quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Cemig. Mineiro come quieto, mas faz um trabalho interessante


Olá Amigos,

Atendendo o pedido de alguns mineirinhos, acabamos de ler o relatório da Cemig (companhia energética de Minas Gerais) e para nossa feliz surpresa o relatório é muito bom.

Com certeza este foi um dos melhores relatórios de 2010, tanto na questão de tranparência como na apresentação dos dados, faltando somente um trato melhor na diagramação para melhorar a leitura.

Dentre as informações relatadas, acredito que a empresa deva melhorar o volume próprio de investimentos sociais e não depender somente de incentivo fiscal, pois os projetos da empresa são muito bons e com mais recursos haveriam ótimos resultados.

Outro ponto de destaque são as questões de RH. A empresa informa que vai crescer muito, mas está diminuindo o número de funcionários e não está admitindo, algo perigoso no processo de gestão.

No restante, o material é realmente muito bom. Mineiro come quieto mas, faz um trabalho interessante.

Obviamente que o material ainda apresenta dúvidas e assim, encaminhamos os questionamentos abaixo:

Boa Leitura a todos.


Segue o texto encaminhado a Cemig

Prezados,
Sou Roberto Leite,

Editor do Blog "Testando os Limites da Sustentabilidade" e ao ler o relatório de vocês tive algumas dúvidas, no entanto, gostaria de dar os parabéns para vocês, pois este foi um dos relatórios mais interessantes de 2010.


Prezados,
Sou Roberto Leite,editor do Blog "Testando os Limites da Sustentabilidade", e ao ler o relatório de vocês tive algumas dúvidas, no entanto, gostaria de dar os parabéns para vocês, pois este foi um dos relatórios mais interessantes de 2010.

Segue abaixo nossos questionamentos:
1.       Vocês citam os empregados como um grande patrimônio para se atingir a MIssão e a Visão de a empresa e ao mesmo tempo reportam no relatório grandes investimentos e desafios, no entanto, o número de empregados está diminuindo ano após ano além da grande maioria possuir idade e logo irão se aposentar. Assim pergunto: Como vocês pretendem ajustar esta equação Crescimento X poucos empregados ?

2.       Vocês poderiam detalhar a Metodologia da agência Alemã Oekom Reserarch que atestou categoria Prime para vocês na questão de risco ambiental ?

3.       Vi que vocês são praticamente donos da Light. Vocês também responde pelos problemas de explosão ocorridos no RJ ?

4.       COmo é o relacionamento da empresa com a Associação dos Atingidos por Barragem ? Pergunto isto pois está previsto várias construções de hidrelétricas em seu plano de negócios.

5.       Caso seja investidor e o risco de não se obter a concessão depois de 2015, qual o plano B de crescimento da Cemig ?

6.       Vocês afirmam que o programa "Campos de Luz" promove "melhoria da prática esportiva e de atividades culturais; maior tranquilidade aos moradores, maior utilização dos espaços existentes; diminuição dos índices de credibilidade e vandalismo e a melhoria na qualidade de vida". Vocês possuem dados que comprovem esta afirmação ?

7.       Os princípios e o código de ética da empresa foi desenvolvido e regulamentado pela diretoria da empresa e apresentado aos empregados ou foi construído em conjunto com os mesmos ?

8.       Vocês afirmam que em 2010 foram instaurado três sindicâncias e processos de averiguações. Vocês poderiam detalhar o que aconteceu ?

9.       Vocês afirmam que as reclamações relativas as questões ambientais, 75% foram atendidas em até 15 dias e os 25% restante ?

10.   Por que o atributo da pesquisa que avalia o quanto a empresa está preocupada com a questão ambiental está em queda constante desde 2006 ?

11.   No processo de educação ambiental, vocês afirmam que atingiram 10.3 % dos educadores de Minas, mas qual é a meta de vocês ?

12.   POr que os recursos aplicados na questão ambiental caiu de 2009 para 2010 ?

13.   Durante o período de chuvas vocês realizam um trabalho amplo de comunicação com a comunidade, mas como funciona efetivamente esta divulgação e como são medido o resultado dessas campanhas ?

14.   Parabéns pelo trabalho de ecoeficiência, os indicadores revelam o excelente trabalho de vocês na questão de emissões e reciclagem.

15.   Por que o consumo de água no administrativo aumentou tanto de 2009 para 2010, mesmo diminuindo os empregados ?

16.   Por que a disponibilidade média da energia eólica é de apenas 68,8%, a mais baixa entre todas as matrizes que vocês trabalham ?

