quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Sabesp. Esta empresa realmente te trata com respeito.



Olá Amigos,

Em um dos prazos mais rápidos da história do nosso blog a Sabesp respondeu aos nossos questionamentos.

Agradecemos muito o interesse desta empresa em nos atender e principalmente por entenderem a nossa proposta e o papel da equipe na Blogosfera.

De uma maneira geral a empresa respondeu aos nossos questionamentos de maneira objetiva e deixou realmente claro os problemas de gestão levantados na leitura do relatório.

Notamos o quanto algumas ações relativas a uma gestão mais sustentável não ficou clara, como a questão de o que acontece com as pessoas que são retiradas das faixas ribeirinhas. Achamos estranho pois o dado consta no relatório, mas na hora que perguntamos detalhes, a Sabesp jogou a responsabilidade para as prefeituras. Se isto é realmente responsabilidade das prefeituras, isto não ficou claro no relatório.

Sobre a questão da previdência privada a empresa em nenhum momento admitiu no texto problemas com empregados, mas realmente isto aconteceu e isto deveria ter ficado mais claro no discurso, como revela a reportagem abaixo:


Sobre a questão 10 relativo a dispensa de licitação, notamos que a pessoa que respondeu ficou um pouco ofendida com a gente. Realmente pedimos desculpas e em nenhum momento duvidamos da lisura do processo licitatório da empresa, mas o texto não estava claro.

Já com os empregados, o relacionamento também deve ser melhorado, pois a empresa possui ambição de ser uma das melhores empresas para se trabalhar, mas não apresenta ainda uma pesquisa de clima organizacional estruturado e o índice de acidentes é muito alto, comparado com a indústria de petróleo e mineração e isto não pode acontecer em uma empresa de saneamento, isto revela uma falta de gestão mais efetiva na questão de segurança do trabalhador.

Já sobre as ações sociais a empresa não apresenta uma metodologia para medir o resultado de suas ações e apresenta ao mesmo tempo um posicionamento incongruente, pois ao justificar uma queda significativa nos investimentos sociais eles afirmaram que primam pela qualidade e não pela quantidade. Concordamos com esta afirmação, mas o que é qualidade se a empresa não possui mecanismos para medir a efetividade das ações.

Outro ponto que induz o leitor ao erro é afirmar que os investimentos sociais são também impostos recolhidos, o que não procede, pois se isto fosse verdade eu como brasileiro invisto muito no social devido a carga tributária do meu país. Obrigação legal e tributos não é investimento e isto é claro.

Já na questão ambiental e empresa está de parabéns, pois os resultados são impressionantes para a realidade brasileira, mas como cidadão paulista eu espero muito mais da Sabesp, principalmente aceitar o desafio do seu relatório passar por uma verificação externa. Isto com certeza garante legitimidade ao trabalho.

Agradecemos novamente a Sabesp pela atenção e segue abaixo as respostas da empresa.

Boa Leitura.



1- No programa Corrêgo Limpo vocês afirmam que removem as pessoas com imoveis situados nas faixas ribeirinhas e os reassenta. Vocês poderiam explicar melhor como isto é feito ? Quantas famílias já foram reassentadas ?
 


O programa Córrego Limpo é uma parceria da Sabesp com a Prefeitura de S. Paulo que já resultou na despoluição de 96 córregos na 1ª e 2ª fases. Atualmente está na 3ª fase, que envolve mais 52 córregos. A Sabesp fica a cargo de proceder ao assentamento de coletores-tronco para receber o esgoto, pesquisar e eliminar ligações clandestinas de esgoto, eventuais efluentes de pequenas indústrias e de empresas como tinturarias, oficinas etc. A prefeitura realiza a remoção de entulho e lixo da calha e das margens e sempre que possível são implantados parques lineares ou projetos de arborização. Como infelizmente muitas ocupações irregulares ocorrem justamente no traçado dos coletores pelos fundos de vale, a Prefeitura, tem entre suas atribuições, promover a remoção sempre que necessário. Isto é executado pela Secretaria Municipal de Habitação e compreende ações como engajamento por assistentes sociais, pagamento de aluguel social, indenização por cada barraco retirado, dependendo do caso. O número de famílias removidas desde 2008 foi  de 2536. Caso tenham interesse em mais detalhes, solicitamos se dirigir à Secretaria Municipal de Habitação, que realiza tais atividades. 
Registramos que a Sabesp promoveu várias ecomobilizações, eventos em parceria com a Fund. SOS Mata Atlântica, para envolver a comunidade de entorno de córregos despoluídos, para que lixo não seja jogado nas ruas e no próprio córrego. Além de mutirões de coleta de lixo, também se plantam mudas nas margens. 


2- Vocês falaram que os resultados financeiros da empresas foram obtidos por muitos aspectos e dentre eles a redução com despesas de pessoal. Como isto é feito com o aumento de funcionários. Os funcionários estão com os salários arrochados ? 



A Sabesp vem procedendo a aumentos salariais acima da inflação. No último Acordo Coletivo em maio/2011 o aumento foi de 8%, contra uma inflação de 6,39% (IPC/FIPE). A política da empresa é de valorizar seu corpo de funcionários, altamente capacitado e motivado. Além do salário, há vários benefícios diretos e indiretos, que cobrem familiares e estão descritos no relatório. 
A redução com despesas de pessoal resultou da saída de aposentados de forma escalonada, a partir de abril de 2009, por força de termo de ajuste de conduta, assinado com o Ministério Público Estadual, uma vez que não podemos manter em nossos quadros funcionários já aposentados. 


3- Parabéns pelos resultados em tratamento de esgoto, universalização da água e dos projetos no litoral. 



Agradecemos e tomamos como mais um incentivo frente ao enorme desafio representado por nossa meta de universalização de serviços até 2018/2020. Para tanto o nível histórico de investimentos foi dobrado e atinge cerca de R$ 2 bilhões/ano. 


4- Houve algum problema com os empregados na mudança do modelo da previdência privada da empresa ? 



O plano de previdência privada modelado como Benefício Definido passou a registrar déficit atuarial resultante, principalmente, do aumento da expectativa de vida de seus participantes, o que pode ser verificado analisando a evolução da expectativa de vida do brasileiro nas tabelas anuais publicadas pelo IBGE.  A Superintendência Nacional de Previdência Complementar (PREVIC), órgão fiscalizador do sistema, exige o equacionamento deste déficit como forma de sustentação financeira do plano a longo prazo, sendo necessário o pagamento de contribuições extraordinárias para efetivar o equacionamento. Uma alternativa dada pela Sabesp foi a criação de um novo plano previdenciário modelado como Contribuição Definida, lançado em julho de 2010, sendo possível a migração de participantes do plano BD para este plano CD sem o pagamento de contribuições para a cobertura do déficit atuarial. Durante o período aberto às migrações, as entidades representativas dos empregados entraram com ação judicial para, entre outras,  impedir a migração de participantes entre planos. Com a obtenção de liminar, as migrações foram impedidas até o julgamento da ação. O novo plano está disponível para os novos funcionários contratados. 


5- Vocês afirmam que 25% do lucro líquido são repassados aos acionistas. Quantos % são repassados aos empregados ? 



Como empresa pública não distribuímos lucros na forma de PLR, mas sim concedemos participação nos resultados, objeto da negociação coletiva com os sindicatos de categorias representativos do corpo de funcionários. Conforme Decreto Estadual nº 56877/2011, que dispõe sobre PPR para empresas controladas pelo Governo, o limite de valores distribuídos é de até uma folha base de pagamento vinculado a metas previamente aprovadas por órgãos governamentais. 


6- Como são recolhidos os esgotos não domésticos das industrias pelo programa END ? Qual a logística para isto ? 



Os esgotos não domésticos podem ser recebidos por lançamento direto na rede ou através de caminhões-tanque ou caminhões limpa-fossa (no caso de caixas de gordura e fossas)  em postos de recebimento em algumas estações de tratamento de esgotos. A tratativa técnico-comercial envolve caracterização do resíduo, avaliação de distâncias e atendimento ao art. 19A do Dec. Est. 8468/76. No sítio www.sabesp.com.br/solucoesmabientais vocês encontram mais informações. A vantagem para as empresas está na redução de custos e redução da exposição legal. Para o meio ambiente como um todo o programa END propicia ganhos de escala, reduzindo o fluxo de veículos com produtos químicos e resíduos provenientes de pequenas estações de tratamento e ainda diminui o número de fontes a fiscalizar, 


7- Pelo acordo coletivo da empresa, vocês podem demitir 2% do efetivo. Qual o critério para demitir essas pessoas ? 



