terça-feira, 15 de novembro de 2011

Boticário. Respostas coerentes apesar de ser difícil obtê-las

Olá Amigos,

Neste final de semana recebemos a resposta da equipe do Boticário.

Apesar da empresa ter um bom relatório, o trabalho para se obter uma resposta foi um dos mais difíceis da nossa equipe.

Para vocês terem uma ideia, só conseguimos uma posição da empresa depois de entrar em contato pelo twitter pessoal do diretor de comunicaçao institucional. Isto pode revelar o quanto a empresa ainda não possui canais institucionalizados para tratar a questão.

Já sobre as respostas, a empresa foi muito coerente, realmente levam muito a sério o seu trabalho nesta vereda, no entanto, o Boticário deve melhorar na forma de comunicação para os empregados chegarem a alta administração, pois num mundo tão interconectado, um café com o presidente é algo muito século XX.

Outro ponto que poderia ser melhor trabalhado é um estudo sobre o turn over de mulheres jovens no Paraná, pois em um país que chega a taxa de pleno emprego, este dado é preocupante para sustentabilidade do negócio.

No campo de segurança do trabalhador, os índices estão realmente muito altos, principalmente quando cruzamos com os índices de indústrias com risco muito maior que de perfume, como de petróleo e mineração, ponto que deve ser revisado. 

No campo ambiental, a empresa disse que a troca do GLP (gás de cozinha) por gás natural teve um ganho ambiental significativo, mas não informaram que por causa do preço trocaram o etanol por gasolina, assim perguntamos quanto o viés econômico nesta empresa está em consonância com o ambiental, vemos que no campo energético este ponto deveria ficar mais claro.

No restante a empresa foi muito bem em seus posicionamentos, agradecemos e muito a atenção do Sr Sandro Rego do Boticário.

Segue abaixo as respostas da empresa.

Boa Leitura.


1- Quando há previsão dos indicadores sociais e ambientais apresentados no relatório ser de todo Grupo Boticário e não somente das unidades operacionais de Registro e São José dos Pinhais.

                O Relatório de Sustentabilidade 2010 refere-se ao desempenho do Grupo Boticário (as unidades de negócios O Boticário e Eudora; além da Fundação Grupo Boticário). O documento considera as operações da empresa em São José dos Pinhais/PR, Registro/SP e Curitiba/PR.
                Os colaboradores das lojas próprias da unidade de negócios O Boticário não foram considerados nos indicadores sociais LA10 e LA13 em decorrência do sistema de gestão ainda não ter sido integrado ao do Grupo. Estamos em fase de estudo para integrar esses dados a partir de 2012. Os dados da unidade de negócios Eudora, que estava em fase de implementação em 2010, serão incluídos no próximo relatório (2011).
                Em relação aos indicadores ambientais considerados no desenvolvimento de novas unidades, é realizado o monitoramento das atividades durante o primeiro ano, a fim de verificar a representatividade na estrutura organizacional do Grupo. Nossos controles demonstram que as unidades operacionais de São José dos Pinhais/PR e Registro/SP representam 97% dos consumos de água, energia, geração de resíduos e emissão de GEE`s de fontes fixas.


