quarta-feira, 21 de março de 2012

P&G. Ai se eu te pego.

Olá Amigos,

Esta semana nossa equipe leu o relatório de uma grande empresa do mundo no campo da higiene pessoal e limpeza. A P&G.
Para quem não conhece esta empresa, ela é a dona de marcas famosas como:


E muitas outras que acreditamos que você não tenha nem ideia.

Pelo porte da empresa podemos perceber que ela está presente na vida de muitas pessoas em todo o mundo, no entanto, suas ações de sustentabilidade não são condizentes nem um pouco com o porte da empresa.

Ao ler o relatório da P&G parece que estamos tendo um papo de louco, pois são poucas as perguntas do modelo GRI feitas que são respondidas pela empresa, no restante, o que encontramos é um greenwashing total, com textos sem pé nem cabeça sem nenhuma comprovação científica clara e dados frágeis e genéricos na maioria dos casos.

Para falar a verdade, nunca pensamos que a P&G faria algo tão ruim em termos de qualidade como a propaganda da Oral B com o Michel Teló, mas neste relatório eles se superaram.

 

Pois bem..... além do relatório ser ruim, o mesmo está somente em inglês. Uma falta de respeito para com os brasileiros, pois esta empresa além de ser indelicada na relação com o consumidor deste país, ela também fere o artigo 32 do código de defesa do consumidor que exige o uso da nossa língua nas relações de consumo e institucionais e que diz:

Art. 31 - A oferta e apresentação de produtos ou serviços devem assegurar informações corretas, claras, precisas, ostensivas e em língua portuguesa sobre suas características, qualidade, quantidade, composição, preço, garantia, prazos de validade e origem, entre outros dados, bem como sobre os riscos que apresentam à saúde e segurança dos consumidores. 

Para uma empresa que faz promoções no Faustão, apresentar todas as informações em português seria um respeito enorme as pessoas que assistem este seleto programa.

Pois bem..... Ironias a parte, segue os questionamentos que a empresa, por meio de sua assessoria , já se prontificou a responder.

P&G. Ai se eu te pego.

Segue abaixo os nossos questionamentos:

Prezada Ana Paula Telles,

Nossa equipe leu o relatório encaminhado pela P&G.

Depois de uma leitura e análise, tendo como base os indicadores de GRI, muitas dúvidas apareceram.

Primeiro gostaria de deixar novamente registrado que é muito triste uma empresa do porte da P&G, tão interessada em crescer seu mercado no Brasil, não oferecer o material em nossa língua.

Reforço que tivemos muitas, mas muitas dúvidas com o material apresentado e para não alongar nos questionamentos, fizemos uma seleção dos pontos principais que gostaríamos que fossem respondidos.

Assim, segue abaixo os nossos questionamentos e gostaríamos e muito de ter uma prazo para o recebimento das respostas e caso não seja possível gostaríamos de receber uma negativa oficial por parte da empresa.

Segue as perguntas:

1- Com relação a resposta EN29 do GRI (Impactos ambientais significativos do transporte de produtos e outros bens e materiais utilizados nas operações da organização, bem como do transporte de trabalhadores), os dados apresentados são somente daquele sabão em pó citado ou é de todo o sistema logístico da empresa no planeta ?

2- Por que a empresa não reporta de maneira clara o item LA02 do GRI que mede a rotatividade dos empregados ? Por que uma empresa deste porte não possui um dado importante como este ?

3- Quais são os benefícios oferecidos pela empresa P&G para seus empregados ? Isto não foi respondido no item LA3 do GRI

4- Por que os dados de acidente de trabalho não são apresentados por região conforme solicitado no item LA7 do GRI ?

5- Como uma empresa do porte da P&G não possui dados globais confiáveis para responder ao item PR9 do GRI que solicita Valor monetário de multas significativas por não conformidade com leis e regulamentos relativos ao fornecimento e uso de produtos e serviços ?

