a Basf desenvolveu a primeira soja geneticamente modificada e tolerante a herbicidas desenvolvida no Brasil. Isto não contradiz o posicionamento da empresa que diz : "Com produtos e serviços sustentáveis, criamos vantagens competitivas para a BASF e os seus clientes". Como algo transgênico é sustentável ?

No momento em que a fome ameaça quase 2/3 da população mundial e que em 2050 seremos 9 bilhões de pessoas no planeta, os produtos transgênicos representam importante contribuição da indústria química para o desenvolvimento sustentável. Eles permitem o melhor aproveitamento de recursos escassos da sociedade, como uso da terra e da água, aumentando fortemente a produtividade. A biotecnologia vegetal desenvolve novas oportunidades para melhorar as características dos cultivos. O resultado é mais produtividade por hectare.

Apenas como informação adicional, a BASF foi listada pelo 11º ano consecutivo, no Índice Dow Jones de Sustentabilidade -  Dow Jones Sustainability World Index (DJSI World), devido ao seu compromisso com a sustentabilidade com foco em Organismos Geneticamente Modificados, Segurança de Produtos , Sistema de Gestão Ambiental, Estratégia de Proteção Climática e Gestão de Riscos e Crises.


5- Vocês poderiam detalhar o projeto "SEEbalance®, ferramenta abrangente para a mensuração e análise dos aspectos econômicos, sociais e ambientais de todo o ciclo do cultivo." e qual a sua relação direta com a gestão da sustentabilidade ?

O SEEbalance®, ou análise de socioecoeficiência, é a ferramenta mais abrangente para mensuração da sustentabilidade de um produto ou processo, pois considera – além dos aspectos ambientais e econômicos já previstos pela análise de ecoeficiência – os aspectos sociais ao longo de todo o ciclo de vida das alternativas avaliadas. Dentre os indicadores de desenvolvimento social abordados estão salários e remunerações, treinamento profissional, investimentos em gerações futuras, igualdade de gênero, importações de países em desenvolvimento, acidentes de trabalho e doenças ocupacionais, potencial de toxicidade para colaboradores e consumidores, entre outros. Estas metodologias visam medir a sustentabilidade de produtos e processos, sempre remetendo ao investimento em inovação e à melhoria contínua.


6- Quanto foi investido no projeto Projeto Suvinil Cor Arquitetura & Memória ? Foi por lei de incentivo fiscal ou realmente investimento ?

A BASF não divulga essa informação. Destacamos que desde o início do programa Projeto Suvinil Cor Arquitetura & Memória já foram utilizados cerca de 2,5 milhões de litros de tintas para revitalização.


7- O Ecovio que é a linha de plástico biodegradável da Basf já chegou ao mercado ?
Sim, o produto esta disponível no Brasil desde 2007.

8- Vocês poderiam detalhar no projeto laboratório de células a seguinte frase: "Na última etapa, as plantas selecionadas serão cultivadas em um modelo sustentável de produção, que preserva o meio ambiente e gera empregos." Que modelo sustentável é este?

O projeto se inicia com a nossa parceria com a Centroflora, empresa nacional que estuda as plantas, a sustentabilidade de sua produção em campo e produz os extratos para a BASF, que entra com a tecnologia.
Nossas pesquisas visam assegurar a eficácia e segurança do uso dos produtos em seres humanos e abre possibilidades de parceria de pesquisa com empresas de cosméticos na América do Sul e universidades.
Além disso, passada a fase dos testes, o extrato é obtido de plantas cultivadas apenas para essa finalidade, com a consequente preservação do meio ambiente e a geração de empregos.


9- Quanto que a Basf investe na Fundação Espaço ECO ?

A BASF investe anualmente o valor de R$ 2.742 milhões na Fundação Espaço ECO.

10- Vocês poderiam apresentar alguma evidência mais clara sobre os projetos da Fundação Espaço ECO em que vocês afirmam: "é referência em sua proposta de conscientizar a sociedade para o desenvolvimento sustentável, tendo desempenho único em sua forma de gestão."?

Fruto da parceria entre a BASF – empresa química líder mundial – e a GIZ (agência do governo alemão para a cooperação internacional), foi instituída, em Junho de 2005, a Fundação Espaço ECO (FEE) – primeiro Centro de Excelência para Ecoeficiência aplicada na América Latina.  A FEE possui uma metodologia exclusiva no mundo, certificada pelo instituto alemão TÜV Rheinland no Brasil. A Fundação Espaço ECO auxilia empresas, sociedade civil, ONGs e universidades parceiras a incorporar os conceitos da sustentabilidade em sua gestão e decisões estratégicas, disponibilizando análises e soluções que consideram o equilíbrio entre os pilares econômico, ambiental e social.

Mais informações no site: http://www.espacoeco.com.br/

11- Como vocês garantem o engajamento da comunidade de Jacareí - SP sobre a preservação e conservação de espaços públicos ? Como este projeto realmente garante esta atitude das pessoas ? Não é uma frase vazia ?

O projeto de educação ambiental realizado no município de Jacareí (SP) está inserido nas atividades do Programa EducaMais, da Prefeitura do município. O objetivo da atividade foi promover a melhoria dos bairros com engajamento da comunidade, buscando a mudança de comportamento e envolvimento de todos. A ação contou com a restauração do espaço público por meio da arte, grafite, e também com atividades e oficinas de educação para a sustentabilidade, envolvendo bioconstrução e reflorestamento. 

12- Quanto a Basf investe nos projetos de educação ambiental ?

De acordo com diretrizes globais, a BASF só divulga dados consolidados globais.

13- Ao ler o capítulo "Sustentabilidade na Prática" todo o discurso gira em torno das questões ambientais. Sustentabilidade para a Basf é somente esta vereda ?

