terça-feira, 29 de novembro de 2011

Anglo American. O relatório 2010 é mais raso que o de 2009.



Olá Amigos,

Esta semana voltamos com um novo post sobre a Anglo American.

Vocês devem estar se perguntando por que voltar a escrever sobre a empresa se ainda não chegou resposta alguma ?

Pois bem.... A resposta chegou e foi esta:


Prezado Roberto, bom dia.

Recebemos seus questionamentos e estamos avaliando os pontos levantados.

São iniciativas como a do blog Testando os Limites da Sustentabilidade que nos ajudam a expor para a sociedade nossas ações nesta área.

Gostaríamos de esclarecer que o relatório 2010, com as informações atualizadas sobre os programas e ações de responsabilidade social, está disponível em nosso site, pelo http://relatoriosociedade.angloamerican.com.br/2010/pt/, com link na homepage.

 Talvez seja interessante você avaliar este relatório com o conteúdo mais recente disponível e eventualmente complementar seus questionamentos, para então acertarmos uma data de resposta.

 Cordialmente,

Assessoria de imprensa da Anglo American


Assim, a pedido da empresa, lemos o relatório de 2010.

Para nossa surpesa aquele sentimento sincero encontrado em 2009 se perdeu, o relatório ficou mais frio e pausterizado, sem muitas explicações e muito superficial na maioria dos casos.

Ponto positivo para a empresa foi o fato de passar o relatório para uma verificação externa com acadêmicos renomados, o que gerou uma certa credibilidade nas informações apesar do texto ser muito raso nas respostas.

Ao ler este material, notamos que o mesmo respondeu somente a última pergunta do Post anterior e nos apresentou uma série de dúvidas a mais.

Com isto, encaminhamos para a empresa mais esses questionamentos abaixo.

Boa leitura a todos 

1- Vocês poderiam explicar o que é este carvão verde que vocês citam no início do relatório ?

2- Vocês podem publicar o resultado final do estudo abaixo realizado pela Embrapa nas áreas contaminadas de Barro Alto ? http://www.ecodebate.com.br/2011/01/24/embrapa-cerrados-avalia-impacto-da-atividade-mineradora-de-niquel-na-biodiversidade-de-solos-em-barro-alto-go/

3- Visto que a Anglo American se importa muito com as comunidades, qual foi o desfecho do problema abaixo ? Vocês afirmam na página 23 que amplia as oportunidades de diálogo em diferentes níveis de poder.

http://www.jornaldiariodonorte.com.br/site/cidades.php?cod=1469

4- Dentre as metas apontadas por vocês para o ano de 2010, por que a meta de segurança atrelada a "Cultura de segurança - Liderança Visível" foi atingida parcialmente ? Não ficou claro o que precisa ser feito para se atingir totalmente.

5- Como vocês garantem que a cidade de Barro Alto terá ganhos em saúde no futuro (pag 12). Vocês acreditam que somente construindo um hospital isto realmente pode acontecer ? Isto não é apenas uma contrapartida devido ao fluxo migratório que a empresa acarreta ?

6- O presidente afirma que 60% da energia da planta de Condemim vêm de fontes renováveis, mas o mesmo relatório indica aumentos absurdos no consumo de gasolina (aumento de 1266%) e de Diesel ( aumento de 406%) entre 2009 e 2010. Isto não revela uma inconsistência na afirmação do presidente ?

7- Vi que as operações de nióbios e fosfatos foram mesmo desvinculadas. O que aconteceu com elas ? O que aconteceu com os empregados dessas empresas ?

8- Quando vocês irão cumprir a obrigação legal de atender os deficientes físicos ? Vocês já foram multados, mas não apresentaram ainda resultados efetivos.

9- Para construir a Matriz de Materialidade vocês afirmam (Pg 25) que contataram 85 fornecedores e apenas nove responderam e dos cinco clientes ninguém respondeu. A Anglo American está sofrendo uma crise de credibilidade junto aos públicos de interesse ?

10- Vimos como importante o parecer externo vindo de acadêmicos. Parabéns pela iniciativa. Isto sim é uma verificação externa, contadores fantasiados de pseudo-auditores de relatórios de sustentabilidade.

11- Dos 166 dispensados em 2010, quantos foram de aposentadoria ? Pergunto isto pois noto que o emprego mesmo acorreu somente em Barro Alto, mas houve desemprego em outras unidades.

12- Dos 715 empregados de Barro Alto, quantos são da comunidade ?

13- Sobre a oficina de materialidade, vocês convidaram todos os empregados para participar. Quantos realmente participaram ? Os resultados foram melhores do que com fornecedores e clientes.

14- Por que somente 22% dos empregados recebem uma análise de desempenho ?

15- Qual o índice da pesquisa de clima organizacional da empresa ?

16- O que aconteceu em Barro Alto para que os acidentes subisse de uma taxa de gravidade de 2,00 em 2009 para 20,88 para 2010 ?

17- Os investimentos Social Privado estão em quedas constantes desde 2008, apesar dos planos de expansão da empresa. Vocês possuem previsão de aumentar esses valores para 2011 ?

18- Quais são os principais problemas relatados na comunidade nos fóruns que vocês promovem ? Qual o impacto da empresa nessas reclamações ?

19- Vocês citam na página 50 que o engajamento interno ainda é um desafio. Vocês poderiam explicitar qual o real desafio para internalizar esta percepção nos empregados ?

20- Por que o uso de energia renovável está em queda constante desde 2008 e as energias não renováveis estão aumentando ?

21- Qual o perfil dos participantes dos fóruns de intercâmbio realizado pela empresa e qual o número de presentes em média ?

22- Vocês poderiam deixar mais claro como vocês auditam os fornecedores frente as políticas de desenvolvimento sustentável da empresa ?

Nenhum comentário:

Postar um comentário