quinta-feira, 21 de junho de 2012

Odebrecht. Boa diplomacia, mas sem consistência.




Olá amigos,

Depois de muito, mas muito insistir, nossa equipe recebeu um e-mail oficial da Odebrecht sobre os nossos questionamentos.

Para nossa supresa o resultado foi um tanto quanto decepcionante.

Depois de receber respostas prévias tanto do diretor de comunicação da empresa Marcio Polidoro, como do diretor de sustentabilidade Sérgio Leão que afirmaram que receberíamos as respostas frente aos nossos questionamentos.

No entanto, para nossa surpresa, o que recebemos da empresa foi o tratado diplomatico abaixo: 

Roberto, agradeço o envio do questionário e o espaço que você abriu no blog para nossas respostas. Mas declinamos de fazê-lo. A Odebrecht é pioneira no Brasil na publicação de Balanços Sociais. Foi a primeira organização a publicá-lo, em 1993. De lá para cá, aperfeiçoamos nosso modelo de aplicação de recursos e de acompanhamento dos impactos sociais gerados. Formulamos uma nova política, recentemente, e demos a ela ampla divulgação. Somos periodicamente auditados por organismos internacionais de financiamento, que têm nas práticas de sustentabilidade referências fundamentais para a concessão de créditos. Abrimos todas as nossas informações sobre o tema em nosso portal, no Relatório Anual e na revista bimestral Odebrecht Informa. Várias de nossas empresas seguem as orientações do GRI e na Rio + 20, estamos entre as organizações empresariais brasileiras com maior visibilidade, não porque estamos patrocinando eventos, mas porque fomos convocados a contribuir em diversos debates e a apresentar nossas experiências e aprendizados em múltiplos fóruns. Temos plena consciência do muito ainda a aprender e há um compromisso de todos os Integrantes da Odebrecht nesse sentido.

Finalmente, é importante ressaltar que nossa política não é da Odebrecht, é das mais de 200 mil pessoas que trabalham nas empresas que a compõem. Portanto, não é apenas um discurso institucional. É um pacto coletivo, firmado por indivíduos que vivem, com suas famílias, nas comunidades onde as empresas operam e cuja ação de cidadania na própria comunidade, jamais está desvinculada da condição de Integrante da Odebrecht, alinhado com seus princípios, conceitos, valores e crenças. Louvo sua iniciativa e reconheço nela a maior importância - mas prefiro convidar seus leitores a que nos visitem, virtual e pessoalmente, de modo que possam fazer os próprios juízos, criticar nossos erros, reconhecer nossos méritos, se assim entenderem, e contribuir para que nos tornemos uma Organização empresarial cada vez mais comprometida com a sustentabilidade, porque compreendemos, concordamos e praticamos o que este compromisso pressupõe.

Márcio

Apesar do belo texto, a empresa não disse absolutamente nada e muito do que foi afirmado contradiz com o posicionamento da empresa frente aos nossos questionamentos.

O que notamos é que possivelmente a área de comunicação e sustentabilidade até que queriam responder, mas devem ter recebido alguma chave de galão de algumas diretorias da empresa ainda focadas nos modos de relacionamento da sociedade típicos do século XX onde palavras bonitas sem dados concretos eram suficientes.

O que queremos são dados sobre a gestão da empresa. Como a qualidades dos projetos sociais, índices de acidentes de trabalho e gestão ambiental bem como são realizados os apoios políticos. Isto é o básico para uma empresa que possui grande parte dos seus negócios com órgãos públicos.

Uma bela filosofia de trabalho...... mas na prática isto deve ser bem, mas bem diferente mesmo.

Assim, fica aqui nosso registro. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário