quinta-feira, 13 de outubro de 2011

C&A - Blog TLS literalmente fazendo escola.


Olá Amigos,
Fiquei sabendo na semana passada que o Blog "Testando os Limites" está literalmente fazendo escola.
Recentemente o trabalho desenvolvido pelo Blog virou atividade escolar do pessoal do quarto semestre do curso de Marketing da Faculdade Veris.
O mais legal foi que o resultado dos alunos foi encaminhado ao nosso blog para publicação.
O trabalho da aluna Amanda Ronconi foi com a empresa C&A e a boa notícia é que a empresa respondeu.
Interessante o posicionamento da empresa em responder a esta aluna, revela pelo menos compromisso com a questão.


Não sei se ela teve tanto trabalho em obter as respostas como nós temos muitas vezes (não é verdade VIVO ?), mas o interessante é que foi apresentado uma resposta.


Para ter certeza da veracidade das respostas, entramos em contato com a C&A que confirmou a autenticidade das informações abaixo apresentadas.

Ao ver os argumentos da C&A, notamos que a estudante realmente apresentou perguntas interessantes, mas a empresa ainda está na fase do gerúndio: "fazendo", "estudando", "analisando", "pensando" etc.
O trabalho da Amanda, juntamente com os casos relatados na mídia do caso Zara realçaram nossa curiosidade sobre o trabalho da sustentabilidade no mundo da moda e venda no varejo. 

Quem sabe podemos testar os limites de outras empresas do meio. Não é verdade ?
Parabéns Amanda pelo trabalho e pela faculdade Veris em abrir esta discussão tão importante no meio acadêmico e convido quem tiver respostas de empresas e achar interessante publicar que este é o seu canal também.

Segue abaixo a resposta encaminhada pela C&A à estudante.


1- Quando se referem, no relatório do programa, que trabalham junto à Childhood Brasil com “uma série de ações” e citam apenas o fornecimento de palestras aos fornecedores de logística, quais seriam as outras ações?

A C&A é signatária do programa Na Mão Certa desde 2007, quando ele foi lançado pela ONG Childhood Brasil e pelo Instituto Ethos com o objetivo de combater a exploração sexual de crianças e adolescentes nas estradas. Desde que assumiu esse compromisso, a companhia busca o comprometimento e a divulgação da causa entre todos os funcionários ligados à sua logística nacional.

Em nosso Relatório de Sustentabilidade, lançado em 2009, informamos sobre as ações desenvolvidas, como:

·          Colaboração com campanhas de comunicação da Childhood Brasil
·          Workshop com caminhoneiros
·          Conscientização das transportadoras terceirizadas
·          Doações anuais à ONG
·          Adição de cláusula ao contrato com a companhia, obrigando os fornecedores de transporte a se comprometerem com o programa.

Entre as ações para conscientização e promoção do tema, podemos destacar que a C&A utiliza recursos como workshops, encenações teatrais, quiz, jogos, palestras, distribuição das cartilhas, instalação de banners em pontos estratégicos e ações junto às transportadoras que prestam serviços a C&A e a adesivação de veículos. Sobre os adesivos, a C&A troca o layout anualmente, com o intuito de dar ainda mais visibilidade ao assunto, já foram adesivados mais de 180 veículos. 

2- Com relação a conscientização das transportadoras terceirizadas, 21 empresas assinaram o termo de adesão ao Pacto Na Mão Certa, entre 24 prestadoras de serviço, o que corresponde a 97% da carga da C&A movimentada.  
Sobre o workshop, já foram formados mais de 350 profissionais. A maioria dos participantes é composta por motoristas, que receberam informação e foram conscientizados sobre o importante papel que possuem no enfrentamento da exploração sexual de crianças e adolescentes nas estradas. Além disso, os caminhões que transportam mercadorias da empresa receberam adesivos alusivos ao Programa e com informações sobre o Ligue 100 – canal de denúncia da Secretaria Especial de Direitos Humanos da Presidência da Repúblic. Até hoje, não houve denúncias contra motoristas da C&A. 

