sexta-feira, 8 de julho de 2011

Itaú - Prêmios e esclarecimentos







Olá Amigos,

O Itaú nos apresentou os jurados e a metodologia aplicada para considerar este banco o mais sustentável do mundo.

Ao ler os critérios, notamos que realmente o processo engloba as várias áreas de sustentabilidade, com certeza o trabalho foi bem feito no campo analítico.

Realmente o banco está de parabéns por ter conseguido este prêmio, no entanto, gostaria de deixar uma ressalva na comunicação do banco com relação a este prêmio.

Ao ver quem são os jurados deste prêmio, noto que são apenas pessoas diretamente ligadas ao mercado financeiro, economistas, clubes de investimentos e revistas de finanças. Assim, sob este olhar, podemos afirmar que as análises dos processos de sustentabilidade foram vistos sob a óptica de quem está intrinsicamente ligado ao mercado financeiro e não membros de fora deste meio.

Acredito que um prêmio desta importância deveria ter jurados com experiências de fora do mercado financeiro, ficou um prêmio fechado num mundinho particular.

Assim, ao ler todo o documento, posso afirmar realmente que o ITAÚ é o banco mais sustentável do mundo sob a óptica de pessoas "ENVOLVIDAS DIRETAMENTE COM O MERCADO FINANCEIRO".

Acho que este prêmio não respeitou a diversidade que merece o tema da sustentabilidade para se fazer a afirmação como foi feita na campanha de publicidade e no release da impresa. Fica aqui nossa ressalva.

Um comentário:

  1. se sustentabilidade for só ganhar cada vez mais, realmente o ITAÚ até merece, pq, os lucros exorbitantes dobra a cada ano. Mas quero fazer algumas reflexões: lucro à qualquer custo. Isso tem deixado os funcionários doentes (estresse, depressão gravissima, sindrome do pânico) e até morte dentro da agência. Os bancários tem ultrapassado todos os seus valores e éticas, para cumprir as metas abusivas que o banco impõe. Os clientes não suportam mais ter que comprar produtos bancários inúteis e ainda pagar altas tarifas. ISSO É SUSTENTABILIDADE? A CUSTO DOS BANCÁRIOS, CLIENTES E USUÁRIOS.

    ResponderExcluir