terça-feira, 28 de agosto de 2012

Volkswagen. Não sabe brincar, não desça pro play.



Olá Amigos,

Esta semana vamos decretar mais um limite testado, nesta caso da Volkswagen.

Para quem nos acompanha, sabe que estamos já a algum tempo em busca de resposta relativas a gestão da Fundação VW no Brasil.

Resumidamente.... estamos aproximadamente um ano em busca de um relatório da empresa no Brasil, mas só no dia 28 de junho, recebemos o e-mail do profissional Mario Offenburger da VW nos convidando para a leitura.

Caro Roberto,

Gostaríamos de enviar um exemplar da nossa mais recente publicação: Investimento Social Fundação Volkswagen.
Em qual endereço devo encaminhar?
Seguimos à disposição para mais informações.

Atenciosamente,
Mario Offenburger


Animados com a proatividade da empresa, resolvemos ler o material com atenção e formular as perguntas.

Depois de publicado os questionamentos... 

Silêncio.......

Pesquisando na rede, encontramos o contato do Sr Renato Acciarto, gerente de comunicação corporativa 

da empresa.

Depois de um e-mail encaminhado, ele prontamente nos atendeu, entrou em contato por telefone e passou 
informações relevantes sobre a gestão da empresa e nos encaminhou o uma resposta com o release abaixo:

Prezado Roberto,

Conforme seu pedido, segue o press-release do GRI global e também um link no final para uma avaliação completa das ações do Grupo Volkswagen mundialmente (inclui o Brasil) no quesito Sustentabilidade.
Espero que goste. É um material bastante rico.

Grande abraço,

Renato Acciarto

Grupo Volkswagen apresenta seu mais recente relatório de sustentabilidade
Ações de sustentabilidade no Brasil ganham destaque no relatório
O Grupo Volkswagen divulgou o seu mais novo relatório de sustentabilidade sob o título de "economia", "sociedade" e "meio ambiente", no qual apresenta os resultados obtidos no ano financeiro de 2011, por meio de uma administração sustentável. O relatório deste ano foi auditado de acordo com o padrão AA1000AS e a Global Reporting Initiative (GRI, Iniciativa de relatórios globais), que concedeu à Volkswagen a nota mais alta possível para este tipo de publicação, a "A+".

No prefácio do relatório, o Prof. Dr. Martin Winterkorn, Presidente do Conselho Administrativo da Volkswagen Aktiengesellschaft (S.A.) e Bernd Osterloh, Presidente do Conselho de Fábrica Geral e de Grupos da Volkswagen Aktiengesellschaft (S.A.) escreveram: "Nossa responsabilidade é garantir o futuro da mobilidade urbana pessoal, mantendo-a acessível, segura e compatível com o meio ambiente. É por isso que, como um Grupo, estabelecemos um nível muito mais alto em termos de sustentabilidade e, ao mesmo tempo, definimos para nós mesmos novas e ambiciosas metas."

Os principais focos da companhia têm sido melhorar a compatibilidade dos produtos e da produção com o meio ambiente, assim como promover a saúde e a especialização de mais de 500.000 funcionários da Volkswagen em todo o mundo.

O novo relatório de sustentabilidade também apresenta uma visão geral do balanço ambiental de todos os modelos produzidos pelo Grupo Volkswagen. Atualmente, o Grupo oferece 155 modelos com emissão inferior a 120 gramas de CO2/km; 28 têm, inclusive, emissões inferiores a 100 g de CO2/km. O Grupo Volkswagen está comprometido a melhorar ainda mais a compatibilidade ambiental de seus produtos e trabalha com a meta de reduzir as emissões de CO2 da nova frota de veículos europeus em 30% entre 2006 e 2015. O Grupo Volkswagen pretende ainda reduzir a emissão da frota para menos de 120 g de CO2/km em 2015.

Paralelamente a essas ações, o Grupo Volkswagen está melhorando a conservação dos recursos de produção em suas 94 fábricas em todo o mundo. O Grupo Volkswagen estabeleceu para si mesmo a meta de tornar os processos produtivos 25% mais ecológicos até 2018, em todas as suas fábricas.

O Grupo Volkswagen também mantém altos padrões junto a seu público interno. A alta atratividade e a satisfação dos funcionários são elementos essenciais para a estratégia Mach 2018, meta da empresa de se tornar a líder mundial em vendas de veículos até 2018. É por isso que o Grupo Volkswagen realiza uma pesquisa anual, padrão em todas as suas operações no mundo, sobre a opinião de seus funcionários: 89% dos colaboradores participam da pesquisa, que é a ferramenta fundamental para determinar sua satisfação, eliminando as deficiências e melhorando os processos de trabalho.

A Volkswagen tem publicado relatórios sociais desde os anos 70, e o primeiro relatório ambiental da empresa foi divulgado em 1985. O Grupo Volkswagen tem emitido relatórios de sustentabilidade desde 2005.

