Nesta semana postamos as respostas do relatório do Grupo Libra.
Agradecemos muito a atenção da empresa em nos encaminhar as
respostas e apresentar seus pontos de vista, pois são ações deste tipo que
colaboram para o melhor conhecimento da gestão sustentável de uma empresa.
Ao ler as respostas, notamos o quanto a empresa está longe de
apresentar um processo consistente de uma gestão sustentável, pois em muitos
casos ficou evidente ainda o desconhecimento da empresa em como gerir certos
aspectos no âmbito social e ambiental, como principalmente em ser mais
transparente na forma de responder certos questionamentos.
Como as observações são extensas, resolvemos publicar em vermelho
nossas observações logo abaixo das repostas encaminhadas pela empresa.
Boa leitura a todos.
Encaminhamos abaixo e no anexo as respostas aos questionamentos em
relação ao Relatório de Sustentabilidade do Grupo Libra 2011.
Em 2007, o Grupo Libra passou por uma importante transformação em
sua estrutura, com a criação de uma holding, adoção de um novo Modelo de Gestão
e a implementação da Governança Corporativa. Como parte deste processo, criou
em 2009, a
Gerência de Sustentabilidade, com a missão estabelecer uma estratégia
corporativa e para as unidades de negócios.
Consideramos o lançamento do Relatório um compromisso com a evolução
dos resultados do Grupo. O relatório, que atendeu o nível C do GRI, recebendo a
devida certificação, foi um grande desafio que nos permitiu realizar
importantes reflexões sobre os caminhos que percorremos até aqui e definir
quais os compromissos que devemos assumir para os próximos anos. Sabemos que
ainda temos que evoluir na gestão da Sustentabilidade em todas as empresas do
Grupo mas acreditamos que estamos trilhando o caminho correto.
Estamos à disposição para novas sugestões através do e-mail
sustentabilidade@grupolibra.com.br.
1- Vocês poderiam
detalhar como ocorre efetivamente a gestão dita participativa no comitê de
gestão?
Os Comitês de Gestão são responsáveis por determinar as diretrizes
dos negócios. Estes fóruns participativos possuem representantes dos diversos
negócios/áreas da companhia. Esta diversidade de opiniões enriquece o processo
decisório, estabelecido de acordo com as regras da Governança Corporativa.
Não ficou clara na resposta como as pessoas
realmente participam, o relato apresenta mais um rito protocolar e burocrático
que participativo.
2- Dentro de Gestão de
pessoas, vocês promovem a gestão do clima organizacional, mas não apresentam as
pesquisas de satisfação dos empregados. Vocês podem apresentar esses dados?
A Pesquisa de Clima Organizacional é bianual. Em outubro de 2010,
ocorreu a 2ª edição. Mais de 80% dos colaboradores responderam à pesquisa, que
apontou aumento da satisfação com o clima organizacional de 53% em 2008, para
57% em 2010. Todas as Unidades de Negócio apresentaram aumento do nível de
satisfação. Outros pontos de destaque foram a evolução do processo de gestão de
desempenho e relacionamento entre o colaborador e o seu superior imediato que
cresceram 15 e 9 pontos percentuais respectivamente. As oportunidades de
melhoria estão relacionadas aos recursos e à infraestrutura dos sistemas de
tecnologia da informação com 41% de satisfação.
Com o intuito de aumentar a transparência
sobre clima organizacional a empresa deveria demonstrar em seu próximo
relatório de sustentabilidade o motivo de ter um percentual de satisfação
relativamente baixo, apesar do aumento percentual obtido. As ações realizadas
para melhorar o clima interno também são bem-vindas para os funcionários.
3- Como é efetivamente
disseminado para os empregados o princípio libra de relacionamento ? Como vocês
avaliam que esses princípios são realmente aceitos e internalizados pelos
empregados ?
Os Princípios Libra de Relacionamento foram lançados em outubro de
2011. Realizamos workshops para construção participativa com colaboradores de
todas as Unidades. As unidades participaram da aprovação final e, cada
colaborador recebeu um exemplar.