Para a BASF, desenvolvimento sustentável significa uma combinação entre sucesso financeiro no longo prazo, proteção ambiental e responsabilidade social.

14- Por que os empregados terceirizados da Basf sofrem mais acidentes que os empregados da empresa ?

A BASF como indústria química, segue os códigos globais do programa Atuação Responsável®, instituído no Brasil pela ABIQUIM (Associação Brasileira da Indústria Química). Entre eles está a saúde e segurança do trabalhador, tanto dos colaboradores quanto dos prestadores de serviços. Temos processos de gestão e de reconhecimento para consolidar e valorizar a cultura de segurança, sem diferenciação.

 
15- Vocês possuem planos efetivos de crise para vazamento de produtos em estrada e problemas em suas fábricas? Vocês poderiam detalhar esses planos, visto que vocês apresentam histórico desses problemas ?

A  BASF possui um plano de gerenciamento de crise, desenvolvido pelas áreas de segurança, saúde, meio ambiente e comunicação corporativa, compartilhado com autoridades e representantes das comunidades do entorno de nossas unidades. Ele estabelece as ações e responsabilidades, que nos permitem  atuar de acordo com o cenário e  estratégia, envolvendo todos os públicos. Além disso, a empresa conta com uma linha direta 24 horas, para orientação, acompanhamento e minimização de eventuais impactos de suas atividades.

16- Vocês afirmam que "O leve incremento no consumo de água, vapor, combustível e nas emissões de metais para água no Brasil é explicado pelo aumento de produção das fábricas, bem como pelas recentes aquisições."
Será que isto é uma justificativa plausível para uma empresa que se diz tão sustentável ?? Aumentei a produção e isto me da o direito de consumir mais os recursos naturais ?

Anualmente, a BASF tem ampliado a sua produção e reduzido o uso de recursos por meio de tecnologias ainda mais eficientes. Consideramos que nossa gestão deve ser continuamente melhorada, amparada por indicadores, que nos mostram que as ações ambientais consolidadas nos últimos anos, trouxeram resultados representativos na América do sul, conforme a evolução nos indicadores de meio ambiente, tendo como base 2002:
ü  Redução de 34% no consumo específico de água;
ü  Redução de 12% na geração específica de resíduos;
ü  Redução de 36% na geração específica de efluentes;
ü  Redução de 23% no consumo específico de energia elétrica;
ü  Redução de 67% nas emissões  para a atmosfera por tonelada produzida.


17- Vocês citam uma pesquisa de clima organizacional com seus colaboradores, mas não apresentam dados condizentes com as afirmações positivas do relatório. Vocês poderiam divulgar esses dados para comprovação ?

Esses dados são confidenciais, mas são comprovados pelos reconhecimentos recebidos pela empresa: a BASF foi eleita pela sexta vez como uma dasMelhores Empresas para Você Trabalhar” pelo Guia Exame – Você S/A e na categoria “Química e Petroquímica”, a BASF foi terceira colocada. A BASF também está entre as melhores empresas para se começar a carreira do Guia Você S/A – 2011.


18- Quanto é investido monetariamente em projetos sociais? Esses projetos são por dedução fiscal ou são realmente investimentos ?

Além dos investimentos próprios, que só são divulgados em termos globais, direcionamos recursos para projetos do FUMDICAD – Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente. A empresa também utiliza a Lei Rouanet de incentivo à cultura como mecanismo de renuncia fiscal.

19- Sobre incentivos fiscais vocês afirmam: "Ao usar o incentivo da legislação brasileira para desenvolver projetos culturais e sociais, a BASF inspira outras empresas a adotarem a mesma iniciativa, gerando um efeito multiplicador nas comunidades." Como vocês inspiram ? Poderiam ser mais claros ?

Em Guaratinguetá, a BASF foi a primeira empresa a destinar recursos do imposto de renda devido para o Fundo dos Direitos da Criança e do Adolescente, por meio do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente. Todo o processo, desde a definição dos projetos, destinação dos recursos e gestão, com a construção de indicadores para avaliação dos resultados, tem sido feito de forma pública (os recursos são públicos)  e o processo vem sendo adotado para  outras iniciativas. Além disso, o exemplo da BASF que acreditou no Fundo como uma alavanca para o desenvolvimento social da comunidade, vem  inspirando o Grupo de Empreendedores em Ação - GEA -, que reúne representantes de diversas empresas, que passaram a destinar recursos. 

20- Vocês poderiam deixar mais claro como a Basf cria valor para a Sociedade ? Falo isto pois todo o relatório pareceu mais um folder de produtos que realmente informações condizentes que convençam o cidadão comum a entender o que a Basf agrega efetivamente de valor diferente de outras indústrias químicas ?

O Relatório de Sustentabilidade  da empresa, que utiliza a metodologia GRI, está disponível para consulta pelo site nas versões impressa (PDF) e online: http://report.basf.com/2010/en/servicepages/welcome.html.

A publicação consultada pelo site é o Relatório de Atividades da América do Sul, um veículo de comunicação, mas que não tem a pretensão de ser um Balanço Social ou Relatório de Sustentabilidade.

Nos últimos 10 anos, a BASF investiu cerca de 500 milhões de euros em projetos que tem como direcionadores as Megatendências Globais (Nutrição e Saúde, Construção e Cuidados para o Lar, Energia e Recursos, Mobilidade e Comunicação).  Por meio de nossas inovações tecnológicas em processos, produtos e engajamento com os públicos de relacionamento, nesses 100 anos de atuação no país, geramos valor, apoiado o crescimento da sociedade e enxergando as demandas da sociedade e suas necessidades futuras. Confira os exemplos práticos no anexo Inovação e Megatendências - BASF Brasil 100 anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário