quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Lojas Renner. Dados, realmente são poucos.



Olá Amigos,

No prazo acordado, nossos amigos gaúchos das Lojas Renner nos respondeu.

Ficamos felizes com a atenção e disposição em responder ao nosso blog, o que revela o interesse da empresa em se reportar à sociedade frente a essas questões.

Com base nas respostas da empresa, vemos o quanto o pessoal do jurídico trabalhou no texto, pois a cadência do mesmo, como vocês poderão ver abaixo, é tipico de um advogado.

Não sei se foi escrito por um advogado, mas que possui uma tendência ao "juridiques". Ah isto tem.

Pois bem.... Ao ler as respostas, respeitamos certos argumentos apresentados, concordamos com alguns e discordamos de outros, algo muito positivo em um debate democrático. Não é verdade ?

De uma maneira geral, a empresa defendeu sua posição, mas mesmo assim não apresentou os dados em alguns aspectos, principalmente quando tratamos de qualidade de vida do trabalhador.

Muito se afirmou que o Turn Over da Renner é um dos mais baixos do setor, mas não foi apresentado a média do setor para se comprovar, também foi falado que o clima organizacional da empresa é muito bom e que possuem dados sobre isto, no entanto, não são divulgados.

Dizer que a empresa ganha prêmios não quer dizer nada, até o Mc Donald´s  é vista como uma das melhores empresas para se trabalhar, mesmo tendo trabalho escravo, logo.... este tipo de prêmio não possui uma credibilidade aceitável, dados estatísticos sim e foi o que faltou.

Dados também sobre denuncias deveriam ser divulgados como forma de transparência na governança, realmente não queremos saber o que aconteceu, nem como e muito menos detalhes, mas como é analisada, apresentada e discutida esta questão. Várias empresas fazem isto e a Renner poderia seguir o mesmo caminho.

Já sobre os patrocínios da empresa, reforçamos que em nenhum momento discordamos das políticas de dedução fiscal, no entanto, como já relatamos anteriormente isto não pode ser visto como um investimento.

Apesar de ONG´s como a GIFE até defenderem como investimento, contabilmente isto não é. Não somos contra este tipo de ação se bem feita, como é o caso da Renner, mas que a informação seja apresentada de forma contabilmente correta, visto que isto é um relatório. Dedução fiscal não é investimento.

Assim, agradecemos novamente as Lojas Renner pelo seu interesse em nos responder e esperamos encontrar nos próximos relatórios mais dados que comprovem de maneira mais efetiva as ações relatadas.

Segue abaixo o posicionamento da empresa.



1- Por que apesar de ter uma política forte de valorização da mulher na empresa, por que a empresa possui somente uma diretora?
Nossa política de contratação e promoção não é exclusivamente analisada pelo quesito gênero. Hoje levamos em consideração uma série de competências, conforme consta em nosso Relatório de Sustentabilidade 2010 na página 39.

Essa política também está expressa em um de nossos valores, o “Gente”, onde explicitamos que “...proporcionamos a mesma escada para que todos os colaboradores possam subir na velocidade dos seus talentos, esforços e resultados”. Esse valor é extremamente difundido e aplicado em nossa Companhia e pode ser percebido através da trajetória profissional de 03 colaboradores da Lojas Renner e que podem ser analisadas nas páginas 40, 42 e 57 do Relatório de Sustentabilidade 2010.

Dentro do processo de desenvolvimento da carreira executiva, possuímos um programa de Liderança Executiva, um Programa de Liderança Fundamental, além de um Plano de Sucessão devidamente estruturado. Tais informações também podem ser encontradas em nosso relatório, no capítulo “Público Interno”. Todo esse processo transcende a questão gênero.

