terça-feira, 13 de novembro de 2012

Itaú. O banco laranja amarelou frente as nossas perguntas.



Olá Amigos,

Esta semana registramos mais um limite testado, desta vez foi o Itaú.

O banco laranja amarelou frente as nossas perguntas.

Confesso que não esperava esta posição arredia do dito "Banco mais sustentável do Planeta", mas vemos com este posicionamento a falácia que é a frase contida na página 38 do relatório da empresa que diz:

"Para o Itaú Unibanco não basta gerar resultados financeiros. Nós também queremos gerar valor compartilhado"

Ah... tá bom..... 

A forma como o Itaú tratou a questão revela quanto este banco é somente marketeiro em suas ações com posições fracas e falta de coragem de enfrentar o escrutínio da sociedade frente as instituições financeiras.

Soa até como absurda a frase postada em seu site que diz : "A transparência e abertura para o diálogo com todos os públicos é um dos pilares da gestão do Itaú Unibanco, pois nos permite construir relações mais perenes e gerar valor compartilhado por meio dos nossos negócios."

Com este posicionamento em que o discurso não condiz com a prática, fica claro como a empresa nunca vai atingir sua própria visão que afirma: "Ser banco líder em performance sustentável e em satisfação dos clientes." Ah que piada !!!!

Se vocês lerem o post anterior verão que nossas perguntas focam exatamente na gestão sustentável de uma instituição financeira, onde questionamos a necessidade de lucros absurdamente altos, falácias ambientais apenas para redução de custo, atendimento ao cliente deficitário e por ai vai.

Reforço que de início não fomos ignorados pelo banco, tanto que recebemos dois e-mails que nos informaram o seguinte:


Prezado Roberto Leite, boa tarde,

Agradecemos o seu interesse pelo nosso relatório anual de sustentabilidade e em breve retornaremos o contato.

Obrigado.

Comunicação Corporativa


Pois bem.... depois deste e-mail, recebemos o seguinte contato:


Caro Roberto, boa tarde, 


Em nome do Itaú Unibanco agradeço a sua dedicação em avaliar o nosso relatório. Suas ponderações nos ajudarão a fazer um reporte cada vez melhor e com a possibilidade de colocar em prática vários apontamentos.

Buscamos geração de valor compartilhado e sermos agentes de transformação ao promover o desenvolvimento sustentável por meio de nosso negócio, dos negócios dos nossos clientes e das sociedades e países onde atuamos. Por tal razão, escolhemos três focos estratégicos de atuação, integralmente alinhados à agenda dos nossos negócios: Educação Financeira; Riscos e Oportunidades Socioambientais; e Diálogo e Transparência.

Entendemos também que parte do nosso papel em contribuir para uma sociedade melhor e mais saudável se dá por meio dos investimentos que fazemos em: Educação, de crianças e de jovens, estimulando o aperfeiçoamento de políticas públicas; Cultura para a formação do pensamento crítico e complemento à educação; e Esporte para prestigiar o que o país tem de melhor e transformar realidades que promovam a inclusão social por meio da prática esportiva.

Assim, para o melhor entendimento de nossa estratégia de atuação, convido-o para uma conversa aqui no banco, localizado no bairro Conceição da capital paulista. Terei prazer em recebê-lo para, mais do que mostrar o que estamos fazendo, ouvi-lo sobre suas críticas e sugestões. Por favor, me fale qual o melhor dia para você.

Um abraço,

Maria Eugênia Sosa Taborda
Superintendência de Sustentabilidade do Itaú Unibanco

Nossa equipe ficou feliz com o convite, mas como bom interiorano que somos, raramente, mas muito raramente, vamos para São Paulo. Assim, fica difícil marcar alguma reunião com um interiorano com uma certa facilidade, por isto a internet ajuda nessas questões. Não é verdade ? 

Depois da nossa impossibilidade de fazer a visita, o pessoal do Banco SUMIU !!!!! Não recebemos mais contato algum. Mandamos vários e-mails e nada.

Até que na semana passada recebemos um telefonema em que a empresa se prontificou em nos responder, mas apenas por telefone.......

Como temos o compromisso em comprovar tudo que escrevemos e questionamos das empresas, pedimos para que as respostas fossem documentadas e encaminhadas por e-mail.

Frente ao nosso questionamento recebemos um sonoro NÃO e que a empresa não teria o interesse em responder mais de 40 perguntas.

Pois bem.... A não resposta, também é resposta não é verdade ? Qual o interesse de um banco ligar para dar uma resposta e depois se nega a documentar ? Isto não é nada transparente, não é verdade ?

Penso que ao escreverem o relatório o Itaú pensou que ninguém iria ler ou questionar, mas apesar de ser um relatório chato pra caramba eu li.