2- Por que uma empresa que se preocupa tanto com o meio ambiente e social, somente em 2010 se preocupou em formalizar os critérios de seleção de parceiros de negócios, mapear os pontos críticos e riscos da cadeia de valor e a origem dos insumos e matérias primas? Com isto era feito antes desta formalização, de modo a garantir o posicionamento sustentável da empresa?
                O fortalecimento e garantia da inserção dos critérios sociais e ambientais na seleção dos parceiros de negócios é uma preocupação do Grupo Boticário, que vem evoluindo na sua gestão, ao longo dos anos.
                Em 2005, foram estruturados programas de gestão de sustentabilidade para dois stakeholders relevantes de nossa cadeia de valor: Franqueados e Fornecedores. Por meio deles, foram definidos e aplicados princípios e critérios essenciais - erradicação do trabalho infantil e análogo ao escravo, saúde e segurança, diversidade e gestão ambiental - que passamos a replicar, também, entre nossos parceiros de negócios, a fim de estimular sua aplicação nesta cadeia de relacionamento. Com o desenvolvimento destas iniciativas, em paralelo com a definição da estratégia de sustentabilidade do Grupo Boticário e a identificação dos temas relevantes para o negócio, em 2010 estes temas foram priorizados pela Diretoria Executiva, reforçando o direcionamento de esforços e recursos. Como resultados, ajustamos os critérios para homologação e avaliação de fornecedores, tornando-os mais aderentes à estratégia de sustentabilidade. Além desta melhoria, disponibilizamos os requisitos de seleção de fornecedores para conhecimento do público em geral, no site do Grupo. Em 2011, a evolução continua com a definição de critérios específicos para as diferentes categorias de suprimentos.
                O mapeamento de riscos e pontos críticos da cadeia de valor e origem dos insumos e matérias-primas é uma ferramenta de gestão estruturada no ano de 2010, que permite uma visão mais assertiva de nossa cadeia, além de retroalimentar e aprimorar este processo, trazendo novas demandas e oportunidades de trabalho com os stakeholders.


3- O Vale do Ribeira é a região mais pobre do estado de São Paulo e onde a empresa possui um centro de distribuição. Com base neste cenário, o que a empresa efetivamente apresenta de ações para atender esta comunidade tão carente?
                O processo de implementação do Centro de Distribuição, em Registro/SP, contou com mapeamento prévio, juntamente com as organizações governamentais, para identificação das principais necessidades e oportunidades de contribuição ao desenvolvimento social na região.
                Conforme cenário identificado, a Educação – Formação Profissional – foi o foco de atuação definido para contemplar a comunidade. O objetivo é promover a geração de renda e inclusão social (aumento da capacidade de empregabilidade).
                Desta forma, o Centro de Distribuição de Registro prioriza a contratação de mão-de-obra local e, em 2011, realizará o primeiro curso de Operador de Empilhadeira, com vagas para colaboradores do CD e para a comunidade, em parceria com o programa de formação profissional SEST/SENAT. A modalidade, que também terá novas turmas em 2012, será gratuita a todos os inscritos.
                Em dezembro de 2010, ainda direcionamos recursos ao FIA – Fundo da Criança e Adolescente – de Registro. O repasse foi realizado diretamente ao município, por intermédio do CMDCA – Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente.   


4- Vocês poderiam explicar melhor a diferença de Eudora para O Boticário?
                O Boticário, uma das unidades de negócios do Grupo Boticário, nasceu em 1977 e está consolidada no mercado de perfumaria e cosméticos. Seu foco de atuação é o sistema de franchising, sendo a maior franquia do setor no mundo – atualmente com 3.020 lojas no Brasil, controladas por mais de 900 franqueados, gerando cerca de 16 mil empregos diretos e indiretos. Tem um portfólio de 600 produtos de Perfumaria, Maquiagem e Cuidados Pessoais, sendo cerca de 400 lançamentos por ano. O Boticário atende mulheres e homens - crianças, jovens e adultos – de diversas idades e estilos de vida.
                Eudora, por sua vez, é a nova unidade de negócios do Grupo Boticário, lançada em fevereiro de 2011. A nova unidade nasceu como a primeira empresa nacional do setor de cosméticos a atuar por meio de uma estratégia multicanal que inclui venda direta, lojas-conceito para experimentação e compra de produtos e comércio eletrônico integrado às redes sociais. Sensualidade, modernidade e urbanidade são as características marcantes no perfil da mulher do século 21, que inspiraram Eudora a criar um portfólio de cerca de 300 itens.
                A proposta comercial de Eudora amplia a atuação e a base de clientes do Grupo Boticário com a oferta de cosméticos e itens de perfumaria distintos dos ofertados pela unidade de negócios O Boticário.
                 

 5- A pesquisa de clima organizacional é censitária ou amostral? Se for amostral, qual a margem de erro?
                A pesquisa de clima organizacional é censitária e a participação, na última edição (outubro/2010), foi de 90% do total de colaboradores da empresa.


6- Vocês afirmam que estimulam seus empregados a utilizar transporte coletivo e carona solidária. Vocês possuem resultados práticos desta ação?
                A empresa realiza ações constantes para estimular a conscientização dos colaboradores quanto à importância de aderir ao transporte coletivo e/ou carona solidária para reduzir a emissão de gases que causam o efeito estufa.
                Estas ações de incentivo foram reforçadas depois que uma pesquisa interna – realizada em março de 2010 com os colaboradores do Grupo Boticário em São José dos Pinhais/PR e Registro/SP – identificou que, embora a maioria dos colaboradores da empresa já utilizasse o transporte coletivo ou carona solidária, 42% do total ainda utilizavam o carro particular para ir e voltar do trabalho. Como em 2010 o transporte individual foi responsável por 15% das emissões do escopo 3 do inventário de emissões de GEEs (Gases de Efeito Estufa) do Grupo, conforme metodologia do GHG Protocol, a intensificação do incentivo à carona solidária e uso do transporte fretado ofertado aos colaboradores passou a ser feita por meio dos veículos de comunicação interna e no processo de integração de novos colaboradores.
                As linhas de transporte fretado disponibilizadas pelo Grupo Boticário atendem 783 colaboradores das áreas administrativas e operacionais, sendo que a última atua em sistemas de turnos. As linhas ligam a planta da empresa a diferentes bairros de São José dos Pinhais e Curitiba. O benefício também é ofertado pela empresa em Registro, aos colaboradores do CD.
                A fim de engajar sua cadeia de valor, destacamos também que, em 22 de março de 2010, foi realizada uma ação de sensibilização para os colaboradores e para a rede de franquias O Boticário, divulgando e incentivando o “Dia Sem Carro”.


  7- O seu centro de distribuição apresentou em 2010 156,48 T de resíduos gerados, o que dá em média 430 KG por dia/ano. Vocês pretendem reduzir isto para 2011? Se sim em quanto?
                Tomando como base o aumento das vendas da unidade de negócios O Boticário, bem como o início da operação da unidade de negócios Eudora, não será possível a redução geral de resíduos. Mas é importante lembrar que já desenvolvemos algumas práticas como a reutilização de caixas de papelão, item de maior representatividade deste indicador, além de ações de sensibilização para os colaboradores.
                Ainda assim, quando analisamos o indicador relativo ao volume expedido pelo Centro de Distribuição, é possível evidenciar que, em 2010, tivemos uma geração acumulada de 1,88 kg/milhares de unidades expedidas e, para 2011, esperamos atingir 1,69 kg/milhares de unidades expedidas, reduzindo em 10% a geração relativa.


8- Vocês possuem vários comitês de gestão, mas não apresentam nenhum comitê focado em sustentabilidade. Vocês pretendem criar algo assim?
                Temos um modelo de governança de sustentabilidade, que prevê a inserção deste tema em todos os níveis da organização. No ano de 2008, atuamos por um curto período com estrutura de comitê para assuntos de sustentabilidade, quando estávamos em transição para a inserção e formalização do tópico como Objetivo Estratégico da organização, o que aconteceu no mesmo ano (conforme página 5 do Relatório de Sustentabilidade). A partir de então, estruturamos um modelo de sustentabilidade que envolve as instâncias decisórias e executivas com iniciativas, metas e indicadores que permeiam os processos da organização. A elaboração, coordenação e suporte na implementação desta estratégia faz parte do escopo da gerência de Responsabilidade Social Corporativa e Sustentabilidade, com estrutura dedicada à evolução do assunto em interface com as áreas responsáveis pelos processos.
                Desta forma, no Grupo Boticário, a busca da sustentabilidade é compartilhada com os gestores e processos relacionados aos temas priorizados. A formalização, monitoramento e avaliação da performance são executados nos sistemas e fóruns de gestão corporativa, no mesmo fluxo dos demais objetivos estratégicos e iniciativas da organização. Assim, a sustentabilidade é planejada, abordada e evolui de forma integrada ao modelo de gestão da empresa, aspecto fundamental para consolidar a visão de integração à administração estratégica do negócio.

