segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Se você procura dados, a Renner têm poucos



Olá Amigos,

Como informamos no post da C&A, nossa equipe resolveu ler agora relatório de empresas da área de confecção.

Muito foi discutido para saber qual empresa iríamos ler e a escolhida foi a Renner. E qual o critério ? Pois bem, o critério foi o fato da empresa ser uma das 25 maiores marcas do Brasil, assim, a gabaritou totalmente para que seu limite fosse testado.

Ao ler o relatório da empresa nos sentimos num grande folder da loja, com frases interessantes, mas com poucos dados, informação primordial para quem lê um relatório de sustentabilidade.

No entanto, um ponto devemos destacar desta empresa, a preocupação que ela tem com sua cadeia de fornecedores, principalmente nas questões ligadas a trabalho infantil e escravo e isto é um enorme diferencial neste meio e a empresa realmente está de parabéns !!! Não é mesmo Zara ?

Pois bem.... No restante, como já dissemos, o relatório apresentou poucos dados, principalmente nas questões ligadas a satisfação dos empregados e gestão de resíduo de sobra de roupas oriundo da fabricação de terceiros.

Assim, esta é a nossa primeira impressão, vamos aguardar as repostas para fechar nosso entendimento sobre a empresa.

Segue abaixo nossos questionamentos:


Prezados Profissionais da Renner,

Sou Roberto Leite, editor do Blog "Testando os Limites da Sustentabilidade", e escrevo para vocês para sanar algumas dúvidas relativas ao relatório de sustentabilidade 2010 desta empresa.

O nosso blog possui o objetivo de discutir as questões de sustentabilidade com os nossos leitores e para isto fazemos algumas questões em que buscamos respostas das empresas.

Assim, segue abaixo os nossos questionamentos e gostaríamos de receber um prazo para o envio das respostas e se não for possível uma negativa oficial:

1- Por que apesar de ter uma política forte de valorização da mulher na empresa, por que a empresa possui somente uma diretora ?

2- Vocês falam que na questão social vocês aplicam um recurso significativo por meio de investimento social privado, mas ao ver os dados, vimos que muito dos recursos financeiros disponibilizados são oriundos de dedução fiscal. Isto não seria investimento social público por intermédio do privado ? Vocês poderiam defender de maneira mais clara como isto pode ser visto como investimento privado se isto é oriundo de uma polícia de dedução de impostos ?

3- Sobre pesquisas de atendimento ao cliente, vocês só possuem somente dados quantitativos por meio do "encantrometro" (totem que fica na frente das lojas)? Vocês não fazem outra pesquisa mais segura metodologicamente para medir os resultados, visto que o encantamento do cliente é algo tão importante para vocês ?

4- Sobre o Disque Denúncias, vocês somente citam o trabalho no relatório, mas não apresentam dados. Vocês poderiam disponibilizar dados quantitativos deste trabalho ?

5- Vocês poderiam detalhar melhor como funciona o Conselho de Consumidores ?

6- Vocês citam dentro dos aspectos de clima organizacional apenas o fator engajamento com 68% de favorabilidade, no entanto, não apresentam índices ligados diretamente a satisfação dos empregados em trabalhar na Renner, pergunto isto, pois o Turn Over de vocês é muito alto (faixa de 40%). Os empregados estão além de engajados, satisfeitos e felizes em trabalhar na Renner ? Vocês possuem dados para comprovar ?

7- Como manter a cultura de encantamento de clientes com um Turn Over na faixa de 40% ? Não é um numero muito alto que compromete a estratégia da empresa ?

8- Vocês atingem a cota legal de trabalhadores com deficiência ? Se não atingem, o que falta para atingir ?

9- Parabéns pelo trabalho relatado no controle da sua cadeia de fornecedores com relação a trabalho escravo e mão de obra infantil. Uma dúvida. Caso a auditoria encontre problemas como escravidão ou uso ilegal de imigrantes, vocês informam a polícia ? Isto ficou na dúvida, pois parece que vocês dão uma colher de chá por seis meses até uma nova auditoria ? Se isto for verdade, vocês não estão sendo coniventes com a ilegalidade ?

10- Sobre os fornecedores estrangeiros, vocês afirmam que não os auditam, mas que eles assinam um termo de compromisso. Vocês possuem fornecedores chineses ? Como vocês acreditam no "compromisso" de um chinês frente a cultura de exploração do trabalhador existente naquele país ?

11- Sobre a questão ambiental, o mais preocupante de uma loja de roupas são os resíduos de tecidos oriundo da fabricação das roupas. Como vocês auditam o descarte adequado de seus fornecedores destas sobras ?

12- Por que a taxa de doenças ocupacionais não caíram de 2009 para 2010 e por que o número de dias perdidos aumentou tanto neste mesmo período. Os trabalhadores estão passando por um processo de stress maior, pois o número de lojas e de trabalhadores não cresceram na mesma proporção o que pode estar acarretando um aumento da carga de trabalho. Isto procede ?

13- Ter uma empresa com 100% das ações pulverizadas no mercado não é uma estratégia arriscada ? Pergunto, pois se o dono mudar, perde-se uma cultura do dia para noite e isto é ruim tanto para o empregado como para o cliente. Como a empresa vê esta questão ?

Atenciosamente,

Roberto Leite

Nenhum comentário:

Postar um comentário