6- Sobre a forma de gestão da empresa, foi solicitado nos itens S02, 03 e 04 do GRI perguntas relativas a gestão da empresa frente a corrupção. A resposta data informa que esses dados estão na página 15 e 16 e no código de conduta, no entanto, não encontrei as respostas. Vocês poderiam dar mais detalhes dos questionamentos abaixo ?

SO2 Percentual e número total de unidades de negócios submetidas a avaliações de riscos relacionados a corrupção. 

SO3   Percentual de empregados treinados nas políticas e procedimentos anticorrupção da organização.

SO4 Medidas tomadas em resposta a casos de corrupção.

7- Sobre relações governamentais as páginas 16 e 17 do relatório não deixaram claro os itens abaixo:

SO5  Posições quanto a políticas públicas e participação na elaboração de políticas públicas e lobbies.

SO6  Valor total de contribuições ? financeiras e em espécie para partidos políticos, políticos ou instituições relacionadas, discriminadas por país.

Vocês poderiam ser mais claros ?

8- Não ficou claro como a empresa trata a questão HR5   (Operações identificadas em que o direito de exercer a liberdade de associação e a negociação coletiva pode estar correndo 
risco signi? cativo e as medidas tomadas para apoiar esse direito) nas suas plantas na China e em outros países pouco ou nada democráticos. Vocês poderiam ser mais claros, pois na página 65 eu não encontrei a resposta. Em todo momento vocês somente esperam que os fornecedores cumpram as suas orientações. Em se tratando de direitos humanos esperar somente uma atitude não é muito pouco para uma empresa que se diz sustentável ?

9- Na página 26 do relatório não ficou clara a resposta do item PR1 (Fases do ciclo de vida de produtos e serviços em que os impactos na saúde e segurança são 
avaliados visando melhoria, e o percentual de produtos e serviços sujeitos a esses procedimentos.) Vocês poderiam apresentar dados mais claros e concretos e não apenas um discurso superficial ?

10- Por que as emissões de gases de efeito estufa estão aumentando ano após ano ? Onde está o erro de gestão da empresa nesta questão ? (EN 16 EN17)

11- Os números e volume total de derramamentos significativos (EN 23) apresentados na página 42 são só dos EUA ou do Mundo ?

12- Os dados ambientais apresentados são muito interessantes, no entanto, não está claro se esses valores são de algumas plantas ou de todas as fábricas no mundo. Vocês poderiam explicar melhor?

13- As respostas aos questionamentos EN16, EN17 e EN20 não estão claras. Vocês poderiam apresentar um quadro dos últimos 3 anos de todas as emissões diretas e indiretas de gases de efeito estufa e de NOx e SOx para comparação ? 

14- Por que a empresa não apresentou de maneira clara, tranparente e direta informações essenciais como LA4  (Percentual de empregados abrangidos por acordos de negociação coletiva.) e LA5 (Prazo mínimo para notificação com antecedência referente a mudanças operacionais, incluindo se esse procedimento está especificado em acordos de negociação coletiva). Como isto é feito em âmbito global pela empresa?

15- Na pergunta LA6 (Percentual dos empregados representados em comitês formais de segurança e saúde, compostos por gestores e por trabalhadores, que ajudam no monitoramento e aconselhamento sobre programas de segurança e saúde ocupacional) vocês informaram que esta resposta estava nas páginas 59 e 61 do relatório, no entanto, não encontramos de maneira clara esta informação. Vocês poderiam encaminhar esses dados ?

16- Vocês informaram que a resposta para as perguntas LA12 ( Percentual de empregados que recebem regularmente análises de desempenho e de desenvolvimento de carreira.) e HR4 (Número total de casos de discriminação e as medidas tomadas) estariam na página 55 do relatório, mas não encontramos. Vocês poderiam encaminhar esses dados ?

Atenciosamente,

Roberto Leite



Nenhum comentário:

Postar um comentário