quarta-feira, 18 de julho de 2012

Unimed RJ. Um relatório cheio de lamentações.


Olá Amigos,

Nesta semana postamos a leitura de um relatório em que a empresa nos convidou para ler.

Realmente agradecemos a Unimed RJ pelo interesse em apresentar abertamente suas posições e testar os seus limites novamente.

Ao ler o relatório, notamos um material leve, com um texto agradável mas muito raso em termos de conteúdo.

Um ponto interessante deste relatório é o primeiro capítulo que poderia ser chamado de "Muro das Lamentações". O texto é uma choradeira danada, parece que gerir um plano de saúde é o pior negócio do mundo.

Recheado de expressões que lembram o "ninguém me ama, ninguém me quer", o texto revela as pressões que a Unimed sofre dos cooperados, governo, clientes e do poder judiciário.

Pressões neste tipo de negócio lógico que iria surgir. Para quem possui como principal produto a mercantilização da vida, pressões deste tipo são inerentes ao negócio e não devem ser vitimizado pela empresa mas administrados de maneira clara e transparente e neste ponto a Unimed está no caminho certo, mas a posição de vitima do sistema deve ser revista.

Sobre os resultados, de um modo geral, os dados apresentados foram um tanto quanto decepcionantes, seja na questão ambiental, gestão de projetos sociais e qualidade de vida dos empregados.

O relatório do ano passado estava melhor.

Assim, com base em nosso relato, segue os nossos questionamentos.

Prezados profissionais da Unimed,

Agradecemos o interesse da empresa em apresentar seu relatório para testar os limites.

Lemos atentamente o material e ficamo no aguardo das respostas.

Grato pela atenção de todos vocês.

Roberto Leite.


1- Vocês citam constantemente que o setor da saúde está em crise devido a uma série de problemas, mesmo assim vocês estão aumentando o número de clientes e reduzindo o número de médicos. Isto não é um suicídio administrativo ?

2- Vocês afirmam que os médicos saíram por morte ou voluntariamente, desses voluntários, qual foi a razão da saída ? Vocês possuem pesquisa para isto ?

3- Vocês citam muito a judicialização da medicina, mas se o valor maior é a vida, vocês não acham correto um juiz dar ganho de causa para uma pessoa que está a beira da morte em detrimento dos ganhos econômicos de um plano de saúde ?

4- Vocês citam que os médicos cooperados são os principais responsáveis pelos altos custos dos planos, exigindo exames de alta complexidade e caros. Devido a este relato, podemos afirmar que os médicos cooperados não cooperam ? 

5- Os médicos da Unimed se veem como donos ou prestadores de serviço da cooperativa ?

6- Vocês afirmam que a comunicação da Unimed apresenta uma mudança na mentalidade sobre o que é saúde. Vocês possuem algum estudo que comprove esta mudança por parte dos clientes ?

7- Vocês afirmam que "A saúde passa por uma profunda reflexão, com relação a qualidade, o papel dos médicos, custos e responsabilidade dos próprios clientes". Vocês poderiam explicar melhor o que é esta responsabilidade ?

8- Vocês citam que apenas 1,5 % dos atendimentos do Posto de atendimento da Unimed na Barra culminam em internações, contra 6% do restante da rede. Com esta afirmação, podemos inferir que os hospitais da rede não estão sendo éticos na relação com os pacientes ou a Unimed está assumindo o risco de não internar uma pessoa que necessita ?

9- A Unimed RJ está respeitando totalmente a lei que exige um período máximo para marcação de consultas ? A empresa possui algum indicador de gestão que estuda isto ?

10- A Unimed RJ teve algum plano suspenso para venda na última lista da ANS ?

11- Vocês criticam duramente a indústria farmacêutica como um dos agentes da não cultura de prevenção em nossa sociedade. Devido a este cenário, a Unimed RJ possui alguma forma de relacionamento com esta indústria ?

