segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Boticário. Relatório muito coerente. Algo em falta hoje em dia.



Olá Amigos,

Esta semana lemos o balanço de sustentabilidade do grupo o Boticário e vimos o quanto o discurso de sustentabilidade da empresa está bem estruturado.

Diferente de alguns relatórios onde as páginas se contradizem constantemente, vemos que neste caso o discurso está bem alinhado, o que revela que a empresa efetivamente está interessada e empenhada com a questão.

De um modo geral, os resultados apresentados pela empresa são bem interessantes. Um ponto de destaque são os resultados ambientais e os projetos alinhados as políticas públicas.

Bem interessante quando uma empresa utiliza recursos oriundos de dedução fiscal de maneira profissional. A maioria dos projetos do Boticário não proveem de recursos da empresa, mas do governo por meio de dedução fiscal, mas a gestão deste recurso é impressionante, o que revela a real utilização desta política. Não é somente dar um dinheiro para um patrocínio ou ação qualquer, mas apresenta um acompanhamento interessante.

Somente alguns pontos que devem ser melhor explicados, como por que o salário de um empregado do Boticário em Registro - SP é menor do que em São José dos Pinhais - PR, por que a empresa resolveu mapear sua cadeia produtiva somente em 2010 e como as atividades com as comunidades são realmente realizadas ?

No mais o relatório é bom e possui coerência, algo primordial quando tratamos da sustentabilidade.

Assim, segue abaixo nossos questionamentos.

Prezada Simone Lanes,

Sou Roberto Leite, editor do blog "testando os limites da sustentabilidade", que busca discutir as questões de sustentabilidade das organizações.

Neste final de semana nossa equipe leu relatório do Grupo Boticário e o material é muito interessante, no entanto, estamos com algumas dúvidas e gostaríamos que fossem respondidas.

Assim, segue abaixo os nossos questionamentos e gostaríamos de receber uma resposta, seja positiva com um prazo de envio ou uma negativa.

1- Quando há previsão dos indicadores sociais e ambientais apresentados no relatório ser de todo grupo Boticário e não somente das unidades operacionais de Registro e São José dos Pinhais.

2- Por que uma empresa que se preocupa tanto com o meio ambiente e social, somente em 2010 se preocupou em formalizar os critérios de seleção de parceiros de negócios, mapear os pontos críticos e riscos da cadeia de valor e a origem dos insumos e matérias primas ? Com isto era feito antes desta formalização, de modo a garantir o posicionamento sustentável da empresa ?

3- O Vale do Ribeira é a região mais pobre do estado de São Paulo e onde a empresa possui um centro de distribuição. Com base neste cenário, o que a empresa efetivamente apresenta de ações para atender esta comunidade tão carente ?

4- Vocês poderiam explicar melhor a diferença da Eudora para o Boticário ?

5- A pesquisa de clima organizacional é censitária ou amostral ? Se for amostral, qual a margem de erro ?

6- Vocês afirmam que estimulam seus empregados a utilizar transporte coletivo e carona solidária. Vocês possuem resultados práticos desta ação ?

7- O seu centro de distribuição apresentou em 2010 156,48 T de resíduos gerados, o que dá em média 430 KG por dia/ano. Vocês pretendem reduzir isto para 2011 ? Se sim em quanto ?

8- Vocês possuem vários comitês de gestão, mas não apresentam nenhum comitê focado em sustentabilidade. Vocês pretendem criar algo assim ?

9- Vocês poderiam explicar melhor a frase "Os colaboradores do Boticário têm livre acesso à alta administração" ? É somente por aqueles cafés relatados ? Como isto garante livre acesso ? Vocês poderiam explicar melhor ?

10- Como o o código de conduta teve participação dos funcionários ? Vocês poderiam explicar ?

11- Os franqueados participaram diretamente na criação do código de conduta ? Se sim, Vocês poderiam explicar como ?

12- Vocês poderiam apresentar os dados da pesquisa anual de satisfação dos fornecedores ?

13- Por que o Turn Over de mulheres na faixa dos 20 a 29 anos residentes no sul do Brasil distoa tanto da média nacional em todos os segmentos ?

14- Quantos % dos trabalhadores de registro recebem apenas R$ 602,00 como relatado na página 44. Não é um salário muito baixo frente o porte da empresa ?

15- Qual a razão da empresa apresentar um índice tão alto de acidentes com afastamento (22). Este número não condiz com a atividade da empresa, pois o resultado está muito maior do que de empresas de indústria pesada. O que acontece ?

16- Vocês falam que seus franqueados estão engajados com o negócio. Vocês poderiam definir o que é engajamento para vocês nesta questão ?

17- Como um fornecedor pode ser considerado estratégico ? E os outros fornecedores ??? Como a empresa audita esta relação com a sustentabilidade ?

18- Vocês fazem testes de produtos com animais ?

19- Vocês praticam logística reversa com as embalagens da empresa ? se não. Existe uma previsão ?

20- Apesar da empresa utilizar caldeiras com gás natural, vocês aumentaram o consumo de Diesel e Gasolina. O que aconteceu ?

21- O consumo de energia pode voltar aos níveis de 2008 ?

22- Todos os investimentos sociais de vocês são oriundos de políticas de dedução fiscal ou existe algum projeto realmente feito com recurso da empresa e que pode ser catalogado efetivamente como investimento social e não dedução fiscal ?  



Nenhum comentário:

Postar um comentário