17.   Vocês poderiam detalhar como funciona o diagnóstico socioeconômico nos empreendimentos da Cemig ?

18.   Dos R$ 55,7 milhões "investidos" no social pela Cemig, apenas 19% é recurso próprio e não advindo de isenção fiscal e desses 19%, 12 milhões é somente cessão de energia elétrica que possui um custo bem menor para empresa que este reportado assim pergunto: Por que a empresa investe do seu bolso apenas R$ 2,9 milhões no social. Isto não é muito pouco pelo porte da empresa ?

19.   Parabéns pelo programa A16% de incentivo aos empregados a repassar seu imposto ao FIA. Excelente ideia de engajamento das pessoas.

20.   Parabéns pelo projeto energia Inteligente, realmente é uma atitude exemplar focada no negócio da Cemig.

21.   Vocês poderiam apresentar os dados de atendimento da ouvidoria ?

22.   Como funciona efetivamente o conselho de consumidores ?

23.   Por que o índice de satisfação com a qualidade percebida pelo cliente está em queda desde 2006 ?

24.   Vocês citam na página 118 que a estratégia da Cemig contempla o clima organizacional, mas não apresentam resultados de pesquisa, vocês podem apresentar os dados ?


25.   Por que na matriz de materialidade a política de terceirização foi tão mal avaliada pela Cemig ?

5 comentários:

  1. Olá Roberto e leitores do "Testando os Limites da Sustentabilidade",


    Agradecemos a análise positiva de nosso relatório de Sustentabilidade assim como de nossas ações socioambientais. Trabalhamos diariamente para que o desenvolvimento de nossa infraestrutura ocorra sempre conciliado ao desenvolvimento humano e de forma ambientalmente responsável.

    Gostaríamos de elogiar a iniciativa do blog de promover um debate consciente e aberto sobre Sustentabilidade nas empresas. Esse é um assunto importante para nossa empresa e para toda a sociedade.

    Estamos sempre abertos ao diálogo, principalmente com os usuários de internet. Aproveitamos para convidar o editor e os leitores do blog a conhecer nosso trabalho nas Redes Sociais, que tem-se mostrado um importante ponto de contato com nossos clientes:

    Nossos Blogs: http://www.cemig.com.br/Paginas/Blogs.aspx)

    Twitter: twitter.com/cemig_energia

    Facebook: facebook.com/cemig.energia


    Seguem abaixo as respostas aos questionamentos feitos.

    Obrigado!

    Cemig
    A Melhor Energia do Brasil




    1. Vocês citam os empregados como um grande patrimônio para se atingir a Missão e a Visão de a empresa e ao mesmo tempo reportam no relatório grandes investimentos e desafios, no entanto, o número de empregados está diminuindo ano após ano, além de a grande maioria possuir idade e logo irão se aposentar. Assim pergunto: Como vocês pretendem ajustar esta equação Crescimento X poucos empregados?

    O crescimento da organização está acompanhado da contínua revisão de processos e introdução de novas tecnologias. Assim, algumas atividades que exigiam mão de obra mais intensa no passado são atualmente realizadas através de processos automatizados, seja nos sistemas de gestão, sistemas de engenharia ou na operação e manutenção de ativos. Além disso, o próprio crescimento da Companhia, com a incorporação de outras empresas, tem propiciado à CEMIG ganhos de sinergia, o que vem otimizando a realização de suas atividades. É importante destacar que a Cemig, como empresa pública, realiza periodicamente concurso público, para assegurar a atualização do seu quadro de empregados.


    2. Vocês poderiam detalhar a Metodologia da agência Alemã Oekom Research que atestou categoria Prime para vocês na questão de risco ambiental?

    Informações sobre a metodologia da Oekom podem ser obtidas em seu portal:
    http://www.oekom-research.com/index_en.php?content=corporate-rating


    3. RI - Vi que vocês são praticamente donos da Light. Vocês também respondem pelos problemas de explosão ocorridos no RJ?

