sábado, 28 de janeiro de 2012

Vale. Pode ter problemas, mas com certeza não é a pior empresa do mundo.

Olá amigos,

Nesta semana recebi uma notícia informando que a Vale está concorrendo ao "prêmio" de pior empresa do mundo (Public Eye Award).

Estando a par desta informação e tendo como referência a leitura do balanço de sustentabilidade da empresa do ano de 2009, nossa equipe resolveu ler o relatório de 2010 e testar os limites da Vale novamente.

Nós temos como premissa não sermos passionais em nossa leitura e se ater aos dados apresentados e  quando possível comparamos com informações que recebemos por notícias e outros blogs.

Uma coisa podemos dizer...... A empresa pode ter alguma deficiência como tantas outras, mas não é em nenhum momento a pior empresa do mundo. Com certeza a Vale não merecia estar nesta lista.

Claro que as questões relativas a Belo Monte contaram e muito para esta inserção, mas só este caso não credencia a empresa para tanto, pois temos outras empresas que fazem muito pior pelo mundo. Veja por exemplo as empresas de eletrônicos que muitas vezes produzem equipamentos com mão de obra escrava por exemplo.

Não estou em nenhum momento defendendo a Vale, mas sendo justo, pois nossa equipe buscou se informar para fazer essas afirmações.

Claro que a empresa possui problemas, como não citar o clima organizacional de seus empregados, casos de corrupção contra fornecedores, não citar quanto ganha um operário tendo a referência o salário mínimo e aumento das emissões atmosféricas não justificadas a contento.

Lógico que a empresa nos deve explicações já que busca ser transparente, mas o relatório é bem completo, ao ponto de detalhar todos os impactos do processo de mineração que eu como leigo desconhecia e que fiquei muito assustado e me instigou ainda mais a cobrar um posicionamento responsável por parte das empresas de mineração.

Assim, encaminhamos o e-mail abaixo com nossas dúvidas e esperamos respostas.

Prezados profissionais da Vale,

Sou Roberto Leite, Editor do Blog "Testando os Limites da Sustentabilidade", canal que busca discutir os relatórios de sustentabilidade das empresas.

No ano passado nossa equipe já encaminhou dúvidas para vocês e fomos respondidos após um certo trabalho. Agradecemos a atenção e esperamos ser atendidos novamente.

Nós tentamos ler anualmente os relatórios das grandes empresas brasileiras, principalmente as que possuem ações mais negociadas, assim, estamos aqui novamente para testar os limites com os questionamentos abaixo.

Agradecemos a atenção e gostaríamos de receber um prazo para a resposta.

1- De acordo com a Matriz de materialidade apresentada, a comunidade é um dos pontos mais importantes para a gestão da empresa, mas ao ler o relatório vimos uma série de atividades que vocês desenvolvem e aparentemente muito boas, mas não vimos detalhes que revelem o grau de satisfação das comunidades para com esta questão. Vocês possuem dados quantitativos e qualitativos que comprovem esta satisfação ?

2- Ao ler o plano de sustentabildade de vocês, gostaria de ter mais detalhes sobre alguns pontos:

3- Por que a meta de redução de consbustível no caso do cobre caiu de 8,2% em 2010 para apenas 1,8% em 2011 ?

4- Dentro do trabalho de aumentar as compras locais nos estados do PA e MA, qual é especificamente a definição do que é local para vocês ? o estado, a cidade, o bairro. Qual o critério ?

5- Vocês poderiam detalhar qual foi a razão da greve ocorrida no Canadá em 2009 ? É alguma coisa relativa a choques culturais ?

6- Vocês afirmam que investiram 1,136 bilhões de dólares em projetos de responsabilidade social. Isto foi realmente investimento ou parte disto foi utilizada via dedução fiscal ou contrapartidas relativas a TAC´s (termo de ajustamento de conduta) ou demais acordos judiciais ou governamentais ?

7- Vocês afirmam que são imparciais nas questões político-partidadárias, vocês então não fazem doação nenhuma a campanhas eleitorais ? A Vale participou de alguma maneiro no plebiscito de divisão do Pará ?

8- Vocês poderiam detalhar como é feito este processo de capacitação com o público interno sobre a gestão de assuntos críticos ?

9- Vocês citam na página 30 que realizam pesquisa de clima organizacional com os empregados, no entanto, apesar de fazer um relato interessante sobre as condições dos empregados, em nenhum momento apresentam esses dados. Qual o índice de clima organizacional da empresa entre os anos de 2008 e 2010 ? Pergunto isto pois vocês afirmam que o principal investimento da Vale é nas pessoas. Como isto pode ser provado ? A crise mundial de 08 afetou o clima organizacional ?