A nossa estrutura de Governança Corporativa, que pode ser apreciada na página 20 do referido relatório, é composta da seguinte maneira:
  • Conselho Fiscal – 66% de mulheres
  • Conselho de Administração – 14% de mulheres
  • Diretoria Executiva – 20% de mulheres
  • Gerentes Gerais – 30% de mulheres
  • Demais lideranças – 51% de mulheres

Exceto o item “Demais Lideranças”, todas as outras estruturas de gestão podem ser encontradas em nosso site www.lojasrenner.com.br/ri no link Governança Corporativa/Administração.

2- Vocês falam que na questão social vocês aplicam um recurso significativo por meio de investimento social privado, mas ao ver os dados, vimos que muito dos recursos financeiros disponibilizados são oriundos de dedução fiscal. Isto não seria investimento social público por intermédio do privado ? Vocês poderiam defender de maneira mais clara como isto pode ser visto como investimento privado se isto é oriundo de uma polícia de dedução de impostos?

O conceito de investimento social privado amplamente difundido pelo GIFE, organização da qual somos signatários, estabelece que o mesmo pode ser alavancado também por meio de incentivos fiscais concedidos pelo poder público e também pela alocação de recursos não-financeiros e intangíveis.

Nós utilizamos todas as formas acima descritas através da:
  • Utilização de recursos próprios para o Investimento em projetos de geração de emprego e renda para a mulher, bem como para a realização do acompanhamento e avaliação dos projetos apoiados (viagens, pessoal, processo de avaliação e despesas gerais).
  • Incentivos Fiscais que, além de ampliarem significativamente nossa força financeira, também nos possibilitam investir em projetos que tenham outro viés e que não seriam beneficiados com o recurso focado para geração de emprego e renda.
  • Trabalho Voluntário, onde nossos colaboradores tem garantido o direito de exercer o voluntariado em horário de trabalho. Todo mês, os participantes do Programa Estilo Solidário tem 4 horas de trabalho disponível para realizar ações voluntárias na comunidade, sem sofrer nenhum desconto no seu salário.

3- Sobre pesquisas de atendimento ao cliente, vocês possuem somente dados quantitativos por meio do "encantrometro" (totem que fica na frente das lojas)? Vocês não fazem outra pesquisa mais segura metodologicamente para medir os resultados, visto que o encantamento do cliente é algo tão importante para vocês?

A Renner entende que o Encantômetro é um instrumento assertivo de mensuração da satisfação, pois é capaz de traduzir com fidelidade os sentimentos dos clientes. Colocado propositadamente na saída das lojas, permite o registro imediato após a experiência na Renner, conforme descrito na página 32 do Relatório de Sustentabilidade.

4- Sobre o Disque Denúncias, vocês somente citam o trabalho no relatório, mas não apresentam dados. Vocês poderiam disponibilizar dados quantitativos deste trabalho?

A administração do meio de comunicação disponibilizado pela empresa, relacionado ao disque denúncia, é feita com base nas melhores práticas de governança e respeitando o mais alto nível de sigilo e confidencialidade dos dados, em decorrência da importância e credibilidade da ferramenta.

Todos os dados e metodologia de controle estão disponíveis para verificação da auditoria interna da companhia, e também, pela auditoria externa, sendo vedada, inclusive, a divulgação destas informações a demais pessoas da companhia que não tenham necessidade de acesso, com o objetivo de garantirmos o sigilo e credibilidade da ferramenta e processo.

5- Vocês poderiam detalhar melhor como funciona o Conselho do Consumidor?

O Conselho do Consumidor é uma pesquisa qualitativa, aplicada em praças que retratam diferentes mercados, com tempo de maturação variado. Clientes são convidados para um grupo focal para a análise do recall das ações de marketing. Estas pesquisas também são oportunidades para investigar a opinião dos clientes sobre assuntos pertinentes para a companhia, como abordagem de colaboradores (vendedores), por exemplo. 

