terça-feira, 10 de julho de 2012

Votorantim. A presidência da empresa deveria ser mais explícita no seu compromisso com a sustentabilidade.



Olá Amigos,

Depois de um período atípico de ausência, estamos de volta para testar os limites !!!

Nesta semana publicamos a resposta da Votorantim.

Primeiramente gostaríamos de agradecer e muito o interesse desta empresa em nos reportar e apresentar seus argumentos frente aos nossos questionamentos.

Realmente são debates como esses, abertos e diretos, que fazem todo mundo crescer, seja a empresa que se relaciona de maneira direta com a sociedade, seja para nós, pessoas interessadas pelo tema, que temos a possibilidade de aprender e ver de maneira direta como as empresas tratam a questão de sustentabilidade e seus negócios.

De um modo geral a empresa defendeu bem seus argumentos, apesar de em alguns pontos a gente não concordar com o que foi apresentado, mas isto que é a beleza do ambiente democrático.

Dentre os vários pontos apresentados acreditamos que o fato da sustentabilidade não estar presente no discurso do presidente da empresa foi o fato mais relevante, pois quando o presidente não internaliza a sustentabilidade no seu discurso, isto revela que a liderança não se importa diretamente sobre esta questão, pois é a liderança que dá o tom sobre todas as ações da empresa.

Além disto, alguns pontos adicionais do que foi apresentado merece uma ressalva:

A empresa não justificou de maneira clara o porque não trabalha de maneira sistêmica com processos de certificações externas, pois apesar de apresentar algumas falhas, a certificação externa é a garantia de que a sociedade pode contar com um protocolo comum de atividades está sendo aplicado de maneira satisfatória. Apresentar um modelo diferente de gestão, onde por mais estruturado que seja, não garante o principal do modelo ISO que é a comparabilidade e conferência. Estranho mesmo uma empresa comprometida com o social e ambiental não apresentar uma certificação multisite.

Apesar de ser estruturado, o modelo de mapeamento de stakeholders é muito voltado para dentro, sem nenhuma metodologia confiável para mensuração da percepção externa da empresa. Escolher o que convém para uma análise sem critério é um processo um tanto quanto perigoso. Isto ficou evidenciado no relatório da auditoria externa, mas a empresa não deu a devida  publicidade de maneira mais clara na avaliação.

Não ficou clara a forma que a empresa vai fazer para reduzir suas emissões. É aceitável o esforço da empresa em reduzir, mas os resultados práticos ainda não apareceram. O aumento da produção não deve ser argumento para que este processo seja deixado de lado.

Já sobre os  investimentos em projetos sociais e na gestão de desempenho dos empregados, a empresa está de parabéns, pois os resultados apresentados são importantes.

No campo do relacionamento com os fornecedores a Votorantim apresenta apenas uma visão legalista no relacionamento com os fornecedores. Uma empresa deste porte deveria ser mais exigente nesta relação, principalmente nas questões de qualidade de vida e segurança dos trabalhadores durante a vigência dos contratos, pois acreditamos que se as grandes empresas pressionarem o mercado, podemos mudar rapidamente a gestão sustentável das empresas.

Outro ponto que merece os parabéns da nossa equipe para com a empresa é a garantia da liberdade de expressão dos empregados, com certeza este posicionamento é ainda muito raro nas organizações.

Apesar de ser cômoda e até certo ponto isenta, a política da empresa em financiar todos os partidos políticos por meio de cotas em eleições revela um posicionamento descompromissado nos aspectos de cidadania. Uma empresa preocupada com uma comunidade deve ou tomar uma posição e apoiar determinado ideal ou não ajudar ninguém, pois ao financiar alguém sem um ideal de projeto, a empresa também é cúmplice da situação política do nosso país.

Com relação a segurança do trabalhador, a Votorantim deve melhorar e muito a maneira de reportar os acidentes de trabalho, pois numa industria tão impactante na questão de segurança, este aspecto deveria estar consolidado há muito tempo.

Já sobre o discurso da empresa apresentar um relatório unificado, a Votorantim peca em um relatório unificado a auditoria ser somente no âmbito contábil. Se o relatório é único, o processo de auditoria também deveria ser.

Assim, devido a quantidade de perguntas, postaremos as respostas nos posts na sequência. Agradecemos novamente a Votorantim pela atenção.

2 comentários:

  1. Pessoal, bom dia.

    Na minha humilde opnião, as empresas deveria divulgar o seguinte: http://www.youtube.com/watch?v=ZZMS7boRu7Q

    ResponderExcluir
  2. Grato pela sua contribuição Cassio.

    ResponderExcluir