quarta-feira, 7 de março de 2012

Vale. Defendeu com propriedade seus argumentos, mas deveria aprimorar alguns aspectos.

Olá Amigos.



Esta semana publicaremos as respostas encaminhadas pela Vale. 



Como dissemos no post anterior sobre a empresa; a Vale com certeza não é a pior empresa do mundo.


Tendo como base as respostas encaminhadas, notamos durante todo o discurso uma posição clara da empresa em defender suas ideias e apresentar seus argumentos


De um modo geral o resultado nos agradou, mas notamos que alguns pontos deveriam ser aprimorados. Acreditamos que as ações com as comunidades apresentadas pela empresa deveriam ser medidas de forma mais direta, pois as observações programadas conforme descrito na resposta encaminhada são muito poucas devido a importância que a Vale da para às comunidades no discurso corporativo. Sabemos o quanto é difícil mensurar ações com este foco, mas uma mineradora possui a obrigação moral sobre esta questão.Notamos que a empresa está interessada em mensurar melhor essas questões por mostrar ações pontuais mais estruturadas de uma gestão mais efetiva com as comunidades, mas é algo que ainda deve ser aprimorado.


Sobre a redução da meta de economia de combustível, a resposta da empresa foi estranha, deu a entender que ao invés de enfrentar o problema é mais fácil reduzir a meta do que perseguir um diferencial, mesmo que não seja alcançado, ou seja, é mais interessante trabalhar para um indicador do que para o meio ambiente.



Já sobre o trabalho de relacionamento com fornecedores locais, conflitos frente as greves no Canadá e justificativa sobre os investimentos sociais, a empresa foi muito direta e transparente, realmente damos os parabéns sobre este posicionamento da Vale.



Com relação aos empregados a Vale também foi transparente ao divulgar suas pesquisas de clima organizacional, mas mesmo assim não ficou claro por parte da empresa um detalhamento de como a Vale capacita seus empregados para a gestão de assuntos críticos. Gostaríamos de realmente entender este processo, pois uma mineradora deve ter assunto crítico a ser trabalhado todo dia.



Em se tratando de corrupção (questão 10), a empresa não foi clara, pois apresentou uma resposta evasiva para com esta questão, pois os argumentos apresentados nada tem haver com o que perguntamos. Seria mais interessante a empresa reconhecer o erro e apresentar como trabalhou a questão. Uma pena.




Sobre a justificativa da empresa ter que assinar um TAC para a questão de deficientes físicos  a Vale apresentou uma resposta excelente e que nos surpreendeu pela qualidade dos argumentos apresentados. Parabéns.


Com relação as questões de segurança no trabalho a empresa não apresentou evidências claras de como os diálogos de segurança realmente são diálogos, ou seja, como esses encontros promovem uma discussão efetiva sobre aspectos de prevenção no trabalho. Com certeza, de acordo com relatos da empresa, os temas são abordados entre os empregados, mas se existe realmente um ambiente de diálogo, isto não ficou claro.



Já sobre as emissões atmosféricas, a Vale foi muito clara em seu posicionamento e defendeu seus argumentos. 


Apesar de compreender a linha de atuação da empresa, acreditamos que este processo poderia sim ser aprimorado, pois as medidas de um rigor no controle de emissões não deveriam ocorrer somente quando as atividades da empresa "comprometem a qualidade do ar", mas sempre, de modo que efetivamente as atividades da Vale não comprometam a qualidade do ar para só assim se tomar alguma atitude.

Ainda com relação as comunidades o desenvolvimento do chamado diálogo social por parte da Vale parece muito interessante, no entanto, não ficou claro como isto realmente funciona e como os resultados deste processo de diálogo é medido e avaliado.

Em se tratando dos clientes das ferrovias, vimos que a empresa desenvolve um trabalho sério na região dos estados do ES e MG, mas não ficou claro se este trabalho existe na região do Pará e como isto é administrado naquele estado.

Assim, agradecemos a Vale pelo empenho em nos responder. Do presidente da empresa, o Sr Murilo Ferreira, que prontamente acionou sua equipe para nos atender, bem como a diretora de Sustentabilidade Giane Zimmer e a gerente geral de Assessoria de Imprensa a Sra Mônica Ferreira pelo atendimento prestado e principalmente pela compreensão da nossa proposta de trabalho.

Obrigado pela atenção.

Segue abaixo as respostas encaminhadas pela empresa.


Boa Leitura.



1- De acordo com a Matriz de materialidade apresentada, a comunidade é um dos pontos mais importantes para a gestão da empresa, mas ao ler o relatório vimos uma série de atividades que vocês desenvolvem e aparentemente muito boas, mas não vimos detalhes que revelem o grau de satisfação das comunidades para com esta questão. Vocês possuem dados quantitativos e qualitativos que comprovem esta satisfação?

Atualmente, a avaliação é feita de forma indireta, através da observação da adesão aos programas e do grau de evasão das atividades desenvolvidas e, também, através da adoção de metodologias de avaliação reconhecidas internacionalmente.  É o caso do Escola que Vale, programa voltado para a formação continuada de docentes, diretores e equipe técnica da rede pública municipal de ensino, que foi avaliado através de metodologia da ONG inglesa Keystone, que prevê a participação dos beneficiários na avaliação do programa.  Em 2010, por meio de questionários, 87% dos educadores reconheceram efeitos positivos significativo ou grandes do Escola que Vale no sistema educacional do município. Este ano, todo o processo de monitoramento e sistematização dos programas da Fundação Vale está passando por revisão para gerar dados ainda mais assertivos e detalhados sobre o retorno das comunidades.

