quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Coca-Cola vende muito, mas muito bem suas ideias, mas quando testamos o seu limite ela perde o gás.



Olá Amigos,

No prazo acordado com a nossa equipe e com excelente atendimento, a Coca-Cola encaminhou as respostas frente aos nossos questionamentos e agradecemos e muito o respeito e empenho desta empresa em nos atender.

No entanto, as respostas apresentadas foram um tanto quanto decepcionantes frente ao porte desta empresa global.


Apesar do relatório apresentado revelar dados interessantes, a empresa peca no detalhamento dos questionamentos encaminhados.

Não ficou claro nas respostas da empresa sua forma de controle frente aos trabalhadores das fábricas no Brasil. Em nenhum momento das respostas ficou claro como eles garantem condições dignas de trabalho para essas pessoas, ao ponto de admitirem que houveram casos de assédio moral nessas empresas, mas não apresentaram em nenhum momento um procedimento de punição com relação a isto.

Este problema é agravado quando vemos que a pesquisa de clima organizacional é feito somente com os empregados da Coca-Cola no Brasil, cerca de 200 pessoas, mas não com todos os empregados ligados diretamente à empresa. 
Isto poderia ser correto se neste mesmo relatório ela não tivesse afirmado que possui mais de 40 mil pessoas trabalhando para a Coca-Cola, ou seja, para contar como número num relatório o empregado conta, para saber como está o clima e as condições de trabalho aí..... cada empresa cuida do seu. Muito estranha esta atitude. Para Coca-Cola, cada gesto conta, então este deveria ser revisto.

Outro ponto que assustou nas respostas foi o fato de que nada do que foi apresentado como ações de sustentabilidade apresentou algum resultado, os projetos em que questionamentos qual foi o real retorno para a sociedade como um todo, a empresa saiu com uma resposta pela tangente, nada ficou claro. 


As metas apresentadas são audaciosas e os projetos interessantes, mas notamos apenas uma boa intenção sem um programa de gestão efetivo.

Dentre as respostas apresentadas, o que ficou mais explicito foi o projeto Atitude que Transforma.... Vamos ser práticos. O projeto é muito interessante e realmente engaja as pessoas, mas não é economicamente viável, pois se o projeto arrecadou R$ 5 Milhões ele pode ter dado prejuízo, pois com certeza uma campanha de engajamento das pessoas em todo o Brasil, em vários veículos de comunicação com certeza custa mais de R$ 5 Milhões, logo.... a conta não fecha. 

Seria mais justo a Coca-Cola ceder R$ 5 milhões em projetos do seu bolso que gastar muito mais para promover algo com retorno menor, ficando evidente que isto é mais uma jogada de Marketing Social que realmente uma Atitude que Transforma.

Uma coisa não podemos negar..... a Coca-Cola vende muito, mas muito bem suas ideias, mas quando testamos o seu limite ela perde o gás.

Segue abaixo as respostas encaminhadas pela empresa.

Boa Leitura


1- A Coca-Cola poderia definir o que é comunidade para a empresa? Isto não ficou claro no relatório.

Comunidade é um conceito flexível, que pode representar toda a sociedade de uma região, as comunidades também conhecidas como favelas, um bairro ou uma cidade. O ponto em comum é sua relação com alguma unidade do Sistema
Coca-Cola Brasil.



2- Vocês, juntamente com a WWF, estão desenvolvendo indicadores de sustentabilidade nos fornecedores de açúcar, mas em nenhum momento vi que este indicador contempla as condições de trabalho dos boias-frias. Os trabalhadores estão inclusos neste trabalho?
Trata-se da Bonsucro, um selo de qualidade e sustentabilidade global que a indústria do açúcar, grandes consumidores e entidades não governamentais, entre as quais a WWF, criaram em 2011. Entre os princípios estabelecidos pela iniciativa, estão:

PRINCÍPIO 2. Respeitar os direitos humanos e trabalhistas.
2.1.Cumprir com as convenções da OIT que regem sobre o trabalho infantil, o trabalho forçado, a discriminação e liberdade de associação, e o direito de negociar convenções coletivas.
2.3 Assegurar um ambiente de trabalho seguro e saudável em operações de trabalho.
2.4 Pagar pelo menos o salário mínimo nacional aos empregados e trabalhadores (incluindo trabalhadores migrantes e sazonais, e outros trabalhadores subcontratados).
2.5 Fornecer contratos completos claros e equitativos - Todos os trabalhadores devem receber um contrato, ou documento equivalente (por exemplo, uma carteira nacional de trabalho), estar consciente de seus direitos, e ser pagos numa forma e frequência que lhes convêm. Onde não ha lei específica, o contrato deve incluir pelo menos os seguintes itens: horas de trabalho; pagamento de horas extra; aviso prévio; férias; salário; e forma de pagamento. O pagamento do salário deve ser em conformidade com OIT Convenção 95 e OIT C110.


