sexta-feira, 12 de novembro de 2010

AMBEV - Este relatório tem que melhorar muito.


Olá Amigos !!

Novo relatório !!!

Acabo de ler uma matéria na internet falando que a Ambev é uma empresa sustentável. Achei estranha a afirmação e resolvi ler o balanço da empresa.

Sabe a conclusão que cheguei ? Que poucos relatórios são tão ruins como este. Meu Deus !!!

Assim, como de rotina, li o relatório e levantei os questionamentos, mas para meu espanto não encontrei nenhum canal no site para encaminhar.

Devido ao impasse procurei o canal de assessoria de imprensa da empresa e encontrei o canal da Sra Fernanda (fernanda.doniani@maquina.inf.br) para quem encaminhei o e-mail abaixo. Confesso que neste caso estou sem esperança de obter alguma resposta. O relatório é muito ruim.

Prezada Fernanda,

Utilizo o canal de assessoria de imprensa da Ambev, pois não encontrei no site nenhum canal conveniente para encaminhar esta mensagem.
Acabo de ler o relatório de sustentabilidade da Ambev ano 2008 e estou com algumas dúvidas e gostaria de saber se a empresa pode responde-las.
Segue abaixo os questionamentos:

1- Vocês poderiam serem mais específicos em qual tipo de valor vocês pretendem criar para a sociedade ? Pois na missão da Ambev isto não está claro, visto que o foco da empresa é somente a geração de vínculos focados em marca, produto ou serviço, pois como vocês afirmam na pag 13 A "missão é a razão de ser da empresa".

2- Na cultura da empresa, vocês poderiam explicar melhor o que significa o termo "tolerância zero" dentro do conceito de sustentabilidade aplicado pela empresa ?

3- Não encontrei dentro dos 10 príncipios qualquer menção direta a atividades de gestão sustentável por parte da organização (pag 14). Vocês poderiam serem mais explicitos nesta relação ?

4- Ao analisar as questões de sustentabilidade da empresa, vocês afirmam na pag 18 que dentro da perspectiva econômica vocês buscam : "gerar valores econômicos para todos os nossos acionistas diretamente e para a sociedade, por meio do pagamento rigoroso de todos os impostos". Vocês realmente acreditam que vocês estão fazendo o melhor para a sociedade simplesmente pagando "rigorosamente" os impostos ? Isto não é somente uma obrigação legal ? Toda empresa não tem que fazer isto ? Que retorno para a sociedade isto tem além do obvio ? 

5- Noto que na sustentabilidade, toda a questão dita social e ambiental são somente processos internos, o modelo de gestão não está descolado da sociedade ?

6- Quantos porcento do faturamente é investido em campanha de consumo consciente com crianças e adolescentes, a atividade foi citada no relatório mais sem dados quantativos e mensuração de resultado. Onde posso obter esses dados ?

7- Qual a razão da emissão dos gases de efeito estufa subir de 644.902,4 (ton) em 2007 para 586.739.655 (ton) em 2008. O aumento foi brutal !! Por quê ?

8- Sobre a comunidade (pag 56) existe algum projeto efetivamente estruturante com as comunidade e não somente doações ? Qual o monitoramente que a empresa faz desses recursos, quais resultados realmente foram obtidos com o apoio da empresa ? 

9- Existe algum trabalho de comércio justo com os produtores de guaraná e cevada do Brasil para evitar exploração e atravessadores ?
10- Vocês poderiam divulgar os dados quantitativos de atividade da ouvidoria da empresa ? Como as manifestações são tratadas ? Existe algum trabalho contra ações ligadas a assédio moral de empregados ?
Desde já agradeço pela atenção




Nenhum comentário:

Postar um comentário