2- Ao ler o plano de sustentabilidade de vocês, gostaria de ter mais detalhes sobre alguns pontos:
3- Por que a meta de redução de combustível no caso do cobre caiu de 8,2% em 2010 para apenas 1,8% em 2011?

Houve a necessidade de ajustar a meta às atuais demandas do mercado. Com isso, para garantir a operação, se faz necessário aumentar e/ou substituir a frota de equipamentos, além de lidar com fatores técnicos ligados à operação e movimentação de minério dentro das minas e que demandam o reposicionamento de equipamentos. Entretanto, cabe ressaltar que a Vale trabalha permanentemente na incorporação de tecnologias para reduzir seus impactos, além de aumentar a eficiência de suas máquinas e equipamentos. Um exemplo disso é o S11D, maior projeto da história da Vale, que está sendo projetado para que boa parte do minério seja transportado por correia transportadora diminuindo assim o uso de caminhões e, consequentemente, de combustível.

4- Dentro do trabalho de aumentar as compras locais nos estados do PA e MA, qual é especificamente a definição do que é local para vocês? O estado, a cidade, o bairro. Qual o critério?

A Vale considera local toda a área impactada por suas operações. Dentro desta visão, a empresa busca incentivar relações comerciais com fornecedores da cidade e do estado onde estão presentes essas operações. As compras com fornecedores locais da Vale no Maranhão alcançaram mais de R$ 3,8 bilhões em 2011, um aumento de 89% em relação a 2010, quando foram desembolsados pela empresa R$ 2,01 bilhões. Mais da metade de tudo o que a Vale precisou comprar para suas operações locais no Maranhão foi adquirido no próprio estado.  Já no Pará, as compras da Vale junto a fornecedores locais somaram mais de R$ 5,9 bilhões em 2011, o que representa 16% de todas as compras  da empresa realizadas no Brasil no ano passado (R$ 36 bilhões).


5- Vocês poderiam detalhar qual foi a razão da greve ocorrida no Canadá em 2009? É alguma coisa relativa a choques culturais?

A greve no Canadá foi baseada principalmente em dois pontos: plano de pensão e alinhamento da estrutura de bônus ao sistema usado pela Vale no Brasil. O sistema de participação nos resultados da Vale é baseado no cumprimento de metas de desempenho individuais e em grupo. No Canadá, o sistema de bônus até então era apenas atrelado ao preço do níquel, o que não levava em conta a meritocracia. Quanto à questão do plano de pensão, o sistema até então em vigor considerava o benefício definido, independentemente da contribuição realizada pelo empregado. Este modelo se mostrava insustentável a longo prazo e a proposta apresentada pela Vale visou a ajustá-lo ao modelo vigente no Brasil, que leva em consideração a contribuição definida. Ou seja, o valor que o empregado contribui durante os anos trabalhados.

Após várias rodadas de negociação entre a empresa e o sindicato, estas questões foram resolvidas e a greve foi encerrada em julho de 2010. As negociações com os sindicatos foram conduzidas por equipe local de canadenses.

6- Vocês afirmam que investiram 1,136 bilhões de dólares em projetos de responsabilidade social. Isto foi realmente investimento ou parte disto foi utilizada via dedução fiscal ou contrapartidas relativas a TAC´s (termo de ajustamento de conduta) ou demais acordos judiciais ou governamentais ?

Em 2010, o orçamento da Vale em projetos socioambientais foi de U$ 1,136 bilhão.  Do total de US$ 398,5 milhões investidos em ações sociais, 83,6% (US$ 333,1 milhões) foram investimentos voluntários e 16,4% (US$ 65,4 milhões) foram investimentos sociais obrigatórios (condicionantes e TAC). O valor de patrocínio incentivado integra o investimento social voluntário e representa 22,5% do total do investimento social de 2010 (US$ 89,6 milhões).

Com relação aos investimentos ambientais, em 2010, 13% representaram custos não legais (US$ 94 milhões) como em educação, gestão ambiental e desenvolvimento de novas tecnologias; e 87% representaram custos associados a requisitos legais (US$ 643 milhões). Em 2012, a Vale planeja investir U$ 1,65 bilhão em ações socioambientais.

7- Vocês afirmam que são imparciais nas questões político-partidadárias, vocês então não fazem doação nenhuma a campanhas eleitorais ? A Vale participou de alguma maneiro no plebiscito de divisão do Pará?
A Vale não faz doações para campanhas eleitorais até porque é proibida por lei. Porém, outras empresas do grupo não estão impedidas de fazer.
Sobre o plebiscito de divisão do estado do Pará a Vale não teve qualquer participação.

8- Vocês poderiam detalhar como é feito este processo de capacitação com o público interno sobre a gestão de assuntos críticos?

A Vale possui metodologia própria de gestão de assuntos críticos, inclusive de capacitação do público interno. A área de Assuntos Corporativos é responsável por coordenar os Comitês de Planejamento Estratégico de Assuntos Corporativos regionais, que ocorrem anualmente. Nos comitês, os representantes de cada operação da empresa têm a oportunidade de compartilhar informações e propostas relacionadas aos principais temas de interesse da empresa. A metodologia baseia-se em ferramentas que proporcionam rapidez e efetividade na identificação e priorização destes temas, bem como no acompanhamento e na mitigação de potenciais impactos a eles relacionados.