Hoje os colaboradores recebem os Princípios ao entrarem na empresa,
durante a Integração. Eles são divulgados periodicamente através de campanhas
de comunicação nos murais fixos, digitais e de forma permanente na Intranet. No
mesmo período, lançamos a Ouvidoria Interna. Não há um processo de avaliação
estabelecido que meça a retenção dos conteúdos dos Princípios de Relacionamento
pelos colaboradores.
Princípios devem ser compreendidos e
disseminados, mas o relato apresentado não apresenta esta questão.
4- Das 60 manifestações
registradas na ouvidoria, quais os principais assuntos tratados?
As reclamações referentes à Recursos Humanos referem-se a assuntos
como: construção do refeitório no Aeroporto de Cabo Frio, atraso na entrega do
contra cheque, registro de ponto, desligamento e recrutamento interno.
Continua fraca a resposta sobre o assunto. A
Libra parece não querer abrir muito as polêmicas. Apresentou apenas 4 assuntos
como exemplo e encerra a questão. Atraso na entrega de contra cheque nos parece
uma assunto da mais alta importância. As empresas que apresentam isto de forma
transparente demonstram as manifestações por categoria para que o leitor
entenda o que de fato anda acontecendo na empresa. A Libra não quis dar esta
abertura.
5- Por que a Libra não demonstra
como as 60 manifestações foram tratadas? O indicador HR4 solicita informações a
respeito do número total de casos de discriminação e as medidas tomadas. Já que
este é um tema material gostaríamos de receber mais informações sobre isto.
Todas as manifestações seguem o seguinte fluxo de tratamento: as
manifestações recebidas são direcionadas para o Diretor Geral de cada unidade
com cópia para o membro do Comitê Executivo. Após análise, a Ouvidoria recebe
as respostas que deverão ser encaminhadas aos colaboradores dentro de um prazo
pré-definido. Havendo questionamentos por parte dos colaboradores, as
manifestações são encaminhadas novamente até que haja pleno entendimento das
respostas.
No período entre outubro de 2011 e dezembro de 2011 não houve casos
de discriminação.
Se tivéssemos um panorama claro das 60
manifestações a Libra ganharia nossa confiança, mas essa história de NÃO HOUVE
CASOS e fim de papo, realmente não nos convence... Além de que agora surge na
resposta uma data bem curta de "outubro a dezembro de 2011" onde não
houve casos de discriminação. E de janeiro a setembro de 2011 como será que
ficou isto?
E se o caso de discriminação é em relação ao
gerente que é amigo do diretor que analisa o caso? A forma de análise da Libra
não nos inspiraria independência suficiente para abrir o jogo, como
funcionário. Será que isto tem alguma relação com o baixo nível de satisfação
dos funcionários, demonstrando pela pesquisa de clima? Ficamos com esta dúvida.
6- Na mesma linha de
raciocínio, a Libra pode nos informar o que significaram as 60 manifestações, e
se esta é a única maneira da empresa avaliar se existem casos de corrupção em
suas atividades?
O Grupo Libra possui canais de diálogo como Encontro com o
Presidente e Encontro Marcado (gestores e colaboradores) que possibilitam
debates sobre todos os temas, inclusive corrupção. Além disso, os gestores são
estimulados a estabelecer diálogo com suas equipes a fim de que o estreitamento
das relações gerem confiança o suficiente para se tratar de todos os assuntos.
Temos também a Auditoria interna que atua avaliando os controles
internos e processos baseados numa matriz de avaliação de riscos (probabilidade
de ocorrência versus impacto no negócio) e na materialidade (relevância dos
saldos). Anualmente são reavaliados os riscos através de entrevistas com a alta
administração e também pelo follow-up dos planos de ação reportados pelas áreas
auditadas para melhoria dos controles e mitigação dos riscos. À exceção das
melhorias de controles internos, um dos pilares de facilitam a ocorrência de
fraudes/corrupções, não há outros processos preventivos contra corrupção. A
ouvidoria também é um importante canal no combate à corrupção. Quando
pertinente, a manifestação é enviada à área de Auditoria que realiza as
apurações necessárias, inclusive com a contratação de especialistas em fraudes.
Infelizmente ficamos sem saber se na tal
matriz de riscos que passa por auditoria interna, existe algum risco
identificado sobre corrupção. Auditor interno só verifica o que lhe é
solicitado. De nada adiante ter um esqueleto mal alimentado...
