terça-feira, 27 de setembro de 2011

OI. Queremos somente os dados. Simples assim.



Olá Amigos.

Neste final de semana nossa equipe leu o relatório da OI.

Somente uma coisa podemos dizer.... O relatório é Fraco, mas MUITO Fraco. Agora entendi por que o slogam da OI é "Simples assim". Porque realmente eles são muito, mas muito simplistas ao tratar de um assunto tão complexo como a sustentabilidade.

Desde o relatório do Corinthians eu não vi um relatório tão fraco de dados e recheado de frases chavões, piegas e de efeito.

Sabe.... Acho que o relatório foi feito por publicitário e nenhum técnico revisou, nunca vi um texto tão contraditório como este apresentado pela OI. Em todo momento os poucos dados que eles apresentam contradizem todos os imensos parágrafos ufanistas sobre uma empresa legal que tem até o "Dia do Jóia" (mande um jóinha para o seu amigo).

Pois bem.... Não vou me alongar muito pois o relatório não merece que eu perca tanto o meu tempo assim. 

Segue abaixo os nossos questionamento. Tenham todos uma ótima leitura.

Prezados Profissionais da OI.

Sou Roberto Leite, editor do Blog "Testando os Limites da Sustentabilidade", canal que busca avaliar e discutir sobre o discurso sustentáveis das empresas.

Nossa equipe acabou de ler o Relatório 2010 da OI e estamos com uma série de dúvidas e gostaríamos e muito que fossem sanadas para serem publicadas em nosso blog.

Caso seja possível, gostaria de receber um prazo para o envio das respostas.

Segue abaixo os nossos questionamentos.

Atenciosamente,


Roberto Leite

Editor do blog Testando os Limites da Sustentabilidade

1- Vocês afirmam que educação para sustentabilidade é um processo de reconhecimento de valores sociais. Com base nesta premissa, como vocês mensuram e avaliam os resultados dos investimento da empresa nas questões de sustentabilidade ? Vocês pode apresentar exemplos práticos ?

2- Vocês afirmam que buscam pessoas que possuem um pensar ousado e uma vontade de deixar sua marca no mundo. Frase bonita e até mesmo utópica nos dias de hoje. Como a empresa garante que depois que a pessoa está empregada ela possa expor suas ideias de mudar o mundo e quais os canais que a empresa possui para ouvir este empregado ?

3- Vocês afirmam que em 2010 foi realizado um aprimoramento das ferramentas de controles estratégicos, através de novos instrumentos, métricas e indicadores de gestão. Vocês poderiam detalhar quais são essas métricas, instrumentos e indicadores ?

4- Vocês poderiam detalhar o que foi esta transição de contrato das empresas prestadoras de serviço ? Isto gerou muitas demissões ? Quantas foram ?

5- Vocês afirmam que "Na OI, todo colaborador tem a oportunidade de dar uma guinada na carreira profissional ". Como isto pode acontecer se apenas 80% do corpo funcional participa de processo de análise de desempenho ?

6- O processo de ginástica laboral atinge quantos % dos empregados OI ?

7- Vocês apresentam que o sucesso dentro do programa de voluntariado é o fato do "engajamento constante dos colaboradores, o que mostra que a atitude de ser solidário está no DNA do público interno". No entanto, ao ver os dados, apenas 1010 empregados participam dos projetos. Como vocês afirmam que isto está no DNA da empresa ? Não é uma frase muito piegas ?

8- Por que o número de empregados caiu de 12372 em 2009 para 11819 em 2010 ?

9- Vocês citam o excelente clima de trabalho da OI em todo momento do relatório, no entanto, não apresentam dados de clima organizacional e Turn Over. Vocês podem apresentar esses dados para comprovar as afirmações contidas no relatório ?

10- Com relação aos fornecedores vocês afirmam: "Mais do que estar conscientes, será exigido que os empregados da contratada, que estejam atuando em nome da Oi, estejam treinados e saibam lidar com as possíveis situações de emergências e/ou acidentes socioambientais associados à prestação dos serviços contratados." Por que um assunto deste tão importante ainda é tratado com um verbo no futuro pela OI ?

11- Com relação aos clientes, Vocês afirmam que uma mudança no processo de gestão e criação de mecanismos possibilitaram "a redução do número de reclamações de clientes e o tempo na resolução de falhas." Onde posso encontrar esses dados que comprove a afirmação ?

12- Vocês podem passar os dados IDA (Índice de desempenho de atendimento) da Anatel em comparação com a média dos seus concorrentes ? Só o dados de vocês não temos base para saber se vocês estão bem ou não.

13- Vocês poderiam passar de maneira geral os dados de pesquisa de satisfação dos clientes que vocês realizam ? Vocês afirmam que possuem, mas não apresentam dados.

14- Qual o número de reclamações registradas contra a OI no Procon nos últimos 3 anos ?

15- Qual o número de processos contra a OI de consumidores nos últimos 3 anos ? Houve redução ?

16- Com relação ao Twitter vocês afirmam que "O perfil @DigaOi mudou a forma de empresa se comunicar  com o cliente, dando respostas, ajudando e indicando os melhores
canais de atendimento." Qual o tempo de resposta deste canal ?

17- Quanto vocês investiram em projetos sociais em 2010 e como vocês medem a eficiência deste investimento ? Como vocês avaliam que os projetos estão dando certo e mudando a vida das pessoas e não sendo apenas uma peça de Marketing Social ?

18 - Por que houve uma redução nos investimentos em Segurança e saúde no trabalho da empresa em 2010 ?

19- Por que a empresa não apresenta os indicadores de acidente com e sem afastamento ?

20- Por que a capacitação e desenvolvimento profissional dos empregados cairam tanto em 2010 se comparado com 2009 ?

21- Por que as emissões atmosféricas da OI aumentaram tanto de 2009 para 2010, mesmo a empresa afirmando que "Oi vem fazendo a sua parte no intuito de minimizar
esses impactos sobre a natureza." ?

22- Vocês afirmam que na questão da água a "Oi vem continuamente desenvolvendo ações para reduzir o consumo de água", no entanto, só são citadas ações sem nenhum dado que comprove as afirmações. Vocês podem apresentar dados ?

Nenhum comentário:

Postar um comentário