9- Vocês citam na página 30 que realizam pesquisa de clima organizacional com os empregados, no entanto, apesar de fazer um relato interessante sobre as condições dos empregados, em nenhum momento apresentam esses dados. Qual o índice de clima organizacional da empresa entre os anos de 2008 e 2010? Pergunto isto, pois vocês afirmam que o principal investimento da Vale é nas pessoas. Como isto pode ser provado? A crise mundial de 08 afetou o clima organizacional?

Em 2011 a Vale realizou sua primeira pesquisa global de empregados, voltada para toda a organização (38 países em 8 línguas), a partir de formulários impressos e online. O índice de participação nesta pesquisa foi de 69% e teve um resultado final de 84% de índice de engajamento/satisfação de empregados. Dentro da metodologia de pesquisa, todos os líderes da Vale estão em processo de reunir suas equipes para interpretação dos resultados e elaboração de planos de ação. Até 31 de janeiro de 2012, faltando um mês para o encerramento do prazo para esta etapa de feedback, já haviam sido registradas mais de 1.500 ações, criadas para mitigar pontos a serem desenvolvidos a partir do que foi identificado na pesquisa. Até 2010, eram realizadas apenas pesquisas locais.
Com relação a investimento em pessoas, há várias evidências neste sentido. Só em 2011, o investimento total da Vale em educação foi de US$ 73,9 milhões em todo o mundo, dos quais US$ 67,8 milhões no Brasil. Só os programas Portas de Entrada, que capacitam jovens para trabalhar na empresa, já treinaram mais de 11 mil pessoas de nível médio, técnico e superior nos últimos oito anos. Nos programas específicos para o desenvolvimento de lideranças foram mais de 2 mil pessoas treinadas só em 2011.
Além disso, a Vale oferece a todos os seus empregados próprios salário igual ou superior ao mínimo legal praticado em cada localidade. Para fortalecer a cultura de busca constante por resultados, o pacote de remuneração de cada empregado contempla também o pagamento de remuneração variável.

A maioria dos empregados da Vale (99%) conta com benefícios como plano de saúde, seguro de acidentes e de acidentes pessoais. Já os benefícios relacionados à previdência privada, auxílio-transporte, formação educacional, refeição no trabalho e/ou auxílio-alimentação e Plano de Assistência ao Empregado (PAE) são oferecidos para parte significativa dos empregados da Vale (cerca de 90% dos empregados próprios).
Outra evidência deste investimento é a preocupação da empresa com saúde e segurança, com investimentos superiores a US$ 100 milhões em projetos de melhorias nesta área.

O clima organizacional de muitas empresas foi afetado durante a crise em função das perspectivas negativas para os países e negócios, além dos receios quanto à duração da crise e seus impactos. Na Vale o clima teve uma rápida melhora a partir de 2009, com a reação da empresa frente à crise e a retomada do crescimento.

10- Vocês citam que os casos de corrupção relatados no relatório são exclusivos de fraude contra a empresa. Mas e as questões de corrupção que envolvem funcionários e fornecedores como no caso abaixo, como vocês tratam ?

Qualquer caso de fraude, mesmo as que mencionam empregados e fornecedores, sempre envolvem o prejuízo ou a tentativa de causar algum dano à empresa, seja financeiro, operacional ou de reputação. Desta forma, apuramos casos que sinalizam incidência de possíveis fraudes, desvios e atos ilícitos, ou seja, qualquer denúncia recebida é analisada, conforme fluxo de ações que são validadas entre o Departamento de Segurança Empresarial e a Auditoria Interna da Vale.

11- O que aconteceu na Austrália na mina de carvão de Broadlea? Por que uma pessoa morreu lá? Quais foram as razões disto ao ponto do departamento de minas e energia daquele país intervir a este ponto?

Com relação ao caso de Broadlea, houve um capotamento de veículo em que o condutor teve lesões corporais e não faleceu. Em cumprimento à legislação da Austrália,  as investigações foram iniciadas pelo Departamento de Emprego, Desenvolvimento Econômico e Inovação de Queensland, antigo Departamento de Minas e Energia.  Esse departamento é responsável pela investigação de segurança.

12- Por que uma empresa que se diz socialmente responsável teve que cumprir um TAC com o ministério público para contratar deficientes físicos ?

A Vale firmou um TAC em 2004.  Até aquele ano, existiam várias dúvidas sobre a aplicação da lei e não havia oferta de profissionais para as funções operacionais demandadas pela Vale. O TAC foi uma solução interessante e socialmente adequada para superar estes obstáculos e, graças a ele, a Vale foi a primeira grande empresa brasileira a contratar trabalhadores com deficiência para exercer funções operacionais dentro de parques industriais.
Através do TAC, a Vale foi além da obrigação legal. Não só estabeleceu um cronograma de contratações como também se comprometeu a oferecer qualificação para pessoas com deficiência nas regiões onde atua.
Assim, a Vale vem investindo na qualificação e superando o quantitativo de contratações acordado no Termo de Ajustamento de Conduta, que é de 140 pessoas/ano e, consequentemente, os profissionais treinados e contratados pela Vale passaram a ser disputados por outras empresa.
Atualmente temos 758 empregados com deficiência em nossas operações e escritórios no Brasil, sendo 62% exercendo atividades operacionais e 38% atividades administrativas e de cargos especialistas, o que demonstra  o compromisso da empresa com a equidade de oportunidades.

13- Vocês poderiam detalhar quais foram os casos de discriminação no Canadá e na Austrália? Esta discriminação deve relação com a greve no Canadá?

Austrália: Os detalhes dos casos de discriminação são confidenciais.  Na ocasião, a Vale tomou todas as medidas apropriadas e reforçou que seu Código de Conduta Ética é válido para todos  os seus empregados, sendo intolerável a discriminação de qualquer natureza.

Canadá: Alguns dos casos se enquadram na primeira parte da definição, basicamente o que chamamos de assédio (comentários e atitudes indesejados) e alguns dizem respeito à segunda parte da definição, que se enquadram no que é definido pelo Código de RH Ontário. Todos estes incidentes foram tratados através da nossa Política de Violência no Trabalho, Assédio e Discriminação. Com isso, todos os casos foram resolvidos através de treinamento, disciplina, acordos mútuos, não tendo prosseguimento. As queixas surgiram a partir das atividades do dia a dia.              

14- Parabéns pela redução constante nos acidentes e lesões desde 2008

15- Vocês poderiam detalhar como são realizados os diálogos comportamentais de segurança da empresa? Como a empresa oferece oportunidade de diálogo para os empregados se manifestarem e como isto é monitorado para se garantir um ambiente democrático no mundo do trabalho?

Semanalmente, no mínimo, os líderes operacionais da empresa reúnem suas equipes para realizar um momento de conversa dedicado a temas de saúde e segurança. A partir do uso de exemplos do dia a dia, são tratadas potenciais melhorias de comportamento e gestão de assuntos de saúde e segurança. A ferramenta do diálogo comportamental tem como objetivo promover o avanço na direção da cultura interdependente através de um processo de abordagem ao executante durante a realização de suas atividades, privilegiando o tom educativo. O conjunto de todos os diálogos comportamentais recebe um tratamento estatístico.

16- Este aumento de dispêndio para controle e proteção ambiental de 27% de 09 para 10 foi de iniciativa própria da empresa ou foi alguma exigência legal do Ibama por exemplo?

Do aumento de 27% (US$ 157 MM) dos investimentos ambientais, entre 2009 (US$ 580 MM) e 2010 (US$ 737 MM), 22,6% representam custos não legais (US$ 35,5MM) como em educação, gestão ambiental e em desenvolvimento de novas tecnologias; e 77,3% representam custos associados a requisitos legais (US$ R$ 121,5 MM).

17- Vocês afirmam que a água é um ativo importante em seus empreendimentos e isto é notado no esforço da empresa em economizar este recurso. Parabéns.

18- Vocês poderiam explicar melhor por que o total de resíduos minerometalúrgicos subiram tanto de 09 para 10? Qual foi a razão disto? O aumento na produção pode justificar este aumento ?

Em 2010, houve forte recuperação na produção. O minério de ferro alcançou 297 Mt em 2010, sendo 29,5% acima de 2009. Carajás, localizado no município de Parauapebas (PA), que possui os melhores depósitos de minério de ferro do mundo, produziu 101 Mt no ano passado, atingindo marca inédita. Diversos produtos também atingiram níveis recorde como pelotas (36,3 Mt), bauxita (7,5 Mt) e carvão (6,9 Mt). O aumento da quantidade de rejeitos e estéril ocorreu em função da retomada da produção, uma vez que a geração de rejeitos e estéril está diretamente ligada à produção.

19- Vocês acreditam que o aumento da produção pode justificar o aumento das emissões de particulados, NOx e SOx ? Não existe um controle maior disto por parte da empresa?

A geração de emissões atmosféricas é uma condição inerente de determinadas atividades industriais e o aumento de produção nesses casos, seja pela ampliação de unidades existentes, seja pela implantação de novas unidades, resulta em emissões atmosféricas adicionais, que são condições intrínsecas dos processos produtivos. Deve ser observado, no entanto, que os impactos ambientais provocados por emissões atmosféricas são caracterizados pela alteração da qualidade do ar, que por sua vez depende da região onde ocorrem as emissões e das condições locais de dispersão atmosférica, como topografia e condições meteorológicas.
Sendo a alteração da qualidade do ar um impacto ambiental reversível, a qualidade do ar pode manter-se equilibrada e sem efeitos cumulativos, quando mantidos os níveis de emissão sob controle.
Nesse contexto, além de manter suas fontes de emissão controladas com as melhores tecnologias disponíveis, a Vale realiza o monitoramento da qualidade do ar nas regiões onde atua, para garantir a manutenção dos níveis de qualidade do ar dentro dos padrões legais estabelecidos. Em outras palavras, embora o aumento de produção possa estar associado a um aumento de emissões atmosféricas, sempre que um aumento de emissões tiver potencial de comprometer a qualidade do ar, medidas de controle cada vez mais rigorosas serão cumpridas de forma a garantir níveis adequados de qualidade do ar.

20- Qual foi a defesa da Vale com relação a desvalorização das residências no Canadá em virtude das atividades da mineradora, bem como dos danos ocasionados em Itabira (MG).

Há uma ação em curso no Canadá-Ontário em que residentes próximos da Refinaria de Port Colborne alegam desvalorização das propriedades em função de suposto nível de níquel no solo. A Vale alega que a contaminação está abaixo do limite legal e que não houve redução no valor das propriedades.
Em primeira instância o valor pleiteado pelos autores foi reduzido, mas a ação foi julgada procedente concedendo uma indenização aos residentes. A Vale recorreu da decisão e o Tribunal de Ontário  acolheu os argumentos e reverteu a decisão, dando ganho de causa à Vale. No momento, está tramitando recurso dos autores perante a Suprema Corte do Canadá. 

Itabira (MG): Em Itabira, há duas ações propostas pelo município: na primeira pleitea-se indenização por supostos impactos ambientas em razão das atividades de lavra e, na segunda, o objeto é a indenização pelos gastos públicos incorridos pelo autor decorrentes das atividades da Vale.   Do ponto de vista técnico legal, um processo encontra-se em primeira instância na fase de produção de provas. A primeira perícia realizada foi favorável à Vale. O outro processo encontra-se suspenso aguardando o andamento da primeira ação. O processo de produção mineral da Vale naquela região está plenamente autorizado pelas autoridades ambientais e de mineração. A Vale, durante a operação, implementa programas de monitoramento ambiental e adota sua política de desenvolvimento sustentável . Além disso, a Vale assume seu papel de recuperação de áreas degradadas.

21- Vocês realmente podem provar que as atividades da Vale em Moçambique irão efetivamente diversificar as atividades econômicas e fortalecimento das empresas locais? Qual estudo comprova isto?

É notório o desenvolvimento da Cidade de Tete e a Vila de Moatize após o início das atividades da Vale naquela região.  Tem-se como exemplos concretos o considerável aumento no número de voos de Maputo (capital) para Tete, o número de hotéis, pousadas e restaurantes e comércio, empreendimentos habitacionais, entre outros. De 2008 a 2011, a Vale contratou 439 empresas registradas em Moçambique, que faturaram mais de US$ 900 milhões. Em parceria com o Centro de Promoção de Investimentos, está sendo implementado um Programa de Linkage, que visa auxiliar no desenvolvimento de pequenas e médias empresas, de forma sustentável, através de suas conexões de negócios com a Vale e outras grandes empresas em Moçambique. O objetivo do programa é maximizar os benefícios econômicos decorrentes dos investimentos da Vale - principalmente na fase de Operação - e das demais grandes empresas na economia local, mediante o aumento do gasto local, criação de novos postos de trabalho e aumento da concorrência entre as empresas prestadoras de serviços. O foco do programa são as pequenas e médias empresas, preferencialmente baseadas em Tete ou nas proximidades das operações da Vale e das demais grandes empresas. São elegíveis ao Programa as empresas já existentes na região e também as que desejam se desenvolver.

22- Parabéns por citar no relatório também os problemas ocasionados pela empresa em Caledônia, isto é um sinal forte de transparência.

23- Vocês poderiam detalhar como funciona este projeto de diálogo social?

O Diálogo Social, como fundamento no relacionamento com comunidades nas áreas de atuação da empresa, tem como objetivo receber, registrar e encaminhar respostas para temas de interesse comum. Este processo tem reflexo na participação de empregados em grupos específicos, qualificados para o Diálogo Social em projetos e operações da empresa, tornando-se uma ferramenta diária de trabalho. Alguns resultados deste trabalho referem-se ao tratamento direto destes assuntos e, com isso, a melhoria nas relações da empresa em diversos níveis interna e externamente.

24- No caso de minerações artesanais de pequena escala que a Vale encontra e que estão irregulares, qual o protocolo da empresa para com essas pessoas?

A mineração artesanal ou de pequena escala é responsável pela geração de trabalho e renda para milhares de famílias ao redor do mundo e exerce um importante papel no desenvolvimento socioeconômico de muitos países e regiões. A ocorrência dessa prática é mais significativa nas atividades de extração de ouro e diamantes. No entanto, na Vale, também foram identificados casos de mineração artesanal e de pequena escala em outras atividades de extração mineral, como cobre e cobalto, seja em áreas internas ou adjacentes às nossas operações.
Nos fóruns internacionais (ICMM/CASM), empresas de mineração de grande porte são vistas como agentes importantes que podem contribuir com a transferência de boas práticas ambientais e de saúde e segurança para esses trabalhadores, principalmente em países em desenvolvimento.
Nos casos de identificação de ocorrência de mineração artesanal e/ou de pequena escala nas áreas internas ou adjacentes às nossas operações, devemos verificar se a atividade está ou não legalizada. Onde a atividade estiver legalizada, deve-se buscar promover a boa convivência, potenciais oportunidades de treinamento/capacitação e a adoção das melhores práticas sociais, ambientais e econômicas.
Em caso de mineração ilegal, o mais indicado é procurar atuar no sentido de que a atividade seja regularizada junto aos órgãos governamentais responsáveis.

25- No caso dos trens, como a empresa se relaciona com os clientes, visto que a expertise da empresa não é este?

