quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Anglo American. Uma empresa sincera com valores e princípios esquizofrênicos.



Olá Amigos,

Esta semana buscamos testar o limite de mais uma mineradora. Desta vez foi a empresa Anglo American (não preciso dizer a nacionalidade)

Para quem não conhece (eu também não conhecia) esta mineradora está presente no Brasil e trabalha na extração de minérios como Níquel, Nióbio e Fostato.

Por que esta empresa chamou atenção da nossa equipe ? Pois bem, pois ela resolveu ser midiática ao ponto de se apresentar na imprensa reforçando seus atributos sustentáveis. Assim, isto credenciou esta empresa a ter seu limite testado.

De início da nossa busca, esta empresa não apresenta um relatório 2010, apenas 2009, o que denota uma falta de gestão no âmbito da sustentabilidade, algo preocupante em nossa visão.

Assim, tendo como base o relatório de 2009 podemos dizer que a empresa pelo menos é sincera, pois durante todo seu texto ela relata seus problemas e mostra de maneira clara suas idiossincrasias e até mesmo
seus momentos de esquizofrenia existente entre os valores e princípios.

Esta boa sinceridade nos levantaram uma série de dúvidas no relatório que compartilhamos com vocês.


Prezados profissionais da Anglo American

Sou Roberto Leite, editor do blog “Testando os Limites da Sustentabilidade”. Blog que busca discutir as atitudes sustentáveis das empresas.

Nesta semana nossa equipe leu o relatório 2009  da empresa (não encontramos de 2010) e  o mesmo apresentou uma série de dúvidas.

Assim, segue abaixo os nossos questionamentos para serem publicados em nosso blog.

Esperamos uma resposta da empresa com um prazo para o envio das respostas e caso não seja possível, gostaríamos de uma negativa oficial.

Grato pela atenção de todos.

Segue abaixo nossos questionamentos:

1- Nossas perguntas tem como base o relatório de 2009. A empresa não divulgou seu relatório de 2010 ? Não encontramos no site

2- O ajustes nos escritórios, que gerou muita polêmica na empresa, teve corte de efetivo ? Como a empresa administrou esta questão e trouxe tranquilidade para os empregados ? A empresa reconhece que não sou soube administrar esta crise interna ao ponto de culparem a imprensa neste caso, como foi informado na página 9 ?

3- Nesta mesma página vocês afirmam que a imprensa "divulga notícias não autorizadas". Como vocês pretendem ter controle da imprensa ao ponto de dizer o que é ou não autorizado por vocês para publicar ? Isto não revela um clima de censura na cultura da empresa ?

4- Como está a questão da empresa de Cubatão que estava para ser vendida ? Já foi vendida ? E como vocês garantem que o comprador vai trabalhar com os valores de Anglo American, como vocês afirmam no relatório ?

5- A planta no Amapá e o sistema Minas-Rio já está no sistema integrado da empresa ?

6- Em seus princípios, dentro do Mindset, vocês afirmam: "Todos os ferimentos e doenças relacionados ao trabalho, bem como danos
ambientais, são evitáveis". Como vocês garantem que uma mineradora evite todos os seus danos ambientais ? Isto não é um discurso vazio ?

7- No mesmo princípio, vocês possuem como elemento norteador a frase : "regras simples e não negociáveis" e ao mesmo a tempo apresenta como
valor "colaboração e inovação" . Como você pode ser inovador onde as regras são inegociáveis ? Onde existe o espaço para coloboração e
diálogo nesta cultura ? Vocês falam nos valores que questionam a forma que sempre foi feito, mas ao mesmo tempo as regras são inegociáveis. Isto não soa como algo esquizofrênico ?

8- No caso da comunicação da junção dos escritórios, vocês não acreditam que a empresa não cumpriu o valor preocupação e respeito ? Pois o princípio diz que vocês constroem confiança por meio de uma comunicação aberta e de mão dupla, mas parece que os empregados não sentiram esta posição da empresa, ao ponto de receber a informação
pela imprensa. Esta observação está correta ?

9- Por que a empresa separou a gestão da empresa de fosfato e nióbio do restante da organização ? Como vocês trabalham integrados desta maneira ?

10- Vocês falam que seus empregados de 2008 para 2009 subiu de 7605 para 9813, no entanto, os empregados diretos caíram de 2684 para 2575. Este excesso de terceirização não precariza a qualidade do trabalho e rompe os vínculo da empresa com as pessoas ? Qual a razão disto para uma empresa que se diz sustentável ?

11- Vocês possuem dados de pesquisa de clima para disponibilizar e provar cientificamente a satisfação dos funcionários ?

12- Por que a relação salarial da empresa caiu de 4X o salário mínimo para menos de 2 X na planta de Barro Alto de 2007 para 2009 ? Por que esta defasagem salarial nesta comunidade ?

13- Por que a participação de pessoas das comunidades próximas as plantas mineradoras é tão baixo ? Os programas de qualificação não estão surtindo efeito ?

14- Por que as taxas de lesões com afastamento subiram tanto de 2008 para 2009 nas unidades de Catalão/ouvidor - Cubatão - Barro Alto já que segurança é um valor para empresa ?

15- Vocês afirmam que as taxas de lesões de Barro Alto de 0,06 é referência, mas em 2008 foi de 0,03. Por que este índice dobrou e mesmo assim é referência ?

16- Vocês possuem dados de pesquisa de satisfação das comunidades para com a empresa ?

17- Parabéns pelo programa de Aids. O projeto é muito interessante.

18- Parabéns pela estrutura dos projetos sociais. A gestão é bem interessante e transparente.

19- Por que o volume de água captada de chuva para uso industrial caiu tanto de 2008 para 2009 ? Foi alguma estiagem ou decisão da empresa abandonar este tipo de projeto ?

20- Por que as iniciativas de diminuir as emissões ainda não são passíveis de mensuração, conforme informado no relatório ?

21- Por que as emissões de particulados dobraram de 2008 para 2009 e de fluor teve um aumento significativo na unidade de Catalão ?

22- Por que uma empresa tão importante como a Anglo American reporta a sociedade um relatório apenas nível C no GRI ?

Nenhum comentário:

Postar um comentário