7- O terminal de Santos é
o maior negócio da empresa, mas por que apresentou um aumento de 6,2% nas
emissões? Qual a razão desta falta de gestão ambiental no porto?
O aumento se deu no Escopo 1, aumento do consumo de óleo diesel por
conta do aumento da produção em 4%, além disso, houve aumento dos movimentos
improdutivos, ponto focal das melhorias dos processos. No Escopo 3 avançamos na apuração dos dados e isto
ocasionou o aumento do percentual em relação à 2010, exemplo: consumo de
extintores e veículos de terceiros.
8- Vocês poderiam
explicar melhor por que as emissões na Libra Logística Intermodal aumentou 759%
em um ano? Foi um aumento real ou um erro de gestão na compilação dos dados? Se
for um erro de gestão.... Como posso confiar nos outros dados apresentados pela
empresa?
Em 2010 a
Unidade Intermodal não mensurava o controle do uso de diesel de empresas
subcontratadas, somente das 2 empresas do grupo Rodocarga e CargoLog. A partir
de 2011 ocorreu a migração dos serviços de transporte interno de contêiners e
rodoviário, e as empresas Rodocarga e CargoLog passaram ser controladas pela
Libra Terminais Santos. No mesmo período a Intermodal iniciou o monitoramento
de diesel de todas as subcontratadas, além da frota da Libra Logística
Campinas.
9- Por que a geração de
entulho subiu tanto de 2009 para 2011?
O aumento na geração de entulho se deu principalmente pelas obras
ocorridas na Libra Terminais.
Libra Terminais Santos:
2010
Reforma do armazém 33.
2011
Reforma da pista de operação de RTG no Terminal 36
Obra para Codesp no Terminal 33
Reforma da Calderaria
Libra Terminais Rio:
2010
Demolição de prédio para construção de refeitório gerando cerca de
500 ton. de entulho.
Construção de Centro de Treinamento gerando cerca de 20 ton. de
entulho.
2011
Reforma do piso do pátio 1 (02 quadras)para recepção dos 04
RTGs gerando cerca de 12.496.805 ton. de
entulho.
10- Por que a unidade CNA
incinera todos os seus resíduos perigosos e não os reutiliza ou recupera como
as outras unidades? Qual o impacto atmosférico deste incineração?
Os resíduos perigosos da CNA
são gerados no processo de limpeza das balsas.
Não temos conhecimento de outro meio de tratamento que não seja por meio
de incineração. Para outros tipos de resíduos, usamos tratativas como
reciclagem, co processamento, incorporação etc. Quanto à queima, este resíduo
serve de alimentação para o forno de fabricação de argamassa, sendo fonte de
energia para outro processo.
Não ficou claro qual o impacto atmosférico
deste tipo de ação. Faltou transparência nesta informação.
11- Por que a maioria dos
resíduos não perigosos são destinados a aterros sanitários e não para
reutilização ou compostagem? Qual a qualidade do aterro que vocês enviam esses
resíduos? Vocês fazem alguma inspeção?
Os aterros sanitários são uma opção para destinação dos resíduos não
perigosos.
Todos os aterros que utilizamos são licenciados pelo INEA.
Mas por que não se utiliza este material em
reutilização e compostagem ??? Não ficou clara a resposta.
12- Vocês podem apresentar
os índices de derramamento da empresa nos anos anteriores para efeito de
comparação?
O controle deste indicador iniciou-se em 2010.
13- Vocês afirmam que promovem diversas ações de
conscientização de seus trabalhadores. Vocês possuem algum indicador que avalia
se os conceitos foram absorvidos pelos empregados?
Não possuímos este indicador.
Ações de conscientização devem ter formas de
ser medido... De nada adianta ações deste tipo sem que se saiba o real retorno
desta atividade..... É jogar dinheiro fora.
14- Na questão de trânsito e
poluição sonora vocês possuem pesquisas com a comunidade para medir o real
impacto da atividade portuária nas pessoas e processos de mitigação desses
impactos?
Não há pesquisa junto à comunidade para medir o impacto das
atividades.