Além das equipes de profissionais que atuam diretamente no relacionamento com as comunidades ao longo da ferrovia, ainda existem outras ferramentas disponíveis:
- Alô Ferrovias (0800 285 7000): canal de comunicação gratuito disponibilizado pela Vale para esclarecimento de dúvidas, envio de sugestões e críticas.
- Comunicação direta com as comunidades sobre segurança ferroviária: ação desenvolvida pelos empregados da área operacional em escolas de ensinos fundamental e médio localizadas ao longo da EFVM com o objetivo de conscientizar crianças, adolescentes e adultos sobre a importância da convivência harmônica com a ferrovia.
- Comunicações feitas nas estações ao longo do trecho antes do embarque, que envolvem desde orientações sobre segurança ferroviária a regras de embarque;
- Cartazes dentro dos trens com campanhas específicas (atualmente está em foco a campanha de compra de passagens online);
- Sistema de TV dentro das estações;
- Utilização de banners e outras formas de comunicação para divulgação de campanhas e movimentação do trem em épocas específicas (como carnaval, festas de final de ano, entre outros);
- Site do Trem de Passageiros (www.vale.com/tremdepassageiros.com);
- A Vale também disponibiliza à comunidade o telefone 0300 3136 580, número em que os usuários dos trens de passageiros da EFVM podem obter informações sobre partidas e chegadas dos trens pelo custo de uma ligação local.

26- Vocês possuem pesquisa para medir o indice de satisfação desses clientes?

Uma pesquisa realizada pela Enquet para a Vale no final de 2010 apontou índice de satisfação acima de 80% em relação aos serviços e ao atendimento realizados nos trens de passageiros da Estrada de Ferro Vitória a Minas (EFVM) e nas estações atendidas pelo serviço. Para se ter ideia, a média do índice de satisfação apontada nas estações foi de 93%. Nos trens, por sua vez, o índice superou 89%.
O levantamento feito sobre o “trem da Vale”, único diário do Brasil que percorre longas distâncias interligando duas regiões metropolitanas, mostrou ainda que mais de 70% dos entrevistados embarcam nos vagões de passageiros a passeio, enquanto 15% utilizam o transporte ferroviário a trabalho. Outros 11% viajam de trem para cuidar da saúde. A segurança foi apontada como o principal motivo para se viajar pela ferrovia por 44% dos entrevistados, seguida pelo valor da passagem (36,5%) e pelo conforto (13,8%). Mais de 77% dos passageiros entrevistados embarcam no trem com destino a Minas Gerais, enquanto que 22% viajavam rumo ao Espírito Santo.
Os dados obtidos na pesquisa permitem concluir, entre outros pontos, que o serviço de transporte ferroviário da Vale é percebido pelos usuários como excelente em praticamente todos os indicadores, com destaque para aqueles relacionados aos funcionários (atendimento, domínio de informações, educação e vestimentas) e à segurança nos trens. Além disso, o estudo mostra o papel social do trem, uma vez que 26% dos entrevistados utilizam a Estrada de Ferro Vitória a Minas como meio de transporte para o trabalho ou para tratamento de saúde, sendo que esses últimos são os de mais baixa renda. A pesquisa foi realizada com 600 passageiros que embarcaram nas estações de Vitória, Ipatinga, Governador Valadares e Belo Horizonte.

27- Vocês poderiam detalhar como funcionam as campanhas de sensibilização nas comunidades de influência das rodovias?

Realizamos campanhas de sensibilização para as comunidades de influência das ferrovias por nós operadas, conforme relatado nas questões anteriores.

28- Vocês possuem algum exemplo em que uma mina foi fechada e a comunidade do entorno foi pouco impactada por esta decisão?

Apesar de não haver desmobilização efetiva de empreendimentos minerários, até o momento, a Vale considera o fechamento de mina como um processo contínuo que tem início na fase de viabilidade e se estende durante todo o ciclo de vida de um projeto. Neste sentido, durante a fase de operação a Vale empreende ações estruturantes, focadas no desenvolvimento social e na diversificação da economia das regiões onde atua, identificando suas potencialidades e viabilizando novas atividades sustentáveis.
O processo de Fechamento de Mina na Vale é orientado por diretrizes corporativas do Guia de Fechamento de Mina e Termo de Referência para Elaboração de Plano de Fechamento de Mina que consideram, além dos aspectos ambientais, os aspectos sociais, econômicos e as alternativas de uso futuro planejadas de forma participativa, considerando a realidade e vocação da área onde está instalado o empreendimento. Compondo o ciclo de fechamento de mina, executamos anualmente, desde 2004, uma estimativa de custo com objetivo de dar maior segurança e transparência no provisionamento de recursos financeiros para desmobilização de ativos. Esta estimativa e sua divulgação nos relatórios contábeis fazem parte dos fluxos definidos pela empresa para atendimento à Lei Sarbanes-Oxley.

29- Vocês poderiam detalhar como vocês priorizam a contratação de fornecedores locais em locais com pouca qualificação ou oferta como no Omã, Moçambique e nos estados do MA e PA?