Visão geral das metas de sustentabilidade do Grupo Volkswagen:

Em 2016, o Grupo Volkswagen deve investir 62,4 bilhões de euros em todo o mundo e mais 14 bilhões na China. Bem mais de dois terços desse programa de investimento serão aplicados direta e indiretamente no desenvolvimento de veículos cada vez mais eficientes, motores e tecnologia, assim como para a realização de uma produção mais compatível com o meio ambiente em suas fábricas.
Entre 2006 e 2015, o Grupo Volkswagen pretende reduzir a emissão de CO2 na nova frota de carros europeus em cerca de 30% – superando a marca de 120 g de CO2/km pela primeira vez em 2015.
Cada novo modelo a ser lançado na região será 10% a 15% mais eficiente, em média, que seu predecessor.
Os processos produtivos do Grupo devem ser 25% mais ecológicos em 2018, em comparação com 2010. Em termos concretos, isso significa 25% a menos de consumo de energia e água, além de resíduos e emissões.
Até 2020, as emissões de gases de efeito estufa devem ser reduzidas em 40%, como resultado de inovações no fornecimento de energia para a produção no Grupo Volkswagen
Nesse contexto, o Grupo deve investir cerca de 600 milhões de euros na expansão utilização de recursos renováveis de energia, como solar, energia eólica e hidrelétrica.
Ações de sustentabilidade no Brasil

A Volkswagen do Brasil teve destaque na edição do relatório, que mencionou o mercado brasileiro como um dos principais players econômicos para o Grupo Volkswagen, além de diversas ações de sustentabilidade realizadas pela empresa no País. Um dos maiores destaques da publicação é o projeto das Pequenas Centrais Hidrelétricas, que têm proporcionado à Volkswagen do Brasil a geração de energia limpa e renovável. Numa iniciativa pioneira entre as montadoras instaladas no Brasil, a Volkswagen anunciou a construção de duas pequenas centrais hidrelétricas (PCHs), com capacidade para gerar 48,2 MW por ano e que responderão por 40% da energia elétrica da empresa no Brasil. A primeira hidrelétrica, a PCH Anhanguera, garantiu à Volkswagen a conquista, em janeiro de 2012, do Certificado de Emissões Reduzidas (CER), também conhecido como Créditos de Carbono, aprovado pela Organização das Nações Unidas (ONU). O certificado atesta que a hidrelétrica é uma iniciativa sustentável de geração de energia, que contribui para reduzir a emissão de gases causadores do efeito estufa.

Outro destaque é o apoio da Volkswagen do Brasil à revitalização do Parque Ecológico de São Carlos "Dr. Antonio Teixeira Vianna", no interior de São Paulo. Em 2010, a empresa destinou uma verba de R$ 145 mil para o parque, aplicados na reforma de espaços para animais e a reintrodução de vegetação indígena. Instalado em uma área de 72 hectares, o parque abriga 900 animais e 60 recintos.

No âmbito das ações sociais, o trabalho de mais de 30 anos da Fundação Volkswagen também foi destacado, especialmente pelo marco de mais de 1 milhão de alunos beneficiados por seus programas educacionais, conquistado em 2011, e o projeto Costurando o Futuro, que ensina o ofício da costura a moradores em situação de vulnerabilidade social de São Bernardo do Campo (SP), confeccionando bolsas e acessórios a partir de tecidos automotivos e uniformes de funcionários da Volkswagen que seriam descartados.

Os resultados do Projeto Bomba d'Água Popular, que permite acesso ao recurso natural a comunidades carentes do semiárido brasileiro, também foram mencionados. Desde o início do programa, em 2005, 698 bombas foram instaladas, beneficiando mais de 100 mil pessoas.

Ações realizadas junto a funcionários da empresa, como o Programa Vida Sustentável, que ensina a reduzir impactos ao meio-ambiente, o AIDS Care, com foco em prevenção, controle e reabilitação da doença, também fizeram parte do relatório.

O relatório de sustentabilidade do Grupo Volkswagen pode ser acessado por meio do seguinte link:

www.volkswagenag.com/nachhaltigkeit


Ao ouvir os argumentos e ler o referido material, notamos a boa intenção da empresa em nos responder, mas o documento não atendeu aos nossos questionamentos sobre a gestão da Fundação VW.

Teremos o maior prazer em ler o novo material da VW que nos foi encaminhado, mas antes gostaríamos das  resposta relativas a fundação.

Como confiar que os demais questionamentos serão respondidos se nem mesmo o da fundação, cujo um dos valores é ser transparente, não foi respondido ?

O fato ocorrido remete bem aquele ditado : "Não sabe brincar, não desça pro play". 

Apreciamos e gostamos de ouvir os argumentos e como as ações das empresas são desenvolvidas, mas 
trabalhamos com fatos provados com números e resultados sólidos, algo que não encontramos nesta empresa.

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