sábado, 6 de novembro de 2010

Suzano Responde - Empresa séria.

Olá Amigos,
Depois de algum tempo sumido, retorno para passar novas informações para vocês. 

A Suzano respondeu na semana passada e confesso que gostei muito do atendimento e atenção desta empresa sobre a gestão de sustentabilidade, vejo que o trabalho é tratado de maneira profissional e que tudo está efetivamente integrado ao sistema de gestão da empresa.
Noto também que insdústrias estão se importando mais com esta questão que o setor de serviços (banco por exemplo) onde o marketing é muito maior que o resultado efetivo.
Parabéns a Suzano pelo seu processo de gestão rumo a sustentabilidade.
Segue abaixo as respostas da empresa.



 1- Sobre o sistema de gestão de desempenho das pessoas, quando a área operacional será contemplada?

Ainda no primeiro semestre de 2011 teremos a inclusão de todos os colaboradores da Suzano no Ciclo de Gestão do Desempenho. Somente não é possível precisar neste momento o mês exato em que iniciaremos o processo, pois ainda estamos em fase de estruturação interna.

2- Quantos empregados da comunidade do entorno da região do MA e PI foram contratados das 99 admissões anunciadas.

Dos colaboradores contratados para a região Nordeste, 47  já residiam no Maranhão e 19 pessoas no Piauí.

3- Existe um estudo estatístico para saber quais são as principais denúncias que chegam ao comitê de conduta ? Qual a razão do aumento em 66% de 2008 para 2009 ?


Sim. Existem diversos extratos de análise estatística das denúncias recebidas. Estes dados são trimestralmente analisados pelo comitê de gestão de conduta para direcionar as ações táticas e estratégicas pertinentes aos principais assuntos na organização. O aumento no volume é devido, conforme análise do comitê de gestão de conduta, a diversas ações de promoção e esclarecimento do Código de Conduta, como e-learning para 100% dos colaboradores com jogo de perguntas e respostas sobre o Código de Conduta e também à ênfase que a Empresa deu a implementação da SA 8000, que se utiliza do canal de Ouvidoria como mais uma fonte de manifestação de todos os stakeholders.

4- Quantas pessoas com deficiência da comunidade de Mucuri foram empregadas pela Suzano?


São 15 pessoas com deficiência registrados na Unidade Mucuri e 18 na UNF-BA (registrados na unidade de Teixeira de Freitas).

5- Somente 3% dos fornecedores foram auditados sobre as questões de direitos humanos, existe algum projeto para aumentar esta abrangência ?


As empresas auditadas são somente da nossa base de fornecedores críticos, que atualmente são cerca de 420 empresas. Anualmente selecionamos cerca de 25 fornecedores, e os mesmos são auditados nas quatro normas: ISO 9001, ISO 14001, OHSAS 18001 e SA 8000. Todos os anos realizamos a nossa Premiação de Fornecedores, nas categorias Logística, Serviços, Insumos e Inovação, onde também fazemos auditorias em alguns participantes. Nossa intenção é aumentar o número de auditorias no próximo ano. Sendo assim, acreditamos chegar a um número total de cerca de 50 empresas auditadas.

6- Vocês não possuem nenhum fornecedor no MA e no PI ? Pergunto pois na tabela de fornecedores ativos não está contemplado estes estados.

Os números passados referem-se aos fornecedores controlados especificamente pela área de Suprimentos que atende aos sites que já estão em operação, o que ainda não era o caso dos fornecedores do Piauí e Maranhão que, inclusive, possuem uma gerência de suprimentos desmembrada apenas para atender ao projeto. Entretanto, como já estamos plantando efetivamente nos dois Estados, para o relatório de 2010 os fornecedores destes locais deverão ser considerados, embora com gerências diferentes.

7- Como é feito de maneira efetiva o relacionamento com as comunidade do entorno? Como se operacionaliza as agendas de diálogo permanente?


O relacionamento com as comunidades do entorno sempre foi feito por meio da participação de representantes da Empresa em eventos da comunidade, visitas de campo por parte do pessoal operacional e de projetos socioambientais, entre outros. Em 2006, sentimos a necessidade de sistematizá-lo, abrindo mais o canal e registrando as demandas. Daí foi criado o Suzano Responde, no qual por meio de telefone 0800 ou e-mail a pessoa pode encontrar em contato conosco para tirar dúvidas, fazer reclamações, sugestões ou elogios. Em 2008, percebemos que esse canal era efetivo para as comunidades do entorno da Empresa que estavam em áreas urbanas, mas que não atingia na plenitude os nossos vizinhos em áreas rurais. Assim, durante o ano de 2009 e também em 2010, implantamos o Livro de Campo, um treinamento aplicado aos nossos agentes florestais para que eles possam receber demandas das comunidades e levar retornos. Como esses agentes circulam com periodicidade definida por nossas áreas, a ideia é que eles aproveitem para se relacionar e, ao surgir uma demanda, registrem no Livro de Campo. O agente classifica a solicitação, que pode ser  uma demanda socioambiental (reforma de pontes, sinalização viária, pedido de material agrícola, visita à fábrica, doação de mudas, entre outros), uma demanda de desenvolvimento socioambiental (cursos profissionalizantes, parceria com ONGs, projetos de geração de renda e educação, entre outros) ou uma demanda de impacto do Manejo Florestal (ruído de máquinas, quebra de cerca, poeira, entre outros). Há também códigos para os vários tipos de solicitações, com prazos para as respostas. As fichas preenchidas com as demandas são entregues para as gerências socioambientais de cada localidade, que vão atrás das respostas (que podem envolver outras áreas da Empresa). De posse da resposta, o agente volta à comunidade e comunica ao demandante.