Uma empresa de logística que causa tantos
impactos na comunidade deve ter no seu cerne o entendimento sobre o bom
atendimento das comunidades, algo que a empresa não pensou..... Se a
empresa busca ser sustentável, este é o
primeiro passo.
15- O item SO1 do GRI que
avalia os impactos sociais nas comunidades, encontramos apenas um exemplos de
ação em Santos sobre o agendamento de caminhões, que incomodam menos a
comunidade por onde passam. A Libra tem alguma forma consistente de
identificação de impactos sociais e gestão sobre os mesmos? Poderíamos receber
informações sobre isto?
Não há avaliação formal dos impactos na comunidade oriundos da
operação.
A Libra deveria criar uma maneira de
analisar os impactos de suas operações nas comunidades, para depois disto,
avaliar como resolvê-los. É por isto que a metodologia da GRI pede que se
estabeleça metas de sustentabilidade. Seria um grande avanço para a Libra se
trabalhasse desta forma. Ações pontuais na maioria das vezes não resolvem os
problemas e acabam sendo mais caras...
16- Sobre o item SO2 do GRI,
por que a Libra se limita a escrever que todas as unidades foram submetidas a
avaliação de riscos sobre corrupção? Podem nos informar como isto é feito e
qual o resultado destas avaliações?
Anualmente é realizada em cada Unidade Operacional
uma avaliação de riscos de processos onde são identificados quais riscos são
capazes de impactar o atingimento dos objetivos da Unidade (riscos
estratégicos, operacionais, financeiros, de conformidade, ambiental, fraudes e
corrupção).Com base no plano anual de auditoria, são avaliados os controles
existentes para mitigar os riscos e definidos planos de ação para
implementação/melhoria destes controles. Consideramos que a melhoria contínua
dos controles internos é parte relevante de um processo de combate às fraudes e
corrupção, uma vez que trata de aspectos de segregação de funções, alçadas, controles
de acesso, dentre outros.
Entendemos perfeitamente que este assunto é
tratado dentro de um ambiente de confidencialidade, mas se a Libra não conta ao
leitor o que de fato foi identificado e feito em 2011, nunca vamos nos dar por
satisfeitos, simplesmente com uma declaração de que todas as unidades foram
submetidas a avaliação de riscos sobre corrupção. A atual resposta continua
vazia, uma vez que a empresa não nos relata o que esta avaliação encontrou ou o
que foi feito em 2011 para diminuir os riscos na unidades. Obviamente isto está
relacionado a segregação de funções e procedimentos internos. Mas de fato em 2011 a Libra não nos conta o
que fez!
17- Este R$ 1 milhão em
projetos sociais são investimentos próprios ou advindos de programas de dedução
fiscal?
Os investimentos são advindos de recursos próprios.
18- Sabe-se que zonas
portuárias são focos de prostituição e possuem altos índices de criminalidade.
Por que a empresa não desenvolve nenhum programa para atender mulheres em
questões de vulnerabilidade social?
A escolha do Grupo Libra como foco para projetos sociais foi o
desenvolvimento de jovens carentes para o primeiro emprego. Esta escolha foi
feita através de grupos focais com colaboradores de todas as Unidades.
Acreditamos que num médio e longo prazo, este programa tenha efeito importante
na comunidade onde os jovens estão inseridos.
Uma pena que estas definições sejam tomadas
se a participação das próprias comunidades afetadas. A Libra deveria analisar
os impactos ouvindo estas comunidades, pois as soluções vindas deles podem
surpreender a empresa.
19- Vocês sabem realmente a
razão de terem uma taxa de rotatividade tão alta de empregados (18,8%)?
Pela análise realizada consideramos o aquecimento do mercado de
trabalho e o acirramento da concorrência no setor como principais fatores do
turn over entre 2010 e 2011.
20- A empresa possui 71
executivos..... Vocês não acham que é muito cacique para pouco índio?
Consideramos executivos os gerentes e diretores do Grupo. Dentro do
nosso Modelo de Gestão do Grupo Libra a quantidade de executivos é adequada.
21- Como é efetivamente
realizado o processo anual de avalição de desempenho e feedback individual dos
empregados ? O feedback é dado em data específica? Existe "o dia nacional
do feedback" na empresa ?