9- Vocês poderiam explicar melhor a frase "Os colaboradores de O Boticário têm livre acesso à alta administração"? É somente por aqueles cafés relatados? Como isto garante livre acesso? Vocês poderiam explicar melhor? 
                A frase em questão ressalta que, mesmo com a existência de hierarquia, as relações interpessoais são muito valorizadas no Grupo e que não existem barreiras que impeçam os colaboradores de conversarem com a alta administração. Durante o ano, acontecem diversos fóruns como o “Café com Diretor” (encontros de colaboradores com os diretores executivos), o “Fale com o Presidente” (encontro de colaboradores com o CEO) que estimulam essa prática. A intenção é fazer com que o colaborador compartilhe com a equipe os assuntos discutidos junto à alta administração. Há, ainda, sessões de comunicação pontuais, como a abertura e fechamento do Planejamento Operacional, com a presença dos diretores executivos e dos colaboradores das áreas dirigidas por eles.


10- Como o código de conduta teve participação dos funcionários? Vocês poderiam explicar?
                A elaboração do Código de Conduta do Grupo Boticário foi coordenada pela Gerência de Responsabilidade Social Corporativa e Sustentabilidade, junto a um grupo de representantes de diferentes áreas, como Suprimentos, Comunicação Corporativa, Desenvolvimento Organizacional, Comunicação Interna, Jurídico e Processos. A participação dos colaboradores considerou níveis hierárquicos distintos, buscando ampliar a visão sobre as diretrizes de conduta do Grupo para maior coerência e efetividade na vivência prática desta ferramenta, com validação deste documento no Conselho de Administração.


11- Os franqueados participaram diretamente na criação do código de conduta? Se sim, Vocês poderiam explicar como?
                Sim, o Código de Conduta da Rede de Franquias contou com representantes dos franqueados, que participaram voluntariamente do projeto, agregando experiência prática e visão cotidiana do negócio.
                O documento aborda a relação entre os franqueados e seus públicos com temas e conteúdo definidos a partir do conhecimento da franqueadora e da rede, contando principalmente com as expertises, vivências e contribuições de um grupo de trabalho formado também por colaboradores de diferentes áreas envolvidas no relacionamento com os franqueados.         
Vale destacar, que o Código de Conduta da Rede de Franquias O Boticário foi pioneiro no setor de franchising do Brasil, pois não existiam referências específicas de códigos que abordassem o relacionamento de redes de franquias com seus stakeholders, mas apenas entre franqueadoras e seus públicos, incluindo as franquias.

12- Vocês poderiam apresentar os dados da pesquisa anual de satisfação dos fornecedores?
                A pesquisa de satisfação é realizada com os fornecedores estratégicos por meio da Internet, com questionários de autopreenchimento. Ela tem o objetivo de captar a percepção e satisfação deste público em relação a algumas perspectivas sobre o Grupo Boticário, como o relacionamento geral e a gestão estratégica, gestão de projetos, relacionamento comercial, processo de avaliação de desempenho e sustentabilidade.
                Abaixo, estão dados referentes aos três últimos anos, demonstrando a evolução no percentual de satisfação deste público, no relacionamento com o Grupo Boticário.

Ano
Média Geral – Pesquisa Satisfação (todos os quesitos avaliados)
Média Geral – (quesito Sustentabilidade)
2008
63%
94%
2009
90%
85%
2010
97%
94%



13- Por que o TurnOver de mulheres na faixa dos 20 a 29 anos residentes no sul do Brasil distoa tanto da média nacional em todos os segmentos?
                Não temos esses motivos mapeados no relatório de 2010. Mas destacamos que o Grupo Boticário está atento às práticas de gestão de pessoas, como remuneração, benefícios e clima organizacional, e desenvolve ações buscando a atração e retenção de talentos. O Grupo Boticário possui um elevado número de mulheres enquadradas nesta faixa etária, que estão em momento de ingresso no mercado de trabalho, ascensão de carreira e desenvolvimento de qualificação profissional e, portanto, buscando constantemente oportunidades alinhadas a estas condições e visando a atuar em empresas com as quais se identificam.

14- Quantos % dos trabalhadores de Registro recebem apenas R$ 602,00 como relatado na página 44. Não é um salário muito baixo frente o porte da empresa?
                A Política Salarial do Grupo Boticário leva em consideração a média do mercado, que é apurada anualmente por meio de pesquisas salariais, elaboradas por instituição de reconhecimento nacional (Hay Group). Atualmente, o menor salário aplicado no Centro de Distribuição em Registro/SP é R$ 907,00 e se aplica a 56% do nosso quadro efetivo alocado neste município.
                Importante destacar que nosso foco é tratar o Pacote de Remuneração composto por salário, benefícios e variável de curto prazo. Esta configuração tem uma composição acima do mercado regional.


15- Qual a razão da empresa apresentar um índice tão alto de acidentes com afastamento (22). Este número não condiz com a atividade da empresa, pois o resultado está muito maior do que de empresas de indústria pesada. O que acontece?
                Conforme citado no relatório, o Grupo realiza diversas ações para a conscientização de todos os seus colaboradores sobre a importância de dirigir-se ao Centro de Promoção à Saúde mediante qualquer incidente. Outro ponto relevante refere-se à subjetividade na interpretação do que deve ser considerado como acidente de trabalho, ainda que haja a definição expressa no Decreto n.º 611/92 de 21/07/92 – “É todo aquele que ocorre pelo exercício do trabalho, a serviço da empresa, provocando lesão corporal ou perturbação funcional que cause a morte, perda ou redução permanente ou temporária da capacidade para o trabalho”. Compete ao médico avaliar se houve ou não lesão corporal ou perturbação funcional e evidenciar se há a redução da capacidade para o trabalho.
                Assim, não entendemos que este seja um indicador de fácil comparabilidade. O que podemos afirmar é que o Grupo Boticário possui como direcionador o compromisso com a redução dos riscos do ambiente trabalho, garantindo a saúde e segurança dos colaboradores, o que pode ser evidenciado por meio da redução do índice de gravidade, que se refere aos dias de trabalho que colaboradores tiveram que se ausentar da empresa em função dos acidentes de trabalho.


16- Vocês falam que seus franqueados estão engajados com o negócio. Vocês poderiam definir o que é engajamento para vocês nesta questão?
                O relacionamento com os franqueados da unidade de negócios O Boticário é um ponto bastante importante para a garantia do sucesso do negócio. Algumas ações e ferramentas são oferecidas para este público, a fim de aproximar a relação com a franqueadora. Um dos exemplos é a Convenção Anual dos Franqueados, que propicia um momento de troca de conhecimentos e experiências, além da divulgação de informações comerciais e mercadológicas.
                A pesquisa de engajamento realizada em 2010 teve 88% de participação e as entrevistas foram realizadas por telefone. Este estudo foi conduzido por uma instituição de pesquisa externa e foi considerada a seguinte classificação de engajamento:
·         Engajados: Início de conexão emocional, mas ainda em desenvolvimento.
·         Totalmente Engajados: Leais e fortemente ligados emocionalmente. Seus parceiros de maior valor.


17- Como um fornecedor pode ser considerado estratégico? E os outros fornecedores? Como a empresa audita esta relação com a sustentabilidade?
                Para o Grupo Boticário, fornecedores estratégicos são aqueles cujo valor, volume e frequência de abastecimento são representativos, necessitando um relacionamento próximo e continuado. Além disso, são parceiros de negócios que contribuem diretamente para atendimento da estratégia definida, de acordo com políticas internas do Grupo.
                As auditorias acontecem a cada dois anos, realizando avaliações in loco de acompanhamento e monitoramento, com base em critérios de qualidade e sustentabilidade, estabelecidos pelo Grupo. Estas auditorias são realizadas para garantir o cumprimento dos requisitos esperados pelos fornecedores considerados estratégicos.
                Para os fornecedores não estratégicos, é realizada uma autoavaliação, na qual os itens de sustentabilidade também estão contemplados. A ferramenta está em fase de aprimoramento, permitindo aos fornecedores a oportunidade de acompanhar seu resultado e criar um plano de ação para o atendimento dos critérios não contemplados.