MA e PA: Em dezembro de 2008 a Vale lançou o Inove, programa voltado para a qualificação de fornecedores, especialmente de pequeno e médio porte. O Inove conta com linhas de crédito com taxas mais vantajosas, facilidades na aquisição de produtos e serviços e cursos de qualificação com baixo custo para os fornecedores, com o objetivo de torná-los mais competitivos.
Desde o início do programa foram liberados mais de R$ 500 milhões em financiamentos, em parceria com instituições financeiras, beneficiando mais de 400 empresas de pequeno e médio porte que fornecem para a Vale. Foram adquiridas mais de 3.700 licenças para os cursos online em todo o Brasil.
Em 2011, uma nova frente de atuação foi aberta nos estados do Pará e do Maranhão através de um trabalho de campo que identificou os fornecedores locais nos municípios onde a Vale possui operação (mina, ferrovia, pelotização e porto). Mapeamos a capacidade instalada, dimensão financeira e aspectos de gestão das empresas fornecedoras para atender a demanda da Vale até 2015.
A partir do cruzamento da demanda projetada e da oferta local de fornecedores, a Vale elaborou um plano de ação para aumentar a capacidade de suprimentos destas localidades, focando, prioritariamente, na contratação e no desenvolvimento de fornecedores locais.
Adicionalmente, a Vale criou dentro das suas áreas de Suprimentos o indicador mensal de compras locais (reportado anualmente no GRI - Global Reporting Initiative) que mensura a efetividade do programa Inove e das ações de desenvolvimento local.
Omã: Em Novembro de 2009, ainda na fase de projeto e de construção da pelotizadora em Omã, a Vale realizou um diagnóstico empresarial com o objetivo de mapear as ações de compras locais e definir as categorias de compras críticas na região. Em março de 2011, a planta começou a operar regularmente e, desde então, a equipe de suprimentos da Vale Omã tem realizado workshops com os fornecedores com o objetivo de apresentar a demanda local e os processos de aquisição da cadeia de suprimentos para capturar sinergias. No biênio 2012-2013, a Vale implantará o programa de desenvolvimento de fornecedores locais, adaptando a estratégia do programa Inove do Brasil à realidade local.
Moçambique: Em 2006, a Vale definiu junto com o Governo Moçambicano uma política de suprimentos que prioriza a compra de bens e serviços oriundos de empresas locais. Esta política e a implantação de programas locais estão aumentando gradativamente o número de compras de fornecedores instalados em Moçambique. Adicionalmente, em 2010 a Vale identificou carência de fornecedores locais para atender as demandas imediatas de compras em nossos projetos de capital. Em virtude disto, a Vale liderou missões de negócios para atrair empresários e investidores a se instalarem em Moçambique.
Ao longo de 2012, a Vale implantará a plataforma online de capacitação como primeira ação do programa Inove para estimular a competitividade dos fornecedores locais. No médio e longo prazo, as demais ações do programa Inove serão adaptadas à realidade local, consolidando a nossa estratégia de aumento do conteúdo local.

30- Não sabia o quanto uma mina impactava a biodiversidade, obrigado por esta informação transparente, realmente o trabalho de vocês deve ser feito com muito critério e responsabilidade. Em países com legislação ambiental precária, vocês praticam a lei local ou possuem como referência as leis brasileiras para executar o trabalho de vocês?

Conforme o Relatório de Sustentabilidade 2010, página 109, para desenvolver suas atividades, a Vale mantém como premissa o cumprimento dos regulamentos governamentais em vigência nos países onde atua, adotando a legislação brasileira como parâmetro mínimo de atuação. Baseia-se também nas diretrizes de Boas Práticas e no Manual de Ferramentas propostos pelo Conselho Internacional de Mineração e Metais (ICMM), do qual é signatária. Internamente, aplica uma série de procedimentos definidos como obrigatórios para todas as unidades operacionais e que são determinados em documentos que definem as ações e as responsabilidades de cada parte envolvida.

31- Vocês poderiam definir o que é um "engajamento contínuo" com a população indígena e tradicional?

O “engajamento” faz referência à interação entre a empresa, comunidades e outras partes interessadas. Engajamento contínuo é a ação da empresa junto às comunidades e outras partes interessadas no desenvolvimento do diálogo qualificado para a busca do respeito aos interesses mútuos e no convívio positivo entre as partes. A Vale mantém relacionamento com 21 povos indígenas distribuídos entre Brasil, Canadá, Nova Caledônia e Austrália.  
No Brasil, a Vale se relaciona com 12 povos indígenas e comunidades tradicionais há cerca de 30 anos, onde vem desenvolvendo relacionamento permanente e apoiado ações locais de  etnodesenvolvimento. Nos últimos anos a Vale investiu no aumento do quadro e na qualificação dos profissionais que atuam no relacionamento como povos indígenas e comunidades tradicionais. Hoje dez profissionais, entre eles antropólogos, biólogos e engenheiros florestais, todos com experiência indigenísta. Estes profissionais estão localizados nos estados do Pará, Maranhão, Espírito Santo, Minas Gerais e Rio de Janeiro e garantem o relacionamento permanente com essas populações. Além de equipe própria, a Vale conta com assessoria antropológica e atua no diálogo prévio e contínuo com as comunidades próximas aos seus empreendimentos. Além de estudos, diagnósticos e projetos de etnodesenvolvimento, a empresa tem apoiado os povos indígenas e comunidades tradicionais na interlocução com os órgãos públicos (Prefeitura, Secretarias, Funai, MPF, dentre outros) na busca da garantia de seus direitos. Nas áreas internacionais onde a Vale ainda não possui tal estrutura a área corporativa dá apoio.  

32- Alguma empresa teve sua relação comercial suspensa por trabalho escravo ou algo similar? Se sim, quantos casos?