A avaliação de desempenho é um processo com período determinado ao
longo do ano. As avaliações iniciam-se em janeiro e fevereiro com o grupo de
executivos, de abril a maio os demais gestores, julho e agosto toda a
organização. Todos recebem feedback individual presencial.
Não ficou clara a metodologia que a empresa
aplica nesta questão. Todo funcionário deve receber o feedback e ponto para a
empresa fazer isto com todos os empregados, mas qual foi a qualidade disto ????
Ficamos com esta dúvida visto a não explicação da metodologia empregada.
22- Qual a razão de 22% das
reclamações trabalhistas serem relativas a insalubridade e periculosidade? A
empresa não respeita esta questão legal para com os empregados?
O Grupo Libra respeita a legislação trabalhista. Periculosidade e
insalubridade são pedidos comuns para o tipo de atividade desenvolvida pela
empresa. A simples interposição de uma ação – direito assegurado
constitucionalmente a todos os nossos cidadãos - não faz com que os pedidos ali
pleiteados sejam de fato devidos ou existentes.
Esclarecemos que em ações trabalhistas que envolvem pedido de
periculosidade, o juiz é obrigado por lei a realizar detalhado exame do local
de trabalho (perícia). Os reiterados resultados favoráveis dos exames
realizados nessas ações, atestam a preocupação da companhia no cumprimento da
legislação e com a qualidade e segurança no trabalho.
23- Por que o índice de dias perdidos pelos
empregados varia de 9,9 no norte para 31,2 no sudeste? Se segurança é tema
prioritário na empresa, por que os dados contradizem esta afirmação?
A questão da segurança é prioritária em ambas as regiões mas temos
obtido melhores resultados na região NE.
Os resultados são discrepantes ! Será que o
trabalho desenvolvido no NE não pode ser aplicado no Sudeste ? Nota-se uma
gestão desintegrada da empresa sobre esta questão.
24- O índice de severidade
dos acidentes acima de 1900 é relativo ao óbito registrado em 2011 ?
Sim
25- Quais os dados da
pesquisa de percepção de segurança dos empregados ? Eles possuem esta
percepção?
Na pesquisa de Clima Organizacional aplicada em 2010, 94% dos
colaboradores concordam que a segurança do trabalho é importante para a
empresa. 66% acham que as normas de segurança são aplicadas na empresa, 62%
concordam que o superior imediato coloca a segurança do trabalho em 1º lugar em
todas as decisões e 56% consideram o treinamento de segurança que a empresa
oferece adequado.
26- Sobre o item EC1 do GRI,
a empresa diz atender totalmente a este indicador, no entanto, não encontramos
dados sobre custos operacionais, salários e benefícios de empregados, pagamento
a provedores de capital, impostos brutos. Vocês podem apresentar esses dados?
Consideramos o EC1 como parcial. Este indicador ainda está sendo
estruturado pelo Grupo.
27- Dos 1,1 bilhão em
investimentos a Libra poderia fornecer informações sobre os impactos sociais e
ambientais relacionados a estes investimentos?
São atendidos pelos projetos sociais cerca de 5.600 pessoas, sendo o
principal público, crianças e adolescentes. Para os atuais projetos apoiados
não existem indicadores que meçam os impactos sociais e ambientais. Os
investimentos sociais estão sendo direcionados para o foco da política de
investimento social que terão seus indicadores estruturados a partir de 2012.
Para uma empresa que decide fazer um
investimento desta magnitude, a noção sobre os impactos negativos em
comunidades sobre este tipo de investimento deveriam já ter sido mapeados.
Nota-se que a empresa tem muito que melhorar
nesta questão. Investimento tem que ser bom para todo mundo, não só para a
empresa.
28- Libra descreve que
existem metas e indicadores de performance, mas não nos contam nada sobre
isto... Poderiam nos relatar quais são as metas e indicadores de
sustentabilidade utilizados? E como a empresa está em relação a isto?
Os indicadores que demonstramos neste relatório são aqueles
estruturados e acompanhados de forma corporativa em todas as unidades.