A Sabesp é uma empresa que tem pouca rotatividade e demite muito poucos funcionários, mesmo diante de crises como a que afetou o mundo inteiro em 2008. Os critérios são os usuais em qualquer empresa com funcionários enquadrados na CLT. O parâmetro desempenho é obviamente central, uma vez que para atender aos grandes desafios a empresa necessita de um corpo de funcionários motivado e capacitado. 


8- Dentre as várias diretorias citadas, qual efetivamente é responsável pela gestão dos processos de sustentabilidade da empresa ? 



Procuramos tratar a sustentabilidade de forma integrada, envolvendo todas as diretorias. Entretanto considerando as três dimensões temos naturalmente, maior envolvimento da econômico-financeira na Diretoria Econômico-Financeira e de Relações com Investidores, na dimensão social da Diretoria Corporativa (que abriga o depto de resposnabilidade socioambiental) e na dimensão ambiental na Diretoria de Tecnologia, Empreendimentos e Meio Ambiente, onde está a superintendência de gestão ambiental. 


9- Vocês citam que 49% das denúncias encaminhadas a Sabesp, ainda estão em averiguação. Qual o prazo para isto ser concluído ? 



O prazo varia de acordo com a complexidade exigida pelas investigações. O prazo médio de conclusão é de 30 dias, mas o procedimento interno faculta até 60 dias. 


10- Por que os fornecedores locais participam somente de processos que ocorrem por dispensa de licitação ? Essas empresas não são convidadas a participar das licitações ? 



A informação não procede. Em nosso sítio de licitações eletrônicas ( http://www.sabesp.com.br/licitacoes) dentre outros serviços, temos o Cadastro de Fornecedor  onde as empresas, ao se cadastrarem, ou mesmo posteriormente, escolhem o segmento de mercado de interesse e passam a receber e-mails com os avisos de licitação e dispensa de licitação por valor, sempre que são publicados. Qualquer empresa pode participar de licitações da Sabesp, desde que cumpra os requisitos legais para tanto. 
As dispensas de licitação por valor são aquelas onde as exigências legais são reduzidas, e até mesmo pela questão de transporte e deslocamento são as preferidas das empresas locais, em geral empresas de menor porte. 


11- Vocês citam uma série de trabalhos realizados para o bem estar dos empregados, até mesmo pesquisa para saber quanto são obesos, no entanto, não apresentaram nenhum resultado de pesquisas de clima organizacional. Por quê ? Como a empresa quer ser o melhor lugar para se trabalhar se ainda não apresenta este dado ? 



Foi criado um comitê para trabalhar esta questão visando à conquista do status de uma das melhores empresas para se trabalhar. Um dos pontos diagnosticados é justamente a necessidade de proceder a pesquisas de clima organizacional corporativa e periódica. Já são realizadas pesquisas locais, principalmente na região metropolitana de S. Paulo, cujos resultados direcionam ações específicas nas unidades. Pretendemos realizá-la ao longo de 2012 e 2013, com resultados resumidos publicados no relatório de sustentabilidade. 


12- Por que os indices de acidentes e taxa de gravidade são tão altos na Sabesp ? Por que a gestão de segurança no trabalho é tão falha na empresa ? 



As atividades da Sabesp envolvem risco elevado, incluindo escavação em valas, espaços confinados dentre outras. A redução do nº de acidentes é um objetivo permanente rumo a excelência do zero acidente. Ocorreu uma diminuição significativa de 33% do número de acidentes do trabalho no ano de 2009, obtida em virtude do estabelecimento de metas de redução de acidentes do trabalho, associado aos treinamentos, programas e campanhas da área de segurança, tais como: Campanha Segurança Nota 10, Minuto da Prevenção, Semana Interna de Prevenção de Acidente do Trabalho – SIPAT, Análise preliminar de Riscos – APR, Certificações OHSAS 18001/2007 (Sistema de Gestão de Segurança e Saúde do Trabalho), entre outros. 


13- Por que os trabalhos com as comunidades são desenvolvidos apenas por campanhas sem uma medição clara da efetividade do projeto ? Por que não existe uma metodologia para medir a eficácia dessas ações e dos investimentos ? 



