sexta-feira, 15 de julho de 2011

Fiat. O que nos move é receber as respostas.


Olá Amigos,

Como disse meses atrás, a Fiat com certeza é hoje a montadora mais sustentável no país, no entanto, ela pecou num princípio básico que é no relacionamento com a sociedade.

Desde o dia 9 de Maio, buscamos respostas relativas ao balanço de sustentabilidade da Fiat. No começo fomos muito bem atendidos e até recebemos algumas respostas, conforme trecho do e-mail abaixo:


DIA 9 DE JUNHO


Caríssimo,

Tenho 50% das respostas. Estou esperando as últimas informações para consolidar e enviar-lhe tudo.

Um abraço,

Roberto Baraldi
Grupo Fiat – Fiat do Brasil – Comunicação Corporativa

DIA 17 DE JUNHO

Caro,

As questões ambientais estão na área técnica, mas tenho as respostas sociais:

4- Ao ler o relatório, notei que o projeto árvore da vida só existe no Brasil, isto está correto ? Existe a possibilidade desta boa ideia brasileira ir para outros paises ?  POR ENQUANTO, O ÁRVORE DA VIDA ESTÁ PLANEJADO E EST|RUTURADO PARA SER EXECUTADO SOMENTE NO BRASIL. 

5- O projeto educacional Iniziativa TechPro2 poderá um dia ser desenvolvido no Brasil ?  O PROJETO TECH PRO 2 JÁ ESTÁ NO BRASIL DESDE 2010. ELE EXISTE NAS ESCOLAS SALESIANAS DE TRÊS LAGOAS (MS), ITAJAÍ (SC) E BELÉM (PA). 15- Quanto a Fiat Brasil investiu na comunidade e em iniciativas comerciais ao impacto social do negócio, visto que mundialmente a empresa investiu 9.327.498 e 1.673.537 respectivamente.  NO BRASIL, A FIAT INVESTE CERCA DE R$ 2,5 MILHÕES/ANO, COM RECURSOS PRÒPRIOS, EM SUAS AÇÕES DE RELACIONAMENTO COM A COMUNIDADE. 

Um abraço,

Roberto Baraldi
Grupo Fiat – Fiat do Brasil – Comunicação Corporativa

Depois disto, insistimos muito para obter as outras respostas, mas recebemos somente silêncio......

Assim, acreditamos que já chegamos no limite da Fiat e assim registramos que a equipe técnica acima citada não conseguiu responder aos seguintes questionamentos:

1- O aumento das denuncias de violação do código de contuda da empresa de 2007 para 2009 foi por qual razão ? Aumento da fiscalização por parte da empresa ou uma maior displicencia pelos funcionários

2- Vocês afirmaram que estavam definindo o questionário de clima organizacional, não compreendi direto; a Fiat hoje não possui uma pesquisa de clima organizacional estruturado ? Caso tenha compreendido errado, vocês poderiam passar o índice de satisfação dos empregados no Brasil ?

3- Vocês concluiram o Guia Ambiental e de sustentabilidade para seus fornecedores ?

6- O relatório não especifica, pois os dados revelam apenas que o número de empregados na região do mercosul caiu 1,8% com relação a 2008 ? Este número reflete o caso da Fiat no Brasil ou aqui a empresa seguiu esta tendência de diminuição de postos de trabalho ?

7- Na região central e Sulamericana o número de mulheres é o menor de todo o grupo. Qual é esta relação no Brasil ?

8- O menor salário pago pela Fiat Brasil de acordo com o relatório é apenas 11% maior que o salário mínimo nacional, achei muito baixo pelo porte da empresa. Que tipo de profissional recebe este salário no brasil e quantos % da força de trabalho este tipo de profissional representa ?

9- De maneira geral os valores de investimento em formação dos empregados cairam muito na Fiat de 2008 para 2009.Esta tendência foi confirmada no Brasil ?

10 - Qual o índice de frequêcia, gravidade e mortalidade dos acidentes com os empregados acontecidos no Brasil, pois não há este dado no relatório.

11- O relatório diz que 41,1 % dos empregados na itália são sindicalizados. No Brasil este número é de quanto ?

12- O projeto BimbiSicuramente (http://www.bimbisicuramente.it) de segurança no trânsito para crianças realizado na Itália poderá ser implementado no Brasil ?

13- É possível disponibilizar os dados de atendimento ao cliente no Brasil tendo como base as informações contidas no balanço de sustentabilidade da Fiat Mundial (pag 145) ?

14- No Brasil quantos % dos fornecedores da Fiat possui a certificação ISO 14000 ?
Com isto, infelizmente, ficamos no vazio. Em comemoração aos 35 anos da Fiat digo o que nos move é a obtenção das respostas. Como não conseguimos.....

LIMITE TESTADO.


Nenhum comentário:

Postar um comentário