6- Vocês citam dentro dos aspectos de clima organizacional apenas o fator engajamento com 68% de favorabilidade, no entanto, não apresentam índices ligados diretamente a satisfação dos empregados em trabalhar na Renner, pergunto isto, pois o Turn Over de vocês é muito alto (faixa de 40%). Os empregados estão além de engajados, satisfeitos e felizes em trabalhar na Renner? Vocês possuem dados para comprovar?

Nosso turnover é um dos mais baixos do segmento varejista. Além disso, trabalhamos fortemente para diminuir este índice através de ações realizadas no decorrer de todo o ano, com base no que é detectado em nossa pesquisa de clima anual, avaliações periódicas, entre outros.

Quanto aos dados, sim, possuímos documentos que comprovam todas as informações referentes a nossa pesquisa de clima. Inclusive, como essa pesquisa é realizada desde 1996, ou seja, há 15 anos, esses dados também são passíveis de comparação.

Através desta pesquisa, nós podemos analisar os dados tanto da companhia quanto de cada loja ou setor. Dessa forma, conseguimos acumular informações suficientes para desenvolver planos de ação que revertam este quadro, até a realização da próxima pesquisa. Este processo nos ajuda a equilibrar o turnover. No entanto essas informações são estratégicas e confidenciais.

Como comprovação do nosso bom desempenho na área de gestão de pessoas, podemos citar os reconhecimentos recebidos pela Lojas Renner no ano de 2010 e 2011:
  • Terceiro lugar em 2010 e segundo lugar em 2011, no prêmio “As melhores na gestão de pessoas”, categoria acima de 10 mil funcionários, concedida pelo jornal Valor Econômico em parceira com a consultoria Aon Hewit.
  • Uma das melhores empresas para se trabalhar no Brasil, em 2010 e 2011, segundo o Guia Exame da revista Exame.

Importante lembrar que estes reconhecimentos são oriundos de pesquisa confidencial realizada com os próprios colaboradores da Companhia e sobre qual a Lojas Renner não possui acesso a nenhuma informação direta dos respondentes.

7- Como manter a cultura de encantamento de clientes com um Turn Over na faixa de 40%? Não é um numero muito alto que compromete a estratégia da empresa?

O controle do índice de turnover é um dos fatores de atenção constante da área de gestão de pessoas. O índice de 40% é um dos mais baixos de nosso segmento.  
Nossos colaboradores têm a missão de exceder as expectativas dos clientes, por isso o encantamento faz parte do DNA da Companhia. Essa filosofia rege código de ética e está presente em todos os produtos e serviços oferecidos pela Renner.
Para perpetuação dessa cultura, há diversas ações como programas de desenvolvimento e de incentivo, sistema de avaliação de desempenho, feedback e reconhecimento.
A Renner possuí o “Histórias de Encantamento um programa de incentivos que tem o objetivo de reconhecer as melhores práticas de colaboradores no exercício do Encantamento. Mensalmente, colaboradores que vivenciaram situações de superação de expectativa de clientes enviam suas histórias para serem avaliadas e concorrem a premiações.
Além desse programa, a Renner comemora o seu aniversário com o Dia do Encantamento. No dia 10 de junho, os colaboradores do administrativo trocam suas rotinas de escritório pelas rotinas de loja, auxiliando as equipes de loja em suas atividades. O Dia do Encantamento tem como objetivos: 
  • Promover maior entendimento do negócio Renner;
  • Perceber o impacto do seu trabalho na operação de loja;
  • Aprender a rotina de loja vivenciando o dia de um colaborador;
  • Possibilitar a experiência da busca do Encantamento no ambiente de loja;
  • Integrar as áreas de apoio e as lojas.
O encantamento está no nosso dia-a-dia desde a década de 90 e todos que ingressam na Companhia se integram a essa essência, pois encantar é a nossa realização.
Hoje, já são mais de 500 mil histórias constantes em nosso banco de dados, relatando experiências emocionantes e marcantes dos colaboradores com nossos clientes. Você pode conhecer mais sobre essa prática no capítulo Clientes do nosso Relatório de Sustentabilidade, páginas 26, 27, 28 e 29.
8- Vocês atingem a cota legal de trabalhadores com deficiência? Se não atingem, o que falta para atingir?