3- Vocês poderiam deixar mais claro como os futuros parceiros se ajustam as políticas de responsabilidade social da empresa? Como vocês auditam este trabalho?

Qualquer fornecedor da Coca-Cola deve obedecer uma série de exigências que são, muitas das vezes, mais rigorosas que as legislações locais no que se refere a meio ambiente, qualidade e pessoas. Sem obedecer e comprovar o cumprimento das exigências, a empresa não pode ser fornecedora do Sistema.

4- Parabéns pelo trabalho de redução de água na indústria. Os resultados são muito bons.

5- Vocês poderiam explicar melhor como funciona a limpeza das garrafas apenas com ar?

É importante enfatizar que a rinsagem com ar ionizado é um processo tecnológico aplicável apenas à embalagem lata, ou seja, uma embalagem virgem. O processo apresenta a mesma eficácia que o processo convencional de rinsagem com água, cuja finalidade é a eliminação de materiais particulados, por exemplo, partículas de poeira, que possam eventualmente estar presentes. O ar ionizado ou a água exercem a mesma função, neste processo. No caso das embalagens plásticas de PET descartáveis, a rinsagem com água pode ser eliminada por meio de uma outra tecnologia chamada de “sopro blocado”. Neste último caso, o equipamento de enchimento do produto e o equipamento de fabricação da garrafa plástica fazem parte de um bloco único contínuo e fechado – eliminando-se a etapa de rinsagem com água. Para as embalagens retornáveis de plástico ou de vidro, entretanto, estes processos não são aplicáveis e as mesmas são submetidas à lavagem convencional com água e detergente e posterior desinfecção com solução clorada. Todas estas tecnologias são comprovadamente eficazes e empregadas pela indústria de bebidas em todo mundo. A rinsagem com ar e o sopro blocado são tecnologias mais modernas e que permitem a eliminação do uso de água nestas etapas do processo de produção.



6- Vocês poderiam explicar melhor como funciona a meta de repor para a comunidade a água utilizada no processo industrial? Como essas ações estreitam o relacionamento dos fabricantes com as comunidades? Vocês poderiam deixar mais claro?
São várias medidas que, juntas, nos levarão mais perto da meta que queremos atingir mundialmente, que é a neutralidade em água. Entre elas, plantio de árvores, recuperação de margens de rios e captação de água da chuva.



7- Vocês pretendem reciclar 100% dos resíduos gerados em seus eventos. Como vocês auditarão esta prática?
Em eventos fechados, praticamente já conseguimos atingir este patamar. O maior desafio são os eventos abertos, nos quais não podemos garantir que os catadores terão acesso a todo o material descartado. Mas o investimento permanente na capacitação e na evolução das cooperativas de catadores é a solução para este problema. Hoje, as cooperativas informam o balanço total de material arrecadado em cada evento. Atualmente, já suportamos cerca de 220 cooperativas em todo Brasil.

8- Essa dita sensibilização para com a reciclagem feito por meio do projeto junto com o Walmart deu algum resultado concreto? Vocês possuem dados que comprovem esta afirmação?
A instalação de postos de coleta voluntária é uma parte importante do planejamento da empresa para a sensibilização do consumidor quanto à correta destinação de embalagens pós-consumo. A parceria com o Walmart e outros clientes já nos permite a instalação de mais de 300 postos de coleta voluntária.
A reciclagem no Brasil é campeã do mundo, tendo números muito melhores que a maioria dos países desenvolvidos. E isso foi conquistado ano a ano, ação a ação. Essa meta tem outras vertentes como, por exemplo, o apoio a cooperativas de catadores e a parceria com prefeituras para a instalação de programas de coleta seletiva.



9- Com a falta de álcool no mercado o projeto da Bio PET foi prejudicado?
Não. Nossa garrafa feita com até 30% de resina vinda da cana-de-açúcar, a PlantBottle, continua sendo utilizada de forma crescente pelo Sistema Coca-Cola Brasil. Recentemente, lançamos a PlantBottle na garrafa Crystal Eco, de água mineral, cuja estrutura mais fina favorece que a garrafa seja torcida após o consumo e, assim, ocupe menos espaço no transporte e armazenamento para reciclagem. Vale destacar que o uso de resina PlantBottle pelo Sistema Coca-Cola, globalmente, é integralmente abastecido por etanol de cana-de-açúcar do Brasil e continua em franca expansão.