A Libra deveria estruturar metas para
atendimento em prazos distintos. Só assim o leitor poderia entender se a
empresa atende a seus objetivos ou não. De que adianta ter um indicador se não é
lançado o desafio de onde quero chegar? Na atual conjuntura social nós como
leitores temos o direito de saber quais são esses desafios, pois há reflexos
diretos e indiretos das operações da empresa na sociedade como um todo. Temos a
plena convicção de que a Libra tem metas definidas internamente.
29- Por que a Libra não
reporta de maneira consistente a geração de resíduos de construção civil?
Este dado está respondido no relatório na página 29, porém,
decidimos não compor a tabela devido aos valores destes resíduos distorcerem
muito os demais dados, confundindo a comparação de resíduos descartados.
Não há qualquer distorção de dados, quando
os apresentamos de forma consistente e organizada. Os resíduos da construção
civil para o ramo da Libra são da mais alta importância e devem ser
esclarecidos de forma completa.
30- Para ter o indicador EN22
completo é essencial que se reporte este dado, lembrando que pela legislação
nacional, parte deste entulho pode ser resíduo perigoso e outra parte não.
Consideramos o entulho como resíduo não perigoso e estamos
trabalhando no sentido de monitorar separando-os entre perigosos e não
perigosos para reporte em 2012.
Agradecemos pela transparência da resposta.
Bem melhor do que aquelas respostas enlatadas que recebemos: "superamos o
atendimento da legislação" etc etc.
31- É correto entender que o
terminal do Rio gerou 12.464 Ton de entulho? Isto é uma quantidade considerável
de resíduo de construção civil. Quanto deste resíduo foi perigoso e para onde
foi destinado?
Sim, é correto. Esta quantidade foi gerada em virtude da reforma do
piso do pátio 1 (2 quadras) para recepção dos 4 novos RTGs.
32- Por que a Libra não
apresenta os dados referentes aos anos de 2009 e 2010, permitindo a nós
leitores uma análise de desempenho ambiental? A GRI é bastante clara neste
quesito de comparabilidade, não atendido pela Libra.
Os indicadores de sustentabilidade foram estruturados em 2010 não
havendo dados comparativos de anos anteriores.
33- Sobre os derramamentos, a
Libra pode nos explicar quais os impactos causados pelos derramamentos, já que
suas operações estão localizadas em locais bastante sensíveis?
Os derramamentos não atingem áreas primárias. Na sua maioria
acontecem no pátio com pronto atendimento para emergência, gerando pequenos
impactos pontuais na geração de resíduos.
34- A Libra utiliza algum
indicador de desempenho para consumo de energia? A apresentação pura dos dados
de consumo não demonstra se o desempenho da empresa está melhor ou pior. Vocês
monitoram o consumo de energia por contêiner movimentado ou algo similar? Podem
esclarecer isto?
Seguindo a determinação no GRI os dados de energia foram expressos em gigajoule. No
acompanhamento mensal dos indicadores no Grupo Libra, o consumo de energia é
relativizado. Em Libra
Terminais , o relativizador são contêiners, na Libra Logística
e demais unidades, são metros cúbicos.
35- Por que a energia
indireta cresceu quase 60%?
Em 2010, a
Unidade de Negócios Libra Logística não acompanhava o indicador que passou a
ser medido em 2011, causando este crescimento.
Agradecemos mais uma vez pela transparência
da resposta.
36- O que a Libra quer dizer
com a utilização de caminhões superdimensionados para o transporte de cargas? É
um erro do termo utilizado ou uma medida ineficiente de transporte?
A Libra Logística tem como estratégia oferecer soluções integradas
com base na otimização do transporte utilizando
o bitrem ou, como também são chamados, caminhões superdimensionados,
como uma das opções para seus clientes, buscando aumentar a produtividade e
contribuir com a diminuição das emissões de gases de efeito estufa. O bitrem é
uma combinação de veículos de carga composta por um total de sete eixos, o que
permite o transporte de um peso bruto total combinado de até 57 toneladas.
37- Sobre o Item EC8, não
encontramos as informações sobre o investimento em infra-estrutura, conforme
solicitado neste indicador. A Libra se limita a publicar o volume de recursos
por área de atuação, não reportando o que foi destinado à infra-estrutura e a
forma como isto foi feito.
