terça-feira, 30 de outubro de 2012

AES Brasil. Quais são os posicionamentos práticos de uma liderança sustentável ?



Olá amigos,

Nesta semana lemos o relatório de uma empresa, que aos olhos da mídia brasileira, é gerida por um "Líder Sustentável".

Esta a empresa é o grupo AES Brasil, que gera e distribui energia para cidades do Sul do Brasil, mas principalmente para a cidade de São Paulo. Uma enorme responsabilidade com certeza.

Pois bem, assisti a explanação do presidente da empresa, Sr Britaldo Soares, e realmente me interessei pelo seu discurso, achei coerente e responsável.


Pois bem.... Como só o discurso sustentável para a proposta do nosso blog não é suficiente, resolvemos ler o relatório de sustentabilidade desta empresa e testar os seus limites. 
Já que temos em nossa frente uma liderança dita sustentável, nada mais justo do que ver sua posição frente a problemas práticos encontrados na gestão da empresa.

Ao ler o documento, vemos o quanto a empresa melhorou no atendimento ao cliente nos últimos anos, uma reclamação recorrente dos seus clientes em São Paulo.

No entanto, alguns aspectos sobre a gestão da empresa para com as comunidades ainda é muito precário, pouco se vê a empresa desenvolver ações de desenvolvimento comunitário, apoio a projetos e segurança. 

Não encontramos uma posição da empresa frente as comunidades atingidas por barragens, falha em simulados de emergência no caso de enchentes e por ai vai...

Vemos também uma certa incoerência entre a política da empresa e seus empreendimentos, pois no papel a empresa incentiva o surgimento de energias alternativas, mas ao mesmo tempo está investindo uma grana na construção de uma térmica a gás no interior de SP.

Apesar disto, acreditamos nas pessoas e ficamos muito interessadas nas suas posições e argumentos, por isto encaminhamos o e-mail abaixo diretamente para o presidente do grupo AES e esperamos compreender melhor a razão dessas decisões.

Ficamos no aguardo.

Segue abaixo os nossos questionamentos. Boa Leitura.


Prezado Sr Britaldo Soares,

Sou Roberto Leite, editor do blog Testando os Limites da Sustentabilidade, canal que busca discutir as ações de sustentabilidade das organizações.

Nesta semana lemos o relatório da AES Brasil e estamos com algumas dúvidas que gostaríamos que fossem sanadas.

Assim, segue abaixo nossos questionamentos para posteriormente ser publicado.

Desde já obrigado.

Segue nossos questionamentos.


1- Por que os recursos aplicados em cultura no RS é muito maior que em outros estados ?

2- Ao ver os projetos desenvolvidos em comunidades pela AES frente a sua capilaridade,notamos a abrangência ridiculamente pequena. A empresa pretende aumentar os investimentos e a capilaridade desses projetos nos próximos anos ?

3- Nos investimentos comunitários,quantos % é recurso próprio e quantos % é incentivado ?

4- Por que a diferença entre o maior e o menor salário praticado é tão grande na empresa,chega a dar mais de 70 X. Isto não é uma política que não garante uma uniformidade entre os empregados ? Vocês não acreditam que a diferença está absurdamente alta ?

5- Por que a quantidade de reclamações da comunidade do entorno da AES SUL chega a 19.749 em 2011,enquanto na Eletropaulo este índice é zero ? Será que o pessoal de SP é muito passivo ou o pessoal do RS que é muito chato mesmo ?

6- Vocês realmente mediram todos os impactos de transferir a sede da empresa para Barueri ? Os empregados foram envolvidos nesta decisão ? Como fica a questão do transporte e deslocamento dessas pessoas para a nova região ? Vocês perderam funcionários em virtude desta mudança ?

7- Por que o índice de empregados negros e pardos é tão baixo na empresa ? Qual a razão desta discrepância frente a realidade brasileira ?