    Desde 2006, quando passou a fazer parte do grupo de controle da Light S.A, a Cemig possui bom relacionamento com a Light e partilha ideias e valores que vão ao encontro da geração de valores para os seus acionistas. Em 2010, a Cemig dobrou sua participação direta alcançando o percentual de capital que possui hoje (26,06%) e assumindo a gestão da Light. Desde então, a Cemig tem dado atenção especial a ações para ampliar e modernizar a operação da rede de distribuição de energia da empresa fluminense.
    Questionamentos referentes à Light são tratados, exclusivamente, pela sua área de Relações com Investidores, que pode ser acessada através do link:
    http://www.light.com.br/ri/index_ri_pt.htm

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  2. 4. Como é o relacionamento da empresa com a Associação dos Atingidos por Barragem? Pergunto isto pois está previsto várias construções de hidrelétricas em seu plano de negócios.

    Toda a comunicação da Cemig com a comunidade está orientada pela Política de Comunicação com a Comunidade, que pode ser obtida no link a seguir:

    http://www.cemig.com.br/Sustentabilidade/Documents/NO-02.15_Politica%20de%20Comunicacao%20com%20a%20Comunidade.pdf

    Além disso, toda Associação, ONG e sociedade têm, no licenciamento ambiental, sua oportunidade de participar e se pronunciar, quando da análise para implantação dos empreendimentos.



    5. RI - Caso seja investidor e o risco de não se obter a concessão depois de 2015, qual o plano B de crescimento da Cemig?

    A Cemig, através da ABRAGE (Associação Brasileira das Empresas Geradoras de Energia Elétrica), vem acompanhando e contribuindo nesta importante discussão que se refere ao término das concessões, porém ressaltamos que o total da capacidade instalada das nossas usinas, que estão com a concessão findando pela segunda vez, representa 10% da totalidade da capacidade instalada da Cemig.
    A Cemig tem em seu Plano Diretor uma política de crescimento sustentável nos segmentos de Geração, Transmissão e Distribuição de energia elétrica, com a meta de 20% de participação nacional de mercado em cada um destes três segmentos.


    6. Vocês afirmam que o programa "Campos de Luz" promove "melhoria da prática esportiva e de atividades culturais; maior tranquilidade aos moradores, maior utilização dos espaços existentes; diminuição dos índices de credibilidade e vandalismo e a melhoria na qualidade de vida". Vocês possuem dados que comprovem esta afirmação?

    Foram realizadas pesquisas (Instituto Olhar) por entrevistas junto aos lideres comunitários sobre temas como vandalismo, criminalidade, ociosidade. A Cemig obteve maior índice de reconhecimento da participação no Programa Campos de luz, 83%. Cerca de 72% dos entrevistados concordam que as pessoas se tornam mais unidas, após a iluminação do campo. A iluminação torna a região do campo mais segura e 92% dos entrevistados concordam que o esporte contribui na prevenção de uso de drogas e da violência.


    7. Os princípios e o código de ética da empresa foram desenvolvidos e regulamentados pela diretoria da empresa e apresentados aos empregados ou foram construídos em conjunto com os mesmos?

    A elaboração da Declaração de Princípios Éticos e do Código de Conduta Profissional da CEMIG contou com a participação de diversos empregados e gerentes de todas as diretorias da empresa.
    Os “Nossos Princípios Éticos e Nossas Responsabilidades” representam a tradução da cultura da empresa, reforçada pela atuação de seus empregados, gerentes e administradores, e estão alinhados com a forma como são conduzidos os negócios da Cemig, orientando todas as suas decisões e escolhas, em todos os locais em que a Cemig está presente.
    Após a elaboração da Declaração de Princípios Éticos e o Código de Conduta Profissional da CEMIG, houve a sua aprovação pela Diretoria Executiva e pelo Conselho de Administração.


    8. Vocês afirmam que em 2010 foram instaurados três sindicâncias e processos de averiguações. Vocês poderiam detalhar o que aconteceu?

    Quando a Sindicância conclui por existência de irregularidade, são aplicadas penalidades disciplinares aos empregados, de acordo com a legislação em vigor. No caso das sindicâncias citadas, as denúncias não foram confirmadas, portanto, os casos foram arquivados.


    9. Vocês afirmam que as reclamações relativas às questões ambientais, 75% foram atendidas em até 15 dias e os 25% restantes?

    Conforme descrito no Relatório Anual e de Sustentabilidade (página 79), todas as reclamações relativas às questões ambientais foram tratadas pelas áreas responsáveis. Contudo, dependendo da demanda, o tempo para sua resolução pode ser maior que os 15 dias. O importante é ressaltar que nenhuma solicitação deixou de ser avaliada e respondida.

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  3. 10. Por que o atributo da pesquisa que avalia o quanto a empresa está preocupada com a questão ambiental está em queda constante desde 2006?