No relatório, a partir da página 68, constam vários indicadores para as atividades desenvolvidas como o nº de palestras realizadas, encontros etc. É difícil mensurar resultados no caso de atividades que envolvam mudança de comportamento via educação ambiental e sanitária. Não obstante procura-se monitorar os efeitos sobre parâmetros correlacionados que possam ser medidos de forma objetiva. Isto pode ser aplicado de modo permanente ou apenas em experiências piloto que tragam dados relevantes para planejamento. Um exemplo foi a implantação do PROL - programa de fomento à coleta de óleo de fritura em um polígono no bairro de Cerqueira Cesar na capital, em que se mediu a redução anual das desobstruções de coletores-tronco por três anos consecutivos. Por outro lado, incluímos nas pesquisas de opinião junto aos clientes, realizadas em 2008, 2009 e 2010, perguntas sobre a visão da Sabesp como uma empresa ambiental e socialmente responsável. Os dados constam no painel de indicadores e mostram resultados favoráveis crescentes chegando em 2010 a 83%. 


14- Por que houve uma queda significativa de 2009 para 2010 dos investimentos monetários sociais externos e internos ? Como apesar disto a percepção da sociedade frente as políticas de responsabilidade social da empresa aumentou ? Houve um aumento no gasto publicitário para isto ? Qual a diferença deste investimento em percentual de 09 para 10 ? 



Entendemos que mais importante que o volume de recursos está a qualidade de sua aplicação e, sobretudo o foco em atividades correlatas à atividade fim. Por isto nos anos recentes temos direcionado tais recursos para projetos envolvendo temas dos recursos hídricos e meio ambiente, de modo a ganhar sinergia com outras atividades da empresa. Registramos que não atribuímos relação com maior gasto publicitário, pois o ano de 2010 foi um ano eleitoral e a legislação vigente (lei federal 12.232) requer redução substancial do gasto em relação à média dos três anos anteriores.

15- Por que vocês consideram pagamento de impostos um "investimento social" ao ponto de ser citado como indicador social externo ? 


A Sabesp segue desde o 1º relatório de sustentabilidade o modelo de Balanço Social preconizado pelo IBASE, em que os impostos são computados desta forma. A opção por seguir um modelo de ampla aceitação preparado por uma instituição de renome permite realizar comparações e benchmarking com outras empresas. Por outro lado os impostos são uma importante forma pela qual as empresas contribuem com a sociedade, pois ficam disponíveis para os governos custear programas e atividades de interesse da população e realizar investimentos em infraestrutura que promove o progresso do país. 


16- No projeto Ecomobilização vocês afirmam que o projeto sempre alcança o sucesso. Como isto é medido e avaliado para tal afirmação ? 


Não é isto que consta no texto, mas sim "com o sucesso alcançado, a cada edição se agregaram novas atividades ...". Ou seja, constatamos que a cada edição foram aperfeiçoados os mecanismos de envolvimento da comunidade e que os eventos ganham em participantes, repercussão local, envolvimento da pessoa. Não há um número ou indicador mas a decisão de continuar realizando é uma medida que vem trazendo bons resultados. 


17- Qual é a média de público das chamadas audiências de sustentabilidade ? 


Temos recebido cerca de 60 a 100 pessoas por audiência. 


18- Quanto foi investido nos 9 projetos classificados como "patrocínios focados em sustentabilidade" ? 


Cerca de R$ 500 mil. A Sabesp também realiza apoios de eventos via verbas de publicidade e ao cinema nacional, esporte, cultura, usando instrumentos fiscais como lei Rouanet, Lei do Concine etc. Muitas vezes estes patrocínios incidem sobre projetos com conteúdo associado à sustentabilidade. 


19- Por que o relatório da Sabesp não passa por verificação externa ? 


Estamos ainda estudando tal opção. Registramos que como empresa de economia mista, com ações nas Bolsas de Nova Iorque e São Paulo, operando em ambiente regulado, com certificações nas normas ISO 9000, ISO 14001 e OHSAS 18001 estamos sujeitos a um amplo escrutínio de nossos dados. Em particular estamos submentidos ao acompanhamento pelo Tribunal de Contas Estadual, Codec, Arsesp (Agência Reguladora de Energia e Saneamento de S. Paulo), Conselho Estadual de Saneamento, SEC-NYSE, CVM, atendimento aos padrões de contabilidade SOX (Lei Sarbanes-Oxley),  auditorias de certificadoras de sistemas de gestão. Outros órgãos como Cetesb, DAEE, Ibama, Ministério Público Estadual, CBHs, ANA etc. também monitoram nossas aitivades. Temos ainda um comitê de auditoria e uma superintendência de auditoria interna.

Nenhum comentário:

Postar um comentário