terça-feira, 13 de novembro de 2012

Itaú. O banco laranja amarelou frente as nossas perguntas.



Olá Amigos,

Esta semana registramos mais um limite testado, desta vez foi o Itaú.

O banco laranja amarelou frente as nossas perguntas.

Confesso que não esperava esta posição arredia do dito "Banco mais sustentável do Planeta", mas vemos com este posicionamento a falácia que é a frase contida na página 38 do relatório da empresa que diz:

"Para o Itaú Unibanco não basta gerar resultados financeiros. Nós também queremos gerar valor compartilhado"

Ah... tá bom..... 

A forma como o Itaú tratou a questão revela quanto este banco é somente marketeiro em suas ações com posições fracas e falta de coragem de enfrentar o escrutínio da sociedade frente as instituições financeiras.

Soa até como absurda a frase postada em seu site que diz : "A transparência e abertura para o diálogo com todos os públicos é um dos pilares da gestão do Itaú Unibanco, pois nos permite construir relações mais perenes e gerar valor compartilhado por meio dos nossos negócios."

Com este posicionamento em que o discurso não condiz com a prática, fica claro como a empresa nunca vai atingir sua própria visão que afirma: "Ser banco líder em performance sustentável e em satisfação dos clientes." Ah que piada !!!!

Se vocês lerem o post anterior verão que nossas perguntas focam exatamente na gestão sustentável de uma instituição financeira, onde questionamos a necessidade de lucros absurdamente altos, falácias ambientais apenas para redução de custo, atendimento ao cliente deficitário e por ai vai.

Reforço que de início não fomos ignorados pelo banco, tanto que recebemos dois e-mails que nos informaram o seguinte:


Prezado Roberto Leite, boa tarde,

Agradecemos o seu interesse pelo nosso relatório anual de sustentabilidade e em breve retornaremos o contato.

Obrigado.

Comunicação Corporativa


Pois bem.... depois deste e-mail, recebemos o seguinte contato:


Caro Roberto, boa tarde, 


Em nome do Itaú Unibanco agradeço a sua dedicação em avaliar o nosso relatório. Suas ponderações nos ajudarão a fazer um reporte cada vez melhor e com a possibilidade de colocar em prática vários apontamentos.

Buscamos geração de valor compartilhado e sermos agentes de transformação ao promover o desenvolvimento sustentável por meio de nosso negócio, dos negócios dos nossos clientes e das sociedades e países onde atuamos. Por tal razão, escolhemos três focos estratégicos de atuação, integralmente alinhados à agenda dos nossos negócios: Educação Financeira; Riscos e Oportunidades Socioambientais; e Diálogo e Transparência.

Entendemos também que parte do nosso papel em contribuir para uma sociedade melhor e mais saudável se dá por meio dos investimentos que fazemos em: Educação, de crianças e de jovens, estimulando o aperfeiçoamento de políticas públicas; Cultura para a formação do pensamento crítico e complemento à educação; e Esporte para prestigiar o que o país tem de melhor e transformar realidades que promovam a inclusão social por meio da prática esportiva.

Assim, para o melhor entendimento de nossa estratégia de atuação, convido-o para uma conversa aqui no banco, localizado no bairro Conceição da capital paulista. Terei prazer em recebê-lo para, mais do que mostrar o que estamos fazendo, ouvi-lo sobre suas críticas e sugestões. Por favor, me fale qual o melhor dia para você.

Um abraço,

Maria Eugênia Sosa Taborda
Superintendência de Sustentabilidade do Itaú Unibanco

Nossa equipe ficou feliz com o convite, mas como bom interiorano que somos, raramente, mas muito raramente, vamos para São Paulo. Assim, fica difícil marcar alguma reunião com um interiorano com uma certa facilidade, por isto a internet ajuda nessas questões. Não é verdade ? 

Depois da nossa impossibilidade de fazer a visita, o pessoal do Banco SUMIU !!!!! Não recebemos mais contato algum. Mandamos vários e-mails e nada.

Até que na semana passada recebemos um telefonema em que a empresa se prontificou em nos responder, mas apenas por telefone.......

Como temos o compromisso em comprovar tudo que escrevemos e questionamos das empresas, pedimos para que as respostas fossem documentadas e encaminhadas por e-mail.

Frente ao nosso questionamento recebemos um sonoro NÃO e que a empresa não teria o interesse em responder mais de 40 perguntas.

Pois bem.... A não resposta, também é resposta não é verdade ? Qual o interesse de um banco ligar para dar uma resposta e depois se nega a documentar ? Isto não é nada transparente, não é verdade ?

Penso que ao escreverem o relatório o Itaú pensou que ninguém iria ler ou questionar, mas apesar de ser um relatório chato pra caramba eu li.

Com este posicionamento o Itaú como instituição financeira no campo da sustentabilidade se nivela a Caixa Federal e se distancia de bancos como Bradesco, Santander, HSBC e Banco do Brasil que aceitaram a proposta e foram corajosos, apesar de todos os seus problemas, de marcar sua posição frente aos nossos questionamentos.

Vergonha e decepção com o banco mais descolado do Brasil.

Itaú. Nada pra você.

2 comentários:

  1. Caro Roberto, não vemos problema em aceitar as respostas por telefone. Bastaria gravar a entrevista e transcrevê-la. Entendemos que o comportamento do banco foi de abertura para a conversa, porém, devido aos entraves colocados por você, eles se recolheram.

    Como leitoras do blog, ficamos ávidas pelas respostas e acreditamos que elas podem vir de qualquer maneira!

    O jornalista é um comunicador e a comunicação é uma via de duas mãos. Que tal rever os seus conceitos??

    Att,

    Talita Martins e Alice Marcondes

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    1. Prezada Alice,

      Primeiramente obrigado por nos seguir.

      Realmente o nosso trabalho frente ao blog é de muita transparência, por isto precisamos das respostas escritas para serem postadas na íntegra.

      Fazemos isto para garantir para empresa que seu posicionamento foi apresentado sem distorções ou interpretações da nossa parte durante as respostas.

      Esta metodologia é feita desta forma de modo que os nossos leitores possam formar sua própria opinião frente aos fatos.

      Como trabalhamos com dados delicados e informações de impacto das empresas precisamos realmente de um e-mail para dar a garantia da procedência das informações recebidas.

      Concordo com vocês que fomos sim atendidos pelo Itaú, mas acreditamos que a empresa deveria sim documentar seus posicionamentos para nosso blog e não dar respostas de mais de 40 perguntar por telefone.

      Continue nos acompanhando.

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