Neste indicador, foi aprovado pela GRI os investimentos em projetos sociais
considerando o indicador completo.
Nosso blog, que tem por objetivo testar os
limites da sustentabilidade da empresas, aproveitamos para esclarecer para os
profissionais da Libra e nossos leitores que a GRI não faz verificação de
conteudo dos relatórios que recebe, se limitando a analisar de que forma a
empresa considerou o atendimento dos indicadores. A GRI não visita as empresas
para avaliar se o que está escrito é verdade, não podendo desta forma ser
considerado como APROVADO da forma como a Libra sugere. Ficamos bastante
surpresos com esta resposta vazia, uma vez que fomos bem claros na pergunta,
que é baseado nos protocolos de indicadores econômicos da GRI. De novo
sugerimos a Libra que melhore seu nível de resposta para buscar atendimento pleno
aos indicadores que são importantes. Afinal, este relatório foi produzido para
a GRI ou para nós leitores?
Aliás, em se tratando de aprovação e
verificação, a Libra pode nos explicar por que não submete seu relatório a
verificação externa independente ??
38- Entendemos ao ler o
capítulo sobre relações de trabalho, que há um ajustamento de conduta sendo
conduzido pela Libra, sobre o qual a empresa não esclarece os fatos. O que
exatamente a empresa descumpriu para ter assinado este Termo com o Ministério
Público do Trabalho?
TAC – Horas Extras
Tendo em vista a regulamentação da jornada do trabalhador portuário
em 2011, houve a assinatura do TAC com o objetivo de limitar a realização de 02
horas extras diárias.
Destacamos que a ação do Ministério Público foi realizada em toda a
extensão do Porto de Santos, incluindo a mão de obra avulsa.
TAC – Capatazia
Diante da necessidade de regularizar as contratações de
colaboradores que exercem atividades ligadas à movimentação de conteiners foi necessário a assinatura do TAC para
estabelecer a preferência em contratar trabalhadores portuários avulso,
39- Uma pena a Libra não
divulgar suas estatísticas de segurança dos anos de 2009 e 2010, o que
permitiria a nós leitores, entender um pouco mais sobre o desempenho da empresa
ao longo do tempo. Vocês podem apresentar esses dados ?
Os indicadores de segurança foram estruturados de forma corporativa
a partir de 2010. Os principais são IFAT (Índice de Frequência de Acidentes de
Trabalho) e ISAT (Índice de Severidade de Acidentes de Trabalho) que foram demonstrados no Relatório.
40- Sobre o acidente fatal
ocorrido, a empresa poderia esclarecer o que ocorreu e qual a causa ou causas
do acidente?
Durante a operação de movimentação de contêineres no Redex, a vítima
passou por trás da empilhadeira de grande porte, Reach Stacker, que estava em
movimento de marcha a ré, sendo atropelado pela máquina. Foi apurada falha na
comunicação entre a vítima e o operador da máquina.
41- Em se tratando de um tema
material, esperamos que no próximo relatório este indicador seja apresentado de
maneira mais aberta por região para todos os indicadores apresentados. Vocês
poderiam apresentar desta forma?
Iremos levar em consideração esta sugestão para o relatório de 2012
42- No dito "Comitê de
relações institucionais", que é o membro independente que trabalha neste
setor? É algum lobbysta reconhecido na função ? Qual o trabalho que ele
desenvolve?
Este profissional é um consultor independente que participa do
Comitê de Relações Institucionais com a mesma função e responsabilidade dos
demais membros.
Seria interessante neste caso a empresa
citar o nome desta pessoa. O trabalho de Lobby deve ser feito de maneiro muito
transparente devido a criticidade deste tipo de trabalho.
43- Sobre os compromissos
assumidos parabenizamos a Libra por ter aderido ao Pacto Global e gostaríamos
de receber o relatório de 2011 sobre o atendimento aos princípios do pacto
A adesão ao Pacto se deu em meados de 2011. Nesta edição do
relatório, nos limitamos a comunicar que nos tornamos signatários. Estamos
estruturando a gestão de cada um dos 10 Princípios para atender e reportar os
compromissos e evoluções no próximo ano.
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