segunda-feira, 18 de julho de 2011

Eletrobras. Sustentabilidade ? Ta na moda né ?





Olá Amigos,

Atendendo a pedidos de alguns leitores, nossa equipe neste final de semana acabou de ler o relatório de sustentabilidade da Eletrobras.

Para quem não conhece, Eletrobras é uma empresa de energia elétrica brasileira que recentemente apresentou na mídia a propaganda abaixo:



Então.... Já que sustentabilidade é tendência, resolvemos ler com calma o material da empresa sobre esta questão.

Afirmo que nossa equipe esperava um material fraco e praticamente "marketeiro" sobre a temática, mas nos enganamos totalmente e ficamos muito felizes por isto.

Com certeza este foi o melhor relatório que lemos neste ano de 2011.

Falta alguns detalhes importantes, como uma matriz de materialidade, mas em termos de detalhes, o relatório é muito bom.

Não sei se foi porque este é o primeiro relatório do sistema Eletrobras, mas ele estava bem explicadinho, até em temas polêmicos, como o caso de Belo Monte e das Usinas Nucleares onde a empresa deixou sua posição.

No entanto, vale ressaltar que o relatório apresentou uma falha. Não encontrei em nenhuma página um canal de contato, o que fez com que demorassemos para encontrar um e-mail.

Achamos um no fale conosco e fizemos os seguintes questionamentos:

 Prezados profissionais da Eletrobras.

Sou Roberto Leite, editor do blog "Testando os Limites da Sustentabilidade" e nossa equipe acabou de ler o relatório de sustentabilidade de vocês.

Primeiramente, parabéns pelo material, pois foi o melhor relatório que lemos neste ano, no entanto, mesmo assim, temos algumas dúvidas que gostaríamos que fossem respondidas para publicação em nosso blog.

Desde já agradeço pela atenção e fico no aguardo das respostas.

Vocês poderiam encaminhar um prazo ?

Atenciosamente,

Roberto Leite

1- Vocês afirmam na página 16 do relatório que das metas estabelecidas no Pacto Tucuruí de gestão de sustentabilidade que venceu em 2010, apenas 30 % foram atingidas. Por que ?

2- Vocês afirmam na página 34 que são uma empresa de energia limpa, mas vocês trabalham com energia oriunda do carvão (1%) e nuclear (5%) (que gera lixo nuclear). Como esta afirmação se sustenta ?

3- Vocês poderiam detalhar melhor o Programa de Incentivo às Fontes Alternativas de Energia (PROINFA)

4- Quando o empregado da Eletrobras designado como representante na diretoria será eleito pelos empregados ?

5- Vocês podem disponibilizar os dados de atendimento da ouvidoria ? Existe dados quantitativos de reclamações por tipo e como foram tratadas ? Esta parte tão importante no relatório está muito vaga.

6- Vocês apresentam diversos trabalhos de comunicação com seus empregados (chamados por vocês de colaboradores), mas quais são os temas chaves trabalhados na comunicação interna por vocês ?

7- A comunicação com a comunidade, em um setor tão impactante como o de vocês não é muito falha ? Pelo que entendi vocês se comunicacam com a comunidade somente em audiências públicas e reuniões técnicas. Esta afirmação procede ? Parece que depois que vocês conseguem as aprovações, vocês somem ?

8- Na página 58 vocês afirmam: " Ambiente propício ao desenvolvimento de engenharias financeiras criativas para captação de investimentos". Vocês podem explicar melhor este termo ?

9- Na página 59, entre os desafios, dois pontos são interessantes de destacar:

"Pressão por redução de tarifa dos grandes consumidores". Vocês podem reduzir a tarifa, visto que a energia elétrica no Brasil é uma das mais caras do mundo apesar da geração relativamente barata ? Como vocês podem colaborar com o crescimento da economia  ?

10- "Perda de mercado pela susbstituição de produtos e autoprodução". Quais seriam esses produtos ?