12- Por que os vigilantes terceirizados não recebem treinamento sobre direitos humanos ? Isto não seria responsabilidade da empresa contratante do serviço que prima pela sustentabilidade ?

13- Vocês citam como um impacto econômico indireto a construção de uma rede de esgoto como se fosse algo voluntário por parte da empresa, mas isto foi realmente voluntário ou faz parte de alguma condicionante para a construção da obra do hospital devido a impacto deste empreendimento na rede atual ?

14- Para uma empresa que se diz sustentável, não é incoerente o seu posicionamento, pois nos últimos anos a Unimed aumentou consideravelmente o consumo de combustíveis não renováveis em detrimento do etanol por exemplo ? O viés econômico impera na Unimed frente aos impactos ambientais ?

15- Por que a quantidade de materiais reciclados caiu pela metade de 2009 para 2011 ?

16- Vocês ainda não atingiram a meta de 90 % de satisfação dos clientes. Qual o plano de trabalho da empresa para isto ?

17- A repactuação dos planos antigos para os novos, defendido pela Unimed acarretará no aumento dos custos das mensalidades ou não ?

18- Por que a empresa não formaliza o processo de avaliação de desempenho dos empregados ? Será que o clima de camaradagem entre os empregados citado no relatório não tira o mérito da avaliação de um empregado e personaliza a relação ?

19- Por que os empregados de uma empresa que preza tanto pela qualidade de vida não possuem um plano de previdência privada ?

20- Vocês citam que os salários da Unimed estão na média nacional, mas estão na média do RJ onde o custo de vida é mais alto ?

21- Vocês poderiam apresentar a pesquisa de clima organizacional para comprovar o bom ambiente de trabalho citado pela Unimed ?

22- Por que a rotatividade dos empregados é de 26,58 %. Isto é um índice absurdamente alto. O que acontece nesta empresa para uma evasão tão grande ?

23- Não é incorente uma empresa de saúde aumentar de um ano para o outros os índices de lesões corporais, dias perdidos por motivo de saúde e atestados e licenças médicas ?

24- Dos R$ 15 milhões de investimento social, quanto é realmente da Unimed e quanto é oriundo de incentivo fiscal ?

25- Vocês citam que são um dos maiores tomadores de serviço do RJ, mas não apresenta uma metodologia para avaliar esses fornecedores no âmbito da sustentabilidade. A empresa pretende realizar isto quando ?



Sobre indicadores: No geral extremamente fraco, pois para quase todos indicadores analisados faltam informações essenciais. Abaixo analisamos 9 indicadores relevantes e em todos os casos percebemos que a análise técnica dos indicadores deixa muito a desejar. A Unimed Rio se esforça para fornecer o mínimo de dados sobre os indicadores, querendo passar uma imagem de que quase tudo está perfeito. Identificamos muitos erros técnicos de interpretação e ausência de dados importantes dos protocolos dos indicadores da GRI.

Abaixo citamos exemplos:

26- HR 6/HR7

Não há informação suficiente para considerar estes indicadores atendidos pelos seguintes motivos:

Falta relato das operações, levando em conta a cadeia de suprimentos, onde as chances são maiores da ocorrência de trabalho infantil, escravo ou análogo ao escravo.

Não há transparência suficiente nas informações da publicação. É muito simplório afirmar que “a cooperativa busca manter relacionamento próximo com seus fornecedores e parceiros, possui estruturas específicas para o relacionamento com estes públicos e nunca houve qualquer indício da ocorrência de trabalho infantil ou análogo ao escravo na Unimed-Rio e em sua cadeia de fornecimento”

Queremos saber que estruturas específicas são estas para o relacionamento com seus fornecedores e parceiros. Se não há avaliação formal dos fornecedores sobre direitos humanos, como é que se pode afirmar que não há trabalho infantil, escravo ou análogo?

Como é, por exemplo, o atendimento ao máximo de horas extras legalmente permitidas?

