terça-feira, 23 de novembro de 2010

Walmart. Modelo de sustentabilidade pela Exame (acho que esta revista precisa de um Check Up).


Olá Amigos,

Acabo de saber que o Walmart foi eleito a empresa-modelo pelo guia Exame de Sustentabilidade (http://www.walmartbrasil.com.br/Sustentabilidade/noticias_interna.aspx?id=1253).

Empresa MODELO. Viu a força desta palavra ?

Segundo o dicionário Aurélio, modelo é: "Aquilo que serve de objeto de imitação".

Assim, fui ver se realmente o Walmart pode ser visto como modelo de imitação quando discutimos sustentabilidade.

Sou um pouco cético com isto pois depois que assisti o documentário "Walmart: O custo alto do preço baixo" eu duvido que esta empresa possa mudar da água pro vinho assim.



Bem, para não dizer que fui injusto, fui ler o balanço da empresa (http://www.walmartsustentabilidade.com.br/_pdf/relatorios/walmart-relatorio-de-sustentabilidade-2010.pdf
)e confesso para vocês que gostei das políticas ambientais da empresa, mas as sociais..... (que foi o que realmente me preocupou no documentário) estão muito, mas muito aquém de uma empresa do porte do Walmart.

Assim, enviei as dúvidas abaixo para o e-mail: walmartevoce@wal-mart.com

Vamos aguardar a resposta.

Segue abaixo o texto encaminhado a empresa:

Prezados,

Acabo de ler o relatório de sustentabilidade de vocês e confesso que fiquei satisfeito com os resultados apresentados tanto no campo ambiental como na área de relacionamento com fornecedores, no entanto, noto que a parte social (item de maior importância no GRI), principalmente com comunidade (do entorno das lojas) e empregados os dados apresentados deixam um pouco a desejar.

Analisando o material, vejo que as atividades desenvolvidas são apenas pontuais, com alguns projetos isolados pelo país e atividades filantrópicas e não sustentáveis como se afirma no documento.

Durante a leitura do relatório, uma frase de vocês me chamou a atenção:

Impulsionar o Desenvolvimento – O processo de geração de riquezas pela empresa beneficia funcionários, fornecedores e a própria comunidade, por meio de projetos integrados de desenvolvimento local.

Confesso que não vi nada de desenvolvimento local dentro das propostas apresentadas pela empresa quando o assunto é a comunidade diretamente impactada pelas atividades dos supermercados (moradores do entorno).

Ao analisar os números, vocês afirmam que doaram R$ 392.600,00 reais para creches, instituições e clubes. O que gera uma doação média de R$ 4314,00 por supermercado.

Com base nesses dados eu pergunto: O que pode ser feito de sustentável numa entidade com uma verba desta valor ? Vocês podem deixar mais claro como é aplicado este recurso ?

Aproveito este e-mail também para tirar mais algumas dúvidas do relatório:

1- Sobre o voluntáriado, a ação é feita somente em um único dia do ano ou existe ações mais estruturantes de desenvolvimento local como é a proposta da empresa ?

2- Por que o Walmart, sendo uma grande empresa preocupada com o desenvolvimento social, não oferece um plano de previdencia privada para os empregados ? (ec 3)

3- Por que o Walmart não divulga a relação do seu salário com o salário mínimo ? (ec 5)

4- Existe algum plano para reduzir a rotatividade dos empregados que está na faixa dos 30 % ? (LA02)

5- Quais foram as medidas de reparação adotadas pela empresa no caso de discriminação (HR4) ?

Desde já agradeço pela atenção.



Nenhum comentário:

Postar um comentário