    Ressaltamos que a nota desse quesito variou no período entre 80,3 e 92,3, em um total de 100 pontos, o que, na nossa avaliação, representa uma excelente nota em relação à satisfação do consumidor, considerando que a Cemig possui mais de sete milhões de consumidores e está presente em 774 municípios de Minas Gerais. Durante o período, a nota da Cemig manteve-se acima da média nacional.


    11. No processo de educação ambiental, vocês afirmam que atingiram 10.3 % dos educadores de Minas, mas qual é a meta de vocês?

    O Programa de Educação Ambiental Terra da Gente foi criado em 2001, com o propósito de promover a educação ambiental para alunos do 6º ao 9º ano do ensino fundamental da rede escolar mineira, com ênfase na proteção, conservação e recuperação da biodiversidade dos biomas presentes no território de Minas Gerais.
    Na segunda etapa do Programa, que envolve as regiões Campo das Vertentes e Sul de Minas, a expectativa é atender a 247 mil alunos de 773 escolas, localizadas nos 228 municípios da região.


    12. Por que os recursos aplicados na questão ambiental caíram de 2009 para 2010?

    Os recursos aplicados em meio ambiente sofrem variações em função também dos empreendimentos em implantação. Em 2010, a queda se deve, principalmente, à conclusão da Usina Hidrelétrica de Baguari e da maior parte das ações ambientais referentes às fases de implantação de empreendimentos. (ver primeiro parágrafo da página 82 do referido relatório).


    13. Durante o período de chuvas vocês realizam um trabalho amplo de comunicação com a comunidade, mas como funciona efetivamente esta divulgação e como são medidos os resultados dessas campanhas?

    A comunicação com as comunidades visa criar um canal permanente de integração, além de esclarecer o papel do reservatório da usina hidrelétrica e de como a sua operação é importante no controle de cheias oriundas de eventos críticos, próprios da dinâmica do ciclo hidrológico. São realizados eventos com apresentação de palestras sobre a atuação da empresa para minimizar o efeito das cheias, incluindo os procedimentos para garantir a segurança dos barramentos, as ações ambientais implementadas na região e outros assuntos relevantes. Ao final de cada evento, é aplicado um questionário para avaliar a percepção e o entendimento da comunidade em relação às informações repassadas. Esse questionário serve como balizador de indicadores que dão subsídio para a formatação dos próximos eventos.
    A programação inclui também uma visita guiada à usina hidrelétrica instalada na região, para as pessoas conhecerem sua estrutura e funcionamento.


    15. Por que o consumo de água no administrativo aumentou tanto de 2009 para 2010, mesmo diminuindo os empregados?

    O consumo administrativo de água está sujeito a outras variáveis além do número total de empregados. Conforme descrito no Relatório Anual e de Sustentabilidade (página 88), essa elevação está sendo alvo de nova avaliação interna, para determinarmos quais fatores são mais significativos e para o estabelecimento de metas de melhoria.


    16. Por que a disponibilidade média da energia eólica é de apenas 68,8%, a mais baixa entre todas as matrizes que vocês trabalham?

    Isto se deve a uma especificidade da geração eólica que depende inteiramente da disponibilidade e regime de vento, que por sua vez, depende de uma série de fatores como, por exemplo, as estações do ano. Por outro lado, a Cemig está investindo na aquisição de Parques eólicos, destacando-se, em 2011, a aquisição de parte do capital da empresa Renova, dedicada a usinas eólicas e pequenas centrais hidrelétricas, através da Light.

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  4. 17. Vocês poderiam detalhar como funciona o diagnóstico socioeconômico nos empreendimentos da Cemig?

    Diagnósticos socioeconômicos são obrigatórios por lei quando se trata do licenciamento ambiental de novos empreendimentos e fazem parte do escopo do EIA – Estudo de Impacto Ambiental, e do consequente RIMA – Relatório de Impacto Ambiental, partes fundamentais do processo de licenciamento.


    18. Dos R$ 55,7 milhões "investidos" no social pela Cemig, apenas 19% é recurso próprio e não advindo de isenção fiscal e desses 19%, 12 milhões é somente cessão de energia elétrica que possui um custo bem menor para empresa que este reportado. Assim pergunto: Por que a empresa investe do seu bolso apenas R$ 2,9 milhões no social. Isto não é muito pouco pelo porte da empresa?

