quarta-feira, 27 de julho de 2011

Johnson & Johnson - Um relatório cuti cuti.

Olá Amigos,
Nossa equipe acabou de ler o relatório da Johnson & Johnson (J&J).
Ao ler o material posso definir o balanço como um relatório cuti cuti, bem parecido com os produtos que eles vendem, focado em bebês e maternidade.
O texto é um tanto quanto maternal, focado muito em saúde e princípios.
Por falar em princípios, este relatório revela como um processo cultural demora para se desenvolver. Para vocês terem uma idéia, eles possuem como valor uma carta chamada “Nosso Credo” que existe desde 1943 e com certeza é um texto de vanguarda até hoje. É este credo que norteia toda a empresa.  
Para o que eles se propõe é um trabalho bem estruturado, falta algumas informações, principalmente o disponibilização de recursos e investimentos sociais e se isto advém de investimento próprio da empresa ou de políticas de dedução fiscal.
Sobre as questões ambientais, o trabalho está surtindo resultado.
Segue abaixo o e-mail encaminhado com alguns questionamentos levantados:
 Prezados,
Sou Roberto Leite, editor do blog “Testando os Limites da Sustentabilidade” e acabo de ler o relatório 2009 de vocês.
Gostei das propostas e das ações, no entanto, ainda estou com algumas dúvidas e gostaria e muito que fossem respondidas para dividir a informação com os nossos leitores.
Desde já agradeço pela atenção e segue abaixo os nossos questionamentos:
1- Vocês poderiam disponibilizar os dados da última pesquisa sobre o "Nosso Credo" no Brasil de modo a saber se os empregados J&J estão comprometido com esses valores ?
2- O projeto desenvolvido juntamente com o Hospital São Camilo sobre aumento da produtividade, foi uma ação comercial ou social ? Existe a possibilidade de implantar este projeto em hospitais públicos e mais carentes ?
3- Muito interessante o trabalho de distribuição do guia de sustentabilidade para as farmácias. Vocês possuem dados de retorno dessas ações com seus clientes sobre a conscientização do descarte deste tipo de produto depois da campanha e se isto melhorou ? Quanto é investido neste projeto ?
4- Interessante o projeto sobre o ciclo de vida do produto do Band-Aid. Vocês possuem meta para aplicar isto em outros produtos ou isto foi apenas um projeto conceito ?
5- Vocês poderiam detalhar melhor como funciona este projeto de relacionamento entre a J&J e os médicos. Quais os preceitos éticos que norteiam esta relação ? Pergunto pois correm boatos nada agradáveis desta relação entre médicos e indústria farmaceutica, como pagamento de viagens e congressos, bem como outros mimos em troca de receitas para clientes. Como a J&J analisa esta questão ?
6- Muito bom o projeto de bolsa para médicos residentes. Parabéns.
7- Vocês podem apresentar mais dados da Pesquisa Brasil entre consumidores J&J e as questões de sustentabilidade ?
8- Quando a J&J vai iniciar um processo completo de logística reversa de seus produtos mediante o relacionamento com os fornecedores. Existe alguma projeção ?
9- Vocês podem disponibilizar os índices de insatisfação dos funcionários registrados no Hotline citado na pag 30 do relatório ?
10- Qual o nível de satisfação via pesquisa de clima organizacional da empresa ?
11- Parabéns pelo trabalho de assistência social e saúde bem estruturado, principalmente com relação ao cigarro.
12- Quanto foi investido em treinamento na J&J em 2009 e quantos % dos empregados foram atingidos ?
13- Vocês citaram que estão com 26 anos sem acidentes na fábrica de higiene oral, mas não citam o tempo das outras. Vocês podem informar ?
14- Vocês não explicaram bem porque a quantidade de acidentes automobilísticos por milhão de milhas rodadas subiu em todos os segmentos de 2008 para 2009. Vocês poderiam detalhar?
15- Quanto a J&J enviou em 2009 para o Brasil por meio do Comitê de Contribuições Corporativo para projetos socias e de saúde ?
16- Vocês afirmam na página 43 que "São José dos Campos, onde os impactos da presença da empresa são ainda maiores e mais diretamente sentidos, em função do porte e da natureza das atividades realizadas no parque industrial." Vocês poderiam detalhar esses impactos para melhor compreensão ?
17- As contribuições sociais citadas na página 44 são recursos da empresa ou fazem parte de políticas de deduções fiscais ? Se forem deduções, quantos % dos R$ 2.034.750,00 doados em 2009 são oriundos de abatimento fiscal ?
18 - Como vocês mensuram os resultados efetivos dessas contribuições sociais ?
19 - As metas do Healthy Planet 2010 foram atingidas ?
20 -Parabéns pelo trabalho ambiental, os resultados já estão aparecendo.
21- Quanto é investido no programa ambiental do viveiro ?
22- Vocês já implantaram o programa de voluntariado ? Se sim, como funciona ?
23- No próximo relatório vocês pretendem subir o nível do GRI de C para B e ser verificado por parte externa ?
Desde já agradeço e muito pela atenção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário