sábado, 2 de julho de 2011

Itaú - Empresas, prêmios e dúvidas.



Olá Amigos,

Acabo de receber um release do Itaú em que eles afirmam ser o banco mais sustentável do mundo por terem recebido o FT/IFC Sustainable Finance Awards concedido pelo jornal britânico Financial Times.

Toda vez que uma empresa se diz a melhor do mundo, tendo como referência instituições britânicas, americanas e afins e sempre fico com o pé atras.

Qual a referência de sustentável esses países que utilizaram uma jogatina danada no mercado financeiro e quebraram parte do mundo em 2008, devido a uma atitude nada sustentável, por meio de uma roleta maluca de alavancagem e empréstimos impossíveis de serem pagos pode ter moral de dizer que banco ou instituição financeira é ou não sustentável ?

Reforço que não duvido em nenhum momento deste pessoal que concedeu o prêmio e muito menos do Itaú que até fez um comercial para isto (que na minha opinião achei patético, pois confunde sustentabilidade com reciclagem. O pessoal da agência África deveria estudar mais sobre o tema).


Sempre que fico sabendo de qualquer prêmio eu busco entender quem foi que disse isto ou aquilo, assim mandei o e-mail abaixo a equipe do Itaú para entender realmente do que se trata este prêmio.

Prezados,

Vocês poderiam me explicar melhor a metodologia do FT/IFC Sustainable Finance Awards ?

Quem escolhe as melhores empresas, quem são os jurados e qual formação que os jurados possuem ?

São especialistas do mercado financeiro que avaliam ou são membros de terceiro setor ou alguma outra parte interessada que avalia ?

O que leva o IFC afirmar que este título seja o maior do mundo ?

Bancos populares de micro crédito que oferecem crédito a juros baixos a pessoas carentes em países como Índia e Bangladesh fizeram parte da análise para tal afirmação ?


Vocês poderiam responder este questionamento, pois se isto for realmente confiável, isto é um orgulho não só para o Itaú, mas para todos nós brasileiros.

Aguardo o retorno.

Atenciosamente,

Roberto Leite.

RESSALVO.

Na minha opinião, banco sustentável é isto:


Nenhum comentário:

Postar um comentário