quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Raízen/Cosan - Incoerência entre palavras e ações.


 

 
 
Olá Amigos,
 
Esta semana lemos o relatório da Cosan, agora Raizen, detentora de várias usinas de cana de açucar pelo Brasil, fábrica de librificantes, além de gerenciar as marcas Esso e Shell no Brasil.
 
Dita a "maior' empresa de energia renovável do mundo.
 
Pois bem... para uma empresa em que o mote maior é a sustentabilidade, seu relatório é uma piada.
 
Cheio de frases feitas e vazias que nã aguentam uma leitura aprofundada de três paragrafos do documento.
 
É interessante ver que a empresa afirma que preserva o meio ambiente e apresenta um punhado de multas tomadas pela Cetesb, diz que respeita as pessas e fez recentemente parte da lista negra de trabalho escravo do ministério do trabalho, diz que respeita o consumidor e adultera embalagens de produtos segundo o Inmetro.
 
Este parágrafo revela um pouco a aparente índole desta empresa, mas já que estamos aqui para testar os limites, segue abaixo os questionamentos que encaminhamos.
 
Boa Leitura.
 
Prezados Profissionais da Cosan,

Sou Roberto Leite, Editor do Blog "testando os limites da sustentabilidade". Canal que busca discutir as questões de sustentabilidade das empresas.

Lemos o relatório da Cosan e estamos com algumas dúvidas, assim segue abaixo os nossos questionamentos para que possam ser publicados no blog:

1- VOcês afirmam que apresentam um relatório GRI nível B+ que passou por verificação externa, mas dos 20 indicadores reportados, quantos efetivamente foram auditados externamente?

2- Vocês afirmam que promovem uma queima controlada, mas vocês possuem um plano de comunicação para avisar os moradores das cidades quando vocês irão realizar queimadas para que ninguém lave a roupa, carro ou quintal neste dia e seja surpreendido por fuligem no final da tarde ?

3- Na empresa Radar em que vocês "identificam oportunidades no mercado imobiliário rural". Gostaríamos de saber como vocês traram os pequenos produtores que são engolidos pelos latifúndios de cana em todo o Brasil. Vocês possuem uma política especial para tratar esta questão ?

4- Ao ver os dados de produção, notamos que houve um aumento considerável de açucar em detrimento ao etanol. Esta decisão de vocês em trocar a energia por açucar pode ter colaborado pelo desabastecimento de Etanol no Brasil em 2011 ?

5- Vocês poderiam explicar melhor a política da empresa em crescer por aquisição ? Como vocês tratam a cultura organizacional de diversas empresas e garantem um ambiente saudável para os empregados em um momento de transição ?

6- Vocês poderiam apresentar os resultados de pesquisa de clima organizacional da empresa dos últimos 3 anos para efeito de comparação ?

7- Vocês falam que respeitam as questões ambientais, mas vocês receberam no ano 46 multas da Cetesb, mais de uma por mês totalizando mais de 3 milhões. Este discurso não é incorente ?

8- Vocês afirmam mudaram a postura de tratamento com os fornecedores, mas como vocês tratam a relação com os atravessadores que trazem pessoas para o campo dos rincões do Brasil, quase em regime de escravidão ? Perguntamos isto, pois a empresa de vocês fez parte da lista negra do minístério do trabalho por ter mão de obra escrava ao ponto do Walmart não comprarem de vocês ? (
http://blogdosakamoto.blogosfera.uol.com.br/2011/02/)

9- Como estão sendo realizadas as audiências públicas sobre a construção das ferrovias no estado de SP. As comunidades estão sendo ouvidas, se sim, qual as principais reivindicações ?

10- Vocês citam uma certificação chamada Bonsucro que atende somente uma unidade, quando isto vai atingir 100% das plantas ?

11- Vocês citam que as denúncias que a empresa recebe vai para a área de auditoria. Quantas denúncias vocês receberam em 2011 e quais as principais queixas ?

12- Vocês receberam 3 denúncias de assédio moral, sendo duas procedentes. Qual trabalho a empresa realiza para que isto não aconteça mais ?

13- Vocês afirmam que possuem bom relacionamento com os Stakeholders, mas ao mesmo tempo relatam que "Em decorrência das grandes mudanças que ocorreram na estrutura da empresa, com a criação da Raizen, não realizamos engajamento de Stakeholders". Esta frase não é incorente ?

14- Por que o processo de avaliação de desempenho não acontece com todos os empregados ?

15- Por que apesar de vocês afirmarem que não realizou processos de engajamento de Stakeholders para 2011, vocês não colocaram isto como meta em 2012 ?

16- Dos cortadores de cana desligados e ditos "qualificados", quantos efetivamente conseguiram voltar ao mercado de trabalho ?

17- Os ditos "investimentos" de 25 milhões em proteção ambiental e 115 milhões para miticação de emissões foram feitos por iniciativa da empresa ou obrigatoriedade legal como um TAC por exemplo ?

18- Vocês afirmam que o consumo de água deve ser de 1m2 para cada tonelada de cana processada, mas que vocês estão se adaptando para cumprir esta exigência. Então... qual a referência de vocês hoje ?

19- Os derramamentos de produtos que vocês citam no relatório aconteceram onde e como foi acinado o plano de contingência nesta questão ?

20- A diminuição de queimadas, frente ao CO2 emitido pelas colheitaderas a diesel são balanceados em qual proporção ?

21- Nota-se que de um ano para outro a frequência de acidentes com afastamento caiu drasticamente de 7,2 para 4,3. Isto seria um resultado interessante se a empresa apresentasse os índices de acidentes sem afastamento de modo a revelar que a empresa não está fazendo o empregado trabalhar mesmo necessitando ser afastado. Vocês poderiam apresentar esses dados para refutar essa desconfiança ?

22- Vocês transferiam a empresa do RJ para Curitiba. Como foi tratada esta questão com os empregados ? Houveram demissões ?

23- Como vocês tratam dos impactos dos trabalhadores safristas nas pequenas cidades que vocês atuam ? Como são tratadas questões como prostituição infantil, violência, alcoolismo, colapso no sistema de saúde, calote no pequeno comércio, etc.... Como a empresa vê a sua responsabilidade nesta questão ? Perguntamos pois vocês afirmam que buscam incentivar o desenvolvimento das comunidades onde atuam.

24- Ao se fazer um curso de capacitação para 19 mulheres vocês realmente acreditam que estão fazendo muito frente ao impacto do negócio de vocês ?

25- Qual o índice de empregabilidade dos cursos que vocês promovem ?

26- Por que vocês não possuem uma política de contratação local ?

27- Por que o programa aprendiz é citado como um projeto social da empresa, visto que isto é uma exigência legal apenas ?

28- Os 6,5 milhões investidos em ações sociais são recursos da empresa ou dedução fiscal ?

29- Vocês falam que respeitam o consumidor, mas foram multados pelo Ipem/Inmetro por peso adulterado. Qual a razão desta falta de ética por parte da Cosan ?

Atenciosamente,

Roberto Leite

Editor do blog
Testando os Limites da Sustentabilidade
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário