segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Camargo Corrêa. Eles afirmam que possuem uma gestão de alto nível do seu negócio. Resolvemos testar os limites





Olá Amigos.

Este é o primeiro questionamento de 2012 e para este novo ano que se abre resolvemos testar os limites de uma grande empresa brasileira, a Camargo Corrêa.

Para quem não sabe, esta empresa não é só uma empreiteira, mas um monstro... enorme, até das famosas sandálias Havaianas ela é dona.

Hoje a Camargo Corrêa trabalha com engenharia e construção, cimento, concessões de energia e transporte, calçados, indústria naval, incorporação imobiliária e siderurgia.

Para quem duvida, segue a estrutura da empresa.



No entanto, a qualidade do relatório não condiz com o porte da empresa, de um modo geral o relatório peca na divulgação de dados, como de emissões atmosféricas de suas cimenteiras e siderúrgicas, explicações mais claras sobre como são desenvolvidos os projetos sociais da empresa e qual o clima organizacional frente a opinião dos seus empregados. 


Além de tudo isto, o que é mais preocupante foi a não divulgação das taxas de acidente com e sem afastamento ocorridos na empresa. Para uma organização com foco em construção e que se diz transparente, esta informação deveria estar na página principal deste relatório.


Outro ponto de destaque são os chavões corporativos, a quantidade de frases soltas e sem fundamento são várias, ao ponto de chamarem os diretores da empresa de "Guardiões da Sustentabilidade" nome que parece mais chamada de história em quadrinhos que efetivamente um compromisso de gestão sustentável por parte da empresa, pois o que precisamos nas organizações não são guardiões ou super heróis, mas pessoas que acreditam e praticam a sustentabilidade nas empresas, precisamos de bons gestores e líderes conscientes da sua responsabilidade no século XXI.


Pois bem..... Devido a importância desta empresa e do cenário acima apresentado, resolvemos testar os limites da grande Camargo Corrêa e assim, segue abaixo os nossos questionamentos.

Feliz 2012 para todos.

Prezados profissionais da Camargo Corrêa.

Sou Roberto Leite, editor do blog "Testando os Limites da Sustentabilidade", canal que busca discutir as ações sustentáveis das organizações tendo como base

os relatórios de sustentabilidade da empresa.

Acabamos de ler o relatório de vocês e ficamos com algumas dúvidas.

Visto que vocês apresentam como valores o Respeito às pessoas e ao meio ambiente, Atuação responsável e Transparência e afirmaram que possuem uma gestão de alto nível do seu negócio e possuem compromisso com todos os stakeholders além de possuir uma vocação de empresa-cidadã, resolvemos entender melhor o trabalho desta empresa apresentando os questionamentos abaixo.

Caso seja possível, gostaríamos de um prazo para obter as respostas, caso não seja possível, gostaríamos de receber oficialmente uma negativa.

Desde já obrigado pela atenção e tenham um ótimo 2012.

Atenciosamente,


Segue abaixo os nossos questionamentos:


1- Quais são os princípios de Sustentabilidade do grupo Camargo Corrêa ? Não encontramos no relatório.

2- Pesquisa de satisfação das comunidades do entorno das obras ? Quais são as diretrizes para garantir um bom relacionamento entre a empresa e a comunidade 

no entorno das operações da empresa ?

3- Vocês afirmam que o volume de trafego nas rodovias da CCR aumentaram significativamente, mas este aumento foi proporcional ao investimento feito nas melhoria das rodovias sob concessão de vocês ?

4- Vocês afirmaram que as pessoas são a base de todo o sucesso empresarial, no entanto, vocês não apresentaram dados de pesquisa de clima organizacional, apenas informaram que houve um aumento de oito pontos percentuais, mas qual foi o parâmetro ? Aumentou oito porcento frente qual resultado ? 20%, 40% 60% Quanto ?

5- O Plano de previdência complementar é para todos os empregados no regime CLT da empresa ? Se não, este programa atinge quantos % do efetivo ?