Com este posicionamento o Itaú como instituição financeira no campo da sustentabilidade se nivela a Caixa Federal e se distancia de bancos como Bradesco, Santander, HSBC e Banco do Brasil que aceitaram a proposta e foram corajosos, apesar de todos os seus problemas, de marcar sua posição frente aos nossos questionamentos.

Vergonha e decepção com o banco mais descolado do Brasil.

Itaú. Nada pra você.

quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Raízen/Cosan : Nenhum posicionamento da maior empresa de Biocombustíveis do planeta.


Olá Amigos,


Esta semana apresentamos mais uma empresa que teve seu limite testado, desta vez foi a Raízen/Cosan.

É deprimente notar como uma empresa que se auto-intitula a maior empresa de biocombustíveis do planeta apresentar apresentar um posicionamento fraco como o que vou relatar.

Primeiramente a empresa não apresenta nenhum canal direto de relacionamento sobre as questões de sustentabilidade, rodamos o site todo e nada.

Por fim, entramos em contato com a assessoria de imprensa da empresa. E para falar a verdade, nunca fomos tão mau atendidos por uma equipe de assessores como neste caso.

Somente uma palavra pode descrever o atendimento da empresa frente aos nossos questionamentos: DESCASO.

É interessante ver como as empresas se enveredam pelo ramo da sustentabilidade, fala de diálogo, engajamento, ouvir as pessoas e na hora de um questionamento mais assertivo, apresentam um comportamento de avestruz enfiando a cabeça dentro da terra.



Fica claro com esta posição que a empresa não possui respostas para as denúncias de trabalho escravo, multas ambientais, problemas advindos de fusões e aquisições, gestão de ações e projetos sociais, bem como a satisfação dos seus empregados.

Raízen.... produzir biocombustíveis não a credencia automaticamente em se intitular sustentável. Prove com atitudes, algo que não vimos em nenhum momento.

Atitude deprimente.

Fica o nosso registro.

terça-feira, 30 de outubro de 2012

AES Brasil. Quais são os posicionamentos práticos de uma liderança sustentável ?



Olá amigos,

Nesta semana lemos o relatório de uma empresa, que aos olhos da mídia brasileira, é gerida por um "Líder Sustentável".

Esta a empresa é o grupo AES Brasil, que gera e distribui energia para cidades do Sul do Brasil, mas principalmente para a cidade de São Paulo. Uma enorme responsabilidade com certeza.

Pois bem, assisti a explanação do presidente da empresa, Sr Britaldo Soares, e realmente me interessei pelo seu discurso, achei coerente e responsável.


Pois bem.... Como só o discurso sustentável para a proposta do nosso blog não é suficiente, resolvemos ler o relatório de sustentabilidade desta empresa e testar os seus limites. 
Já que temos em nossa frente uma liderança dita sustentável, nada mais justo do que ver sua posição frente a problemas práticos encontrados na gestão da empresa.

Ao ler o documento, vemos o quanto a empresa melhorou no atendimento ao cliente nos últimos anos, uma reclamação recorrente dos seus clientes em São Paulo.

No entanto, alguns aspectos sobre a gestão da empresa para com as comunidades ainda é muito precário, pouco se vê a empresa desenvolver ações de desenvolvimento comunitário, apoio a projetos e segurança. 

Não encontramos uma posição da empresa frente as comunidades atingidas por barragens, falha em simulados de emergência no caso de enchentes e por ai vai...

Vemos também uma certa incoerência entre a política da empresa e seus empreendimentos, pois no papel a empresa incentiva o surgimento de energias alternativas, mas ao mesmo tempo está investindo uma grana na construção de uma térmica a gás no interior de SP.

Apesar disto, acreditamos nas pessoas e ficamos muito interessadas nas suas posições e argumentos, por isto encaminhamos o e-mail abaixo diretamente para o presidente do grupo AES e esperamos compreender melhor a razão dessas decisões.

Ficamos no aguardo.

Segue abaixo os nossos questionamentos. Boa Leitura.


Prezado Sr Britaldo Soares,

Sou Roberto Leite, editor do blog Testando os Limites da Sustentabilidade, canal que busca discutir as ações de sustentabilidade das organizações.

Nesta semana lemos o relatório da AES Brasil e estamos com algumas dúvidas que gostaríamos que fossem sanadas.

Assim, segue abaixo nossos questionamentos para posteriormente ser publicado.

Desde já obrigado.

Segue nossos questionamentos.


1- Por que os recursos aplicados em cultura no RS é muito maior que em outros estados ?

2- Ao ver os projetos desenvolvidos em comunidades pela AES frente a sua capilaridade,notamos a abrangência ridiculamente pequena. A empresa pretende aumentar os investimentos e a capilaridade desses projetos nos próximos anos ?

3- Nos investimentos comunitários,quantos % é recurso próprio e quantos % é incentivado ?