10- As geladeiras antigas da Coca-Cola são recicladas? Qual a vida útil deste material juntamente com os comerciantes até ser recolhida?
Sim, existe um programa de recuperação e retrofit de equipamentos. Entretanto, estamos expandindo nossa cobertura de geladeiras, utilizando modelos mais sustentáveis e econômicos. Praticamente 100% de nossas geladeiras já adotam um sistema para economia de energia. Hoje, temos equipamentos que economizam menos 35% energia que os anteriores e que começam a utilizar o CO2 como gás refrigerante, muito menos prejudiciais que CFCs e HFCs. A vida útil dos equipamentos depende de diversos fatores vinculados às condições de instalação dos equipamentos nos pontos de venda (indoor ou outdoor), localização, forma de utilização pelo cliente, clima predominante, etc. Enfatizamos que todas as empresas do Sistema Coca-Cola possuem um programa de gestão de resíduos sólidos, que envolve a coleta, segregação, reciclagem dos materiais – quando aplicável - e a sua correta destinação.



11- No caso das emissões dos caminhões de entrega da Coca-Cola, vocês podem apresentar um estudo dos últimos 3 anos de modo a comprovar uma redução neste consumo?
O Sistema de Controle Ambiental (SCA) da Coca-Cola Brasil, desde 2008, busca contabilizar as suas emissões de gases de efeito estufa (GEE) com base no inventário de toda a cadeia de valor. Desde então, tivemos uma redução de 68% das emissões provenientes de fontes que pertencem, ou são controladas pela empresa, evidenciando todas as fontes. No caso do Brasil, mais de 50% das emissões contabilizadas no nosso inventário são provenientes da frota, uma vez que a matriz energética brasileira é predominantemente hidrelétrica, o que faz com que o nosso consumo de energia elétrica tenha baixo impacto em termos de emissões.

12- O projeto Frota Sustentável entra em vigor quando?
Temos implantado diversas iniciativas e projeto piloto para que nossa frota se torne cada vez mais sustentável. Em 2010, através da fabricante Spaipa, que atua no Paraná e em parte de São Paulo, nos tornamos a primeira empresa de bebidas da América Latina a adotar em sua rota de transportes um caminhão com injeção inteligente bicombustível, utilizando também o B100, biodiesel fabricado integralmente a partir de óleos vegetais, que contribui para a redução das emissões de CO2 em até 90%.
Outra iniciativa são os caminhões movidos 100% a diesel de cana, adotados incialmente pela Rio de Janeiro Refrescos, fabricante de produtos Coca-Cola no Rio de Janeiro e no Espírito Santo em um projeto piloto. O diesel de cana é de origem 100% renovável, e estima-se que a redução de gases de efeito estufa com o seu uso seja superior a 90% quando comparado ao uso do diesel fóssil, considerando-se as distintas etapas do processo produtivo.
Este estudo está em andamento e, caso se torne viável, estenderemos a toda a frota. Globalmente, a Coca-Cola está trabalhando na utilização de veículos elétricos ou híbridos e planejamos a realização de um projeto com tais veículos no Brasil nos próximos anos.



13- Sobre o projeto de matas ciliares, vocês informaram que preveram investir 27 milhões, deste valor quanto já foi efetivamente investido?


A previsão do Sistema Coca-Cola Brasil é investir 50% desse valor e 50% os parceiros investirem. O ritmo foi diferente do planejado porque o projeto utiliza uma tecnologia extremamente inovadora. Até o momento, foram investidos pelo Instituto Coca-Cola Brasil cerca de R$ 4,5 milhões (dos R$ 13,5 milhões previstos).

14- Como uma cooperativa de catadores no Brasil pode fazer parte do projeto da Coca-Cola?
Pedimos a cooperativa que entre em contato conosco através do site da Instituto Coca-Cola Brasil (www.institutococacolabrasil.com.br), através da seção Fale Conosco.

15- Sobre o programa de valorização do jovem, além da queda na evasão escolar, o projeto consegui medir uma elevação na assimilação de conteúdo e melhora no aprendizado efetivamente ?
O objetivo do programa não é a assimilação de conteúdo e sim a permanência do aluno na escola e sua melhora acadêmica. Fazê-lo aprender a aprender. O Programa Valorização do Jovem foi criado para combater a evasão escolar e cumpriu sua proposta e fechou o ano de 2010 com excelentes resultados: a taxa de evasão escolar atingiu a marca de 0% no universo de alunos atendidos pelo programa - número muito menor que a média registrada no ensino fundamental em escolas públicas do país.



16- Sobre o projeto Otimismo que transforma, quanto foi gasto em publicidade no Brasil, somado o custo de produção e veiculação ? Foi menor que os 5 milhões arrecadados ? Qual foi o saldo no final das contas?
Os gastos com publicidade não são descontados. O dinheiro arrecadado durante a Semana Otimismo que Transforma é todo revertido para os projetos do Instituto Coca-Cola Brasil. Em 2011, foram arrecadados R$ 5,4 milhões. Não divulgamos investimentos isolados, apenas o investimento total do Sistema Coca-Cola Brasil no ano.



17- Vocês afirmaram que o site Kuat Eco possuía o objetivo de disseminar conceitos de sustentabilidade. Este objetivo foi atingido? Vocês possuem dados que comprovem esta afirmação ?
A adoção dos temas da sustentabilidade por marcas da empresa é uma prática que queremos consolidar e expandir. O apoio da marca Kuat aos nossos projetos de sustentabilidade permanece como um valor ou guideline para a marca. Quanto ao produto Kuat Eco, este foi descontinuado do nosso portfólio. Entretanto, recentemente expandimos esta experiência para uma outra marca, a água mineral Crystal, com o lançamento da embalagem Eco no SWU. A Crystal Eco é uma embalagem mais leve e que teve seu desenho pensado para facilitar o ato de torcer a garrafa, o que diminui o espaço ocupado e facilita transporte e armazenamento para reciclagem. A marca Crystal apoiará de forma consistente as iniciativas de sustentabilidade da nossa empresa.


18- Vocês afirmam que informa os consumidores sobre seus produtos, no entanto, vocês foram acusados pelo Ministério Público de induzir o consumidor ao erro no caso da bebida Aquarius Fresh. Isto foi um erro de posicionamento por parte da empresa ? Faltou efetivamente informação ao consumidor ?
Aquarius Fresh foi um dos produtos que fizeram parte de um novo conceito de bebida levemente gaseificada e atendia integralmente à regulamentação para a categoria, quando do seu lançamento. O questionamento feito pelo Ministério Público de São Paulo envolvia também outros produtos da mesma categoria, de outras empresas. Acatamos as recomendações do Ministério Público quanto à diferenciação deste novo segmento em relação à categoria de águas minerais e incluímos uma frase de advertência na rotulagem, deixando claro para o consumidor que o produto não é água mineral.

19- Vocês apresentam um manifesto no qual buscam oferecer um ótimo local de trabalho e possui como valor a integridade, no entanto, suas fábricas são condenadas por assédio moral de seus empregados. Como isto é possível já que vocês afirmam que essas fábricas sabem que são guardiãs de uma das marcas mais respeitadas do mundo. Como isto aconteceu? Se cada gesto conta, com certeza este deve ser levado em consideração.

Temos uma política global de ambiente de trabalho, que é adotada em todos os lugares onde a Coca-Cola está. Infelizmente, o caso citado na matéria aconteceu, mas podemos garantir que foi pontual, sem o consentimento da diretoria do fabricante, e não faz parte de nossa filosofia de trabalho.

20- Vocês possuem 43 fábricas e 44 mil pessoas trabalhando para vocês e apresentam uma pesquisa de clima organizacional com apenas 229 pessoas. Esta pesquisa não está furada metodologicamente?
O Sistema Coca-Cola Brasil é formado pela Coca-Cola Brasil (franqueador) e 15 grupos fabricantes brasileiros, além do Sistema de Alimentos e Bebidas do Brasil (SABB), empregando diretamente mais de 53 mil funcionários e gerando indiretamente cerca de 500 mil empregos. Os dados apresentados na pesquisa se referem exclusivamente aos empregados do franqueador. Cada fabricante, individualmente, realiza pesquisa de clima organizacional com seus funcionários.


21- Por que a Coca-Cola com toda a sua importância apresenta um relatório GRI apenas nível C sem verificação externa?
Há alguns anos estamos experimentando diferentes modelos, evoluindo a cada ano. No fim dos anos 1990, a Coca-Cola Brasil foi uma das primeiras organizações do País a desenvolver um relatório de Responsabilidade Social. Em mais de uma década, a sociedade evoluiu e mostrou ter sede de mais informações. Há alguns anos, em 2007, usamos a ferramenta do Ethos para entender onde estávamos e isto foi refletido em nosso relatório aquele ano. Desde então, nos preparamos para publicar um relatório realmente transparente e comparável. O documento, no formato GRI – Global Reporting Initiative, permite que possamos ser comparados com milhares de outras empresas, de qualquer lugar do mundo ao mesmo tempo que conserva nossas características específicas. Dada a complexidade da composição do Sistema Coca-Cola, com seus 15 fabricantes, 44 fábricas de refrigerantes, sucos, águas e demais produtos, esta é uma ferramenta que estará sempre em evolução e, quanto maior a complexidade, mais lenta é a evolução.



22- A Coca-Cola não fez seu relatório em 2010, pois só encontramos o de 2009.
Por questões de sustentabilidade e por medir avanços significativos, decidimos fazer versões completas a cada dois anos. Nos anos intermediários, fazemos versões mais compactas para usarmos internamente.

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