Olá Amigos,
Esta semana vamos decretar mais um limite testado, nesta caso da Volkswagen.
Para quem nos acompanha, sabe que estamos já a algum tempo em busca de resposta relativas a gestão da Fundação VW no Brasil.
Resumidamente.... estamos aproximadamente um ano em busca de um relatório da empresa no Brasil, mas só no dia 28 de junho, recebemos o e-mail do profissional Mario Offenburger da VW nos convidando para a leitura.
Caro Roberto,
Gostaríamos de enviar um exemplar da nossa mais recente publicação: Investimento Social Fundação Volkswagen.
Em qual endereço devo encaminhar?
Seguimos à disposição para mais informações.
Atenciosamente,
Mario Offenburger
Animados com a proatividade da empresa, resolvemos ler o material com atenção e formular as perguntas.
Depois de publicado os questionamentos...
Silêncio.......
Pesquisando na rede, encontramos o contato do Sr Renato Acciarto, gerente de comunicação corporativa
da empresa.
Depois de um e-mail encaminhado, ele prontamente nos atendeu, entrou em contato por telefone e passou
informações relevantes sobre a gestão da empresa e nos encaminhou o uma resposta com o release abaixo:
Prezado Roberto,
Conforme seu pedido, segue o press-release do GRI global e também um link no final para uma avaliação completa das ações do Grupo Volkswagen mundialmente (inclui o Brasil) no quesito Sustentabilidade.
Espero que goste. É um material bastante rico.
Grande abraço,
Renato Acciarto
Grupo Volkswagen apresenta seu mais recente relatório de sustentabilidade
Ações de sustentabilidade no Brasil ganham destaque no relatório
O Grupo Volkswagen divulgou o seu mais novo relatório de sustentabilidade sob o título de "economia", "sociedade" e "meio ambiente", no qual apresenta os resultados obtidos no ano financeiro de 2011, por meio de uma administração sustentável. O relatório deste ano foi auditado de acordo com o padrão AA1000AS e a Global Reporting Initiative (GRI, Iniciativa de relatórios globais), que concedeu à Volkswagen a nota mais alta possível para este tipo de publicação, a "A+".
No prefácio do relatório, o Prof. Dr. Martin Winterkorn, Presidente do Conselho Administrativo da Volkswagen Aktiengesellschaft (S.A.) e Bernd Osterloh, Presidente do Conselho de Fábrica Geral e de Grupos da Volkswagen Aktiengesellschaft (S.A.) escreveram: "Nossa responsabilidade é garantir o futuro da mobilidade urbana pessoal, mantendo-a acessível, segura e compatível com o meio ambiente. É por isso que, como um Grupo, estabelecemos um nível muito mais alto em termos de sustentabilidade e, ao mesmo tempo, definimos para nós mesmos novas e ambiciosas metas."
Os principais focos da companhia têm sido melhorar a compatibilidade dos produtos e da produção com o meio ambiente, assim como promover a saúde e a especialização de mais de 500.000 funcionários da Volkswagen em todo o mundo.
O novo relatório de sustentabilidade também apresenta uma visão geral do balanço ambiental de todos os modelos produzidos pelo Grupo Volkswagen. Atualmente, o Grupo oferece 155 modelos com emissão inferior a 120 gramas de CO2/km; 28 têm, inclusive, emissões inferiores a 100 g de CO2/km. O Grupo Volkswagen está comprometido a melhorar ainda mais a compatibilidade ambiental de seus produtos e trabalha com a meta de reduzir as emissões de CO2 da nova frota de veículos europeus em 30% entre 2006 e 2015. O Grupo Volkswagen pretende ainda reduzir a emissão da frota para menos de 120 g de CO2/km em 2015.
Paralelamente a essas ações, o Grupo Volkswagen está melhorando a conservação dos recursos de produção em suas 94 fábricas em todo o mundo. O Grupo Volkswagen estabeleceu para si mesmo a meta de tornar os processos produtivos 25% mais ecológicos até 2018, em todas as suas fábricas.
O Grupo Volkswagen também mantém altos padrões junto a seu público interno. A alta atratividade e a satisfação dos funcionários são elementos essenciais para a estratégia Mach 2018, meta da empresa de se tornar a líder mundial em vendas de veículos até 2018. É por isso que o Grupo Volkswagen realiza uma pesquisa anual, padrão em todas as suas operações no mundo, sobre a opinião de seus funcionários: 89% dos colaboradores participam da pesquisa, que é a ferramenta fundamental para determinar sua satisfação, eliminando as deficiências e melhorando os processos de trabalho.
A Volkswagen tem publicado relatórios sociais desde os anos 70, e o primeiro relatório ambiental da empresa foi divulgado em 1985. O Grupo Volkswagen tem emitido relatórios de sustentabilidade desde 2005.
