quarta-feira, 2 de maio de 2012

Odebrecht. Quando uma bela filosofia se choca com a realidade.


Olá amigos,
Nesta semana nossa equipe resolveu testar os limites de mais uma grande empreiteira do Brasil. A Odebrecht.

Conhecida pela sua filosofia de trabalho diferenciada e liderada pelo seu fundador Norberto Odebrecht, esta contrutora sempre apresentou um diferencial de gestão e ética em comparação a seus concorrentes ou parceiros dependendo do momento.

Foi este, a primeira vista, "diferencial" que credenciou esta empresa ter seu limite testado.
Ao se ler o relatorio desta empresa vimos mais um documento filosófico e de boas intenções do que efetivamente um documento que revele como a empresa desenvolve uma gestao sustentável.
Recheado de frases e pensamentos de seu fundador, o relatório em nenhum momento apresenta de maneira direta e pragmatica o que a construtora realmente faz para que os pensamentos e diretirzes citadas por Odebrecht se concretizem. Apenas encontramos boas intenções, que como diz a minha avó, também estão muito presentes no inferno.
De um modo geral o relatório não disse absolutamente nada. Dados basicos do ramo da construção civil como taxa  acidentes, detalhamento das atividades e seus impactos nas comunidades e dados de clima organizacional são praticamente ignorados durante todo o texto.

Outro ponto gritante no relatório é a confusão do que é apenas uma prestação de serviço em que a empresa foi contratada para executar e uma iniciativa da Odebrecht em mudar uma realidade social por conta própria.

Como são uma construtora, esta empresa se vangloria de ter executado obras de saneamento por exemplo como se fossem programas de responsabilidade social. Ora bolas.... se a empresa foi paga com dinheiro do cidadão para fazer este trabalho, isto não é mérito nenhum da empresa, mas uma obrigação de governo. A coisa ficou muito nebulosa dentro desta vereda no relatório.

Ponto positivo apenas nos projetos de prevenção da malária e em programas desenvolvidos em Angola, que pelo tempo de maturação das ações apresentam dados mais consolidados.

Assim, encaminhamos nossos questionamentos para área de assessoria de imprensa da empresa e para o diretor de comunicação do grupo, senhor Marcio Polidoro.

Ficamos no aguardo.


Segue abaixo nossos questionamentos.

Boa leitura.


Prezados Profissionais da Odebrecht,
Sou Roberto Leite, editor do blog "testando os limites da sustentabilidade", canal que busca discutir as questões de sustentabilidade das empresas, tendo como base os relatórios apresentados pela empresa.
Esta semana lemos o relatório da Odebrecht e ficamos com uma série de dúvidas, assim, encaminhamos os questionamentos para que possam ser respondidos. Caso não seja possível gostaríamos de receber oficialmente uma negativa.
Segue abaixo nossos questionamentos.
Atenciosamente,
Roberto Leite.
1- Como são realizadas as avaliações socioambientais oferecidas como serviço pela empresa ? A empresa detém alguma metodologia própria para a execução deste serviço ?
2- Vocês dizem que sustentabilidade objetiva o valor e a melhoria na qualidade de vida das pessoas. Como a empresa explica o caso em questão tendo como referência as informações abaixo obtidas na internet ? http://migre.me/8KXX0 http://migre.me/8KY3G
3- vocês poderiam explicar de maneira mais concreta como a frase do Sr Norberto Odebrecht "O desenvolvimento por definição, tem de ser sustentável, ou ele não pode ser chamado de desenvolvimento" tendo como base o trabalho da empresa na UHE de Santo Antonio ?
4- Vocês poderiam detalhar de maneira concreta e com exemplos e resultados como os princípios de desenvolvimento sustentável norteiam as ações da Odebrecht ?
5- A participação política citada na política de sustentabilidade da empresa inclui doações a partidos políticos ? Se sim, qual o critério adotado ?
6- Vocês citam na página 12 do relatório que antes de ser iniciado cada projeto, o mesmo é avaliado e classificado quanto aos potenciais riscos sociais e ambientais. Vocês poderiam detalhar como isto é feito ?
7- Vocês poderiam detalhar melhor o projeto Kit Canteiro ?
8- Como vocês fiscalizam a aplicação deste Kit ?
9- O plantio de mudas feito pela Odebrecht na SP 360 é uma obrigação legal prevista em algum TAC ou iniciativa própria da empresa ?
10- O que é realizado o "diálogo permanente" com as comunidades para a Odebrecht ? Vocês poderiam definir ?
11- Quanto a Odebrecht investe em programas sociais no mundo ? Isto advém de recurso próprio ou dedução fiscal ?
12- A Cooperativa de Costura e Ipojuca _ PE financiado pela Odebrecht possui um plano de negócio estruturado ? Como a empresa fiscaliza o resultados desses projetos ?
13- Vocês afirmam que possuem um inventário de Gases de efeito estufa. Onde posso obter este documento ?
14- Parabéns pelo programa contra malária. Resultados interessantes.
15- Vocês poderiam apresentar as taxas de acidentes com e sem afastamento da Odebrecht nos últimos 3 anos para ver o compromisso da empresa para as questões de segurança ?
16- Sobre o projeto "El Diluvio" realizado na Venezuela, qual a participação efetiva da Odebrecht além de ser a executora contratada para prestar este serviço ?
17- Vocês poderiam detalhar como é realmente feito o processo de reassentamento das comunidades atingidas pela UHE Santo Antonio ?
18- Qual o impacto na saúde e educação nas comunidades das obras executadas pela Odebrecht ? Como é medido e administrado este impacto por parte da empresa ?
20- Parabéns pelo trabalho desenvolvido em Kulonga pala Kukula em Angola. As ações estão estruturadas e apresentam resultados.
21- Quando os créditos de carbono da usina construída na República Dominicana efetivamente irá trazer algum retorno para as comunidades ?
22- Vocês poderiam detalhar e apresentar os resultados de como funciona o programa de artesanato e turismo realizado no Peru ?
23- Quanto a Odebrecht investiu no programa Bom Vizinho do Consórcio Paraguaçu. Vocês poderiam detalhar este projeto ?
24- O trabalho desenvolvido em Sepetiba pela Odebrecht não é somente uma prestação de serviço  da empresa ou existe um investimento extra na comunidade e no meio ambiente por parte da empresa ?
25- Vocês poderiam detalhar quanto a empresa investe em ações culturais ?

Nenhum comentário:

Postar um comentário