quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Gerdau. Esperávamos mais de uma empresa desta importância



Olá Amigos,

Nesta semana nossa equipe leu o relatório da Gerdau.

Grande empresa brasileira comandada pelo famoso empresário Jorge Gerdau referência em gestão no mundo todo.

O fato de testarmos o limite desta empresa, se deu ao fato do Sr Gerdau hoje ser um dos "consultores" da nossa presidente ou presidenta (como você preferir).



Assim, uma dúvida pairou no ar da nossa equipe: Será que este grande empresário pode auxiliar a chefe do poder executivo do Brasil nas questões de sustentabilidade ?

A dúvida fez com que fossemos ver o trabalho de sua empresa nesta questão.

Para nossa triste surpresa o relatório, apesar de direto e objetivo, carece de alguns detalhes importantes e de dados que deveriam ser reportados pela empresa, mas que não foi apresentado.

Um exemplo disto são os níveis de emissões da Gerdau, pois uma empresa que trabalha com fundição de aço deve ser muito transparente nessas questões, algo que não ocorreu.

Apesar de faltar alguns dados, no campo de projetos sociais a empresa merece destaque, os projetos são focados e os resultados bem apresentados, neste quesito a empresa está de parabéns, falta somente detalhar onde ocorre o que no universo chamado grupo Gerdau.

O grande problema deste relatório é que ele não segue o modelo GRI, o que dificulta e muito a leitura e não apresenta todos os dados necessários para garantir que a empresa desenvolve um trabalho sustentável.

Com base neste cenário, encaminhamos as perguntas abaixo para a empresa e esperamos que as respostas cheguem.

Segue abaixo os nossos questionamentos.

Tenham todos uma boa leitura.

Prezado Sr Thomas Oliveira,

Nossa equipe acabou de ler o relatório da Gerdau e algumas informações não ficaram claras, assim, gostaríamos de saber se poderíamos receber as respostas dos questionamentos abaixo:

1- Dentro da Gestão de Risco da empresa não ficou claro onde os riscos sociais e ambientais do negócio são inseridos. Estão nos riscos do negócio ou nos riscos estratégicos ?

2- Por que uma empresa que se diz tão responsável ambientalmente não apresenta em nenhum momento do relatório uma tabela com todas as emissões atmosféricas da empresa, visto que a fundição de aço é extremamente poluente pois utiliza carvão e coque metalúrgico ? Vocês podem apresentar dados como:

Total de emissões diretas e indiretas de gases de efeito estufa

Outras emissões indiretas relevantes de gases de efeitos estufa
   
Emissões de substâncias destruidoras da camada de ozônio

NOx, SOx e outras emissões atmosféricas significativas

3- Vocês poderiam citar quais são os Macro processos da Gerdau presente no Gerdau Business System ?

4- COmo funciona o programa de gestão do conhecimento dentro de Blogs ?

5- Como funciona o programa de ideias da empresa ? Os empregados são remunerados pelas ideias e resultados que chegaram em 2010 a economizar 25 milhões de dólares ? Como funciona o feedback dado aos empregados com relação as ideias apresentadas ?

6- Nota-se que a Gerdau agora entrou na área de mineração e de geração de energia por meio de construção de hidreléticas. Com base nessas afirmações, gostaríamos de saber qual é efetivamente o trabalho da empresa com as comunidades atingidas pela construção das barragens e das comunidades no entorno das minas. Que tipo de ação é desenvolvida para mitigar os impactos sociais e ambientais desta atividade ?

7- A baixa utilização da capacidade instalada nas unidades americanas da Gerdau gerou desemprego naquele país.

8- O fechamendo de capital da empresa Gerdau Ameristeel foi por divergências culturais e na forma de gestão da empresa ?

9- Dos R$ 57,4 milhões "investidos" pela Gerdau, quantos % são dedução fiscal e quantos % são efetivamente investimentos por parte da empresa.

10- Parabéns pela linha de atuação social da Gerdau que foca principalmente em estimular o empreendedorismo e de estar integrado (no caso do Brasil) a políticas públicas.

11- Vocês poderiam explicar como funciona efetivamente o programa de voluntariado de modo a garantir a atuação sistemática desses voluntários nos projetos sociais da Gerdau, pois 7 mil voluntários em uma empresa é um número muito alto.

12- Parabéns pelo apoio ao Movimento Brasil Competitivo, pois ter um retorno de R$ 188,00 para cada real investido é um resultado fantástico.

13- Qual a diferença do salário mais baixo de um empregado da Gerdau em comparação ao salário mínimo ?

14- Como funciona o processo de comunicação interna da empresa de modo que possa garantir um canal de mão dupla entre empregados e alta administração. Este tipo de processo existe na Gerdau ?

15- Vocês citaram uma pesquisa de satisfação de clientes e que os resultados foram bons, mas não apresentaram números. Vocês podem divulgar um % de satisfação ?

16- Vocês são os maiores recicladores de sucata do mundo, assim perguntamos como a empresa garante que sua cadeia de fornecedores deste tipo de segmento oferece condições dignas de trabalho para as pessoas diretamente envolvidas neste meio, muitas vezes, insalubre ?

17- Vocês poderiam detalhar como são efetivamente realizadas as ações de educação ambiental da empresa que teve em 2010 22,4 mil participantes.


Desde Já muito obrigado pela atenção

Nenhum comentário:

Postar um comentário