quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Natura. Simples, direto e coerente


Olá Amigos,

Esta semana tenho o orgulho de apresentar a leitura do melhor relatório que li em toda história deste blog.

O relatório da Natura com certeza foi o mais perfeito e coerente report de sustentabilidade que já encontrei.

Dentre todos os fatores apresentados o ponto principal do material foi a sinceridade. Isto mesmo !!! O documento apresentado pela Natura foi orgulhosamente sincero.

Tive gosto de ler o material e ver como a empresa desenvolveu seu processo de gestão sustentável com seus erros e acertos (com mais acertos claro). Como consumidor de seus produtos, sinto-me seguro em comprar produtos desta empresa e quem sabe até investir. Por que não ???

Claro que apesar de de bem estruturado o relatório apresentou algumas lacunas que gostaríamos que fossem sanadas, assim encaminhamos os questionamentos abaixo para a empresa. Espero que ela responda.

Boa leitura a todos.


Prezado Rodolfo Guttilla,
 
Sou Roberto Leite, editor do blog "testando os limites da sustentabilidade", canal que busca discutir na internet a gestão sustentável das empresas por meio dos relatórios de sustentabilidade.
 
Escrevo primeiramente para parabenizar a Natura pelo excelente relatório do ano de 2011. Em dois anos que o nosso blog está no ar, nunca li um material tão completo, direto, transparente e principalmente sincero na relação da empresa com seus públicos de interesse.
 
Fiquei realmente impressionado com a qualidade do material e a forma com que o texto foi desenvolvido. Parabéns a toda equipe.
 
Apesar de toda a transparência em que vocês trabalharam, ainda assim, ficamos com algumas dúvidas. Por isto encaminhamos alguns questionamentos que gostaríamos que fossem respondidas para publicação no nosso blog.
 
Desde já agradeço a atenção.

1- Vocês poderiam explicar melhor a metodologia de seleção de fornecedores ?

2- Por que o modelo comercial empreendedor e inovador aplicado no México não foi aplicado no Brasil?  Alguma questão cultural para isto?

3- Por que a meta de consumo de água para 2012 foi mudada de "reduzir" em 2011 para "manter" ? A empresa sabe que não vai conseguir reduzir o seu consumo devido a expansão do negócio?

4- Por que não foi estipulado uma meta de treinamento de funcionários em 2012 como em 2011 já que a mesma não foi atingida?

5- Por que a meta de atingir consultoras Natura no programa Crer para Ver caiu de 13% em 2011 (meta não atingida) para 11% em 2012?

6- Vocês citam muito no relatório o chamado índice de lealdade. Vocês poderiam definir o que é lealdade nesta questao ?

7- Por que vocês consideram como meta sempre índices tão baixos de lealdade com todos os públicos?

8- O que mudou na metodologia de medir a lealdade das comunidades fornecedoras?

9- Dentro dos comitês de apoio ao conselho de administração, onde questões relativas ao tema sustentabilidade são discutidas sistematicamente?

10- Como é construído o mapa de risco da Natura? Existe participação direta de empregado de varios níveis?

11- Parabéns por inserirem metas sociais e ambientais diretamente no bônus de seus executivos. Isto demonstra compromisso efetivo da empresa sobre essas questões.

12- Vocês poderiam explicar melhor como inseriram no inventário de água a fase de uso de produtos pelos consumidores?

13- Vocês chamam seus empregados de colaboradores, mas a taxa de lealdade aparentemente é baixa. Com base neste índice, gostaríamos de saber se eles realmente colaboram.

14- Por que as demandas tratadas pela ouvidoria estão caindo ano após ano?

15- Vocês poderiam detalhar melhor quais foram as demandas operacionais e tecnológicas implantadas no ano de 2011 que acarretaram na insatisfação dos empregados?

16- Por que o índice de rotatividade na Colombia, Chile e França é tão alto?  É um problema de adaptação de cultura?

17- Vocês mudaram o modelo de relacionamento no México e demitiram muita gente em 2011. Qual a razão desta decisão e qual o tratamento da empresa para com os demitidos?

18- Por que sendo uma empresa dita feminina o salário das mulheres, na maioria dos cargos, é menor que o dos homens?

19- Qual foi a aceitação dos empregados com relação a mudança do centro de distribuição? Com certeza esta decisão impactou muito a vida das pessoas. Como este conflito foi administrado?  Houveram demissões?

20- Que tipo de indicador vocês avaliam no índice de fidelidade das consultoras?  O que é ser um consultor fiel para a Natura?

21- Por que o conhecimento espontâneo da marca caiu tanto no México de 2010 para 2011 ?

22- Vocês afirmam que um dos pontos de insatisfação dos fornecedores da Natura é o controle de interno de pagamentos. Vocês chegam a atrasar pagamentos por causa disto?

23- Vocês auditaram em 2011 219 fornecedores. Tiveram algum problema detectado?

24- Com relação as comunidades, quanto o edital de Juruá disponibilizou ?

25- Como foi a recepção da prefeitura de Itapecerica da Serra com o fim do centro de distribuição da Natura na cidade?  Como a empresa tratou de esta questão com o poder público?

26- Vocês afirmam que é dificil sensibilizar os investidores sobre as questões de sustentabilidade. Quais são as maiores dificuldades?

27- Parabéns pela maneira clara e direta em que trataram a questao do Lobby, citando até mesmo o nome dos interlocutores. Algo muito raro neste meio.

28- Por que vocês postergaram a meta de redução de emissões da empresa? Voces pretendem fazer isto novamente este ano?

29- Por que a penetração do programa de reciclagem frente as consultoras cai ano após ano?

30- Por que a quantidade de municípios e escolas atendidas pelo projeto Crer para Ver caiu de 2010 para 2011 ? Foi em virtude da arrecadação que caiu também?

31- A distribuição da riqueza dos funcionários caiu em virtude do não atingimento das metas de relacionamento?

32- Por que o relacionamento com as comunidades extrativistas não esta presente como condição para o bônus dos executivos?



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