10- Vocês citam que os casos de corrupção relatados no relatório são exclusivos de fraude contra a empresa. Mas e as questões de corrupção que envolvem funcionários e fornecedores como no caso abaixo, como vocês tratam ?
http://www.blogdodecio.com.br/2011/02/21/em-e-mail-funcionario-da-vale-sugere-cobranca-de-propina/

11- O que aconteceu na Austrália na mina de carvão de Broadlea ? Por que uma pessoa morreu lá ? Quais foram as razões disto ao ponto do departamento de minas e energia daquele país intervir a este ponto ?

12- Por que uma empresa que se diz socialmente responsável teve que cumprir um TAC com o ministério público para contratar deficientes físicos ?

13- Vocês poderiam detalhar quais foram os casos de discriminação no Canadá e na Austrália ? Esta discriminção deve relação com a greve no Canadá ?

14- Parabéns pela redução constante nos acidentes e lesões desde 2008

15- Vocês poderiam detalhar como são realizados os diálogos comportamentais de segurança da empresa ? Como a empresa oferece oportunidade de diálogo para os empregados se manifestarem e como isto é monitorado para se garantir um ambiente democrático no mundo do trabalho ?

16- Este aumento de dispêndio para controle e proteção ambiental de 27% de 09 para 10 foi de iniciativa própria da empresa ou foi alguma exigência legal do Ibama por exemplo ?

17- Vocês afirmam que a água é um ativo importante em seus empreendimentos e isto é notado no esforço da empresa em economizar este recurso. Parabéns.

18- Vocês poderiam explicar melhor por que o total de resíduos minerometalúrgicos subiram tanto de 09 para 10 ? Qual foi a razão disto ? O aumento na produção pode justificar este aumento ?

19- Vocês acreditam que o aumento da produção pode justificar o aumento das emissões de particulados, NOx e SOx ? Não existe um controle maior disto por parte da empresa ?

20- Qual foi a defesa da Vale com relação a desvalorização das residências no Canadá em virtude das atividades da mineradora, bem como dos danos ocasionados em Itabira (MG).

21- Vocês realmente podem provar que as atividades da Vale em Moçambique irão efetivamente diversificar as atividades economicas e fortalecimento das empresas locais ? Qual estudo comprova isto ?

22- Parabéns por citar no relatório também os problemas ocasionados pela empresa em Caledônia, isto é um sinal forte de transparência.

23- Vocês poderiam detalhar como funciona este projeto de diálogo social ?

24- No caso de minerações artesanais de pequena escala que a Vale encontra e que estão irregulares, qual o protocolo da empresa para com essas pessoas ?

25- No caso dos trens, como a empresa se relacionam com os clientes, visto que a expertise da empresa não é este ?
http://www.reclameaqui.com.br/2320625/companhia-vale-do-rio-doce-s-a/trem-de-passageiros/

26- Vocês possuem pesquisa para medir o indice de satisfação desses clientes ?

27- Vocês poderiam detalhar como funcionam as campanhas de sensiblização nas comunidades de influência das rodovias ?

28- Vocês possuem algum exemplo em que uma mina foi fechada e a comunidade do entorno foi pouco impactada por esta decisão ?

29- Vocês poderiam detalhar como vocês priorizam a contratação de fornecedores locais em locais com pouca qualificação ou oferta como no omã, Moçambique e nos estados do MA e PA ?

30- Não sabia o quanto uma mina impactava a biodiversidade, obrigado por esta informação transparente, realmente o trabalho de vocês deve ser feito com muito critério e responsabilidade. Em países com legislação ambiental precária, vocês praticam a lei local ou possuem como referência as leis brasileiras para executar o trabalho de vocês ?

31- Vocês poderiam definir o que é um "engajamento contínuo" com a população indigena e tradicional ?

32- Alguma empresa teve sua relação comercial suspensa por trabalho escravo ou algo similar ? Se sim, quantos casos ?

33- Para evitar trabalho escravo vocês só contam com a fiscalização no Brasil do Ministério do Trabalho ? A empresa trabalha de maneira reativa nesta questão tão delicada para o setor ?

34- Por que a empresa considera confidencial divulgar o menor salário frente ao mínimo. O que tem de confidencial uma informação desta ? Isto levanta uma suspeita de que a empresa pratica salários muito baixos em paises com legislação fraca no oriente médio, áfrica ou américa latina. Vocês poderiam justificar esta posição ?

Nenhum comentário:

Postar um comentário