terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Caca-Cola. Se cada gesto conta..... Este é o nosso.




 Olá Amigos,

O Natal vem vindo... vem vindo o Natal. Com esta frase de um jingle famoso informamos a todos vocês que a empresa a ter seu limite testado nesta semana foi a Coca-Cola.

A primeira vista pensamos que íamos encontrar mais uma empresa greenwashing total como muitas que vemos durante este ano (OI, VIVO, GM, Mc Donald´s, Nestlé e outras que vocês podem ver no blog) e para nossa grata surpresa isto não foi verdade.

A Coca-Cola, tendo como referência os dados apresentados, apresenta um projeto de gestão de sustentabilidade muito bom, notamos que os projetos não são perdidos em embasados num critério sólido de gestão.

Apesar desta surpresa, ficamos assustados com a forma que os trabalhadores são tratados, pois o assédio moral parece que é constante na empresa. Notamos que a empresa valoriza a gestão ambiental e os projetos socias, mas esquece das pessoas e isto foi um dos pontos que questionamos.

Outro ponto que merece destaque é o fato do relatório encontrado ser o de 2009 (não encontramos o de 2010) e de ser apenas nível C no GRI sem verificação externa. Muito pouco para uma empresa como a Coca-Cola.

Pois bem, esta foi a nossa primeira impressão, positiva é verdade, mas vamos aguardar as respostas dos questionamentos abaixo.

Se cada gesto conta, como afirma a Coca-Cola, este é o nosso de interpretar as questões de sustentabilidade.

Boa Leitura a todos.


Prezado Rodrigo Mourão.

Sou Roberto Leite, editor do Blog "Testando os Limites da Sustentabilidade", canal que busca discutir os relatórios de sustentabilidade das empresas.


Esta semana nossa equipe leu o relatório 2009 da empresa e escrevemos para primeiramente dar os parabéns a empresa em alguns aspectos; como a questão de gestão ambiental, uso eficiente dos recursos naturais como a água e projetos sociais.


Foi uma feliz surpresa ler que a Coca-Cola está integrada com as políticas públicas do país. Isto reforça o compromisso público desta empresa para com essas questões e isto é muito positivo.


Apesar dos dados positivos, ainda temos algumas dúvidas que gostaríamos que fossem sanadas para que possamos publicar em nosso blog.


Caso seja possível, gostaríamos de ter uma data para o envio das respostas e caso não seja possível, gostaríamos de receber oficialmente uma negativa.


Estamos otimistas com a resposta. Pensamos positivamente.



Segue abaixo os nossos questionamentos:




1- A Coca-Cola poderia definir o que é comunidade para a empresa ? Isto não ficou claro no relatório



2- Vocês, juntamente com a WWF está desenvolvendo indicadores de sustentabilidade nos fornecedores de açucar, mas em nenhum momento vi que este indicador contempla as condições de trabalho dos boias-frias. Os trabalhadores estão inclusos neste trabalho ?


3- Vocês poderiam deixar mais claro como os futuros parceiros se ajustam as políticas de responsabilidade social da empresa ? Como vocês auditam este trabalho ?


4- Parabéns pelo trabalho de redução de água na indústria. Os resultados são muito bons.


5- Vocês poderiam explicar melhor como funciona a limpeza das garrafas apenas com ar ?


6- Vocês poderiam explicar melhor como funciona a meta de repor para a comunidade a água utilizada no processo industrial ? Como essas ações estreitam o relacionamento dos fabricantes com as comunidades ? VOcês poderiam deixar mais claro ?


7- Vocês pretendem reciclar 100% dos resíduos gerados em seus eventos. Como vocês auditarão esta prática ?


8- Essa dita sensibilização para com a reciclagem feito por meio do projeto junto com o Walmart deu algum resultado concreto ? VOcês possuem dados que comprovem esta afirmação ?


9- Com a falta de alcool no mercado o projeto da Bio PET foi prejudicado ?


10- As geladeiras antigas da Coca-Cola são recicladas ? Qual a vida útil deste material juntamente com os comerciantes até ser recolhida ?


11- No caso das emissões dos caminhões de entrega da Coca-Cola, vocês podem apresentar um estudo dos últimos 3 anos de modo a comprovar uma redução neste consumo ?


12- O projeto Frota Sustentável entra em vigor quando ?


13- Sobre o projeto de matas ciliares, vocês informaram que preveram investir 27 milhões, deste valor quanto já foi efetivamente investido ?


14- Como uma cooperativa de catadores no Brasil pode fazer parte do projeto da Coca-Cola ?


15- Sobre o programa de valorização do jovem, além da queda na evasão escolar, o projeto consegui medir uma elevação na assimilação de conteúdo e melhora no aprendizado efetivamente ?


16- Sobre o projeto Otimismo que transforma, quanto foi gasto em publicidade no Brasil, somado o custo de produção e veiculação ? Foi menor que os 5 milhões arrecadados ? Qual foi o saldo no final das contas ?


17- Vocês afirmaram que o site Kuat Eco possuia o objetivo de disseminar conceitos de sustentabilidade. Este objetivo foi atingido ? Vocês possuem dados que comprovem esta afirmação ?


18- Vocês afirmam que informa os consumidores sobre seus produtos, no entanto, vocês foram acusados pelo
Ministério Público de induzir o consumidor ao erro no caso da bebida Aquarius Fresh. Isto foi um erro de posicionamento por parte da empresa ? Faltou efetivamente informação ao consumidor ?

19- Vocês apresentam um manifesto no qual buscam oferecer um ótimo local de trabalho e possui como valor a integridade, no entanto, suas fábricas são condenadas por assédio moral de seus empregados. COmo isto é possível já que vocês afirmam que essas fábricas sabem que são guardiãns de uma das marcas mais respeitadas do mundo. Como isto aconteceu ? Se cada gesto conta, com certeza este deve ser levado em consideração.


http://g1.globo.com/bom-dia-brasil/noticia/2011/01/justica-de-mt-indeniza-homem-por-levar-trofeu-lanterna-no-trabalho.html


http://caaporapb.blogspot.com/2011/07/mpt-move-acao-contra-empresa-que.html?utm_source=feedburner&utm_medium=feed&utm_campaign=Feed%3A+Caapor-RainhaDoLitoralSul+%28CAAPOR%C3%83+-+RAINHA+DO+LITORAL+SUL%29

http://www.diaadianews.com.br/geral/noticias/24203/fa-brica-da-coca-cola-no-mt-br-a-condenada-a-pagar-r-300-mil



20- Vocês possuem 43 fábricas e 44 mil pessoas trabalhando para vocês e apresentam uma pesquisa de clima organizacional com apenas 229 pessoas. Esta pesquisa não está furada metodologicamente ?


21- Por que a Coca-Cola com toda a sua importância apresenta um relatório GRI apenas nível C sem verificação externa ?


22- A Coca-Cola não fez seu relatório em 2010, pois sõ encontramos o de 2009.

Nenhum comentário:

Postar um comentário