quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Volkswagen. Nada sustentável como a maioria das empresas automobilísticas

 
 
 
 
Olá Amigos,

Esta semana lemos o relatório da Fundação Volkswagen (VW).

Como a maioria das empresas do setor automobilístico, esta empresa apresenta um resultado decepcionante nesta questão.

Nota-se durante todo o discurso como as ações sociais (as ambientais nem são consideradas) estão totalente fora do negócio.

Ao ler o relatório vemos somente ações pontuais e nada transparentes (apesar da transparência ser um valor desta fundação), pois não são citados os valores investidos. Não é possível mensurar a relação entre o quanto a empresa fatura e o que se investe no social.

Assim, apresentamos abaixo os nossos questionamentos.

Boa leitura


Prezado Mário,

Nossa equipe nesta semana leu o relatório da Fundação VW e tivemos algumas dúvidas.

Seria possível responder ?

Seguem nossos questionamentos.



1- O Dr Josef-Fidelis VP de RH da VW afirma em seu texto que "A responsabilidade social de uma empresa com a sociedade é muito grande, nos mais amplos sentidos". Então, por que mesmo assim, a empresa apresenta um programa de RS tão limitado em ações sem praticamente considerar diretamente os impactos da industria automobilística na sociedade ?

2- Vocês citam durante todo o texto que a VW aplica o investimento social privado, mas em nenhum momento cita os valores e se realamente é investimento ou dedução fiscal. Quanto que a VW investe mometariamente em sua fundação ? Pergunto isto pois um dos valores da fundação é a transparência.

3- Vocês citam que os projetos apresentados influenciam nas políticas públicas e que devem ser sustentáveis no longo prazo, no entanto, ao ler o material vemos que os projeto são apenas ações pontuais sem capacidade de sustentabilidade no longo prazo e sem dados concretos de influência nas políticas públicas. Vocês poderiam explicar esta afirmação ?


4- Nota-se que muitos projetos desenvolvidos são materiais de apoio nas escolas. Como vocês fazem a efetiva gestão de como isto é trabalhado pelos alunos, bem como os resultados estruturantes ? Nota-se apenas dados pontuais de avalição sem uma estrutura clara. Vocês possuem dados mais processuais dos projetos ?

5- Os resultados apresentados do programa aceleração de aprendizagem são do período de dois anos ou não ?

6- No projeto pró-educar, qual o valor da bolsa que a VW paga para os professores ? É possível um professor se sustentar com este valor para estudar ?

7- Por que uma empresa automobilística como a VW investe tão pouco em educação para o trânsito e nada sobre o uso consciente do automóvel ? A educação proposta pela VW não analisa este campo ?

8- Por que a renda dos participantes do projeto costurando o futuro não é constante e varia tanto ? Qual a razão de ser um projeto nada constante ?

9- No projeto VW na comunidade vocês investem em nove projetos, mas financeiramente quanto é investido nas comunidades carente do entorno das fábricas ?

10- Vocês afirmam que as atividades de investimento social privado devem ser feitas "de forma planejada, sistematizada e monitorada". Após esta frase vocês apresentam uma série de dados pontuais e desconexos dos programas. Vocês acreditam que este tipo de dado apresentado atinge com consistência a garantia de apresentar um resultado frente ao investimento social ?

Nenhum comentário:

Postar um comentário