quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Grupo Libra. Como é a gestão sustentável de uma empresa de Logística ?


Olá Amigos,
Primeiramente pedimos desculpas pela irregularidade na publicação, mas a devido problemas técnicos não conseguimos postar no dia correto.
Esta semana nossa equipe resolveu testar os limites de uma empresa de logística.
Mas por que uma empresa de logística ??? Primeiro, porque nunca fizemos isto e segundo, pois o governo federal está buscando investir e incentivar uma fortuna neste setor.
Assim perguntamos: Será que as empresas deste segmento estão coerente com os processos de sustentabilidade ???
Por isto resolvemos testar os limites do grupo Libra, um dos maiores braços logísticos do Brasil, responsável por exemplo pela gestão de parte do porto de Santos.
Pois bem, resumidamente, o relatório desta empresa não é bom, como disse um de nossos colaboradores "parece um bebê começando a engatinhar".

Relatório é pouco convincente e bastante tendencioso a publicar somente boas novas.
De forma geral, não conseguimos analisar o desempenho em sustentabilidade da Libra, pois há pouca prestação de contas. Na peça escrita ainda predomina uma linguagem de apresentação institucional e marketing. A Libra precisa repensar a forma de se apresentar no próximo ano, pois o leitor quer informação de qualidade que demonstre o que a empresa faz de fato ou deixou de fazer no período reportado e isto não foi evidenciado.
Não há qualquer informação sobre as metas futuras, apesar da empresa declarar em vários momentos que estas existem. Parece não haver abertura para apresentação das mesmas e consequente prestação de contas sobre seu atendimento no período seguinte.

Para falar a verdade o relatório é muito ruim, não atende nem o nível C do GRI o qual eles mesmos propuseram a responder. Realmente o trabalho é decepcionante, mas como nada está perdido, torcemos na redenção desta empresa e esperamos que ela nos responda com qualidade os questionamentos abaixo:
Boa Leitura.
Prezados profissionais da Libra.

Sou Roberto Leite, "editor do blog "Testando os Limites da sustentabilidade".

Canal que busca discutir as questões de gestão sustentável frente a sociedade.

Recentemente nossa equipe acabou de ler o relatório de vocês e ficamos com uma série de dúvidas que gostaríamos que fossem sanadas. 

Assim, segue abaixo nossos questionamentos e gostaríamos de uma resposta com a possível data do envio.

Grato pela atenção. 

1- Vocês poderiam detalhar como ocorre efetivamente a gestão dita participativa no comitê de gestão ? 

2- Dentro de Gestão de pessoas, vocês promovem a gestão do clima organizacional, mas não apresentam as pesquisas de satisfação dos empregados. Vocês podem apresentar esses dados ? 

3- Como é efetivamente disseminado para os empregados o princípio libra de relacionamento ? Como vocês avaliam quie esses princípios são realmente aceitos e internalizados pelos empregados ?

4- Das 60 manifestações registradas na ouvidoria, quais os principais assuntos tratados ? 

5- Por que a Libra não demonstra como as 60 manifestações foram tratadas? O indicador HR4 solicita informações a respeito do número total de casos de discriminação e as medidas tomadas. Já que este é um tema material gostaríamos de receber mais informações sobre isto. 

6- Na mesma linha de raciocínio, a Libra pode nos informar o que significaram as 60 manifestações, e se esta é a única maneira da empresa avaliar se existem casos de corrupção em suas atividades? 

7- O terminal de Santos é o maior negócio da empresa, mas por que apresentou um aumento de 6,2% nas emissões ? Qual a razão desta falta de gestão ambiental no porto ? 

8- Vocês poderiam explicar melhor por que as emissões na LIbra Logística Intermodal aumentou 759% em um ano ? Foi um aumento real ou um erro de gestão na compilação dos dados ? Se for um erro de gestão.... Como posso confiar nos outros dados apresentados pela empresa ? 

9- Por que a geração de entulho subiu tanto de 2009 para 2011 ? 

10- Por que a unidade CNA incinera todos os seus resíduos perigosos e não os reutiliza ou recupera como as outras unidades ? Qual o impacto atmosférico deste incineração ? 

11- Por que a maioria dos resíduos não perigosos são destinados a aterros sanitários e não para reutilização ou compostagem ? Qual a qualidade do aterro que vocês enviam esses resíduos ? Vocês fazem alguma inspeção ? 

12- Vocês podem apresentar os índices de derramamento da empresa nos anos anteriores para efeito de comparação ? 

13- Vocês afirmam que promovem diversas ações de conscientização de seus trabalhadores. Vocês possuem algum indicador que avalia se os conceitos foram absorvidos pelos empregados ? 

14- Na questão de trânsito e poluição sonora vocês possuem pesquisas com a comunidade para medir o real impacto da atividade portuária nas pessoas e processos de mitigação desses impactos ? 

15- O item SO1 do GRI que avalia os impactos sociais nas comunidades, encontramos apenas um exemplos de ação em Santos sobre o agendamento de caminhões, que incomodam menos a comunidade por onde passam. A Libra tem alguma forma consistente de identificação de impactos sociais e gestão sobre os mesmos? Poderíamos receber informações sobre isto? 

