quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Sabesp. Ser sustentável vai além de uma boa gestão de recursos hídricos.


Olá Amigos,

Nesta semana resolvemos ler um relatório de uma empresa em que seu produto necessita realmente do meio ambiente equilibrado. Esta empresa é a Sabesp.

Realmente o trabalho dela no campo da gestão dos recursos hídricos são muito bons, as taxas de fornecimento de água e tratamento de esgoto são excelentes. No entanto, para uma empresa que busca  ser uma das melhores para se trabalhar e pretende ser realmente sustentável, só isto não basta.

Ao ler o relatório, notamos que a gestão de recursos humanos ainda é muito falha, os acidentes com os empregados são muitos altos e os investimentos sociais caem ano após ano.

Claro que a empresa divulga resultados positivos, mas queremos mais de uma empresa de saneamento, assim, segue abaixo as perguntas que buscam testar os limites da Sabesp.

Segue abaixo nossos questionamentos. Boa Leitura.



Prezados profissionais da Sabesp,

Sou Roberto Leite, Editor do blog "Testando os Limites da Sustentabilidade". Canal que busca discutir as questões de sustentabilidade das empresas.

Nesta semana a nossa equipe acabou de ler o relatório da Sabesp e ficamos com algumas dúvidas. Assim, segue abaixo os nossos questionamentos e gostaríamos de saber se poderíamos receber uma resposta, caso a informação seja positiva, gostaríamos de receber uma data para o envio das respostas, caso não seja possível gostaríamos de receber uma negativa oficial.

Desde já obrigado pela atenção.

Segue abaixo nossos questionamentos.


1- No programa Corrego Limpo vocês afirmam que removem as pessoas com imoveis situados nas faixas ribeirinhas e os reassenta. Vocês poderiam explicar melhor como isto é feito ? Quantas famílias já foram reassentadas ?

2- Vocês falaram que os resultados financeiros da empresas foram obtidos por muitos aspectos e dentre eles a redução com despesas de pessoal. Como isto é feito com o aumento de funcionários. Os funcionários estão com os salários arrochados ?

3- Parabéns pelos resultados em tratamento de esgoto, universalização da água e dos projetos no litoral.

4- Houve algum problema com os empregados na mudança do modelo da previdência privada da empresa ?

5- Vocês afirmam que 25% do lucro líquido são repassados aos acionistas. Quantos % são repassados aos empregados ?

6- Como são recolhidos os esgotos não domésticos das industrias pelo programa END ? Qual a logística para isto ?

6- Pelo acordo coletivo da empresa, vocês podem demitir 2% do efetivo. Qual o critério para demitir essas pessoas ?

7- Dentre as várias diretorias citadas, qual efetivamente é responsável pela gestão dos processos de sustentabilidade da empresa ?

8- Vocês citam que 49% das denúncias encaminhadas a Sabesp, ainda estão em averiguação. Qual o prazo para isto ser concluído ?

9- Por que os fornecedores locais participam somente de processos que ocorrem por dispensa de licitação ? Essas empresas não são convidadas a participar das licitações ?

10- Vocês citam uma série de trabalhos realizados para o bem estar dos empregados, até mesmo pesquisa para saber quanto são obesos, no entanto, não apresentaram nenhum resultado de pesquisas de clima organizacional. Por quê ? Como a empresa quer ser o melhor lugar para se trabalhar se ainda não apresenta este dado ?

11- Por que os indices de acidentes e taxa de gravidade são tão altos na Sabesp ? Por que a gestão de segurança no trabalho é tão falha na empresa ?

12- Por que os trabalhos com as comunidades são desenvolvidos apenas por campanhas sem uma medição clara da efetividade do projeto ? Por que não existe uma metodologia para medir a eficácia dessas ações e dos investimentos ?

13- Por que houve uma queda significativa de 2009 para 2010 dos investimentos monetários sociais externos e internos ? Como apesar disto a percepção da sociedade frente as políticas de responsabilidade social da empresa aumentou ? Houve um aumento no gasto publicitário para isto ? Qual a diferença deste investimento em percentual de 09 para 10 ?

14- Por que vocês consideram pagamento de impostos um "investimento social" ao ponto de ser citado como indicador social externo ?

15- No projeto Ecomobilização vocês afirmam que o projeto sempre alcança o sucesso. Como isto é medido e avaliado para tal afirmação ?

16- Qual é a média de público das chamadas audiências de sustentabilidade ?

17- Quanto foi investido nos 9 projetos classificados como "patrocínios focados em sustentabilidade" ?

18- Por que o relatório da Sabesp não passa por verificação externa ?


Nenhum comentário:

Postar um comentário