    O total de investimento social pela Cemig, em 2010, foi de R$ 78,4 milhões. Esse montante foi utilizado na sociedade em projetos culturais, educação, esporte, doações às instituições filantrópicas, projetos de eficiência energética em hospitais, creches, comunidades de baixa renda e projetos de irrigação em unidades rurais familiares. Esse total representou 2,12% da receita operacional da Cemig em 2010, valor superior ao verificado no ano de 2009, que foi de 1,48% da receita operacional.
    Do total de investimento social, 19%, ou R$ 14,9 milhões, foram originários de recursos próprios, beneficiando, por exemplo, 4.005 organizações, por meio de isenção nas contas de energia, nas quais a Cemig arca com um percentual dos custos operacionais (custo da energia, transmissão etc) e dos impostos federais incluídos na tarifa definida pela Agência Nacional de Energia Elétrica – Aneel. Dessa forma, as instituições beneficiadas puderam destinar R$ 12 milhões a outros fins, em vez do pagamento da conta de energia elétrica.


    21. Vocês poderiam apresentar os dados de atendimento da ouvidoria?

    Em 2010 a Ouvidoria recebeu 13.478 manifestações diretamente dos clientes da área de concessão da Cemig e através do Sistema de Gestão de Ouvidoria – SGO da Aneel foram cadastradas 34.438 manifestações.


    22. Como funciona efetivamente o conselho de consumidores?

    O Conselho de Consumidores da Cemig foi criado em 1994 e é um órgão consultivo, formado por representantes das principais classes das unidades consumidoras, com a incumbência de opinar sobre assuntos relacionados à prestação do serviço público de energia elétrica, focando especialmente os seguintes pontos:
    Manifestar-se a respeito das tarifas e da qualidade do fornecimento de energia elétrica;
    Cooperar com a Cemig na disseminação de programas educativos destinados à orientação dos consumidores sobre a utilização da energia elétrica, esclarecendo-lhes sobre seus direitos e deveres;
    Acompanhar, quando solicitado, a solução de conflitos instaurados entre consumidores e a Cemig;
    Analisar, debater e propor soluções para assuntos que envolvam a coletividade de uma ou mais classes de unidades consumidoras;
    Cooperar com a ANEEL durante as consultas públicas de preparação da fiscalização dos serviços prestados;
    O Conselho de Consumidores se reúne bimestralmente para avaliar os principais indicadores de qualidade da Cemig e para tratar assuntos de interesse dos Consumidores da Cemig.
    Para escutar e informar os Consumidores da Cemig, o Conselho de Consumidores possui uma página no Portal da Cemig, que pode ser acessada pelo atalho: http://www.cemig.com.br/ConselhoDeConsumidores/Paginas/default.aspx

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  5. 23. Por que o índice de satisfação com a qualidade percebida pelo cliente está em queda desde 2006?

    Apesar da variação dos valores dos índices de satisfação com a qualidade percebida, não podemos afirmar tecnicamente que houve uma queda na percepção da qualidade dos serviços prestados pela Cemig, pois a pesquisa que suporta este índice tem margem de erro de 4%, ou seja, o que pesquisa mostra é que no período de 2006 a 2010, temos um resultado estável na faixa de 80% de satisfação. Na nossa avaliação, o patamar de 80% alcançado pela Cemig nos últimos cinco anos é uma valor expressivo e um reconhecimento do trabalho desenvolvido pela empresa.


    24. Vocês citam na página 118 que a estratégia da Cemig contempla o clima organizacional, mas não apresentam resultados de pesquisa, vocês podem apresentar os dados?

    Os resultados disponíveis se referem a 2009, uma vez que está em processo, a pesquisa de clima referente a 2011. Sobre a pesquisa de 2009, informamos que houve a participação voluntária de 70% dos empregados e um índice de satisfação geral de 51%.


    25. Por que na matriz de materialidade a política de terceirização foi tão mal avaliada pela Cemig?

    Na metodologia utilizada pela consultoria contratada, adotaram-se como temas de discussões nas oficinas, os temas relatados no Relatório de 2009. O tema “Política de Terceirização” não foi abordado no Relatório 2009 e, por esse motivo, não constou dos temas trabalhados nas oficinas.
    No entanto, esses temas (dentre eles terceirização) foram levantados pelas partes interessadas durante a realização do teste de materialidade. Optamos, então, com o objetivo de sermos transparentes, de alocar esses temas no eixo da ordenada para demonstrar que esses temas foram relevantes para nossas partes interessadas.

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