Atualmente estamos com a cota de Pessoas com Deficiência abaixo do percentual previsto pela Legislação, que é de 5% sobre o quadro de colaboradores.

No entanto, há um compromisso da empresa firmado através de TAC - Termo de Ajustamento de Conduta com o MPT - Ministério Público do Trabalho, que estabelece, legalmente, prazo até 29 de outubro de 2013 para que a empresa cumpra o total da cota de PcD's. Portanto, apesar de não estarmos cumprindo a cota no momento, não há descumprimento deliberado da Legislação, pois a situação já foi regularizada junto ao MPT, mediante compromisso assumido em TAC.

Como plano de ação para o cumprimento da cota, bem como para promover maior diversidade em nossa Companhia e - conforme compromisso firmado no Relatório de Sustentabilidade, página 41 - no início do ano de 2010 criamos o Grupo de Diversidade que está planejando e elaborando diversas ações que deverão ser implantadas em 2012. Essa prática será relatada no nosso próximo Relatório de Sustentabilidade.

9- Parabéns pelo trabalho relatado no controle da sua cadeia de fornecedores com relação a trabalho escravo e mão de obra infantil. Uma dúvida. Caso a auditoria encontre problemas como escravidão ou uso ilegal de imigrantes, vocês informam a polícia? Isto ficou na dúvida, pois parece que vocês dão uma colher de chá por seis meses até uma nova auditoria? Se isto for verdade, vocês não estão sendo coniventes com a ilegalidade?

Entendemos que não estamos sendo coniventes, uma vez que, quando constatada qualquer irregularidade ou descumprimento do termo de compromisso firmado com a Renner (página 46 do Relatório de Sustentabilidade) o parceiro é descredenciado.

O descredenciamento implica o bloqueio do sistema para a realização de transações comerciais no prazo de seis meses. A constatação das irregularidades poderá ocorrer mediante auditoria ou ainda via canais de denúncia da companhia (e-mail, telefone e carta), conforme mencionado na página 22 do Relatório de Sustentabilidade.

Somente adequado às exigências contratuais e da auditoria da ABVTEX  (Associação Brasileira do Varejo Têxtil ) é que poderá novamente se candidatar a retomar o trabalho com a Renner.

Destacamos que, junto à ABVTEX, desenvolvemos o Programa de Qualificação de Fornecedores para o Varejo, no intuito de qualificá-los e de aprimorar suas práticas de gestão, responsabilidade social e processos, conforme a página 40 do Relatório de Sustentabilidade.


10- Sobre os fornecedores estrangeiros, vocês afirmam que não os auditam, mas que eles assinam um termo de compromisso. Vocês possuem fornecedores chineses? Como vocês acreditam no "compromisso" de um chinês frente à cultura de exploração do trabalhador existente naquele país?

Entre os fornecedores estrangeiros, há os chineses, que hoje representam uma parcela pequena em relação à cadeia total de fornecimento.  Conforme informado em nosso relatório, na página 47, nossos fornecedores nacionais representam 86%.

A contratação de fornecedores estrangeiros é realizada via grandes trades, que detêm o controle e garantem, através de contratos, as melhores práticas internacionais e de responsabilidade social empresarial. O comprometimento dos fornecedores estrangeiros também é obtido através da assinatura do contrato e do Termo de Compromisso de Conduta Responsável.

Os executivos realizam visitas aos fornecedores do exterior regularmente, bem como as trades auditam fábricas, o que nos auxilia a  garantir o cumprimento do contrato. Há, contudo, a intenção de implantarmos uma auditoria internacional, à medida que a representatividade dos importados aumente.

