quarta-feira, 14 de março de 2012

International Paper. Qual o papel sustentável desta empresa ? Isto que queremos saber.


Olá Amigos,

Nesta semana nossa equipe testa os limites de mais uma empresa de celulose a famosa International Paper (IP).

Você não conhece a IP ????? Então vou mostrar uma imagem de um produto muito conhecido desta empresa:


É..... quem nunca comprou um pacotinho de Chamequinho não é verdade ???

Pois bem.... Voltando a vaca fria, vamos falar do relatório.

Dentre as várias empresas de celulose que lemos, o documento da International Paper foi o mais fraco de todos.

Os dados apresentados são muito fracos e o texto está recheado de chavões como o fato de afirmarem que há mais de 110 anos a empresa promove uma gestão sustentável. Ah... conta outra. Esta vai para os anais dos relatórios..... Quem no início do século XX pensava em uma gestão sustentável ? Inacreditável.


Notamos ao ler o relatório o quanto a empresa é fechada, todas as suas percepções para com a sociedade é reflexo de observações apenas internas, existe uma insistência em promover um conceito de gestão sustentável na empresa, ao ponto da mesma defender que suas plantações de árvores devem ser incluídas nos Mecanismos de Desenvolvimento Limpo (MDL), como se fossem eles os criadores das plantas.

Os investimentos sociais da empresa também não estão claros, pois em nenhum momento são apresentados os investimentos da empresa no ano de 2010, mas um valor acumulado desde 2003, o que dificulta muito em saber se os investimentos da empresa estão sendo ampliados ou não.

Assim, esta e outras dúvidas foram encaminhadas para a empresa. Segue abaixo o e-mail enviado. Boa leitura a todos.

Prezados Profissionais da International Papper,

Sou Roberto Leite, editor do blog "Testando os Limites da Sustentabilidade", canal que busca discutir as ações de sustentabilidade das empresas.

Nesta semana lemos o relatório da IP, o material apresentado suscitou algumas dúvidas. 

Assim, encaminhamos alguns questionamentos e gostaríamos de uma data para o envio da resposta e consequentemente a publicação em nosso blog.

Grato pela atenção dispensada.

Roberto Leite.  

1- Por que o relatório de vocês não apresentou uma verificação externa ?

2- Por que os temas significativos para construção do relatório foram feitas somente com 40 interlocutores de dentro da empresa ? Vocês não acreditam que esta forma de tranbalho apresenta uma visão parcial de um processo de gestão da sustentabilidade ? Vocês afirmam que as consultas diretas serão feitas no futuro, mas o futuro é quando ?

3- Vocês afirmam que promovem constantemente ações de engajamento com as partes interessadas e ao mesmo tempo afirmam que não possui um processo unificado para mapear e priorizar as iniciativas de engajamento. Isto não soa contraditório ? Como vocês afirmam que desenvolvem ações e depois revelam que não possuem gestão sobre isto ? Como isto pode realmente ser efetivo ?

4- No relacionamento com as comunidades, vocês afirmam que desenvolvem ações diárias e anuais, mas o que é diário e o que é anual neste relacionamento ?

5- A fala do presidente no seu primeiro parágrafo diz que a relação com o meio ambiente e com a sociedade está na essência de atuação da empresa, no entanto, não encontramos dados concretos que efetivamente comprovem esta essência. vocês poderiam provar esta afirmação ? Pergunto isto pois ao confrontar esta afirmação com o resumo de objetivos e metas de 2011, os aspectos sociais e ambientais não estão claramente apresentados. COmo o presidente afirma algo que não está presente diretamente nas metas da empresa. Isto não revela um discurso vazio ?

6- Por que a empresa possui só uma fábrica com certificação ISO 14000 ? A empresa não possui uma gestão ambiental integrada ao ponto de aplicar esta certificação em todas as plantas ?

7- Vocês afirmam que a razão de vocês existirem é para "melhorar a vida das pessoas". Vocês poderiam deixar mais claro como uma indústria de celulose pode eftivamente melhorar a vida das pessoas tendo como varíável os impactos sociais e ambientais deste tipo de indústria ? O saldo é positivo ao ponto de melhorar a vida das pessoas ?

8- Vocês afirmam na página 23 que a IP que por mais de 110 anos a empresa desenvolve seu negócio de forma sustentável. FIquei realmente interessado nesta afirmação. Vocês poderiam me dizer como a empresa trabalhava de forma sustentável no início do século XX ? Como era o manejo de árvores e o descarte de despejos industriais no início do século XX pela empresa ? Como os empregados da IP eram tratados no início do século XX ? Como as comunidades eram ouvidas pela IP no início do século XX. Realmente uma gestão sustentável no início do Século XX entre a primeira e segunda guerra mundial é um avanço histórico. VOcês poderiam apresentar dados que comprove esta afirmação ?