Para auxiliar ainda mais o Pacto Empresarial Na Mão Certa, a C&A ocupa atualmente o cargo da Diretoria geral do Comitê de gestão participativa (CGP), formado por membros da Childhood Brasil, do Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social, da Organização Internacional do Trabalho (OIT) e dos Núcleos de Inovação, composto de representantes das empresas signatárias do Pacto Empresarial.

A C&A preside ainda os núcleos Inovação Setorial da Indústria e Inovação Temática de Educação Continuada, ambos compostos por representantes das empresas signatárias do Pacto Empresarial.

3- Qual o retorno que apoio da C&A está gerando junto ao Childhood com suas campanhas informativas?

A C&A avalia que o impacto da ação é bastante positivo. Em 2008 a companhia contratou a empresa KlickHTE para promover uma pesquisa em seus Centros de Distribuição, localizados em Tamboré/ SP e Rio de Janeiro/ RJ. O objetivo era mapear o perfil do motorista  que trabalha na operação C&A e avaliar o impacto das ações implementadas na C&A após a adesão ao Programa Na Mão Certa. Entre os resultados, pesquisa revelou que a maioria dos motoristas está engajada com o enfrentamento da exploração sexual. Desde que conheceram o Programa, eles têm agido como multiplicadores informais, conversando sobre o assunto com a família e os amigos e explicando o conteúdo da campanha para colegas de profissão e até mesmo policiais. A pesquisa realizada pela C&A tornou-se modelo entre muitas empresas signatárias do Pacto Empresarial Na Mão Certa.

Em 2009 e 2010, o índice de conhecimento do programa entre os parceiros de transportadoras e colaboradores das áreas de logística e operacional saltou de 60% para 90%. A adesão e participação também vêm crescendo ano a ano e chegou a 97% em 2010, demonstrando o poder de atração e eficácia da estratégia.

Para a empresa, são resultados que refletem a importância do apoio dado desde o início das atividades e que reforçam o engajamento com o Programa.

Os dados completos, incluindo o ano de 2011 serão disponibilizados no próximo relatório de Sustentabilidade da C&A, que será lançado em 2012 e segue os padrões GRI.

4- Existe algum apoio financeiro ao Childhood Brasil?

Sim, conforme informado no Relatório de Sustentabilidade lançado em 2009, a C&A também contribui com doações anuais. Desde 2007, foram mais de R$ 200 mil reais investidos no programa. Abaixo algumas ações que receberam aporte financeiro:


 2011 - Apoio a newsletter do programa
 2010 – Apoio ao Encontro Empresarial na Mão Certa, aquisição de volumes do Guia Na Mão certa

 2009 – Apoio ao Encontro Empresarial na Mão Certa, além de aquisição de volumes do Guia Na Mão certa
 2008 –Apoio ao Encontro Empresarial na Mão Certa, além da aquisição de três volumes do Guia Na Mão certa
 2007 – Assinatura do Pacto Empresarial Na Mão Certa

Além destas ações, há ainda os investimentos da companhia para promoção de eventos, troca de adesivos, folders, guias, revistas, snalizações, entre outros.

5- Qual o motivo de não terem sido trocados os equipamentos de ar condicionado que condensam água nas lojas mais antigas?
Os aparelhos de ar condicionado estão sendo trocados gradualmente. As lojas mais antigas precisam de uma avaliação mais detalhada de infraestrutura para troca do equipamento. Todas as novas lojas já são inauguradas com o novo sistema, que economiza água e energia. O equipamento de condensação de ar está instalado em mais de 85% das nossas lojas. Atualmente, contamos com mais de 190 lojas em todo o País. Nosso objetivo é que todas as unidades contem com o novo equipamento.
6- Porque a fase de testes do sistema Water Brasil se limitou a algumas lojas?
Porque foi uma decisão estratégica da empresa realizar o teste em apenas algumas lojas, com características distintas e que atendessem as necessidades do período de testes. Não havia motivo para testar o sistema em mais ou todas as unidades. Atualmente, o sistema já foi implementado em todas as lojas, sendo que as inaugurações já contam também com o sistema de arejador para controlar o consumo de água. A evolução desta ação será informada em nosso próximo relatório de sustentabilidade, que é elaborado a cada dois anos e será lançado em 2012, referente as ações de 2010 e 2011.
7- Já existe alguma decisão sobre a avaliação da implantação das lâmpadas neon?