Visão geral das metas de sustentabilidade do Grupo Volkswagen:
Em 2016, o Grupo Volkswagen deve investir 62,4 bilhões de euros em todo o mundo e mais 14 bilhões na China. Bem mais de dois terços desse programa de investimento serão aplicados direta e indiretamente no desenvolvimento de veículos cada vez mais eficientes, motores e tecnologia, assim como para a realização de uma produção mais compatível com o meio ambiente em suas fábricas.
Entre 2006 e 2015, o Grupo Volkswagen pretende reduzir a emissão de CO2 na nova frota de carros europeus em cerca de 30% – superando a marca de 120 g de CO2/km pela primeira vez em 2015.
Cada novo modelo a ser lançado na região será 10% a 15% mais eficiente, em média, que seu predecessor.
Os processos produtivos do Grupo devem ser 25% mais ecológicos em 2018, em comparação com 2010. Em termos concretos, isso significa 25% a menos de consumo de energia e água, além de resíduos e emissões.
Até 2020, as emissões de gases de efeito estufa devem ser reduzidas em 40%, como resultado de inovações no fornecimento de energia para a produção no Grupo Volkswagen
Nesse contexto, o Grupo deve investir cerca de 600 milhões de euros na expansão utilização de recursos renováveis de energia, como solar, energia eólica e hidrelétrica.
Ações de sustentabilidade no Brasil
A Volkswagen do Brasil teve destaque na edição do relatório, que mencionou o mercado brasileiro como um dos principais players econômicos para o Grupo Volkswagen, além de diversas ações de sustentabilidade realizadas pela empresa no País. Um dos maiores destaques da publicação é o projeto das Pequenas Centrais Hidrelétricas, que têm proporcionado à Volkswagen do Brasil a geração de energia limpa e renovável. Numa iniciativa pioneira entre as montadoras instaladas no Brasil, a Volkswagen anunciou a construção de duas pequenas centrais hidrelétricas (PCHs), com capacidade para gerar 48,2 MW por ano e que responderão por 40% da energia elétrica da empresa no Brasil. A primeira hidrelétrica, a PCH Anhanguera, garantiu à Volkswagen a conquista, em janeiro de 2012, do Certificado de Emissões Reduzidas (CER), também conhecido como Créditos de Carbono, aprovado pela Organização das Nações Unidas (ONU). O certificado atesta que a hidrelétrica é uma iniciativa sustentável de geração de energia, que contribui para reduzir a emissão de gases causadores do efeito estufa.
Outro destaque é o apoio da Volkswagen do Brasil à revitalização do Parque Ecológico de São Carlos "Dr. Antonio Teixeira Vianna", no interior de São Paulo. Em 2010, a empresa destinou uma verba de R$ 145 mil para o parque, aplicados na reforma de espaços para animais e a reintrodução de vegetação indígena. Instalado em uma área de 72 hectares, o parque abriga 900 animais e 60 recintos.
No âmbito das ações sociais, o trabalho de mais de 30 anos da Fundação Volkswagen também foi destacado, especialmente pelo marco de mais de 1 milhão de alunos beneficiados por seus programas educacionais, conquistado em 2011, e o projeto Costurando o Futuro, que ensina o ofício da costura a moradores em situação de vulnerabilidade social de São Bernardo do Campo (SP), confeccionando bolsas e acessórios a partir de tecidos automotivos e uniformes de funcionários da Volkswagen que seriam descartados.
Os resultados do Projeto Bomba d'Água Popular, que permite acesso ao recurso natural a comunidades carentes do semiárido brasileiro, também foram mencionados. Desde o início do programa, em 2005, 698 bombas foram instaladas, beneficiando mais de 100 mil pessoas.
Ações realizadas junto a funcionários da empresa, como o Programa Vida Sustentável, que ensina a reduzir impactos ao meio-ambiente, o AIDS Care, com foco em prevenção, controle e reabilitação da doença, também fizeram parte do relatório.
O relatório de sustentabilidade do Grupo Volkswagen pode ser acessado por meio do seguinte link:
www.volkswagenag.com/nachhaltigkeit
Ao ouvir os argumentos e ler o referido material, notamos a boa intenção da empresa em nos responder, mas o documento não atendeu aos nossos questionamentos sobre a gestão da Fundação VW.
Teremos o maior prazer em ler o novo material da VW que nos foi encaminhado, mas antes gostaríamos das resposta relativas a fundação.
Como confiar que os demais questionamentos serão respondidos se nem mesmo o da fundação, cujo um dos valores é ser transparente, não foi respondido ?
O fato ocorrido remete bem aquele ditado : "Não sabe brincar, não desça pro play".
Apreciamos e gostamos de ouvir os argumentos e como as ações das empresas são desenvolvidas, mas
trabalhamos com fatos provados com números e resultados sólidos, algo que não encontramos nesta empresa.
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