Olá Amigos,
Esta semana registramos mais um limite testado, desta vez foi o Itaú.
O banco laranja amarelou frente as nossas perguntas.
Confesso que não esperava esta posição arredia do dito "Banco mais sustentável do Planeta", mas vemos com este posicionamento a falácia que é a frase contida na página 38 do relatório da empresa que diz:
"Para o Itaú Unibanco não basta gerar resultados financeiros. Nós também queremos gerar valor compartilhado"
Ah... tá bom.....
A forma como o Itaú tratou a questão revela quanto este banco é somente marketeiro em suas ações com posições fracas e falta de coragem de enfrentar o escrutínio da sociedade frente as instituições financeiras.
Soa até como absurda a frase postada em seu site que diz : "A transparência e abertura para o diálogo com todos os públicos é um dos pilares da gestão do Itaú Unibanco, pois nos permite construir relações mais perenes e gerar valor compartilhado por meio dos nossos negócios."
Soa até como absurda a frase postada em seu site que diz : "A transparência e abertura para o diálogo com todos os públicos é um dos pilares da gestão do Itaú Unibanco, pois nos permite construir relações mais perenes e gerar valor compartilhado por meio dos nossos negócios."
Com este posicionamento em que o discurso não condiz com a prática, fica claro como a empresa nunca vai atingir sua própria visão que afirma: "Ser banco líder em performance sustentável e em satisfação dos clientes." Ah que piada !!!!
Se vocês lerem o post anterior verão que nossas perguntas focam exatamente na gestão sustentável de uma instituição financeira, onde questionamos a necessidade de lucros absurdamente altos, falácias ambientais apenas para redução de custo, atendimento ao cliente deficitário e por ai vai.
Reforço que de início não fomos ignorados pelo banco, tanto que recebemos dois e-mails que nos informaram o seguinte:
Prezado Roberto Leite, boa tarde,
Agradecemos o seu interesse pelo nosso relatório anual de sustentabilidade e em breve retornaremos o contato.
Obrigado.
Comunicação Corporativa
Pois bem.... depois deste e-mail, recebemos o seguinte contato:
Caro Roberto, boa tarde,
Em nome do Itaú Unibanco agradeço a sua dedicação em avaliar o nosso relatório. Suas ponderações nos ajudarão a fazer um reporte cada vez melhor e com a possibilidade de colocar em prática vários apontamentos.
Buscamos geração de valor compartilhado e sermos agentes de transformação ao promover o desenvolvimento sustentável por meio de nosso negócio, dos negócios dos nossos clientes e das sociedades e países onde atuamos. Por tal razão, escolhemos três focos estratégicos de atuação, integralmente alinhados à agenda dos nossos negócios: Educação Financeira; Riscos e Oportunidades Socioambientais; e Diálogo e Transparência.
Entendemos também que parte do nosso papel em contribuir para uma sociedade melhor e mais saudável se dá por meio dos investimentos que fazemos em: Educação, de crianças e de jovens, estimulando o aperfeiçoamento de políticas públicas; Cultura para a formação do pensamento crítico e complemento à educação; e Esporte para prestigiar o que o país tem de melhor e transformar realidades que promovam a inclusão social por meio da prática esportiva.
Assim, para o melhor entendimento de nossa estratégia de atuação, convido-o para uma conversa aqui no banco, localizado no bairro Conceição da capital paulista. Terei prazer em recebê-lo para, mais do que mostrar o que estamos fazendo, ouvi-lo sobre suas críticas e sugestões. Por favor, me fale qual o melhor dia para você.
Um abraço,
Maria Eugênia Sosa Taborda
Superintendência de Sustentabilidade do Itaú Unibanco
Nossa equipe ficou feliz com o convite, mas como bom interiorano que somos, raramente, mas muito raramente, vamos para São Paulo. Assim, fica difícil marcar alguma reunião com um interiorano com uma certa facilidade, por isto a internet ajuda nessas questões. Não é verdade ?
Depois da nossa impossibilidade de fazer a visita, o pessoal do Banco SUMIU !!!!! Não recebemos mais contato algum. Mandamos vários e-mails e nada.
Até que na semana passada recebemos um telefonema em que a empresa se prontificou em nos responder, mas apenas por telefone.......
Como temos o compromisso em comprovar tudo que escrevemos e questionamos das empresas, pedimos para que as respostas fossem documentadas e encaminhadas por e-mail.
Frente ao nosso questionamento recebemos um sonoro NÃO e que a empresa não teria o interesse em responder mais de 40 perguntas.
Pois bem.... A não resposta, também é resposta não é verdade ? Qual o interesse de um banco ligar para dar uma resposta e depois se nega a documentar ? Isto não é nada transparente, não é verdade ?
Até que na semana passada recebemos um telefonema em que a empresa se prontificou em nos responder, mas apenas por telefone.......
Como temos o compromisso em comprovar tudo que escrevemos e questionamos das empresas, pedimos para que as respostas fossem documentadas e encaminhadas por e-mail.
Frente ao nosso questionamento recebemos um sonoro NÃO e que a empresa não teria o interesse em responder mais de 40 perguntas.
Pois bem.... A não resposta, também é resposta não é verdade ? Qual o interesse de um banco ligar para dar uma resposta e depois se nega a documentar ? Isto não é nada transparente, não é verdade ?
Penso que ao escreverem o relatório o Itaú pensou que ninguém iria ler ou questionar, mas apesar de ser um relatório chato pra caramba eu li.
Com este posicionamento o Itaú como instituição financeira no campo da sustentabilidade se nivela a Caixa Federal e se distancia de bancos como Bradesco, Santander, HSBC e Banco do Brasil que aceitaram a proposta e foram corajosos, apesar de todos os seus problemas, de marcar sua posição frente aos nossos questionamentos.
Vergonha e decepção com o banco mais descolado do Brasil.
Com este posicionamento o Itaú como instituição financeira no campo da sustentabilidade se nivela a Caixa Federal e se distancia de bancos como Bradesco, Santander, HSBC e Banco do Brasil que aceitaram a proposta e foram corajosos, apesar de todos os seus problemas, de marcar sua posição frente aos nossos questionamentos.
Vergonha e decepção com o banco mais descolado do Brasil.
Itaú. Nada pra você.