9- Vocês afirmam que o interessante das florestas plantadas é que elas melhoram a qualidade do ar por meio da captura de CO2. Mas isto não acontece com qualquer floresta ? Isto não seria tão redundante quanto dizer que o seu óleo de soja não tem colesterol ? Qual o real diferencial ambiental de uma floresta plantada frente uma natural ?

10- Vocês afirmam que cultivam eucaliptos em terras anteriormente degradadas, mas pela experiência de vocês o que levou essas terras a ficarem degradadas ?

11- Vocês poderiam defender melhor a tese de que plantar florestas deveria ser um mecanismo de desenvolvimento limpo ? Isto a primeira vista soa como uma insanidade ou manobra corporativa para se obter algum incentivo econômico frente a um processo natural. VOcês podem provar como uma floresta é um mecanismo de desenvolvimento limpo ????? Uma árvore não é algo natural ? O que o homem pode influenciar neste processo ?


12- Vocês citam na página 26 os impactos sociais positivos da indústria de celulose, mas não apresentam os impactos sociais negativos. Vocês poderiam apresentar esses dados de modo que possamos avaliar o saldo e ver se a atividade realmente é positiva para a sociedade ?

13- Vocês afirmam que o Instituto International Paper "mobiliza e engaja a comunidade (...) a realizar programas com o objetivo de fortalecer a consciência socioambiental de crianças e jovens e fomentar o desenvolvimento sustentável da comunidade". Vocês poderiam provar esta afirmação ? O que é engajamento para IP e como isto se revela na prática ? QUais os resultados dessas ações  ?

14- Qual o grau de liberdade que os empregados possuem para participar do café com o presidente da empresa ? Existe uma moderação prévia das perguntas ? Existe algum instrumento de edição ou censura na relação do presidente com o empregado, ou todos são livres para perguntar e discutir questões de qualquer natureza com a liderança ?

15- Houve alguma reestruturação na empresa entre 2009 e 2010 para o número de lideranças cair tanto entre esses anos ?

16- Por que a taxa de rotatividade é tão alta na cidade de São Paulo ? A empresa não apresenta condições competitivas para reter talentos e locais de alta oferta de emprego como SP ?

17- Por que a proporção do menor salário pago pela empresa e o salário mínimo está caindo tanto de 2008 para 2010 ? Existe uma política de arrocho salarial por parte da empresa ?

18- Por que a média de horas de treinamento da empresa estão caindo tanto deste 2008? Qual a razão desta falta de investimento em capacitação dos empregados ?

19- Por que a taxa de lesões com afastamento subiram tanto de 2009 para 2010 na área de divisão florestal ? Por que este retrocesso nos indicadores ?

20- Qual a razão da taxa de absenteíso subir tanto de 2008 para 2010 ? Isto não pode ser indício de desmotivação dos empregados para com a empresa ?

21- Vocês possuem pesquisa de clima organizacional ? Quais foram os resultados dos últimos 3 anos ?

22- Qual foi a razão do aumento constante de uso de materiais não renováveis por parte da empresa de 2008 para 2010 ?

23- Vocês poderiam explicar por que uma empresa do porte da IP ainda não possui objetivo de desempenho ou políticas específica relativa às mudanças climáticas ? 
24- Devido ao impacto ambiental da empresa isto já não deveria ter sido feito ?

25- Por que vocês não disponibilizaram os dados de  emissões de NOx da planta de Luiz Antônio no ano de 2010 ? Qual a razão disto ?

26- O auto de infração que vocês receberam da CETESB na cidade de Mogi Guaçu relativo a contaminação de águas subterraneas ocasionou algum problema de saúde na comunidade que por ventura consumiram esta água ?

27- Caso o código florestal seja aprovado no congresso nacional conforme a proposta apresentada no Senado Federal, qual será os impactos desta legislação no negócio da empresa? Se os impactos são negativos, a empresa desenvolve algum trabalho de lobby no congresso nacional para reverter esta situação ?

28- Qual a razão da IP não possuir políticas de contratação de fornecedores locais ? Vocês não acreditam que investir na comunidade é a melhor maneira de desenvolver um bom relacionamento com os vizinhos ?

29- Vocês afirmam que o IIP investiu 24 milhões de reais em projetos desde 2003, mas como o relatório é de 2010, gostariamos de saber quanto desses 24 milhões foram utilizados no referido ano. Esse investimento é recurso da empresa ou oriundo de políticas de dedução fiscal ?





Nenhum comentário:

Postar um comentário