11- Sobre a questão ambiental, o mais preocupante de uma loja de roupas são os resíduos de tecidos oriundo da fabricação das roupas. Como vocês auditam o descarte adequado de seus fornecedores destas sobras?

Hoje, em nossas auditorias não verificamos o descarte de resíduos. Na auditoria ABVTEX existe um item referente ao programa de coleta seletiva de resíduos sólidos e destinação adequada dos resíduos de produção, mas este item ainda não possui pontuação mínima exigida. No entanto, o Grupo de Trabalho da ABVTEX, planeja que no futuro este item passe a ter uma pontuação mínima para aprovação do fornecedor, mas isso ainda não está estruturado.

Como todo novo programa, ainda estamos estruturando e definindo as melhores práticas. O GT realiza reuniões mensais na ABVTEX e na medida em que as auditorias e resultados são analisados, vamos evoluindo e estabelecendo novas questões ou pontuações.

12- Por que a taxa de doenças ocupacionais não caíram de 2009 para 2010 e por que o número de dias perdidos aumentou tanto neste mesmo período. Os trabalhadores estão passando por um processo de stress maior, pois o número de lojas e de trabalhadores não cresceram na mesma proporção o que pode estar acarretando um aumento da carga de trabalho. Isto procede?

O aumento no número de doenças ocupacionais e dias perdidos ocorrem tanto por causa do aumento do número de colaboradores quanto pela consolidação das mudanças legislativas recentes (Decreto Nº 6.577, de 25 de setembro de 2008) que ampliaram a quantidade e a modalidade de CID – Classificação Internacional de doenças. Tal legislação definiu que doenças até então não classificadas como doença profissional passassem a receber referida classificação.

Neste sentido, não cabe afirmar que a variação apontada se deve a um aumento de exigências por parte da empresa, devido ao processo de expansão, e que este aumento acarrete em estresse aos colaboradores.

Analisando os dados referentes ao aumento do quadro, apresentado na página 80 do Relatório de Sustentabilidade, é possível perceber que o aumento no número de colaboradores foi proporcional ao número de lojas inauguradas, sendo este processo realizado em todos os níveis e unidades cuja necessidade foi verificada. Outra informação que pode ser verificada na análise destes dados é que não houve queda no número de colaboradores entre os anos de 2008 e 2009, ano da crise, e que a Renner manteve seus planos de expansão e contratação, ao invés de demitir colaboradores, conforme a política adotada pelas demais empresas varejistas.


13- Ter uma empresa com 100% das ações pulverizadas no mercado não é uma estratégia arriscada? Pergunto, pois se o dono mudar, perde-se uma cultura do dia para noite e isto é ruim tanto para o empregado como para o cliente. Como a empresa vê esta questão?

Em 2005, o acionista controlador (estrangeiro), que detinha 97,7% das ações da companhia, optou por vender essa participação no mercado de capitais, tornando a Renner a primeira corporation do Brasil, com 100% das ações em circulação. Temos hoje, 4 acionistas de longo prazo, com mais de 5% da Companhia, mas que não detêm o controle.

É claro que, em assembleias, temos alguma dificuldade de conseguir um quorum elevado, mas em nenhuma assembleia da Companhia, deixamos de instalar e aprovar as matérias por falta de quorum. Desde 2006, fazemos um trabalho diferenciado, com o Manual para Participação do Acionista em Assembleia (inclusive fomos pioneira com esse Manual), que traz todas as informações necessárias para que o acionista possa votar naquelas matérias. 

Também fomos a primeira Companhia no Brasil a solicitar o Pedido Público de Procuração, dando assim ao acionista mais uma forma de voto, através de procuração a um representante que a Companhia coloca a disposição.

Nossos colaboradores, recebem em média, 144 horas de treinamento por ano.  A cultura da Companhia está inserida em todos os treinamentos que eles recebem, fazendo com que, o que já vem desde o tempo do Sr. A.J. Renner (nosso fundador) permaneça.

Nenhum comentário:

Postar um comentário