Na nossa Unidade da Bahia, foram contratados agentes exclusivos para esse trabalho, que chamamos de agentes socioambientais, e que foram selecionados nas próprias comunidades. Nas demais unidades, o trabalho é feito pelos agentes florestais. No Maranhão, o Livro de Campo está em implantação.

Além dessa ferramenta principal, temos outras, como os RISA (Relatórios de Impacto Socioambiental), os Diálogos Sociais (em São Paulo) e as Caixas de Correspondência.

8- Vocês poderiam citar como vocês conseguiram mapear 800 stakeholders na comunidade ? Como priorizar ações frente a tantos públicos ? Vocês não está confundindo o termo Stakeholder com Indivíduo?

No Relatório de Sustentabilidade, quando dissemos que os diagnósticos socioambientais envolveram 800 stakeholders nos referimos ao número de pessoas que foram entrevistadas. Foram pessoas representativas da comunidade, tais como: lideranças comunitárias, prefeitos, secretários municipais, representantes de órgãos ambientais, representantes de ONGs, representantes do Poder Judiciário, entre outros. Esse trabalho foi feito na Bahia, Espírito Santo, Maranhão, Piauí, Tocantins e São Paulo, mas os resultados foram sistematizados por unidade regional da Empresa.

9- Noto que as atividades na comunidade é apenas de diagnóstico e levantamentos oriundos de processos de licenciamento ambiental. O que é efetivamente ações voluntárias de gestão e relacionamento comunitário por parte da empresa ? Quantos reais em projetos foram investidos nas comunidades do entorno impactadas pelas atividades industriais ?

No capítulo Comunidade, do Relatório de Sustentabilidade, abrimos falando dos diagnósticos socioambientais realizados e das estratégias de relacionamento. Note que eles não são derivados dos processos de licenciamento ambiental. Eles foram além dos diagnósticos feitos para os licenciamentos, até porque abrangeram as áreas de São Paulo e Bahia, que não estão passando por licenciamento. Ainda neste capítulo, há um item chamado de Ações Socioambientais (pág. 63), onde descrevemos alguns dos projetos voluntários de investimento social privado realizados pela Empresa. Na tabela das págs. 64 e 65 está a relação completa dos projetos, com os valores investidos em cada um. Aqui não separamos os investimentos sociais das áreas florestais do das áreas industriais, pois em Mucuri (BA), por exemplo, a fábrica fica cercada por florestas e os investimentos em um e no outro se confundem. Nas págs. 66 a 68, também descrevemos as ações do Instituto Ecofuturo, mantido pela Suzano, com ações nas áreas educacional e ambiental.

10- Sobre os projetos de desenvolvimento econômico e de saúde, porque os recursos ( de 2008 para 2009) aumentaram e o número de beneficiários diminuiu?

Em desenvolvimento econômico, em 2009, por conta da mudança de prefeito no município de Alcobaça (BA), não foi realizado o projeto Fruticultura, que estimula o plantio de maracujá nesta cidade. Ele tinha um grande número de beneficiados, com investimento relativamente baixo para a Empresa. Em compensação, em 2010, entrou o PIR (Programa de Investimento Reciclável), em parceria com o Instituto Ecofuturo. Essa iniciativa fornece linhas de crédito e capacitação para cooperativas de catadores de papel. Como são fornecidas linhas de crédito, ainda não é possível apurar o número de beneficiados. Outro projeto, o de Abelhas Nativas, no Maranhão, teve um aumento no investimento, sem aumento proporcional do número de beneficiados. Em saúde, houve mudança na metodologia de apuração destes beneficiados, pois quando reformávamos uma UTI de um hospital, por exemplo, considerávamos toda a população da cidade como beneficiária. Em 2010, o número foi refinado.

11- Dos 55 milhões investidos em projetos sociais, quando é efetivamente da empresa e quanto é oriundo de incentivo fiscal?

Cerca de R$ 4 milhões são oriundos de incentivos fiscais, concentrados em Cultura e Esporte.

12- Vocês poderiam explicar melhor como funciona a destinação de verba para partidos e políticos cujo o objetivo é "não contemplar qualquer discriminação ideológica" ? Realmente não entendi o termo e o processo.

Com relação à destinação de verbas, a Suzano utiliza o seu Código de Conduta como critério para a definição das contribuições aos partidos e candidatos. Essas contribuições são feitas de acordo com a lei eleitoral, de forma transparente, e podem ser encontradas em sua totalidade no site do Tribunal Superior Eleitoral (www.tse.gov.br). Não objetiva-se a promoção de um partido ou uma ideologia específica, mas sim o desenvolvimento, no âmbito governamental, dos valores adotados pela Empresa.

13- Sobre meio ambiente, por que as emissões de SOx da unidade de Mucuri e de NOx da unidade de Suzano dobraram de 2008 para 2009 ?

No ano de 2009, em Suzano (SP), iniciamos as amostragens de determinação de NOX em mais duas caldeiras auxiliares abastecidas a gás natural.

Em 2008 elas não eram dotadas de plataformas para amostragens na chaminé. Por isso, o indicador que deve servir como referência é o de 2009.

14- Por que as produções de mudas cairam tanto em 2009 ?

Nossa produção em 2009 diminuiu basicamente por 3 motivos:

1º - Devido a crise mundial instalada no final de 2008, tivemos que reduzir gastos, porém mantivemos o efetivo de mão de obra operacional (mantivemos o capital humano);

2º - Reduzimos a produção no viveiro próprio. No entanto, mantivemos as parcerias com os 3 viveiros terceiros;

3º - O melhoramento de seleção genética na última década proporcionou para o plantio dos últimos anos mais celulose por madeira/hectare, reduzindo assim a demanda de plantio de novas áreas e, consequentemente, de mudas.



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