6- Vocês poderiam explicar melhor como um executivo de primeiro escalão é tido como o "guardião da sustentabilidade". Como isto é feito ?

7- Qual a definição de sustentabilidade para o grupo Camargo Corrêa ?

8- Vocês poderiam explicar melhor o que é este Radar de Sustentabilidade e qual a metodologia de trabalho desta junção de indicadores ?

9- Qual o objetivo de vocês em fazer a revisão das políticas de RH à luz da sustentabilidade ? O que vocês pretendem com isto ?

10- Quais são as chamadas "organizações parceiras" que investem no instituto Camargo Corrêa ?

11- Para a Carmago Corrêa como o instituto contabiliza os beneficiários indiretos dos projetos ? Qual o critério ?

12- Os recursos próprios investidos pela Camargo Corrêa (R$ 1.865.240,00) em Doações e Patrocínios são investidos em qual tipo de projeto ? Vocês poderiam dar algum exemplo ? Quantos % deste valor é simplesmente doação e quantos % são projetos estruturantes ?

13- Vocês poderiam divulgar o consumo de água de 2009 para comparações com 2010 ?

14- Sobre as fontes de energia, vocês poderiam apresentar os dados de 2008 e 2009 para comparação com 2010 ?

15- A parceria para projetos sociais no valor de R$ 50 milhões com o BNDES foi alguma contrapartida por parte da Camargo Corrêa para conseguir algum financiamento público ?

16- Como vocês se relacionam com comunidades atingidadas pelas barragens que vocês constroem ?

17- Vocês poderiam apresentar os dados de emissões atmosféricas das industria de cimento e siderurgica de vocês nos anos de 2008, 2009 e 2010 para comparação ? Não encontramos esses dados no relatório.

18- As ações de sustentabilidade da empresa são voluntárias ou somente ligada às condicinantes operacionais como vocês afirmam na página 39 do relatório ?

19- Vocês possuem alguma pesquisa de avalição de relacionamento do grupo Camargo Corrêa com seus fornecedores ?

20- Vocês afirmam que primam pelo relacionamento comunitário, mas o que aconteceu em Barro Alto que gerou o problema abaixo ?

http://www.jornaldiariodonorte.com.br/site/cidades.php?cod=1469


21- Como é a gestão ambiental da Camargo Corrêa frente aos protestos ambientais ocorridos em Moçambique frente ao projeto da barragem de Mphanda Nkuwa ?

http://www.dw-world.de/dw/article/0,,6497420,00.html


22- É verdade que o Navio feito por vocês no Estaleiro Atlantico Sul está com problema e ainda não pode ser usado e terá que ser reformado no exterior ?

http://veja.abril.com.br/blog/radar-on-line/economia/furo-no-casco-um-problema-que-tira-o-sono-da-petrobras/


23- Vocês afirmam que os estaleiros possuem "uma série de projetos sociais e ambientais em seu entorno" (pag 60). Vocês poderiam citar algum projeto ?


24- Vocês não apresentaram no relatório as taxas de frequancia de acidentes com e sem afastamento dos trabalhadores do grupo Camargo Corrêa. Vocês poderiam apresentar esses resultados nos últimos 3 anos para comparação ? Para uma empresa de construção, este dado é importante.

25- Só os empregados da cimenteira da argentina fazem treinamento sobre direitos humanos ? Os gestores e supervisores da empresa que estão em Jirau fizeram este treinamento ? Isto não ficou claro no relatório.

http://www.cartacapital.com.br/politica/rebeliao-na-usina-de-jirau-trabalhadores-reagem-aos-abusos/


26- Visto que vocês seguem o modelo GRI, vocês poderiam disponibilizar as informações do item S06 que solicita: 


"Valor total de contribuições financeiras e em espécie para partidos políticos, políticos ou instituições relacionadas, discriminadas por país"

Nenhum comentário:

Postar um comentário