8- Vocês apresentam uma pesquisa de clima com um resultado alto (79 %),mas vocês poderiam apresentar os resultados dos últimos 3 anos para efeito de comparação ?

9- Quais os resultados práticos para com os empregados do projeto Bom Dia Meio Ambiente ?

10- Vocês afirmam que dos 59 empresas fornecedoras inspecionadas em 2011,apenas 32 foram homologadas. O que aconteceu com os não aceitos ?

11- Qual a razão da AES sul apresentar um volume de resíduos perigosos gerados de 1238% maior que os gerados pela Eletropaulo. O que aconteceu ?

12- Vocês poderiam apresentar os dados de emissões dos últimos 3 anos para efeito de comparação ?

13- Por que os ambientalistas não foram incluídos no debate de relação entre a fauna e sistemas elétricos ?

14- Vocês afirmam que 90% da energia gerada por vocês advém de fontes renováveis. Com a entrada da térmica de Canas,este índice cairá para quanto ?

15- Quando ocorre inspeções de "gatos" nas comunidades carentes,vocês simplesmente cortam a luz das pessoas,ou possui algum programa imediato de regularização da situação,antes de cortar a energia ?

16- Por que vocês afirmam que os 89,1 milhões advindos do programa de eficiência energética da Anell é investimento se isto é compulsório ?

17- Como é a relação da empresa com o movimento social de pessoas atingidas pela barragens ?

18- Como é feito o relacionamento com os ambientalistas de SP frente a construção da Térmica na cidade de Canas ? Houve aprovação deste grupo frente ao projeto ? Como o diálogo e relacionamento com este público é feito neste caso ?

19- Qual a metodologia aplicada pela AES Tiete para desenvolver o chamado "plano de desenvolvimento sustentável de Canas". Como a empresa vai envolver de maneira significativa a comunidade nesta questão ?

20- Quantos % dos empregados da construção da térmica de Canas serão da cidade de Canas ?

21- Como fica a questão do empreendimento em Canas frente aos diversos impactos sociais oriundos de uma obra deste porte numa pequena cidade ?

22- Vocês falaram que desenvolvem um projeto chamado Dam Break para retirada de pessoas que moram perto da represas em casos de enchentes. Isto é só um plano no papel ou vocês já fizeram uma simulação real da questão envolvendo toda a comunidade ?

23- Por que mais de 80 % das reclamações da AES SUL são orindas de interrupções de energia ? A empresa está com problema sério de abastecimento na região ?

24- Quais são as principais queixas dos clientes que chegam ao Procon contra vocês ?

25- Vocês poderiam passar em números absolutos o números de reclamações que vocês receberam pela Anell e Procon no último ano ?

26- Vocês poderiam explicar melhor como funciona essas blitzes de segurança implementada pela empresa ?

27- Como funciona o processo de indenização da AES frente pessoas da comunidade que morrem em virtude de acidentes elétricos advindos da empresa ? A resposta é rápida ? Dura em média quanto tempo ?

28- Esta caminhada de segurança que as ditas "lideranças" da empresa realizam possui realmente o fim educativo ou funciona mesmo como uma ação repressora ?

29- Por que os números de acidentes de trabalho com e sem afastamento está aumentando todos os anos ? Qual a razão deste índice não cair ?

30- Na política de sustentabilidade da empresa vocês afirmam que a AES incentiva o uso de energias alternativas e renováveis,no entanto, estão construindo uma térmica. Isto não é incoerente ?

31- Por que somente 25,79 % dos consumidores de baixa renda são registrados pela Eletropaulo no programa Bolsa Família,enquanto no RS é 100 % ?

32- Qual o perfil dos 600 ditos colaboradores que fizeram o curso de educação para sustentabilidade.

33- O relatório de auditoria da KPMG afirma que sua asseguração foi "limitada". Assim gostaria de saber quais foram os indicadores do GRI não auditados pela KPMG.









Nenhum comentário:

Postar um comentário