4- Por que a diferença entre o maior e o menor salário praticado é tão grande na empresa,chega a dar mais de 70 X. Isto não é uma política que não garante uma uniformidade entre os empregados ? Vocês não acreditam que a diferença está absurdamente alta ?

5- Por que a quantidade de reclamações da comunidade do entorno da AES SUL chega a 19.749 em 2011,enquanto na Eletropaulo este índice é zero ? Será que o pessoal de SP é muito passivo ou o pessoal do RS que é muito chato mesmo ?

6- Vocês realmente mediram todos os impactos de transferir a sede da empresa para Barueri ? Os empregados foram envolvidos nesta decisão ? Como fica a questão do transporte e deslocamento dessas pessoas para a nova região ? Vocês perderam funcionários em virtude desta mudança ?

7- Por que o índice de empregados negros e pardos é tão baixo na empresa ? Qual a razão desta discrepância frente a realidade brasileira ?

8- Vocês apresentam uma pesquisa de clima com um resultado alto (79 %),mas vocês poderiam apresentar os resultados dos últimos 3 anos para efeito de comparação ?

9- Quais os resultados práticos para com os empregados do projeto Bom Dia Meio Ambiente ?

10- Vocês afirmam que dos 59 empresas fornecedoras inspecionadas em 2011,apenas 32 foram homologadas. O que aconteceu com os não aceitos ?

11- Qual a razão da AES sul apresentar um volume de resíduos perigosos gerados de 1238% maior que os gerados pela Eletropaulo. O que aconteceu ?

12- Vocês poderiam apresentar os dados de emissões dos últimos 3 anos para efeito de comparação ?

13- Por que os ambientalistas não foram incluídos no debate de relação entre a fauna e sistemas elétricos ?

14- Vocês afirmam que 90% da energia gerada por vocês advém de fontes renováveis. Com a entrada da térmica de Canas,este índice cairá para quanto ?

15- Quando ocorre inspeções de "gatos" nas comunidades carentes,vocês simplesmente cortam a luz das pessoas,ou possui algum programa imediato de regularização da situação,antes de cortar a energia ?

16- Por que vocês afirmam que os 89,1 milhões advindos do programa de eficiência energética da Anell é investimento se isto é compulsório ?

17- Como é a relação da empresa com o movimento social de pessoas atingidas pela barragens ?

18- Como é feito o relacionamento com os ambientalistas de SP frente a construção da Térmica na cidade de Canas ? Houve aprovação deste grupo frente ao projeto ? Como o diálogo e relacionamento com este público é feito neste caso ?

19- Qual a metodologia aplicada pela AES Tiete para desenvolver o chamado "plano de desenvolvimento sustentável de Canas". Como a empresa vai envolver de maneira significativa a comunidade nesta questão ?

20- Quantos % dos empregados da construção da térmica de Canas serão da cidade de Canas ?

21- Como fica a questão do empreendimento em Canas frente aos diversos impactos sociais oriundos de uma obra deste porte numa pequena cidade ?

22- Vocês falaram que desenvolvem um projeto chamado Dam Break para retirada de pessoas que moram perto da represas em casos de enchentes. Isto é só um plano no papel ou vocês já fizeram uma simulação real da questão envolvendo toda a comunidade ?

23- Por que mais de 80 % das reclamações da AES SUL são orindas de interrupções de energia ? A empresa está com problema sério de abastecimento na região ?

24- Quais são as principais queixas dos clientes que chegam ao Procon contra vocês ?

25- Vocês poderiam passar em números absolutos o números de reclamações que vocês receberam pela Anell e Procon no último ano ?

26- Vocês poderiam explicar melhor como funciona essas blitzes de segurança implementada pela empresa ?

27- Como funciona o processo de indenização da AES frente pessoas da comunidade que morrem em virtude de acidentes elétricos advindos da empresa ? A resposta é rápida ? Dura em média quanto tempo ?

28- Esta caminhada de segurança que as ditas "lideranças" da empresa realizam possui realmente o fim educativo ou funciona mesmo como uma ação repressora ?

29- Por que os números de acidentes de trabalho com e sem afastamento está aumentando todos os anos ? Qual a razão deste índice não cair ?

30- Na política de sustentabilidade da empresa vocês afirmam que a AES incentiva o uso de energias alternativas e renováveis,no entanto, estão construindo uma térmica. Isto não é incoerente ?

31- Por que somente 25,79 % dos consumidores de baixa renda são registrados pela Eletropaulo no programa Bolsa Família,enquanto no RS é 100 % ?

32- Qual o perfil dos 600 ditos colaboradores que fizeram o curso de educação para sustentabilidade.

33- O relatório de auditoria da KPMG afirma que sua asseguração foi "limitada". Assim gostaria de saber quais foram os indicadores do GRI não auditados pela KPMG.