Como funciona a terceirização na Unimed-Rio? Quais as atividades são terceirizadas e quantos fornecedores de serviços atuam dentro de suas unidades? Quem medidas são usadas para garantir que apenas pessoal autorizado adentre as instalações?

27- HR3

Não fica claro nas informações do relatório, se as 1677 horas de treinamento foram sobre direitos humanos. Gostaríamos de saber mais sobre isto (“Os direitos individuais e profissionais são amplamente trabalhados” O que quer dizer isto?). O indicador HR3 pede que se use como base o total de funcionários e contratados do indicador LA1, que é totaliza 2456 colaboradores.

28- SO3

É um erro utilizar a mesma informação do indicador HR3 (horas de treinamento sobre direitos humanos) para o indicador SO3 (percentual de empregados treinados em políticas e procedimentos anticorrupção). A GRI criou 2 indicadores distintos e solicita informação separada sobre estes treinamentos. A Unimed Rio simplesmente usa o mesmo número de horas e mesmo número de funcionários treinados. Por que?

29- HR4

Sentimos falta de informações que expliquem qual o sistema de monitoramento utilizado para capturar os casos de violação de direitos humanos. Me desculpem, mas em se tratando de hospitais, onde a tensão é grande, o fluxo de pessoas também é grande e a rotatividade não é pequena, é de se estranhar que não há qualquer caso registrado de tratamento desigual ou assédio de qualquer natureza. A combinação da falta de informação sobre os meios de monitoramento, com a resposta curta de que nunca houve casos de discriminação de qualquer natureza, não nos inspira qualquer credibilidade. Associado a isto, somamos o fato da empresa não submeter seu relatório a verificação externa, o que diminui ainda mais a credibilidade das informações sobre este indicador. Será que nem a ouvidoria recebe casos de discriminação??

30- HR8

Sendo este indicador bastante material para instalações hospitalares, onde há grande fluxo de público em geral, nos estranha muito a Unimed “se livrar” do indicador em apenas 4 linhas. Hora, todos sabemos que pessoas que lidam com segurança do patrimônio e com segurança de pessoas precisam ser treinadas para poder lidar com situações de pânico, emergenciais, brigas e outras. Do ponto d vista de Clareza, a Unimed simplesmente ignora este aspecto e informa que toda a equipe de segurança é terceirizada. Meus caros, o indicador solicita que se relate SE AS EXIGÊNCIAS DE TREINAMENTO TAMBÉM SE APLICAM A EMPRESAS CONTRATADAS QUE FORNECEM PESSOAL DE SEGURANÇA. Isto simplesmente não foi respondido. Fico até com medo de entrar num hospital da Unimed Rio a partir de hoje... Qual o posicionamento da empresa sobre esta questão?

31- EN17

Não se calcula impactos indiretos referentes a emissões atmosféricas, e sim EMISSÕES INDIRETAS de gases causadores de efeito estufa, resultantes do uso indireto de energia. Qual a razão disto?

32- EN19

A Unimed Rio afirma que este indicador não se aplica. Será que em nenhuma unidade temos gases do tipo HCFCs? Estes gases são amplamente utilizados em aparelhos de ar condicionado e afetam a camada de ozônio. Vocês nāo usam ar condicionado no RJ ?

33- EN22

A empresa divulga apenas a quantidade em kg de materiais recicláveis, ao passo que o indicador solicita que se relate a quantidade de resíduos para os seguintes métodos de disposição: compostagem, reutilização, reciclagem, recuperação, incineração, aterro sanitário, armazenamento local e outros. Vocês possuem esses dados?

Realmente não entendemos porque uma empresa que tem boa reputação nacional, força a barra para publicar um relatório nível A, o que está realmente longe de ser verdade. Por a empresa se iludiu a responder um relatório num nível tão alto?

Nenhum comentário:

Postar um comentário