 18- Vocês fazem testes de produtos com animais?
                Não. O Grupo Boticário não utiliza métodos experimentais em modelo animal para comprovação de segurança e eficácia dos produtos desenvolvidos.


19- Vocês praticam logística reversa com as embalagens da empresa? Se não. Existe uma previsão?
                Desde 2006, O Boticário mantém a logística pós-consumo, por meio do Programa Reciclagem de Embalagens, incentivando o consumidor a devolver, nas lojas da rede, as embalagens dos produtos consumidos. Uma vez retornada, a embalagem é encaminhada a parceiros regionais – empresas gerenciadoras de resíduos e cooperativas de catadores previamente analisadas e cadastradas pelo Grupo Boticário – para triagem, descaracterização e reciclagem. Desta forma, a iniciativa contribui para minimizar o impacto ambiental por meio da reciclagem do material pós-consumo, reduzindo a disposição inadequada e a utilização de recursos naturais.
                Outra iniciativa referente à logística reversa é a participação do Grupo no Programa Dê a Mão para o Futuro, desenvolvido pela ABIHPEC (Associação Brasileira das Indústrias de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos). As informações sobre o programa estão disponíveis no site http://www.maoparaofuturo.org.br/


20- Apesar da empresa utilizar caldeiras com gás natural, vocês aumentaram o consumo de Diesel e Gasolina. O que aconteceu?
                O consumo de diesel do Grupo Boticário não se refere à operação da caldeira. Este equipamento consumia Gás Liquefeito de Petróleo (GLP) antes da migração para o gás natural. O diesel era utilizado pelos geradores de energia e a substituição deste equipamento para viabilizar a utilização do gás natural foi realizada somente em 2011. O aumento do consumo de diesel está relacionado à necessidade do acionamento de mais um gerador para utilização em horários de pico.
                Quanto à utilização de gasolina, o incremento foi resultante da valorização do etanol – fazendo com que a maioria dos usuários passassem a utilizar gasolina como combustível – e do aumento da frota de veículos leves, em função do aumento do quadro de executivos.


21- O consumo de energia pode voltar aos níveis de 2008?
                Em curto prazo, a empresa não tem como meta retornar aos mesmos níveis de consumo bruto de energia de 2008. Temos investido na eficiência energética, reduzindo as perdas desnecessárias e priorizando a compra de equipamentos mais eficientes. Os resultados estão sendo satisfatórios. De acordo com valores divulgados no próprio relatório, o consumo de energia relativa reduziu em 35,5% de 2008 a 2010, refletindo em uma produção maior e mais eficiente.
                Entendemos que este é o primeiro passo quando falamos em redução do impacto referente ao consumo de energia.


22- Todos os investimentos sociais de vocês são oriundos de políticas de dedução fiscal ou existe algum projeto realmente feito com recurso da empresa e que pode ser catalogado efetivamente como investimento social e não dedução fiscal?  
                O investimento social privado pressupõe a destinação de recursos privados para iniciativas de interesse da sociedade e, no caso do Grupo Boticário, é realizado como parte da receita líquida. Portanto, os recursos não oriundos de dedução fiscal são destinados à Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza, que existe há 21 anos para apoiar e realizar projetos de conservação da biodiversidade e, também, pelo próprio Grupo, em outras iniciativas sociais como projetos culturais e educacionais.
                Além destes recursos privados, o Grupo também utiliza os incentivos previstos na legislação brasileira, como apoio a projetos via Lei Rouanet e destinação de recursos do imposto de renda devido para Fundos da Infância e Adolescência.

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