11- Quais tecnologias vocês estão desenvolvendo para geração de energia limpa afirmado na página 59 ?

12- Como vocês estão trabalhando a equação da frase da página 59 ? "Investir na redução das emissões de fontes térmicas, garantindo o retorno sobre o investimento".

13- Como vocês vão aumentar a articulação com entidades ambientais e comunidades elencadadas também na página 59 ?

14- Na página 65 vocês afirmam que a Eletrobras tem que trabalharmais próximo do paradigma "agente de mercado" que "agente de governo". Vocês poderiam explicar melhor isto ? Parece que vocês estão agora mais para atender os interesses do mercado que da nação. É isto ?

15- Vocês poderiam detalhar melhor o que são os indicadores socioambientais para gestão da sustentabilidade empresarial (IGS) ?

16- Vocês poderiam fundamentar melhor a resposta dada por vocês a pergunta feita na página 81 sem pensar somente no custo direto ? "Deveria o Brasil abrir mão de aproveitar o seu potencial natural (rios da região amazônica) e de utilizar esta energia ?

17- Na página 82 vocês afirmam que "empreendimentos de grande porte, pelo vulto dos investimentos necessários para realizá-los, devem ser aproveitados como oportunidade únicasde alavancar o desenvolvimento para as localidades onde são implantados".
Com base nisto eu pergunto:

18- Qual a gestão social da Eletrobras com relação a isto, visto exemplos como o que aconteceu em Jirau e com relação a notícias veiculadas sobre o Caos que está nas cidades do entorno de Belo Monte, como o desemprego de milhares de migrantes sem qualificação profissional, aumento da violência, colapso no sistema de saúde, aumento da violência de da prostituição infantil.

Isto não condiz com a afirmação de vocês.

19- Devido ao processo de Belo Monte, o número de consultas públicas (12 no total) e oficinas com as comunidades (10 no total) e somente 4 audiências públicas, não foram muito poucas devido ao tamanho e impacto desde empreendimento na região ? Não faltou transparência no processo ?

20- Sobre as usinas nucleares, vocês podem detalhar melhor os plano de emergência e evacuação numa região tão populosa e de difícil acesso como Angra ? Existem simulados com evacuação da cidade ? De quanto em quanto tempo isto é feito ?

21- Quanto é investido no programa de simulação de comunidades por parte da Eletrobras ?

22- Ainda sobre as usinas, vocês justificam a questão de Fukushima com argumentos geológicos para a não construção, mas a Alemanha fica mais longe do oceano Pacífico que a gente e mesmo assim vai fechar suas usinas. Como a Eletrobras avalia esta questão ?

23- Qual o índice de satisfação dos clientes Eletrobras ?

24- Noto que a grande maioria dos empregados da Eletrobras estão acima dos 41 anos. Existe um plano de reposição e de um trabalho de manter o conhecimento dessas pessoas ?

25- Por que o treinamento de pessoas sem nível universitário é bem menor que dos outros empregados ?

26- Por que os acidentes de vocês só ocorrem na região norte e nordeste ? Existe um problema de gestão de segurança nessas regiões ?

27- Não tem nada haver com sustentabilidade, mas por que patrocinar o Vasco se a maioria dos clientes de vocês não são do RJ ? O Presidente da empresa é vascaino ?

28- Vocês poderiam detalhar como funciona os Centros Comunitários de Produção (CCP) ?

29- Por que dos cerca de 208 milhões em gestão ambiental, somente 2,7 milhões são em educação ambiental nas comunidades ?

30- Por que das 13 multas recebidas, vocês só pagaram 2 ?

2 comentários:

  1. Fiquei curioso para saber a posição da Eletrobrás sobre Belo Monte. Como tenho acesso?

    ResponderExcluir
  2. Leandro,

    As informações podem ser obtidas no link abaixo:

    http://www.eletrobras.com/elb/main.asp?View={79AE3C27-C7C8-4ED5-8746-AAC07B2C483E}#2010

    ResponderExcluir