A C&A implementou em 2010 testes para avaliação da eficiência das lâmpadas neon. Ainda estamos na fase de estudos para verificar a durabilidade e eficiência. 


8- As instalações que competem a atuação dos departamentos administrativos e a estrutura de produção também dispõem destes sistemas sustentáveis?
 
Nos departamentos administrativos dispomos das mesmas soluções de economia em energia e água que utilizamos nas lojas.
9- Os manequins distribuídos nos pontos de venda sobre cabideiros, que tem grande probabilidade de inúmeros manuseios diários, não estão fixados ou estabilizados. São levados em consideração os possíveis acidentes que podem causar?
 
A C&A tem grande preocupação com o bem estar e segurança de todos os seus públicos. Atualmente, todos os nossos manequins têm base própria de apoio, não sendo fácil derrubá-los (mesmo os que estão em prateleiras e não diretamente no chão). Os modelos de manequins sentados ou deitados que temos não possuem base, e assim, orientamos a serem usados em locais baixos ou em prateleiras altas e vitrines, nas quais o cliente não tem acesso. Para minimizar ainda mais o risco de acidente, os manequins são produzidos com material plástico leve, reduzindo o risco de causar ferimentos.

10- O programa Portas Abertas emprega, atualmente, uma porcentagem de deficientes físicos proporcional a quantidade de unidades C&A?
Em 1997, a C&A lançou o programa Portas Abertas, no qual seleciona pessoas com deficiência. Além de pessoas com deficiência física (como questionado) a C&A contrata pessoas com outras deficiências como auditiva, visual e mental.
Por meio do programa, as pessoas são treinadas e desenvolvidas para atuarem em diversas áreas da empresa. Durante o recrutamento, são avaliadas as atividades e áreas mais adequadas para que o candidato desempenhe sua função e desenvolva seu potencial de acordo com perfil e competências. Os profissionais contratados são direcionados para uma das unidades de negócio da C&A como os Centros de Distribuição (Tamboré/ SP e Rio de Janeiro/ RJ), Escritório Central (Barueri/ SP) e lojas da marca.
Desde o início do programa, já foram contratadas mais de 3 mil pessoas.  A C&A segue divulgando seu programa para ampliação destas contratações. Esta ação está em linha com política de responsabilidade social e diversidade da companhia. 
No entanto, é importante informar que os pedidos de desligamentos são altos devido ao assédio do mercado de trabalho por profissionais já capacitados.  Mesmo assim, muitas empresas do segmento de varejo buscam na C&A recomendações por entenderem que somos referência na contratação com todas as dificuldades impostas pela sociedade (questões de acessibilidade, transporte), além de falta de qualificação no mercado.
11- Qual é essa porcentagem?

Atualmente estamos com 76% da cota de deficientes preenchida. Como já mencionado, embora ocorram contratações ao longo do ano todo, o turnover é resultado do assédio do mercado em preencher suas vagas.  A companhia tem vagas em aberto e mantém a divulgação destas contratações por meio de diversas frentes como cartazes em lojas, site institucional, perfis institucionais nas redes sociais e releases para a imprensa. Para se inscrever, os interessados devem fazer o cadastro no site da C&A (www.cea.com.br) ou entregar o currículo em uma das lojas da rede. Além disso, a companhia conta também com parcerias com instituições e Organizações Não Governamentais que apoiam a contratação. Como exemplo, o IPC – Instituto Pró-cidadania.

Atenciosamente;

EQUIPE DE SUSTENTABILIDADE C&A 

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