16- Sobre o item SO2 do GRI, por que a Libra se limita a escrever que todas as unidades foram submetidas a avaliação de riscos sobre corrupção? Podem nos informar como isto é feito e qual o resultado destas avaliações? 

17- Este R$ 1 milhão em projetos sociais são investimentos próprios ou advindos de programas de dedução fiscal ? 

18- Sabe-se que zonas portuárias são focos de prostituição e possuem altos índices de criminalidade. Por que a empresa não desenvolve nenhum programa para atender mulheres em questões de vulnerabilidade social ? 

19- Vocês sabem realmente a razão de terem uma taxa de rotatividade tão alta de empregados (18,8%) ? 

20- A empresa possui 71 executivos..... Vocês não acham que é muito cacique para pouco índio ? 

21- Como é efetivamente realizado o processo anual de avalição de desempenho e feedback individual dos empregados ? O feedback é dado em data específica? Existe "o dia nacional do feedback" na empresa ? 

22- Qual a razão de 22% das reclamações trabalhistas serem relativas a insalubridade e periculosidade ? A empresa não respeita esta questão legal para com os empregados ? 

23- Por que a índice de dias perdidos pelos empregados varia de 9,9 no norte para 31,2 no sudeste ? Se segurança é tema prioritário na empresa, por que os dados contradizem esta afirmação ? 

24- O índice de severidade dos acidentes acima de 1900 é relativo ao óbito registrado em 2011 ? 

25- Quais os dados da pesquisa de percepção de segurança dos empregados ? Eles possuem esta percepção ? 

26- Sobre o item EC1 do GRI, a empresa diz atender totalmente a este indicador, no entanto, não encontramos dados sobre custos operacionais, salários e benefícios de empregados, pagamento a provedores de capital, impostos brutos. Vocês podem apresentar esses dados ? 

27- Dos 1,1 bilhão em investimentos a Libra poderia fornecer informações sobre os impactos sociais e ambientais relacionados a estes investimentos? 

28- Libra descreve que existem metas e indicadores de performance, mas não nos contam nada sobre isto... Poderiam nos relatar quais são as metas e indicadores de sustentabilidade utilizados? E como a empresa está em relação a isto? 

29- Por que a Libra não reporta de maneira consistente a geração de resíduos de construção civil? 

31- Para ter o indicador EN22 completo é essencial que se reporte este dado, lembrando que pela legislação nacional, parte deste entulho pode ser resíduo perigoso e outra parte não. 

31- É correto entender que o terminal do Rio gerou 12.464 Ton de entulho? Isto é uma quantidade considerável de resíduo de construção civil. Quanto deste resíduo foi perigoso e para onde foi destinado? 

32 - Por que a Libra não apresenta os dados referentes aos anos de 2009 e 2010, permitindo a nós leitores uma análise de desempenho ambiental? A GRI é bastante clara neste quesito de comparabilidade, não atendido pela Libra. 

33- Sobre os derramamentos, a Libra pode nos explicar quais os impactos causados pelos derramamentos, já que suas operações estão localizadas em locais bastante sensíveis? 

34- A Libra utiliza algum indicador de desempenho para consumo de energia? A apresentação pura dos dados de consumo não demonstra se o desempenho da empresa está melhor ou pior. Vocês monitoram o consumo de energia por contêiner movimentado ou algo similar? Podem esclarecer isto? 

35- Por que a energia indireta cresceu quase 60%? 

36- O que a Libra quer dizer com a utilização de caminhões superdimensionados para o transporte de cargas? É um erro do termo utilizado ou uma medida ineficiente de transporte? 

37- Sobre o Item EC8, Não encontramos as informações sobre o investimento em infra-estrutura, conforme solicitado neste indicador. A Libra se limita a publicar o volume de recursos por área de atuação, não reportando o que foi destinado a infra-estrutura e a forma como isto foi feito. 

38- Entendemos ao ler o capítulo sobre relações de trabalho, que há um ajustamento de conduta sendo conduzido pela Libra, sobre o qual a empresa não esclarece os fatos. O que exatamente a empresa descumpriu para ter assinado este Termo com o Ministério Público do Trabalho? 

39- Uma pena a Libra não divulgar suas estatísticas de segurança dos anos de 2009 e 2010, o que permitiria a nós leitores, entender um pouco mais sobre o desempenho da empresa ao longo do tempo. Vocês podem apresentar esses dados ? 

40 - Sobre o acidente fatal ocorrido, a empresa poderia esclarecer o que ocorreu e qual a causa ou causas do acidente? 

41- Em se tratando de um tema material, esperamos que no próximo relatório este indicador seja apresentado de maneira mais aberta por região para todos os indicadores apresentados. Vocês poderiam apresentar desta forma ? 

42- No dito "Comite de relações institucionais", que é o membro independete que trabalha neste setor ? É algum lobbysta reconhecido na função ? Qual o trabalho que ele desenvolve ? 

43- Sobre os compromissos assumidos parabenizamos a Libra por ter aderido ao Pacto Global e gostaríamos de receber o relatório de 2011 sobre o atendimento aos princípios do pacto.

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