Olá Amigos,
Esta semana tenho o orgulho de apresentar a leitura do melhor relatório que li em toda história deste blog.
O relatório da Natura com certeza foi o mais perfeito e coerente report de sustentabilidade que já encontrei.
Dentre todos os fatores apresentados o ponto principal do material foi a sinceridade. Isto mesmo !!! O documento apresentado pela Natura foi orgulhosamente sincero.
Tive gosto de ler o material e ver como a empresa desenvolveu seu processo de gestão sustentável com seus erros e acertos (com mais acertos claro). Como consumidor de seus produtos, sinto-me seguro em comprar produtos desta empresa e quem sabe até investir. Por que não ???
Claro que apesar de de bem estruturado o relatório apresentou algumas lacunas que gostaríamos que fossem sanadas, assim encaminhamos os questionamentos abaixo para a empresa. Espero que ela responda.
Boa leitura a todos.
Prezado Rodolfo Guttilla,
Sou Roberto Leite, editor do blog "testando os limites da sustentabilidade", canal que busca discutir na internet a gestão sustentável das empresas por meio dos relatórios de sustentabilidade.
Escrevo primeiramente para parabenizar a Natura pelo excelente relatório do ano de 2011. Em dois anos que o nosso blog está no ar, nunca li um material tão completo, direto, transparente e principalmente sincero na relação da empresa com seus públicos de interesse.
Fiquei realmente impressionado com a qualidade do material e a forma com que o texto foi desenvolvido. Parabéns a toda equipe.
Apesar de toda a transparência em que vocês trabalharam, ainda assim, ficamos com algumas dúvidas. Por isto encaminhamos alguns questionamentos que gostaríamos que fossem respondidas para publicação no nosso blog.
Desde já agradeço a atenção.
1- Vocês poderiam explicar melhor a metodologia de seleção de fornecedores ?
2- Por que o modelo comercial empreendedor e inovador aplicado no México não foi aplicado no Brasil? Alguma questão cultural para isto?
3- Por que a meta de consumo de água para 2012 foi mudada de "reduzir" em 2011 para "manter" ? A empresa sabe que não vai conseguir reduzir o seu consumo devido a expansão do negócio?
4- Por que não foi estipulado uma meta de treinamento de funcionários em 2012 como em 2011 já que a mesma não foi atingida?
5- Por que a meta de atingir consultoras Natura no programa Crer para Ver caiu de 13% em 2011 (meta não atingida) para 11% em 2012?
6- Vocês citam muito no relatório o chamado índice de lealdade. Vocês poderiam definir o que é lealdade nesta questao ?
7- Por que vocês consideram como meta sempre índices tão baixos de lealdade com todos os públicos?
8- O que mudou na metodologia de medir a lealdade das comunidades fornecedoras?
9- Dentro dos comitês de apoio ao conselho de administração, onde questões relativas ao tema sustentabilidade são discutidas sistematicamente?
10- Como é construído o mapa de risco da Natura? Existe participação direta de empregado de varios níveis?
11- Parabéns por inserirem metas sociais e ambientais diretamente no bônus de seus executivos. Isto demonstra compromisso efetivo da empresa sobre essas questões.
12- Vocês poderiam explicar melhor como inseriram no inventário de água a fase de uso de produtos pelos consumidores?
13- Vocês chamam seus empregados de colaboradores, mas a taxa de lealdade aparentemente é baixa. Com base neste índice, gostaríamos de saber se eles realmente colaboram.
14- Por que as demandas tratadas pela ouvidoria estão caindo ano após ano?
15- Vocês poderiam detalhar melhor quais foram as demandas operacionais e tecnológicas implantadas no ano de 2011 que acarretaram na insatisfação dos empregados?
16- Por que o índice de rotatividade na Colombia, Chile e França é tão alto? É um problema de adaptação de cultura?
17- Vocês mudaram o modelo de relacionamento no México e demitiram muita gente em 2011. Qual a razão desta decisão e qual o tratamento da empresa para com os demitidos?
18- Por que sendo uma empresa dita feminina o salário das mulheres, na maioria dos cargos, é menor que o dos homens?
19- Qual foi a aceitação dos empregados com relação a mudança do centro de distribuição? Com certeza esta decisão impactou muito a vida das pessoas. Como este conflito foi administrado? Houveram demissões?
20- Que tipo de indicador vocês avaliam no índice de fidelidade das consultoras? O que é ser um consultor fiel para a Natura?
21- Por que o conhecimento espontâneo da marca caiu tanto no México de 2010 para 2011 ?
22- Vocês afirmam que um dos pontos de insatisfação dos fornecedores da Natura é o controle de interno de pagamentos. Vocês chegam a atrasar pagamentos por causa disto?
23- Vocês auditaram em 2011 219 fornecedores. Tiveram algum problema detectado?
24- Com relação as comunidades, quanto o edital de Juruá disponibilizou ?
25- Como foi a recepção da prefeitura de Itapecerica da Serra com o fim do centro de distribuição da Natura na cidade? Como a empresa tratou de esta questão com o poder público?
26- Vocês afirmam que é dificil sensibilizar os investidores sobre as questões de sustentabilidade. Quais são as maiores dificuldades?
27- Parabéns pela maneira clara e direta em que trataram a questao do Lobby, citando até mesmo o nome dos interlocutores. Algo muito raro neste meio.
28- Por que vocês postergaram a meta de redução de emissões da empresa? Voces pretendem fazer isto novamente este ano?
29- Por que a penetração do programa de reciclagem frente as consultoras cai ano após ano?
30- Por que a quantidade de municípios e escolas atendidas pelo projeto Crer para Ver caiu de 2010 para 2011 ? Foi em virtude da arrecadação que caiu também?
31- A distribuição da riqueza dos funcionários caiu em virtude do não atingimento das metas de relacionamento?
32- Por que o relacionamento com as comunidades extrativistas não esta presente como condição para o bônus dos executivos?
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