quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Basf e Sustentabilidade. Acredito que a quimica não rolou.



Olá Amigos,

Acabamos de ler o relatório de sustentabilidade da BASF.

Resolvemos ler o relatório, pois este ano a empresa comemora seus 100 anos de atividade no Brasil.

Para quem não sabe, a Basf não é apenas uma fabricante de fita cassete (não fabrica mais) que embalou os bailinhos de colegiais com os últimos sucessos das novelas da Globo nos saudosos anos 80.



A Basf é sim uma indústria química que possui várias linhas de atuação e que para o consumir final, sua marca mais conhecida é a tinta Suvinil.

Depois de contextualizado.... Segue nossa análise.

Pois bem.... Para uma empresa com 100 anos e com tudo que ela vende na mídia sobre questões de sustentabilidade, seu relatório é vergonhoso para o porte, garbo e elegância desta organização centenária no Brasil.

Recheado de frases chavões como “Nós acreditamos na química da diferença....” os dados apresentados pouco revelam o posicionamento da Basf com uma gestão positiva da empresa frente as questões de sustentabilidade.

Um exemplo que podemos dar é o fato de uma empresa que se diz a todo momento que é uma indústria química, não apresentar de maneira clara se a mesma possui um plano de gestão de crise com as comunidades do entorno das fábricas caso ocorra algum vazamento ou acidente.

Os riscos de se trabalhar com produtos químicos em larga escala são totalmente dissociados do relatório ou da gestão da empresa, parecem que são uma fábrica de Jujuba.... A primeira vista os dados apresentados não são nada transparentes.

Assim, com base nesta prévia, segue abaixo nossos questionamentos:

 
1- Vocês poderiam sintetizar em dados concretos e ações sólidas e integradas a frase: “ Combinamos sucesso econômico à responsabilidade social e à proteção ambiental”

2- Quais produtos e serviços da Basf são sustentáveis ? Perguntamos isto tendo como base a afirmação contida nas diretrizes corporativas da empresa.

“Para nós, desenvolvimento sustentável significa combinar sucesso econômico com responsabilidade ambiental e social. Incorporamos a sustentabilidade à nossa estratégia corporativa e à nossa organização. Com produtos e serviços sustentáveis, criamos vantagens competitivas para a BASF e os seus clientes.”

3- Qual o aspecto prático do projeto argentino CasaE, a primeira casa de Eficiência Energética da BASF na América do Sul ? É como se fosse um stand ? Só isto ?

4- Vocês afirmaram que a Basf desenvolveu a primeira soja geneticamente
modificada e tolerante a herbicidas desenvolvida no Brasil. Isto não contradiz o posicionamento da empresa que diz : "Com produtos e serviços sustentáveis,
criamos vantagens competitivas para a BASF e os seus clientes". Como algo transgênico é sustentável ?

5- Vocês poderiam detalhar o projeto "SEEbalance®, ferramenta abrangente para a mensuração e análise dos aspectos econômicos, sociais e ambientais de todo o ciclo do cultivo." e qual a sua relação direta com a gestão da sustentabilidade ?

6- Quanto foi investido no projeto Projeto Suvinil Cor Arquitetura & Memória ? Foi por lei de incentivo fiscal ou realmente investimento ?

7- O Ecovio que é a linha de plástico biodegradável da Basf já chegou ao mercado ?

8- Vocês poderiam detalhar no projeto laboratório de células a seguinte frase: "Na última etapa, as plantas selecionadas serão cultivadas em um modelo sustentável de produção, que preserva o meio ambiente e gera empregos." Que modelo sustentável é este ?

9- Quanto que a Basf investe na Fundação Espaço ECO ?

10- Vocês poderiam apresentar alguma evidência mais clara sobre os projetos da Fundação Espaço ECO em que vocês afirmam: "é referência em sua proposta de conscientizar a sociedade para o desenvolvimento sustentável, tendo desempenho único em sua forma de gestão." ?

11- Como vocês garantem o engajamento da comunidade de Jacareí - SP sobre a preservação e conservação de espaços públicos ? Como este projeto realmente garante esta atitude das pessoas ? Não é uma frase vazia ?

12- Quanto a Basf investe nos projetos de educação ambiental ?

13- Ao ler o capítulo "Sustentabilidade na Prática" todo o discurso gira em torno das questões ambientais. Sustentabilidade para a Basf é somente esta vereda ?

14- Por que os empregados terceirizados da Basf sofrem mais acidentes que os empregados da empresa ?
 
15- Vocês possuem planos efetivos de crise para vazamento de produtos em estrada e problemas em suas fábricas ? Vocês poderiam detalhar esses planos, visto que vocês apresentam histórico desses problemas ?

  Caso 1
  Caso 2
  Caso 3
  Caso 4
  Caso 5
  Caso 6


16- Vocês afirmam que "O leve incremento no consumo de água, vapor, combustível e nas emissões de metais para água no Brasil é explicado pelo aumento de produção das fábricas, bem como pelas recentes aquisições."
Será que isto é uma justificativa plausível para uma empresa que se diz tão sustentável ?? Aumentei a produção e isto me da o direito de consumir mais os recursos naturais ?

17- Vocês citam uma pesquisa de clima organizacional com seus colaboradores, mas não apresentam dados condizentes com as afirmações positivas do relatório. Vocês poderiam divulgar esses dados para comprovação ?

18- Quanto é investido monetariamente em projetos sociais ? Esses projetos são por dedução fiscal ou são realmente investimentos ?

19- Sobre incentivos fiscais vocês afirmam: "Ao usar o incentivo da legislação brasileira para desenvolver projetos culturais e sociais, a BASF inspira outras empresas a adotarem a mesma iniciativa, gerando um efeito multiplicador nas comunidades." Como vocês inspiram ? Poderiam ser mais claros ?

20- Vocês poderiam deixar mais claro como a Basf cria valor para a Sociedade ? Falo isto pois todo o relatório pareceu mais um folder de produtos que realmente informações condizentes que convençam o cidadão comum a entender o que a Basf agrega efetivamente de valor diferente de outras indústrias químicas ?


OBSERVAÇÃO.

Não entendo com com tanta gente trabalhando nas questões de sustentabilidade, a empresa apresenta um relatório deste.




2 comentários:

  1. Leite,

    Ficou ótimo! Quero ver o que eles vão responder, se é que vão!

    Faltou só na pergunta 2 pedir para eles explicarem também "como" os produtos são sustentáveis, e de acordo com "quem".

    Abs!!

    ResponderExcluir