Em 2011 três clientes de minério de ferro produtores de ferro-gusa foram acusados de compra de carvão ilegal. Foram feitas análises documentais e in loco e nenhuma irregularidade foi encontrada. Nessa ocasião, os produtores de ferro-gusa já apresentaram carta de distrato com os fornecedores de carvão mencionados. Em 2007-2008, a Vale suspendeu unilateralmente o fornecimento de minério de ferro para nove guseiras de Pará, Maranhão, Espírito Santo e Minas Gerais por desrespeitarem as legislações ambiental e trabalhista.
A Vale agiu dessa forma quando os órgão públicos, por meio de fiscalização, comprovaram a atuação ilegal e respaldaram a Vale na decisão. Os têm cláusulas que permitem a rescisão do contrato de fornecimento de minério caso seja evidenciada alguma irregularidade. As cláusulas referem-se à proteção ambiental, ao desenvolvimento socioeconômico, à não utilização de trabalho infantil e/ou escravo ou análogo ao escravo e a qualquer outro tipo de trabalho irregular. Foi uma iniciativa inédita, pois pela primeira vez no país, uma empresa brasileira agiu em sua cadeia de clientes (e não de fornecedores, como é de praxe) por estarem comprovadamente trabalhando de forma insustentável.
Além disso, a Vale ainda avalia constantemente a lista divulgada pelo Ministério do Trabalho e Emprego do Governo Federal Brasileiro e, em caso de alguma usina ser listada, a Vale suspende automaticamente o fornecimento de minério e pede à empresa que apresente documentação que comprove que está operando dentro das leis trabalhistas. Atualmente, nenhuma usina cliente da Vale faz parte da lista do Ministério do Trabalho. Isso demonstra que a iniciativa da Vale contribui para que as guseiras da região passassem a atuar de forma legal.
Sabemos que a produção de ferro-gusa gera um número significativo de empregos. Em função disso, nossos esforços são para promover a sustentabilidade na cadeia de valor da produção de ferro-gusa e não para inviabilizar sua produção. Os contratos só são suspensos se houver comprovada violação, mas apoiamos os esforços para erradicação do trabalho forçado nessa indústria.  

33- Para evitar trabalho escravo vocês só contam com a fiscalização no Brasil do Ministério do Trabalho? A empresa trabalha de maneira reativa nesta questão tão delicada para o setor?

Conforme descrito no Capítulo de Direitos Humanos do Relatório de Sustentabilidade 2010, a Vale possui diferentes iniciativas:
- Uma cláusula de sustentabilidade, que observa o Código de Conduta do Fornecedor – a Política de Desenvolvimento Sustentável e a Política de Direitos Humanos da Vale – passou a ser implementada nas minutas contratuais com fornecedores no Brasil, em 2010. Os contratos que já estavam em vigor estão sendo aditados para inclusão dessa cláusula. Além disso, está em andamento um processo de análise para inclusão deste aspecto nos contratos de fornecedores internacionais.
- Política de Direitos Humanos publicada em 2009 com o objetivo de estabelecer diretrizes e princípios da atuação da Vale em projetos e operações e na cadeia produtiva;
- Lançamento do Guia de Direitos Humanos em 10 de dezembro de 2010,
- Pacto Nacional para a Erradicação do Trabalho Escravo: a Vale é signatária e participa ativamente do Pacto que é uma iniciativa do Instituto Ethos, da OIT e da ONG Repórter
Brasil, cujo objetivo é incrementar esforços visando a dignificar e modernizar as relações de trabalho na sua cadeia produtiva. 
Outras iniciativas, descritas na página 121 do Relatório de Sustentabilidade 2010:
 - Lançamento do livro “Retrato Escravo”, em parceria com a Organização Internacional do Trabalho (OIT), em setembro de 2010. O livro mostra as condições de trabalho análogo ao escravo que ainda existem no Brasil e pretende ser mais uma ferramenta de mobilização da sociedade para erradicar este tipo de prática. A publicação expressa o compromisso da Vale em combater o trabalho escravo;
 - Desde 2007, a Vale apoia a OIT em uma série de ações, como programas educativos na televisão sobre a dignidade no trabalho e campanhas públicas contra o trabalho escravo. A empresa realizou, em seu trem de passageiros, oficinas e palestras com informações e orientações à comunidade sobre questões relativas ao trabalho escravo.
- Participação, em 2010, na segunda rodada do Programa Tear, desenvolvido pelo Instituto Ethos, no Brasil, desde 2006, como empresa-âncora do setor de mineração. O objetivo é ajudar os fornecedores a incorporar a responsabilidade social nas suas estratégias de negócios. Nesta última edição, a ação foi realizada junto a fornecedores do estado de Minas Gerais.

34- Por que a empresa considera confidencial divulgar o menor salário frente ao mínimo. O que tem de confidencial uma informação desta? Isto levanta uma suspeita de que a empresa pratica salários muito baixos em países com legislação fraca no oriente médio, áfrica ou américa latina. Vocês poderiam justificar esta posição?

A Vale oferece a todos os seus empregados próprios salário igual ou superior ao mínimo legal praticado em todos os países onde opera. Além disso, o pacote de remuneração de cada empregado, independente do país em que trabalha, contempla também o pagamento de remuneração variável e uma cesta de benefícios altamente competitiva quando comparada ao mercado.

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